caio cartaxo

Members
  • Total de itens

    73
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    10

Posts postados por caio cartaxo

  1. Em 23/08/2022 at 8:50 PM, iCardeX disse:

    Esses mexânicos são uns FDP mesmo. Já perdi 2 cubos de roda de 2 Honda Fit diferentes. A desculpa desses putos é que um "cachorro" mijou na roda e provocou o problema de travamento da rosca. Aí você pergunta: cadê o seu torquímetro? E o gerente/mexânico vem dizer que não precisa de torquímetro, e nunca precisou porque são muito experientes. Na verdade, eles não tem. E o prejuízo fica sempre para o otário do cliente.

    KVYR7K6.jpg

    Que absurdo, eu, como engenheiro mecanico, tenho até arrepios de um tecnico falar que não precisa de torquímetro porque é experiente, é surreal esse tipo de comportamento em alguem supostamente treinado pra exercer essa função. Nos ultimos 3 anos nenhum dos meus carros(o golf e uma fielder 2006) viu oficina terceira, consegui fazer tudo q precisei sem ter o desprazer de precisar desse tipo de prestador de serviço.

    O pior q é MUITO difícil tu achar uma oficina que trabalhe assim, com manuais tecnicos, torquimetro pra tudo. Quando troquei as pastilhas dianteiras do golf o manual tecnico original da VW foi essencial pra dar informações sobre torque, lubrificação de roscas, pinos e etc, coisa que nenhum desses prestadores de serviço faz.

  2. Eu compartilho da opinião do @iCardeX . No mercado atual nada me interessa, a começar pela loucura que o preço dos carros mais novos está(e os usados indo junto, meu carro, um tsi 1.0, tinha fipe 59mil em 2019 quando comprei, está em 81mil hoje.) nesse contexto, o preço maior dos carros hoje não significa um carro melhor, pelo contrario, chega a ser ridículo o acabamento dos carros até 200mil(0km), nosso Golf tem um acabamento bizarramente melhor que tudo no mercado até esse valor, tudo que dirijo parece pior, mais porcamente feito, abaixo do nível do que tenho agora. Meu segundo problema é que não me sinto mais atendido, pelas fabricantes, detesto suv, me recuso a pagar caro por algo que não gosto a fim de seguir uma moda, talvez se houvessem opções de hatch médios no mercado, ainda tivesse algum desejo de trocar de carro.

    O outro carro aqui de casa,da minha esposa, é uma Toyota Fielder 2006 que também não temos a menor vontade de trocar, o carro é um absurdo de bom, e não conseguimos ver nada até os 50mil que nos atenda melhor e seja mais robusto, seguro, confortável e útil para usar no dia a dia do que ela.

  3. Golf GTI usa o motor EA888, que NÃO tem correia dentada, usa corrente de comando, normalmente o pessoal fala que é bom a cada 100mil km dar uma verificada principalmente nas guias, que são peças que de fato costumam dar problema no sistema de sincronização do EA888, a corrente em si tem vida útil de mais de 200mil km de acordo com uma série de fontes tanto daqui quanto da gringa.

  4. Provavelmente tu já deve ter visto isso, mas não custa falar. Na troca de óleo tu se atentou a ver se a haste do copo do filtro está lá? a quebra dela gera problemas de pressão de oleo.

    Meu pai tem um Fusca tsi, que usa o EA888 e teve problema com pressão de oleo apos o cara que trocou o oleo quebrar essa haste.

    Essa haste da foto ( pode ser um pouco diferente pq o ea888 do gti é mais avançado que o do fusca, mas vi que ainda usa um copo de filtro bem parecido)

    125c8006d053977f1909704066e68073.jpg

  5. Então, eu não nasci com um diploma de engenheiro mecânico, mas consegui um de forma muito suada, e vou te dizer se tem algo que a engenharia de manutenção prega é não gastar a toa, independente do valor. Em qualquer empresa do mundo monitorar condições de fluidos é algo básico, tanto de oleo como fluidos de arrefecimento(inclusive, as grandes tem laboratórios só pra isso). Monitoramento continuo, principio basico de uma boa manutenção preditiva visa justamente se antecipar a quaisquer problemas, mitigar risco de maquina parada e redução de custo de manutenção, identificando inconformidades entre o pressuposto pelo fabricante do equipamento e a realidade de operação, fora que um acompanhamento continuo pode mostrar inclusive que o fabricante foi otimista demais em algum tipo de recomendação, coisa que já vi no campo. Até pelo falo do projeto não levar em conta fatores como humidade e variação de temperatura a qual o equipamento mecanico é submetido. Tais analises já fizeram a multinacional que trabalhei mudar vaaarias vezes os protocolos de manutenção de certas maquinas, do que a fabricante pressupunha para o que a gente viu na pratica, gerando menos tempo de maquina parada (maior disponibilidade). Alias, se eu tivesse tempo e grana sobrando, mandaria facil meu óleo para análise, só pra ver os resultados a cada troca.


