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Showing content with the highest reputation on 01/24/20 in all areas

  1. mathiasbs

    Quebra da Mecatrônica DSG7

    Eu ganhei cortesia da vw agora, mecatrônica e dupla embreagem , meu carro 14/14 130.000 km, porém todas as revisões feitas na css Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    3 points
  2. armartins

    Quebra da Mecatrônica DSG7

    A ideia de que o modo ECO pode contribuir para a quebra no DSG, na minha opinião, tem fundamento. Vou elencar os motivos que fundamentam minha suposição: 1) A função roda livre só funciona no ECO, quando você anda com qualquer sistema desacoplado você está sugeitando os mancais e o conjunto a um stress maior basta imaginar em uma embreagem tradicional vai ficar ela "pendurada" de um lado e do outro o volante do motor girando livre ambos suportando seu peso na extremidade de um eixo. Qualquer solavanco vai exercer um vetor de força perpendicular aos eixos que estão em movimento. Óbvio o projeto deve considerar esse uso, especialmente se ele foi projetado para a função roda livre; 2) Já vi relatos de pessoas que tiveram update de TCU na autorizada e isso afetou a função roda livre, provavelmente um firmware mais conservador. Aí você pega um segundo, terceiro dono que teve o tal update e nem sabe e um que não teve, talvez isso influencie quando vai dar problema. Também não sabemos o que o robô está fazendo "em ponto morto"/"debriando" nesse momento... talvez ele esteja mais suscetível a dano por vibração e impactos nesse momento (eu acho provável); 3) Naturalmente um mapa visando a economia vai "empilhar marcha" mantendo a rotação do motor baixa sempre que possível e vai tolerar mais operar em cenários que requisitam torque maior com marchas mais altas engrenadas, sobe marcha com facilidade, demora pra descer; 3.1) por optar por manter o carro nessa faixa de rotação mais estreita (e baixa) o número absoluto de trocas de marcha realizadas pelo robô tende a ser maior; 3.2) imagine o trânsito urbano com diversos semáforos e arranca e para, quantas trocas de marcha o cambio vai fazer? 4) Algumas extrapolações baseadas no comportamento do câmbio "em modo proteção" com "retenção de marchas": 4.1) Esse comportamento, pelos relatos, é um sinal de alerta que a mecatrônica já está começando a apresentar problemas, ou pode ser uma versão do firmware da TCU que já é mais conservador; 4.2) Pense no seguinte cenário, você está em um carro manual em quarta marcha a 40km/h você vê o terreno esburacado a frente, o carro está em terreno plano, você ao se aproximar da parte esburacada provavelmente vai freiar e colocar uma segunda para passar em velocidade menor; 4.3) Você está no mesmo cenário com o DSG, se está no ECO o robô não tem informação das condições da via, não tem um aclive acentuado para ele inserir essa informação na média ponderada que ele utiliza para chegar ao torque necessário para manter a operação econômica do motor, essa configuração vai fazer com que o câmbio só reduza no trecho esburacado e não antes dele, pois ele está hesitando em reduzir a marcha para reduzir a perda energia cinética com o freio a motor; 4.4) Conclusão: O robô reduz dentro dos buracos brasileiros pensando que iria passar por um cruzamento de baixa velocidade na alemanha; 4.5) Pensamento da solução da VW visando maximizar o lucro: Beleza, nos modelos fabricados já pensando em américa latina arranca o botão da seleção de modo menos uma peça e reduz a incidência do problema; 5) Acrescente agora a reconfiguração do acelerador no modo ECO, o problema é que a VW por padrão por questões de emissões programa o acelerador não só na linearidade (angulo y° no acelerador no modo normal é 20% de aceleração, no eco é 15%) ela também aplica em cima disso uma outra equação que leva em consideração a velocidade com que o motorista modifica o ângulo do acelerador, retardando a requisição de torque caso essa aceleração seja mais lenta e gradual, no cenário acima como é sua aceleração? Adivinhou você no manual estaria passando em segunda e acelerando bem pouco (até porque tem todo o torque), você no DSG vai fazer a mesma coisa, mas o cambio anestesiado no ECO ainda vai estar em quarta e quando você pisar no acelerador ele não vai reduzir além de tudo porque você está pisando gradualmente o que faz ele retardar a requisição de torque; 6) Tudo isso que eu falei, se for num cenário de transito rodoviário em velocidades mais alta pode não se aplicar em nada! E o modo ECO no alemão com roda livre e tudo mais pode não influenciar na vida útil da mecatrônica 7) Aí se você é segundo, terceiro dono como você vai saber qual dos cenários seu carro passou? Ele pode ter 20 mil km rodados, mas era da casa para o trabalho que fica a 1km, ia no mercado 3 vezes no mês e se passaram 5-6 anos, mas era estrada esburacada ou pode ser que seu carro tenha 100 mil km, mas o antigo proprietário fazia 3 vezes por semana um trajeto de 60km e ia no trabalho e no mercado a pé. Ou seja, tudo depende. E por mais que você seja o único dono e seja super cuidadoso esse cenário aí ele vai se apresentar, talvez no transito urbano e em piso irregular não usar o ECO seja uma boa ideia. Jorge eu levei em consideração o prazer de dirigir sim, está na minha conta... eu nunca andei no golf com o DSG, mas andei em alguns Audi com o mesmo câmbio e realmente é fantástico o desempenho dele.
    3 points
  3. Jorge Jox

