Andar sem o medidor de combustível se mover:
Qdo se enche o tanque, mesmo desligando no automático da bomba, existe combustível no duto que liga o bocal do local de colocação de combustível até o bocal do tanque de combustível.
Ou seja, este combustível no duto, está além do reservatório de combustível.
O tanque está cheio e tem combustível "a mais" no duto.
Então todo este combustível "a mais", no duto será consumido e o tanque continuará cheio.
Por isso que é possível andar vários quilômetros e o marcador indica "tanque cheio", pois o tanque continua realmente cheio, o que está sendo gasto é o combustível do duto.
E também pelo esquema e foto do tanque, parece que o sensor de nível fica um pouco abaixo da parte mais alta do tanque, ou seja, até que esse combustível acima do sensor seja gasto, ele marcará "tanque cheio".
O que está indicado no marcador de nível de combustível não é exatamente o que está no tanque de combustível?
O tanque de combustível não é um reservatório "quadrado", com parede retas.
Ele é todo irregular, tentando se ajustar ao espaço dado para ele no carro.
Então a quantidade de combustível no tanque não é totalmente proporcional ao nível.
Eu acho que eles devem ter tentado compensar isso no software do mostrador, mas mesmo assim, não será algo muito fidedigno.
Acredito que os grandes marcos 1/4, 1/2, 3/4 e reserva devem ser calibrados para corresponder a quantidade esperada de combustível, mas mesmo assim deve dar diferenças.