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  1. @Jorge Jox, que massa essas informações do post que você enviou. Apesar de não ser como fonte a VW, faz sentido o que o cara disse. Ele falou que drenou por dois bujões de escoamento, totalizando 1,9 l (Não sei se a oficina fez assim; deixei o carro e tive que ir trabalhar). O gringo aí também falou que não se faz a colocação de óleo pelo orifício lateral (este serviria para verificação do nível), mas sim por uma mangueira e funil pela parte de cima do carro, conforme na foto. Assim, para o meu caso, podem haver 4 possibilidades: 1) digamos que a oficina drenou todo o óleo pelos dois bujões, e que isso tenha dado 500 ml, como o mecânico falou. Se a capacidade da caixa é de 1,9 l como o gringo disse (não havia vazamentos no sistema de transmissão do carro dele), significa que vazou 1,4 l da minha caixa. Ao fazer a entrada de óleo pelo orifício lateral (que o gringo disse que serve apenas para verificação de nível), isto quer dizer que o nível de óleo considerado supostamente "crítico" seria de 1 l (que foi a quantidade que o mecânico conseguiu reintroduzir por esse orifício). Dessa forma, caberiam mais 900 ml, que seriam colocados através da mangueira e do funil (alguém sabe onde coloca esta mangueira para "encher" a caixa de câmbio?). Eu não sei se faz sentido essa hipótese, a menos que o nível crítico seja menor do que 1 l, pois se eu estava com 500 ml, metade do nível crítico, suponho que a dificuldade no engate seria maior; no entanto, eu descreveria a dificuldade apenas como leve. 2) o mecânico pode ter aberto apenas um dos bujões e não escoado todo o óleo. Considerando que o nível do orifício lateral seria o nível máximo da caixa, significa que vazou menos do que 400 ml ( 1,9 l de capacidade total, menos 1 l da reposição, menos 500 ml do que foi escoado, menos o vazamento). Ou seja, vazou uma quantidade muito pequena de óleo (Não sei se isso seria suficiente para sentir dificuldades, ainda que leves, no engate). 3) ainda considerando que o nível do orifício lateral seja o nível máximo da caixa, mas na hipótese de ter sido escoado todo o óleo, significa que vazou 400 ml da caixa. Talvez seja suficiente para sentir leves dificuldades de engate. 4) essa quarta hipótese seria a de não se ter drenado todo o óleo, e o nível do orifício lateral ser o nível supostamente "crítico". Assim, para "encher" a caixa até completar 1,9 l, seriam necessários menos de 900 ml (o que seria feito com a mangueira e funil - ainda não sei onde seria a entrada do óleo pelo compartimento superior, rsrsrs). O que acham? Haveria outra possibilidade a se considerar? De toda forma, vou voltar na oficina e perguntar por onde foi feito o escoamento e a reposição do óleo Abs!
  2. A desregulagem afeta os engates com o carro parado? ou em movimento também?
  3. Olá pessoal! Atualizando a situação, essa semana foi feito o serviço no meu carro. Foi efetuada a troca dos retentores do câmbio, dos dois lados. Havia comprado de uma concessionária do interior de São Paulo. Os dois retentores com o frete custou R$ 568. Também havia comprado 1 litro do óleo (supostamente original) também pela internet, de uma outra concessionária, no valor de R$ 140. Mas quando recebi a encomenda, enviaram um óleo da Petronas, que nem tinha recomendação da VW (era recomendação Fiat), além de outra viscosidade. Devolvi no mesmo dia. Acabei comprando na minha cidade mesmo o óleo 75W da Fuchs, que tem recomendação da VW. Comprei 2 litros. Cada um custou R$ 90. A mão-de-obra foi de R$ 360,00. Ao fazer o serviço, o mecânico drenou o óleo que ainda restava na caixa de marchas. Isto deu mais ou menos 500 ml. Depois de finalizada a troca dos retentores, fez a reposição do óleo. Mas só conseguiu colocar apenas 1 litro. Achei estranho, porque, pelas minhas pesquisas, a capacidade da caixa seria de algo menor que 2 litros, algo em torno de 1,8 a 1,9 l. Mas o mecânico falou que ao colocar o 1 l, o óleo já chegou no limite de esborrar pelo orifício de entrada. O engate das marchas melhorou. Mas não ficou 100%. Ao fazer o engate com carro parado, há uma certa "trava" ao engatar a quinta e sexta marchas (isso nao estava acontecendo antes do serviço). Mas com o carro em movimento, está ok. Exceto às vezes o engate da terceira e da quarta (quem dirigir o carro não vai perceber direito, mas eu que estou há quase 7 anos, sinto diferença sim). Minha suspeita seria porque, teoricamente, o óleo não foi reposto na quantidade que supostamente seria a correta. Mas como fazer para colocar os 800 ou 900 ml faltantes, caso a volume seja mesmo 1,8 ou 1,9 l? Alguém sabe confirmar essas informações? Abs!
