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Showing content with the highest reputation on 11/16/20 in all areas

  1. Demorei pra compilar por pura preguiça, mas enfim arrumei as coisas aqui e gerei os gráficos. Tem que levar em conta que o ambiente é o mundo real e não um laboratório hahaha mas mantive a mesma calibração 29psi, pelo menos meio tanque, ar e rádio desligados, e tentei manter uma velocidade média parecida entre as tomadas (exceto o 6-7 que fiz mais rápido, dá pra ver que teve menos pontos de amostra nos gráficos). A temperatura estava sempre em torno dos 20 graus. Segue a imagem onde eu apliquei uma linha com média móvel para cada teste que fiz. EDIT: eixo X = amostra, eixo Y = SPL dB (no link abaixo mostra as configs do Bosch iNVH que usei). Foi até interessante eu ter que lembrar algumas coisas de amostragem que estudei na faculdade, e por pura cagada e medo de mexer nas configs, só apliquei um passa-baixa mas mantive o resto do jeito que tava, e depois de ler algumas coisas na internet descobrir que as configurações já são boas para fazer comparações de nível sonoro de uma forma geral. Os dados brutos e os gráficos estão aqui Realmente o que senti bate com os gráficos: mudou pouco ou quase nada. Sim, pra mim só fez diferença real na rua que já falei antes: é de concreto e que fazia um barulho bizarro mesmo com música tocando. Agora tá bem mais suave, mesmo indo mais rápido. Pena não ter lembrado dela, senão eu teria feito um circuito maior e incluído no teste já que ela poderia ser um retorno pra casa sem andar muito mais do que nesse trajeto que fiz. Também tenho a impressão que diminuiu o barulho que faz enquanto anda por "costelas" que existem naquelas ruas deterioradas por caminhão: seria no início do meu trajeto ali no gráfico, perto dos 10% tem uma subida com asfalto zoado antes de entrar na rodovia. O barulho de carroça na frente e o tuc-tuc atrás ainda me incomodam
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  2. corvin

    Atenuador de ruído na suspensão traseira

    Eu tava dando uma olhada no fórum gringo do MK7 e achei isso aqui interessante: https://www.golfmk7.com/forums/index.php?threads/how-to-retro-fit-the-rear-subframe-harmonic-damper-from-the-audi-a3-saloon-2013.369369/ É um atenuador de harmônicas para reduzir o ruído que vem pela suspensão multilink e passa pro habitáculo do carro. O OP (golfdave) e alguns outros usuários disseram que melhorou muito em relação ao ruído de rolagem em rodovias que tem aquela característica de asfalto "mais grosso" (coarse). Parece que até em outros casos ajuda, mas não com aquele famoso tuc-tuc traseiro. Eu não pego muita estrada, mas quando pego sempre fico puto com o barulho absurdo que faz dependendo do tipo do asfalto. Agora que estou de férias, com um dinheirin extra na conta devido ao adiantamento das férias e sem muito o que fazer, liguei na Audi Center daqui de Curitiba e perguntei o preço passando o partnumber. O atendente foi muito solícito e me passou o preço, porém ele mesmo já se espantou quando viu no sistema e eu não estou com TANTO dinheiro extra assim. Como não tem no Brasil a pronta-entrega, precisava importar. O preço? Singelos R$1.500,00 (e uns quebrados) por um pedaço de ferro TUNADO com 2 buchas e 2 "parafusos". Lá fora pagam ~US$80 ou ~60 libras. Então resolvi caçar em ferro-velho. Achei um grande aqui que tinham vários Audi A3 MQB importados (anteriores a 2015), pois os mais novos são com eixo de torção e não tem esse atenuador. Consegui por 300 reais. A peça está inteira como mostram as fotos a seguir: Para comparar, defini um roteiro: andarei por uma avenida, pegarei a BR277 até um certo ponto e voltarei, entro no bairro de novo e pego algumas ruas esburacadas e com paralelepípedo. Farei tudo a noite para aproveitar o menor trânsito e ruído externo, pois também andarei com o som e ar condicionado desligados. Tentei manter uma velocidade média constante para cada um dos trechos, pois quando se aumenta a velocidade obviamente o ruído aumenta. Além de prestar atenção aos sons do carro enquanto andava, eu baixei um app pra Android da Bosch chamado iNVH e gravei o meu trajeto no modo "Overall Level" filtrando pra 20Hz-2kHz com o celular no banco dianteiro do passageiro. Ele gerou um CSV e pretendo comparar antes e depois da colocação da peça. Muito com certeza absoluta terá uma imprecisão absurda, mas talvez mostre alguma diferença, caso haja alguma diferença. Se tudo der errado, serão ~350 reais jogados no lixo, contando a gasolina gasta e a meia-hora do mecânico aqui do lado pra erguer o carro e colocar o atenuador na suspensão. Depois disso, vou ver 2 grilos chatos. Um que é agudo e fica do lado direito que surge exatamente quando passa por asfalto mais rugoso. Nem idéia do que causa. O outro do lado esquerdo que já sei que o culpado é a tampa lateral do console: provavelmente abriram pra ver alguma coisa ali dentro do painel e quebraram alguma(s) trava(s), pois ao apertar ele da pra ver que entra mais porém retorna a uma posição mais pra fora ao soltar. Talvez a solução seja ir de novo no ferro velho e caçar um Golf :D E outra coisa que fiquei triste comparando com os gringos: o tanto de gente que tem elevador na própria garagem. Parece coisa de outro mundo :(
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  3. RodrigoSP2

    Lampada de LED

    Eu coloquei LED no farol baixo e nos de neblina. Nos de neblina ficou excelente. No farol baixo, a parte mais difícil é achar o melhor ajuste dos fachos para não ofuscar quem vem em sentido contrário. Via de regra ando na cidade com os faróis na posição 1 da regulagem interna. Se estiver cheio, na 2 ou na 3. A zero deixo para estrada. Já peguei chuva forte e a iluminação fica boa, mas sempre com o ajuste baixo. Já na neblina noto leve deslumbramento e uso só os de neblina. Acredito que ficaria bem melhor se os faróis possuíssem projetor. Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
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  4. Jorge Jox

    Consumo

    Se alegaram problema de fabricação, você não tem que pagar nada. É vício oculto. Não existe meia culpa. Se te cobraram somente a mão de obra, assumiram que tem a culpa. Não se sinta agraciado, te enganaram e empurraram pra você o que não deveria. Faça valer o seu direito. Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk
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