Isso não aparece como item de manutenção em nenhuma montadora, pois não é algo certo ou previsível de acontecer em uma determinada quilometragem ou tempo, uma vez que tem muitas variáveis e condições envolvidas influenciando. Posso citar como exemplo, tipo de utilização do carro, como uso de reboque (esforço do motor com rotações mais elevadas), trajetos curtos com motor frio, trânsito intenso, condições climáticas da região, características e qualidade do óleo ou mesmo do combustível. São condições que podem produzir mais ou menos vapores no cárter, que serão injetado nas câmaras de combustão através das válvulas. Pode se fazer uma verificação, mas para isso terá que retirar o sistema de admissão até ter acesso visual às válvulas de admissão. Não sei se seria possível a utilização de um boroscopio checando as válvulas, pelo coletor de admissão. Para mudar as características desse sistema tem que estar muito bem embasado tecnicamente. Em parte ele existe para diminuir a poluição ambiental. Mas ao mesmo tempo ele existe também para equalizar a pressão no cárter gerada pela formação de vapores, que se não for controlado da forma correta poderá causar danos ao motor. Enfim, é a infeliz surpresa do injeção direta! Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk