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Showing content with the highest reputation on 11/13/18 in all areas

  1. Bom dia, Há uma semana estou com o Golf 1.0 TSI AT6 2018. Fui na concessionária Volks de Manaus para ver o Polo TSI Highline e me foi oferecido o Golf 1.0 TSI, com roda Madrid e teto solar, por R$ 81.000,00, 0km. Após entrar e dirigir os dois carros, difícil não escolher o Golf. Como não encontrei muitos tópicos no Fórum falando desse modelo específico, resolvi abrir esse tópico para falar rapidamente sobre minha experiência com o carro até agora. Pontos Positivos Meu carro anterior era um Renegade Longitude 1.8 Flex, então a diferença de desempenho é muito notável. As saídas são ótimas, as retomadas idem, o carro só começa a parecer 1.0 depois dos 130~140 km/h, quando o motor começa a perder força e a gente lembra que a turbina é pequena. Na cidade e em estradas de velocidade não tão grande, é perfeito e não senti falta de força ou segurança nas ultrapassagens em nenhum momento. O acabamento e qualidade de montagem das peças são muito bons. O material emborrachado do painel é do mesmo nível do Renegade, mas no Jeep as portas é de plástico duro, enquanto no Golf é emborrachada nas portas da frente. A central multimídia é muito superior a Uconnect do Jeep. Pra começar a tela é de 8 pol.., enquanto a do Jeep é de 5,5. O sistema da VW está anos-luz à frente da Jeep em opções, velocidade e facilidade de uso. O Spotify conecta automaticamente no Golf, enquanto no Jeep demorava até mais de 1 minutos, às vezes, pra conectar. O carro é bastante silencioso. Estava fazendo um barulho na tampa do porta-malas, mas percebi que era o triângulo que estava um pouco solto. Foi só apertar que o barulho sumiu. A qualidade do som é bastante boa para um original de fábrica. Não senti necessidade imediata de trocar. Pontos negativos Preço: eu NUNCA pagaria o preço de tabela de ~R$ 100.000,00 nesse Golf com roda e teto. Contudo, como paguei R$ 81.000,00, peguei o Golf pelo preço do Polo, o que me pareceu bom negócio. O único ponto verdadeiramente negativo do carro em si, pra mim, é o tecido dos bancos. Acho que, por esse preço, os bancos já deveriam ser couro. Contudo, fora isso, o tecido do banco é muito, muito feio. Não é áspero ou desconfortável de sentar, mas é muito feio visualmente. Parece banco de Gol da década de 90. Eu vou colocar couro urgentemente, está me incomodando demais. Pontos a melhorar Coisas que não são negativas, mas eu preciso me acostumar, ainda: A necessidade de, para fechar os vidros e teto solar, ficar segurando o botão na chave (no Jeep bastava apertar que ele fechava sozinho, sem necessidade de ficar segurando até o vidro subir totalmente). Lâmpadas halôgenas no farol. O manual do veículo é imprestável, nunca consigo encontrar nada que preciso. Não achei nele, por exemplo, o engate das lâmpadas ou a pressão dos pneus. Até agora é isso. Com o passar do tempo, atualizo o tópico.
    7 points
  2. anghinoni

    Impressões Golf 1.0 TSI AT6 2018

    Que bom que tenha gostado do Golf, antes de adquiri-lo fui fazer teste drive em 3 carros: HRV, Renegade e Golf, minha esposa escolheu o modelo japones e eu o que dava mais prazer em dirigir e com o desconto tb que tenho de fabrica. Sobre os pontos negativos: No primeiro, infelizmente é algo que vem da Europa, não sei se é uma lei que determina isso, mas pra fechar os vidros tem que ficar segurando, reclamação geral, mas infelizmente é assim, já no Fox que eu tinha, era igual a sua Renegade... 2- Infelizmente pra ter um Xenon, vai ter que gastar mais, mas creio que as halogenas não sejam tão ruim assim, alguns trocam o farois por aftermarket e com projetor, mas ai entra na questão de limpador de faróis e etc... 3- Procure pelo nosso amigo @Bereba, ele tem o manual na cabeça, impresso e qualquer duvida, basta invocá-lo! Abraços e bom divertimento!
    2 points
  3. anghinoni

