Todos veículos que são equipados com injeção direta... , especificamente vou falar hoje dos motores EA211 1.4 Tsi que vem no mercado aí mais atual.
Esses motores necessitam de um serviço de descarbonizao dos dutos de admissão no cabeçote e tb dentro dos CILINDROS.
Esse serviço não precisa ser removido o cabeçote.. , pois existem técnicas para serem feitas tal limpeza e sem danificar o catalizador tb.
Isso acontesse nos carros de injeção direta, pois eles possuem um sistema que contem as válvulas PCV, QUE tem a função de enviar os vapores de óleo para os dutos de admissão.., assim fazendo que estes vapores sejam admitidas pelo motor e queimados na combustão..
Por isso a cada 40mil km se vc pedir pro seu mecânico remover o coletor de admissão, quando visualizarem as válvulas vai tomar um susto...
Então se não fizerem este tipo de revisão, o carvão irá se acumular... , fazendo uma crosta horrível... que atrapalhar a entrada do ar pelas válvulas de admissão...
Ocasionando assim tb uma enorme carbonizacao na cabeça dos pistões... que no futuro acarretará num enorme prejuízo..
O carro depois começa a trabalhar mal, o consimonde.combustivel aumenta, marcha lenta começa ficar irregular, motor começa a consumir óleo.., bicos injetores ficam tampa dos com crosta de carvão...
Enfim.. aqui está essa dica. Sou profissional da área de mecânica automotiva.. E trabalho muito com estes motores da audi/vê
Então levem no seu mecânico de confiança, e se precisarem de algum auxílio meu será um prazer em poder ajudar.
Quanto a correia dentada, vcs tem que tomar cuidado em qual profissional vai executar o serviço... Pois infelizmente a maioria está fazendo o procedimento incorreto.
Segue aqui os itens obrigatórios:
- As polias do comando devem ser afrouxadas para que se possa fazer o tensionamento da Correia nova e tem que ser trocados os parafusos antigos por novos parafusos. Isto porque esse parafusos são elásticos ( quer dizer que quando apertados com torque angular eles sofrem uma deformação que no entanto impede que eles sejam reutilizados).
O parafuso da polia do eixo virabrequim tb tem quer trocado pelo mesmo motivo.
Segue aqui uma tabela de torque caso seU mecânico nao tenha acesso.
Parafusos dos comandos de válvulas levam torque de 50 Nm + 90 graus
Parafuso da polia do virabrequim leva torque de 150Nm + 180graus
Todos eles após o aperto angular não podem mais ser reutilizados...
Então o mecânico primeiro tem que dar o torque inicial de 50Nm nas polias do.comando.. após isso ele tem que retirar as ferramentas de sincronismo e girar o motor 2 vezes na mão... depois reinstalaras ferramentas de sincronismo para confIrmã O ponto.. Caso positivo resultado ele pode.aplicar o torque angular.
Qualquer dúvida podem me chamar no zap (21)9999-50046