     

  6. Ótima iniciativa @Jorge Jox , sigo da mesma premissa de não sair trocando as coisas sem antes de fato confirmar que perdeu a capacidade de cumprir sua função a contento. Vide fluido de freio, que não há tanta necessidade de troca em locais secos, quanto há em locais úmidos, fatores de uso também contam. Por isso é sempre bom avaliar a estado.

    só uma coisa, pra mim os videos não apareceram.

  7. Em 27/01/2021 at 2:26 PM, Thiagogti. disse:

    Boa tarde galera , estou comprando um golf Gti 2015 com 39 mil km . Vou fazer uma vistoria cautelar nele para verificar se teve alguma colisão , repintura de peças e tal . A parte mecânica oq deve observar ? 

    O GTI atualmente é um carro que tá vendendo igual pão quente, então requer bastante cuidado na compra.

    1  - Tenta passar um VCDS no carro pra ver a quilometragem do cambio, é muito comum nesses carros ela estar adulterada e com o VCDS tu ve pela central do cambio a km original, que é bem mais dificil de adulterar.

    2 - procura por vazamentos nas juntas em geral, tampa de valvulas, cabeçote, carter.  Eu pelo menos acho essencial levantar o carro pra dar uma olhada por baixo com carinho, ainda mais num carro que geralmente é mal cuidado, e é dificil de se achar um bom. Já fui ver muito GTI pra amigos com vazamento na junta do carter.

    3 - problema mais cronico é bomba d'agua, se não trocou ainda, vai ter que trocar provavelmente. Comprando um carro desse, trocaria assim que pegasse, preventivamente mesmo. 

    De resto é o normal pra um carro usado, ver se o cambio está 100%, sem trepidações, deve funcionar liso como um automático normal, ver se foi feita a troca de oleo do DSG.  O ideal se tu não conhece muito de mecânica é levar numa oficina especializada pra eles darem uma geral pra tu.

    E cuidado com as vistorias cautelares, faça você em um lugar que conheça, não aceite cautelar de terceiros não, estão surgindo varios casos de vistorias fraudadas por ai.

  8. Cara

    Em 16/01/2021 at 4:06 PM, Felipe96 disse:

    Salve rapazeada. Preciso de ajuda...

    tenho um golf gti 2019 e recentemente fui trocar os pneus que vem pelos pilot Sport 4. Na troca, vi que as pastilhas dianteiras tinham ido pro saco (24.000km).

    O rapaz da loja ofereceu as pastilhas originais por um preço salgado, 800 reais com sensor e tudo mais. Retificaram o disco tb 

    Na hora da troca, reparei que as pastilhas que ele colocou eram da Jurid e não da TRW.

    Ja rodei uns 800km e meu freio continua meio fraco. Acredito que todos aqui que tem gti sabem que se precisar o bicho freia forte! 
     

    minh dúvida é, essas pastilhas Jurid são realmente uma merda? Queria achar em algum lugar que essas realmente não são pastilhas boas pro carro e fazer o cara colocar as certas. Pela pouca pesquisada que dei essas pastilhas da Jurid custam 300 reais e o cara me vendeu a 800...

    Cara, eu não acho as pastilhas da Jurid boas, mas não ser boa não significa que não sirva pro carro, é dificil apelar ao cara que fez o serviço agora, o ideal era tu ter pesquisado antes de colocar, mas pelo menos fica como ensinamento de não confiar tanto na galera que vende peça...  Eu coloquei no meu comfortline pastilhas Brembo, são um pouco caras, paguei na epoca 400R$, mas são boas, vem tudo muito bem acabado, parafusos novos, sensor bem construido e isolado. Não são tão boas pra uso diario quanto as originais, que são mais silenciosas, mas freiam bem, troquei as minhas agora aos 60mil km, também antes de chegar no sensor. As bosch também são boas, e estão na faixa dos 400R$ também. Eu vejo como ideal é pesquisar e comprar peças por fora, só leva nessa galera pra trocar, pq achar gente honesta no ramo é dificil.