    Quebra da Mecatrônica DSG7

    Cara, esse carro deve estar show, pelo que você falou! Que história é essa de troca de embreagem preventiva? Embreagem se troca quando gasta e ponto final. Cuidado com as recomendações que vão te dar... Há peças que pedem pra trocar por quilometragem ou tempo de vida, porém, algumas delas podem "viver" bem mais do que o informado, respeitando a quilometragem limite. Para isso basta ser observador, ficar atento ao comportamento do carro e fazer verificações periódicas, muitas delas apenas visuais é o suficiente. Se você não entende, um mecânico de confiança pode fazer. Velas e correias, por exemplo, duram bem mais que os 4 anos recomendados para troca. Claro, se atingirem o limite de quilometragem, não tem mágica, o melhor é trocá-las. Se você tem como ver o histórico do carro, pois é funcionário da VW e não tem medo do DSG, dê uma volta no carro que você vai se apaixonar. Tudo que falei acima é levado em consideração o tratamento adequado do carro. Revisões (de verdade) em dia, combustível de qualidade e respeitando as limitações do carro, estando original. É um carro que cativa pelo desempenho, economia, conforto, espaço interno e mimos eletrônicos. Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk
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  4. Jorge Jox

    Quebra da Mecatrônica DSG7

    armartins, depois de ler o seu longo texto, com todo o respeito, vejo muita elocubração. Vejo informações, que imagino que você conseguiu na VW e outras que talvez tenha observado no funcionamento do sistema. Vou tentar dar a minha opinião de forma mais resumida possível. Descarto todas as formas a retenção de marcha ser um problema ou indício de que algo vai quebrar, pois o carro já vem com ela. Acredito mais em um sensor, que não opera com precisão, quando o carro trafega em piso irregular. Quanto ao nosso solo lunar, o Golf, como bom carro alemão, obviamente está preparado para trafegar em pisos ruins, pois na Europa há diversas cidades históricas com pisos que deixam a desejar. Como você mesmo disse em algum momento no seu texto, o projeto previu as condições de operação do sistema, sim, previu. A fabricante Luk em conjunto com a VW desenvolveu o DQ200, câmbio em que tem o seu "Calcanhar de Aquiles" na mecatrônica (parte cerebral, eletrohidraulica que realiza os movimentos necessários às trocas de marchas). É um câmbio loteria... Alguns passam de 100.000km sem problemas, enquanto outros tem dificuldade de chegar a 30.000km. São marcas mais do que competentes nos seus seguimentos. Rodei 30.000km com um Golf zero problema no DSG e agora estou com um outro com 38.000km, também com zero problema no DSG. Só me resta cuidar bem dele e rezar! [emoji1431] Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk
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  5. belotto

    Quebra da Mecatrônica DSG7

    Minha única observação é que a retenção não é indicação de que a mecatrônica está ruim. Acredito que seja um comportamento de "segurança" já que o câmbio não sabe se há torque suficiente ou não para subir as marchas, já que o câmbio tá chacoalhando muito Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk
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  6. Romero

    Variant com roda 17 e pneu perfil 50

    Realmente me enganei na hora de escrever. Li o que você postou e fui conferir. Você tem razão. A medida dos meus pneus é 205/55 R16. Foi bom pra esclarecer.
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  7. Jorge Jox

    Quebra da Mecatrônica DSG7

    No outro Golf eu tinha o modo de seleção de condução. Usei muito pouco o modo Econômico, só na cidade. Na estrada achava chato, pois nas ultrapassagens reduzida uma marcha, quando no modo normal reduzia duas, o que me dava uma resposta bem melhor. Na subida de serra, nem pensar. O ladrão levou o carro com 30.000km e DSG redondo. Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk
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  8. anghinoni

    Barulho suspensão

    Ah sim, eu não sou de ficar freando quando passo a lombada. Faço como disse, freio antes e quando chego perto ele o carro passa normalmente! Eu escuto mais, quando a rua está bem recapeada cheio de ondulação e quando pressiono o freio escuto vários rangidos na traseira e tem aumentado bastante com o tempo, logo vou ter que ver as buchas o estranho é que acontece quando saio com o carro, depois que anda um pouco some! Tenho quase certeza que são as buchas, vamos ver! Valeu Jorge! Abraços.
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  9. Olá. Só para atualizar as informações, revi os fios do sensor, testei resistência e tensão e os valores não correspondiam. Então tentei seguir o chicote do fio para tentar localizar para onde estava indo. Eis que tive que praticamente remover toda a estrutura do porta-luvas para ter acesso aos chicotes dos fios. Assim que removi, me deparo com o conector com os fios corretos do sensor, sendo que ele estava conectado na luz do porta-luvas e o conector da luz era o que estava conectado no sensor. Conectei os fios nos locais corretos e o erro do sensor foi eliminado. É complicado a pessoa confiar seu carro a um desconhecido e fazer uma "cagada" dessas. E infelizmente não foi a primeira que me deparo no carro.
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  10. Bom dia "xará". Em poucas palavras e, não me leve a mal. A boa notícia é que o gerenciamento energético de teu veículo identificou o que chamam de CCA, um mínimo energético pra se dar a partida, até nas paradas, de seu start-stop e até ai ok (bateria nova). A má notícia, que variará muitíssimo pelo uso real de teu start-stop é, se tu tens uso constante da "repartida", tua bateria que, supostamente e medianamente, duraria num carro "normal" mais de 2 anos, logo estará esgotada, pois, de uma forma mais simples de colocar, tua bateria será usada muito mais que o planejado e não conseguirá aguentar tantos ciclos rápidos de recarga, quanto uma bateria feita pra esta função, as tais baterias EFB. Conselho de quem já viu bateria de Golf VII com pouco mais de 2 anos "esvaída", mesmo com EFB: use bem o botão de desligamento do teu start-stop ao lado do câmbio pra tua bateria ter maior vida útil, pois estes carros com bateria fraca, se tornam "pesadelos em forma de luzes de natal" (painel piscará coloridamente). Abraço.
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