    Duvida entre GOLF vs novo JETTA

    Só não se esqueça que o Polo e Virtus GTS que está no salão é um conceito... Provavelmente ele irá perder algumas coisas do que você deve ter visto... Olha a zueria:
    2 points
  4. iCardeX

    Duvida entre GOLF vs novo JETTA

    Hoje o meu veículo completou exatamente 5 anos. Em novembro de 2013, paguei exatos R$ 67.990,00. Naquela época o salário mínimo era R$ 678,00 e o litro da gasolina custava cerca de R$ 2,95. Para o meu bolso, não pareceu que os R$ 68k (2013) era pouca grana não. Confesso que não estava de todo ruim pois era a melhor relação custo/benefício da época. Além do mais eu não estava afim de sofrer mais uma colisão com a porcaria do Gol G5, e ter a infelicidade de morrer (ou algo mais sério) tendo essa grana parada em conta bancária. Nós últimos 5 anos, estou assistindo a inflação comer sorrateiramente o nosso poder de compra. Energia, água, telefonia, alimentação, vestuário, viagem: está tudo bem caro. Meu poder de compra, nesses últimos 5 anos, foi esvaindo-se discretamente. Minha última investida (para tentar salvar o que ainda restava das economias de uma vida inteira) foi a compra um apartamento em 2016. Hoje chego a conclusão que o que nos parece tão caro no Brasil é intrínseco a uma série de questões relativas à política econômica do dos últimos 10 anos. A propósito, os R$ 67.990,00 de 2013, equivaleriam hoje ao poder de compra de R$ 92.000,00. Estamos aí , chegando em 2019, com a expectativa do salário mínimo alcançando os R$ 1.002,00 e a gasolina para muito mais de R$ 5,00/L. Além do mais, com o novo teto do funcionalismo público atingindo os R$ 39.200,00 (salário dos ministros) junto com o efeito cascata que essa despesa gera aos cofres públicos, não sei aonde é que vamos parar. Uma coisa é certa: a conta dessa brincanagem chegará mais salgada em 2019. O resto nós já sabemos como funciona.
    2 points
  5. RicW

    Duvida entre GOLF vs novo JETTA

    Estou indo nesse caminho também. Vou usar meu mexicano até ele desmanchar na minha mão. O que sobrar eu vendo no ML e com o monobloco vou seguir a sugestão do@sobrinho: montar um poleiro para galinhas poedeiras. Vendo os ovos e recupero o investimento. Assim, eu uso 100% do carro e justifico a depreciação, já que daqui há uns 5 ou 6 anos ele não vai valer mais nada mesmo. E o próximo? Não sei. Se continuar como está, será o Uber mesmo. Abraço Sent from my SM-G935F using Tapatalk
    2 points
  6. sighup

    Duvida entre GOLF vs novo JETTA

    O que catapultou o preço do jetta pra 120 mirreis foi o virtus topo de linha a 85 mil. O mesmo ocorreu com o golf , já que o polo já beirou 80 mil. Esses preços estão insuportáveis, hoje um civic touring ou prius já não parecem tão caros comparado ao jetta novo, alguém lembra da diferença de preço de um golf highline pra um touring? Hoje estão praticamente no mesmo valor. Desde que comprei meu golf no meio de 2015 o carro já subiu mais de 20 mil reais ( isso pq teve downgrade de motor, suspensão traseira e acabamento ) , em três anos da quase 7k por ano, praticamente 10% ao ano, não sei se vocês mas meu salário nunca subiu isso. Eu não corroboro com esse mercado maluco mais não, só pegarei carros usados daqui pra frente. Estou namorando uma c200, quem sabe um dia crie coragem... Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    2 points
  7. RodrigoSP2