    Pelo que li, as que mais chegam perto das originais são da Textar, que também é uma ótima fabricante, só não é tão conhecida no mercado brasileiro e é mais caro que as brembo.

  9. O ACC do Jetta 2019(temos um R-line em casa) com certeza não tem o que a VW chama de Traffic jam assist, que é justamente o funcionamento em baixas velocidades, abaixo dos 30km/h ele nunca funcionou direito, o proprio manual de instruções diz pra não usar pra parar o carro.  Não imagino porque o do golf seria diferente, mas nunca usei no golf, entao não sei.

    Os unicos carros da VW Br que  eu tenho certeza que tem o Traffic Jam assist é o Passat e a Tiguan R-line. Que ai o funcionamento é praticamente de um carro autonomo, tive a oportunidade de andar com um passat com o Traffic Jam assist ativado e é extremamente pratico, no transito pesado eu não fazia nada e o carro se comportava muito bem, coisa muito diferente do jetta supracitado onde não dava pra usar abaixo dos 30km/h, abaixo dos 30km/h era considerado frenagem de emergencia e ligava o alerta de colisão, virava uma arvore de natal o painel.

    No mais, acho valido o colega levar na concessionaria, visto que o jetta mesmo não funcionando pra paradas completas, nunca me deixou inseguro quanto a bater em alguem na faixa recomentada de uso pelo manual, pelo contrario, sempre achei ele conservador. Mas volto a repetir, o sistema não é feito para paradas neste carro, tem que consultar o manual do golf quanto a isso.

  10. 17 minutos atrás, chrisarec disse:

    Sim, o motor aguenta rodar muito mais que isso antes de precisar mexer. mas pode ocorrer carbonizacao nas valvulas impedindo uma vedacao perfeita (com 120.000kms seria bem possivel, principalmente com nosso combustivel) ou com relaxamento nos prazos de troca de oleo, ou uso de oleo errado. Quem tem EA888 so com injecao direta (Jetta) costuma utilizar uma catch can para amenizar esse problema.

    Verdade, não me lembrei disso. Pode ser também... EA888 acontece bastante de ter que abrir motor cedo por isso, os EA211 não vi tanto ai nem me atentei.(mesmo sofrendo dos mesmos males de carbonização do 888, só que menos severo)

  11. 8 horas atrás, chrisarec disse:

    Pode ser tambem falha de compressao no cilindro ja que as velas e os bicos foram trocados e o motor ja rodou 120.000kms

    Será? o rapaz teria que ser muito azarado, visto que é comum esses motores 1.4 quando bem cuidados passarem dos 180mil km sem nenhum grande problema(na europa tu vê eles chegando a 300mil km com facilidade sem terem sido abertos). Pra não ter compressão só dá pra pensar em problemas sérios, vazando compressao pela junta de cabeçote, anel, pistão já pedindo as contas. Eu acho 120mil km muito pouco pra isso, mas não se sabe como o carro foi cuidado né.

  12. 1 hora atrás, Tercio Roberto T. Nogueira disse:

    Boa tarde galera fã de golf!

    Meu Golf 14/14 está com 150000 rodado, e começou a dar um problema parecido com esse faz mais ou menos 2 meses. Começo a andar e sensor de pneu, ABS/EBD, downhill, cruise control, e até sensor de estacionamento vão pro espaço.

    Alguém tem alguma ideia do que pode ser? Ah, é intermitente, ou seja, tem dia que fica lindo e tudo funciona.

    abraço a todos!

    Como eu respondi ao longo do tópico, o meu caso, foi quase idêntico ao seu e foi sensor de abs, começou intermitente, mas depois de 2 dias os erros passaram a não sumir, o ideal é voce passar um scanner pra saber. Com o scanner, ele vai dizer exatamente se é erro de leitura do sensor de abs e de qual roda é.

