Rapts,
A fábrica também possui meios de detectar a utilização de Piggyback e, consequentemente, anular a garantia do veículo. E, me parece, que não é difícil conseguir esses dados. Veja esse texto:
"É muito comum afirmar, equivocadamente, que uma preparação feita com piggyback não seja detectável, embora seja incomum. Os sistemas nativos dos veículos mais atuais gravam logs de dados em suas centrais. E nesses logs constam gravações de medições feitas periodicamente durante o funcionamento do veículo. Mas aí lembramos que o piggyback emula sinais, então pensamos que os dados gravados no log são os mesmos que os originais e, de certa forma sim, mas vamos mostrar dois comparativos em que torna-se possível detectar essa preparação. Já que começamos falando sobre o UP TSI, um modelo em evidência atualmente por seu ótimo desempenho e baixo custo, vamos nos manter na linha VW. Utilizando um Jetta TSI como referência, o módulo do carro gravará um log de dados da injeção baseado na leituras de sinais, todas elas mantidas originais pelo piggyback. De toda forma, se houver necessidade de uma investigação mais aprofundada, pode-se consultar o log de dados do câmbio, que mostrará o torque exercido sobre a transmissão. Se esse torque for maior do que o gerado originalmente pelo motor, perde-se a garantia. A segunda metodologia de detecção do piggyback, funciona tanto em carros com câmbio automático quanto em veículos de transmissão mecânica, como o UP TSI. Através do log de dados gravado na ECU, mesmo com os parâmetros originais de leituras de sensores, é possível constatar um fluxo de dados na Rede CAN superior ao original. O software nativo consegue assimilar se as informações trocadas entre seu processador e os sensores do carro foram interceptadas e trocadas, tomando como base seu fluxo de dados de origem. E desta forma constata-se a alteração de potência, mesmo sem o piggyback estar instalado no veículo no momento da investigação" (grifei). (http://sfichips.com.br/novidades/piggyback-ou-remap-qual-a-melhor-opcao/)
A grande parte dos "operadores de dinamômetro" - expressão do RicW - e os "chipeiros" não falam sobre isso, não sei se por dolo ou por culpa (imperícia). Ao contrário, propagandeiam que as alterações promovidas pelo piggyback são indetectáveis.
Abs!