    Duvida entre GOLF vs novo JETTA

    O grande erro da VW com esse novo Jetta foi trazê-lo "as is" do México. Nesse mercado e nos EUA sempre foi um carro de pobre (classe média baixa no MX), com várias reduções de custo pra atender esse objetivo. Lembro bem quando morei por lá a lanterna em LED e os projetores nos faróis, que existiam no modelo vendido aqui (acho que o MK5) por lá não eram oferecidos nem como opcional. Se a intenção da VW era vendê-lo aqui como carro de rico / classe média alta, ao menos teria que melhorar esses detalhes que, ao meu ver, não encareceriam tanto assim. Aliás caparam até o câmbio, já que lá fora é um AT de 8 marchas.Tentaram pegar rabeira do Corolla e do Cruze só que VW tem fama de péssimo pós-venda, se bobear vai vender menos que Nissan Sentra. Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk
    2 points
  8. Sobrinho

    Duvida entre GOLF vs novo JETTA

    Ricardo, tudo na paz! Então, o Santanão tá voando baixo nas estradas do MT. Ontem vendo a foto da média do carro Do Draga Traçadora De Fast Food Do A.B.C., me bateu uma saudadezinha. Mas é assim mesmo, o bicho é mais inhonho, sem comando variável no escape, plataforma PQ35, blocão de ferro fundido e muitas outras firulas a menos. Some-se a isso o motor que instiga a pisar. Carro tá resvalando a casa dos 9Kkm. É nove em trânsito urbano e 12.5 em rodovia. Em rodovia, para eu fazer 15km/L, coisa que o Golf fazia mole, mole, sem maiores preocupações. Já o Santanão também faz, só que.....tem que andar estilo Vovô voltando da aula de pilates, andar entre 80/90Km/h e não dar, nenhuma, mais nenhumazinha esticada. Andar assim até faz mal para a saúde do motor, é estilo carro de fórmula um, motor ferve.(risos). Mas resumindo, pelo porte da barca e o que ele proporciona, tá ótimo. Tive que me adaptar com os pneus, imagina.....Golf aro 16 205/55 calibrados com 29 libras, o Santana 225/45/17 com 35 libras. Foi estilo sair de um Vovorolla e pular para um Ford Percão. Mas não foi o fim do mundo, gostei por demais. Pneus desse naipe dá outra dinâmica no carro. Fico imaginando o que a galera falava(é bom, gruda no chão) eu pensava que era bravata. Fico pensando K com meus botões, como seria o Golf com essas "talas". Na verdade é mais vantagens do que desvantagens pneus nesses perfil 17. Já o porta malas, enorme, no hatch já era campeão em fazer malabares e mágica, nesse então. Único por menor é aquele deslocamento de vento na coluna A ao cruzar com Bitrens. Se faz notar de noventa km/h à cima. Desse valor, até uns 150Km/h é o mesmo decibéis. Daí para cima aumenta um tiquinho mais. Já enfaixei o danado idêntico uma múmia, com fita e cai na estrada. Mudou nada! Olhei teto, borrachas das portas, vedação dos vidros, enfim, bati o binóculo em tudo, e nada. Revirei o Clube do Jetta de ponta cabeça.....encontrei um user que disse o mesmo que notei, inclusive relatou balanços no carro com ventos laterais, eu também senti isso(algumas e raras vezes) no Jetta e inclusive no Golf também. Mas vou explicar aqui onde e como isso acontece......Aqui por onde eu trafego é o maior chapadão agricultável do mundo, você guia pela Br e suas vistas não alcançam o fim da lavoura(estilo mar), são retas longevas. Quando se forma tempo de chuva e o clima se revolta, formam-se canudos de vento que viajam à quilômetros. Como não existem barreiras(soja baixinha), eles vão que vão, só ganhando velocidade e trombam com a viatura em pista. É bem sutil, não estilo barco a deriva. Foi isso que ele sentiu, ele narrou lá no clube e a galera......Se é louco, Jetta sofrendo com ventos laterais? Na verdade foi isso que ele sentiu, não soube foi é explicar. Esse post dele é de anos, tentei contato com ele via M.P. mas não obtive resposta. Andei vendo uns vídeos recentemente de uns camaradas em estradas simples, e quando cruzam com os bitrens, pode se notar(ouvir) esse deslocamento. Galera que anda em vias duplicadas, não vai entender o que me refiro. O ideal é andar em outro Jetta. Resumindo, o barulho não é nada absurdo, o Golf que me deixou mal acostumado. Até já desencanei. Sobre a questão do rebatimento dos retrovisores, deva ser iguais o meu. No meu pacote Exclusive, não tem opção de rebater no controle. Tem sim, lá no botão onde regula espelhos e tem o desembaçador, lá tem a opção que você muda manualmente com o carro ligado e ele rebate. Abraçaço. Pós edição... @CaUtz, firmeza companheiro? Me dê um alento para que eu "descanse em paz". Sobre esse deslocamento de vento ao cruzar com carretas, você que já tá no 2º Jetta, notou algo? Só reforçando que o que noto é apenas ao cruzar carretas, o deslocamento de vento bate na coluna A, fazendo a zuada de turbilhão. Não se ouve assovio, muito menos aquela sensação de janela aberta. Não é nada de outro mundo, apenas que no Golf não tinha isso. Dando pedal para ele(top speed), nada parecido com o turbilhão. Apenas sentimos que o vento tá batendo na coluna A, coisa que eu sentia no Golf também, porém nele ao cruzar bi trens, não tinha esse deslocamento de vento. Será que a MQB conta ponto aqui? Felicidades e abraçaço.
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  9. Hoje deixei novamente na mesma oficina que revisou os drenos do AC. Ele disse que não faz, mas que pelo fato de eu ser um cliente antigo ele vai verificar também os drenos do teto solar ... Vou informando ... abs
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  10. thiagomfb.79