  13. 42 minutos atrás, AndradePGui disse:

    Atualizando. Hoje foi passado o scanner no meu carro com seguintes códigos de erro: 

    -P030000

    -P030200

    -P130A00

    São erros de falha de combustão, geralmente relacionados a velas, bobinas e bicos, tu falou que trocaram velas e os bicos já, sabe se trocaram bobinas?  Um teste que voce(ou algum mecanico) poderia fazer é trocar a bobina do cilindro 2 com outra de outro cilindos, visto que esse erro "P030200" é relativo ao cilindros 2, ai tu limpava os erros, andava um pouco e passava o scanner novamente pra ver se o erro mudou de cilindro.

  14. 12 horas atrás, Jorge Jox disse:

    Na Europa vem a logomarca da VW e o TSI em destaque.82de8eb3411bc4a86a8eb3c45f29f0fa.jpg

    Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk
     

    Nossa, bem diferente da brasileira, muito mais bem acabada, nunca tinha visto. Só conhecia a que eu postei, com o tsi impresso no plastico em baixo relevo e quase não dando pra ver, sendo a mesma que vem nos up's e polos.

  15. 3 horas atrás, Atteso disse:

    Olá amigos, me chamo Marcos. Acabei de adquirir um Golf Tsi  1.0 2018. Sei que antigo dono fez remap + coding em empresa especializada aqui no RJ. Mas uma coisa que me chamou atenção foi a tampa do motor, não tem a palavra TSI,  como percebo em outros. Alguém saberia dizer se é normal ou ela pode ter sido trocada?

    Abraços a todos e prazer estar nesta comunidade!

    Olá, então o meu tem escrito TSI, mas é 1.0 2017, não sei se pra 2018 mudaram a tampa, o ideal era comparar com outro carro do mesmo ano.

    uDSxWzU7qPJpIRHjecJfDSS4ShAWFXihrVRVX5zwNpiZMDRp58Bk1gGolTlyw8nKS08LtR5Q6ovqRKaVJo4KMucnYGaY8Ue_5RLDpotJNoV2EwY5OFBmcAYFn0YBhru7d9x75izrhtu_JhQLDd2KjRNeM4LeNP2GdS6j5DnZxkZP900pUx4A2l9PbgOJuLbvLWuoW01PB5ODMqi4EuVuqQxLGnctzRkmp_C7AfkSbnmu7Cfj3BXcwK9cQ29aCrBgNkCNXrrB7B7Pg-IAVfw0rZubA4y6oa95qkVZx3swTjU-j9GqvZz3MhKJkNv2Ln2EbAEfd70bt4dQhQzZwI7vKvS619vTx4xjoYdwfhMDyXd5cORmA-5L996cRiXhLcqTMvoMMTK_l9fsbHrX3sbsknvtPusnjC3b0q32b46K_nfm5ULJEsae1_IQ8HThd_RZxQwuRAvhZMyvUcxhm7xZAd72GLIAR8vZSacvecC3EBkd6sALCBp-hCWcJjxMHNuWZuGhI44mGscKkbje9HL9kKQmCM1NRFY1B00IU1dZBMFQQ9GgZjWzcMsrRddy1tF97hWVpSOU7qXp8iJ_S8RsoMhnsexIQaxX5a4Jdy-Zj5kuPEc3aJx7pR3pIrB-pik_SiATM3QEAerJD_mllhkwEpLbIXV_OoFdigiUtIy9b8PIlYStjBiDo_ygIMuWeHI=w798-h598-no?authuser=0

     

  16. 8 horas atrás, Jorge Jox disse:

    Dirijo com 100% do ar ligado, independente da temperatura externa.
    Tudo que postei é com o ar ligado.

    Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk
     

    Eu também, aqui há 0 oscilação na RPM quando ligo o ar, fiquei até prestando atenção qdo vim trabalhar hoje e nada de oscilar. fica cravada em 950rpm (rotação de marcha lenta do 1.0 3 cilindros.)

  17. 14 minutos atrás, Jorge Jox disse:

    @caio cartaxo caio e@max3dfx
    Se não me falha a memória, a marcha lenta do TSI 1.4 é de 780 RPM. Mas para mono combustível, não sei se o flex é a mesmas coisa.
    Mas essa marcha lenta é em condições favoráveis de uso, digo, temperatura do motor ideal, carga de bateria ideal e demanda do alternador em folga. Caso haja uma necessidade de compensação em temperatura do motor, carga de bateria ou demanda do alternador, essa marcha lenta poderá subir conforme a necessidade. Com isso o motor chega facilmente à 1.000 RPM.