    Erros após leve colisão frontal

    Bom dia pessoal, passei o dia de ontem investigando o que estava ocorrendo com o veículo, e no final da manhã lembrei que tinha um OBD2 para teste e acho que descobri a avaria e realmente quando observado pela grade, o sensor de externo de temperatura ambiente fica bem próximo ao para choque. Tentei limpar a avaria pelo OBD2 e tive resultado somente na luz piloto de falha no motor, as outras funções continuam desabilitadas, mesmo assim levei o carro em uma oficina de confiança e informei todos esses passas sendo orientado a adquirir o respectivo sensor e que ele trocaria. Já adquiri o respectivo sensor e agora estou no aguardo da chegada do mesmo, quando tiver novas informações divulgo aqui. Obrigado a todos que de auxiliaram.
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  11. Glauco Bezerra

    Duvida entre GOLF vs novo JETTA

    eaiuheaieaiuehaiueahuihea... eu já tinha visto! bem a cara de carro brasuca, mas estou levando fé que venha o gts de cima... ficou perfeito o polo..
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  12. Glauco Bezerra

    Duvida entre GOLF vs novo JETTA

    hoje o que esta valendo a pena mesmo é o Passat por 159k não tem nem de perto pacote igual por esse preço ( desconsidere depreciação pq a nave deve perder facil 20k ano ) e entre golf e jetta r line novo nem penso = golf é muito melhor e mais bem acabado! agora entre golf highline X polo GTS ai meus amigos minha paixão pelo apelo visual e esportivo me faz pagar os 100k num polinho que ta lindo demais... na real vi os videos e me apaixonei nesse polo penso em pegar um gts pra minha esposa ( aeauhaeiuheaiueahiuaeheaiuh que bela desculpa um gti e um gts ) Nesse salão de são paulo a VW arrebentou só projetos legais... grande abraço a todos..
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  13. Bereba

    Duvida entre GOLF vs novo JETTA

    Eu estou de olhe é no Golf GTE. Que será lançado no segundo semestre do ano que vem, com certeza será importado da Alemanha, com câmbio DSG e Suspensão Multilink. O preço deverá ser salgado, mesmo com os incentivos para carros híbridos do Rota 2030, mas tem alguns benefícios a mais aqui em São Paulo: - IPVA menor que carro a gasolina; - Desconto de 50% no IPVA, no município de São Paulo; - Isenção do Rodízio, no município de São Paulo. É esperar lançar, torcer para o dólar cair ainda mais, ver o preço e fazer algumas continhas de custo x benefício. https://motor1.uol.com.br/news/275485/volkswagen-golf-passat-gte-egolf/ Golf GTE será lançado no Brasil em 2019, enquanto a versão elétrica e o Passat GTE ainda não têm previsão A ordem na Volkswagen é investir em carros “verdes” em todos os mercados, tanto que trabalham em uma linha de modelos elétricos chamada I.D., que será lançada nos próximos anos. Enquanto isso não acontece, a marca prepara o lançamento de modelos híbridos e elétricos no Brasil. O primeiro deles será o Golf GTE, versão híbrida do hatch médio, confirmada para o 2º semestre de 2019 e que está sendo exibido no Salão de São Paulo, ao lado do elétrico e-Golf e do híbrido Passat GTE. Leia também Salão de SP: Volkswagen Tarok antecipa futura rival da Fiat Toro Salão de SP: Volkswagen Polo GTS é alternativa nacional do GTI europeu O Volkswagen Golf GTE é uma velha promessa da marca, tanto que já foi exibido antes no Salão do Automóvel e foi avistado inúmeras vezes pelas ruas brasileiras. O atraso, segundo a fabricante, deve-se aos testes de adaptação do carro para o mercado brasileiro, não só de seu motor (para aceitar a mistura de gasolina com etanol) como de suspensão. É equipado com o motor 1.4 TSI de 150 cv da versão topo de linha do hatch no Brasil, com um segundo motor elétrico para gerar um total de 204 cv. As baterias podem ser carregadas com o movimento do carro ou com uma tomada, levando três horas e meia em uma tomada normal e duas horas e meia em uma estação de carga. No modo elétrico, o Golf GTE roda por 50 km, enquanto no modo híbrido ele pode fazer até 62,5 km/l, de acordo com a fabricante. Será oferecido da mesma forma que o Golf Highline, com todos os equipamentos possíveis para o hatch, como a central multimídia com tela de 9,2 polegadas e controle por gestos, painel de instrumentos digital e mais. A Volkswagen ainda não fala sobre preços. Outro modelo prometido há um tempo é o e-Golf, a variante puramente elétrica com capacidade para rodar por 300 km com uma única carga. Ao invés do motor 1.4 TSI, adota um elétrico de 136 cv e 29,6 kgfm, precisando de 9,6 segundos para chegar a 100 km/h, mas com velocidade máxima limitada em 150 km/h. O último modelo apresentado é o Passat GTE, o segundo carro híbrido da Volkswagen. Assim como o e-Golf, ele não tem data de lançamento no Brasil. Repete o conjunto do Golf GTE, composto pelo 1.4 TSI e outro motor elétrico, mas agora gerando um total de 219 cv. Fotos: Donizetti Castilho
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  14. Nem te conto viu... [emoji23] 12 de novembro é um dia em que ocorre diversos fatos em De Volta Para o Futuro e também é o dia em que acaba a garantia contratual do flecha de prata. O bom é que ainda tem a garantia legal de 3 meses. Vou logo trocar aquele botao de start/stop antes que eu fique sem ligar o carro! Abraços! Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
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  15. Essa turma do Facebook faz coisas incríveis mesmo! Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
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  16. Bereba

    Simulador de Desempenho - Golf 1.4 TSI

    "Em relação a potência requerida e disponível, achei interessante que a 120 Km/h exige o dobro de potência do que a 90 Km/h." E pq a força de resistência do ar aumenta em função quadrática: Fr = K . v2 Onde k é uma constante que depende da forma do corpo e da área da secção transversal do corpo, perpendicular à direção do movimento.
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  17. Sim, estive no salão hoje. Depois de 10 min consegui sentar no banco do passageiro. Acabamento igual ao do Virtus. Quem tem Golf ja sabe da diferença. Plasticos duros por todos os lados. É um Virtus com carroceria de SUV. Ja a Tiguan, muda um pouco a história, porem o preço, da pra pegar um GTI e ser muito mais feliz. Rumores de que a Honda vai lancar o HR-V com o 1.5T dela... Vamos ver, mas por enquanto, pra mim, até metade de 2020 eu fico com o Golf... Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
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  18. Sobrinho