    Acredito que o carro trabalhando com álcool a marcha lenta seja mais alta. Mas não tenho certeza disso. E parece haver algum erro em algum sensor do seu carro, que está elevando a sua marcha lenta, aumentando o consumo de combustível também na marcha lenta.

    Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk
     

    Sim sim, em condições mais comuns que deveria ter que ficar onde comentei. Estar acima, nos meus carros novos, sempre foi algo difícil de acontecer. No próprio Golf eu nunca vi ele trabalhando acima, mas pode ter muito a ver com as condições de uso que meus carros vêem.  Tirando na primeira partida, eu raramente vejo a rpm de marcha lenta acima dos 950 no meu carro e acima dos 780 no carro do meu pai (um Jetta 1.4 2020). É bem mais comum essa variação de marcha lenta nos carros mais antigos que tive e que não tiveram uma boa atenção ao sistema de recarga da bateria.

    Acho que pro @max3dfx chegar a comentar disso é porque talvez esteja acontecendo algo incomum, acontecendo mais vezes do que deveria. E como tu falou, pode ser algum sensor mesmo.  O estranho é o o scanner não pegar o problema de algum sensor, que talvez seja intermitente, talvez fazer um diagnostico andando, vendo em tempo real a resposta do scanner revele algo.  (ou não, visto que qualquer coisa errada era pra ficar gravado né.)

    Talvez passar o VCDS ou o scanner original da VW gere outro tipo de resposta, e é algo que vale a pena verificar.

    Uma coisa que aconteceu no meu carro, é que os Golfs manuais tem uma "compensação" de RPM pra facilitar a saída parado, assim que tu começa a soltar a embreagem, ele sobe a rotação automaticamente pra algo em torno de 1300rpm, e lembro que quando tirei a bateria do carro esse sistema ficou meio maluco, subindo a rotação quando eu pisava na embreagem, e não quando soltava. demorou ai uns 15km até o sistema voltar ao funcionamento normal.

  18. Em 10/10/2020 at 1:48 AM, max3dfx disse:

    Então, como não peguei zero, não sei exatamente o consumo que ele deveria ter.

    Mas sempre foi na casa dos 6~7km/l pé pesado cidade, e 9km/l pé bem leve. Estrada consigo mais de 16 km/l com pé leve (100km/h), passando dos 130km/h fica 12km/l.

    Não acho que seja ruim pra ser honesto.

    Outra coisa estranha é que as vezes a rotação não desce dos 1k rpm.

    Fora isso, tudo perfeito. Zero luzes no painel, zero erros no scanner.

    Então, na verdade só estranhei pra valer o obdeleven informar que o combustível é etanol.

    ps: Ele está agora com 70kkm. Aos 35kkm troquei as velas, bicos e descarbonizei as válvulas.

    é, tá relativamente alto o consumo.   Eu tenho o 1.0tsi, não dá pra ter tanto parametro,mas ele faz 20km/l(100km/h) e 16km/l(130km/h)

    Agora isso que tu falou dele não costumar baixar de 1000rpm é de fato estranho, vale a pesquisa em algum fórum gringo se alguém passou por isso, a marcha lenta do meu carro é em 950rpm, mas por ser tricilíndrico, nos 4cilindros deveria ser algo por volta de 780 a 850RPM.

  19. Vela é algo que costuma aumentar consumo e não dá nenhum erro no painel ou scanner.   Bico começando a dar problema também (bem no inicio, depois começa a falhar ai o scanner pega), o mais comum que aumenta consumo é isso.  De inicio não acho que a sonda esteja ruim(mas posso estar errado. kk), até porque está identificando muito bem o % de etanol no combustivel, as vezes esse etanol ai é só um erro de tradução.  Outro ponto é que não é tão comum golf com problema de sonda (de bico é muito mais comum), sente o carro falhar ou algo do tipo em algum range de rotação? (os casos de bico que vi geralmente começam com falhas bem sutis em baixa RPM )

    Outra coisa, tu percebeu algum tipo de piora ao longo do tempo, comparado com quando o carro era mais novo? ou comprou o carro por agora e acha que consome muito pro motor que tem? 

    Qual a KM do carro?  Outro problema que  as vezes pode causar perda de rendimento é a famosa carbonização das valvulas muito comum em veiculos com injeção direta que usaram combustivel ruim, e até nos que usam combustivel bom, mas em menor intensidade.