    Duvida entre GOLF vs novo JETTA

    Grande Ricardo Coração De Leão! E os canos de descarga falseta, pelo jeito tu gostastes, não falou nada delas. Também não disse que vem sem as borboletas, muito menos com rebatimento dos retrovisores. E por ai afora....
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  19. anghinoni

    Duvida entre GOLF vs novo JETTA

    To pensando seriamente em ir pra Tiguan, mas me falta tempo... Enquanto isso o Golf, só me traz felicidades... Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
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  20. RicW

    Duvida entre GOLF vs novo JETTA

    Sinceramente, fui ver esse Jetta na Concessionária e achei o carro ruim. Não foi dessa vez ainda que fizeram um Jetta à altura do Golf em qualidade. Mesmo na versão mais cara, está pobre. Os plásticos melhoraram na parte dianteira e tem aquele painel cheio de frescura mas, no restante, está pior. Enumero:1) Os bancos dianteiros são piores que os do Golf Highline. Mesmo os da versão mais cara são IDÊNTICOS aos do Polo, quase planos, sem aquelas abas boas do Golf 2) O apoio de braço dianteiro é curto, baixo e perdeu a regulagem. Se não funcionar pra você, já era. 3) Perdeu as saídas de ar condicionado do banco traseiro. Até o Polo tem, mas o Jetta, não. 4) As portas traseiras não tem nenhum miserável pedaço de pano. Só plástico duro, exceto pelo pequeno apoio do braço. Coisa de Voyage mesmo. 5) Porta-objetos acarpetado nas portas? Porta-luvas com veludo? Esqueça essas coisas. Só carro de rico tem. Isso sem falar da suspensão e do câmbio muito menos sofisticados do Golf que ele tem hoje. Ele vai entregar o Golf por uns 70k e não morre em menos de 115 nesse "virtão". Na boa, no lugar dele eu ficava com o carro melhor (O Golf) e ainda guardava essa grana. Se tiver qualquer problema e a VW se negar a arcar, use essa reserva. Vai por mim: ainda vai sobrar uma boa parcela. Abraço Sent from my SM-G935F using Tapatalk
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  21. Sobrinho

    Duvida entre GOLF vs novo JETTA

    Sossega o facho! (risos). Vc tem um Golf Conf. DSG com pacote elegance dentro da garantia ainda. Querer trocar ele por um New Jetta, é ficar no prejú, não e não? Ou na melhor das hipóteses, trocar seis por meia dúzia. Fica de boa e vá curtir o seu Golf. Pensar em desvalorização, todos depreciam. Uns mais outros menos, o único que só aumenta é aquele que tem a logo na frente que remete chifres de boi.
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  22. stnzith

    Quantos MK7 temos no fórum?

    401 - Stnzith - TSI DSG - Highline Elegance + roda Madri - Preto ninja - 13/14 - Alemão
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  23. Thiagocs

    Simulador de Desempenho - Golf 1.4 TSI

    Queria fazer uma ponte do texto do Felipe com os upgrades de potência dos motores, especialmente, dos GTI's. Pelo que entendi, após fazer os upgrades nos carros turbos, os dados que aparecem no dinamômetro podem, em tese, ser uma sobrepressão temporária? Mesmo que alcancem aumento expressivo no dinamômetro não seria potência efetiva, pois foi apenas um pico em dado espaço de tempo? Ou seria apenas a metodologia que as montadoras utilizam diferente daquela dos preparadores, uma vez que precisam de "x" segundos como referenciais corretos para se homologar os dados de um motor? Excelente o tópico e as postagens. Parabéns galera! RicW, como sempre, monstro!!!
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