  4. Corrigindo a redação (maldito corretor!): o passo "Colocar a chave no contato sem ligar o MOTOR*" deve ser feito enquanto se mantém pressionado o botão no painel? Em algum momento desses procedimentos, precisa ligar o motor?
  5. Tanto esse mecânico da ex-High Torque quanto outro que levei semana passada, andaram no carro e verificaram que não é problema de embreagem. Não faz qualquer barulho ou vibração, nem patina. O mecânico da High Torque disse, inclusive, que estima a embreagem em meia vida e que não percebeu dificuldades no engate (Mas fez a ressalva que eu, que dirijo o carro desde 0 km, posso perceber alguma diferença sim). Porém, de fato há uma leve dificuldade de engate; não é "liso" como antes. Eu estou fazendo os engates mais vagarosamente, porque às vezes, principalmente para a terceira marcha, sinto como se houvesse um obstáculo. Mas não tem barulho nem nada. Minha ideia é trocar de carro ano que vem, chegando o mk8 (se chegar), por isso não cogitei fazer substituição da embreagem sem ela estar mostrando defeito próprio.
  6. Eu tentei. Não deu. Colocar a chave no contato e girar sem ligar o motivo deve ser feito enquanto se mantém o botão no painel pressionado? Em algum momento precisa ligar o motor?
  7. Levei o carro na oficina que era franquia da Hightorque (deixou de ser recentemente, e eu não sabia), e o rapaz levantou um ponto que, segundo ele, pode ser causa da leve dificuldade nos engates: o fluido de freio já velho. De fato, faz tempo que o fluido de freio não foi trocado e está além da data de troca. Por a embreagem hidráulica fazer uso do fluido de freio para acionamento, pode fazer sentido o que ele está dizendo, inclusive porque ele complementou dizendo o nível baixo do óleo na caixa de marchas não causa dificuldade nos engates. Não obstante, o vazamento pelos retentores da tulipa existe e é algo a ser reparado. Ele achou muito estranho esse tipo de vazamento e perguntou se o óleo que estava lá era da especificação correta (Pois se não fosse, o vazamento poderia de fato ocorrer). Respondi que nunca foi feito serviço no sistema de transmissão do carro, e que os serviços mecânicos feitos até então foram na concessionária e dentro da garantia (troca do módulo da direção elétrica, dos batentes e amortecedores, nhec nhec na suspensão dianteira - que poderiam ser as buchas mas não chegaram a trocar, e que, por sinal, convivo ate hoje). Mesmo que eu consiga comprar o óleo original da caixa de câmbio, acho que será melhor fazer a troca dele por completo e não apenas a complementação. Vai que, por algum motivo, nas 3 semanas que meu carro ficou imobilizado no período de garantia esperando o módulo da direção elétrica, fizeram algo que não deviam no carro... no confio nesse povo de concessionária. Já soube de histórias de altos absurdos por eles cometidos. Mas o que acham? Será que o cara tem razão em afirmar que a dificuldade nos engates pode ser decorrente do fluido de freio velho e "higroscopicado"?
  8. Eu não consegui zerar o aviso de manutenção seguindo esse passo-a-passo. Teria algo mais a fazer?
  9. Obrigado pelas dicas! Segue o link com as fotos: https://imgur.com/a/EUG04TT Vou tentar levar na Hightorque novamente. Na primeira vez, o cara não quis nem ver as fotos/vídeo ou botar o carro no elevador, para dar um diagnóstico rápido. Se limitou a dizer que tinha que fazer um agendamento pra uma data 2 semanas à frente.
  10. Salve, Galera! Sou um feliz proprietário de um Golf Highline Manual Pobre Edition (como bem batizado no fórum, hehehe) 13/14, comprado zero km há 6 anos e 7,5 meses. O carro está com 72700 km e com os pneus originais em fim de vida. Já pensei em trocar de carro nesse último ano, mas não encontro substitutos à altura. Ainda tenho esperanças que o mk8 chegue ao Brasil. Enquanto isso, vou seguindo com o alemãozinho e esperando resolver o problema que vos relatarei agora. Na última troca de óleo do motor, verifiquei que havia um vazamento pelos retentores das tulipas da Caixa de câmbio. Obviamente, não tinha como saber há quanto tempo o pequeno vazamento existia. Tempo foi passando, fiquei na indecisão se trocava de carro ou não, e hoje chegou num ponto em que começo a sentir dificuldades de engatar algumas marchas. Nenhum barulho é ouvido. Apenas tenho cuidado e faço o engate mais vagarosamente do que o normal para evitar forçar o engate. Levei o carro à concessionária. Como é de praxe, elas não fazem reparos mecânicos, e apontam como solução a troca de todo o conjunto, mesmo sem fazer desmontagem de componentes e sem verificar se havia algum quebrado ou defeituoso. Tiveram a cara de pau de dizer que deveria ser feita a substituição de todo o câmbio, e que o custo para tal seria de, pasmem, R$ 68 mil. Mas, como eles são bonzinhos e vão trocar só alguns dos principais componentes, o orçamento ficou em pouco mais de R$ 39 mil... Como disse, não há qualquer barulho ou problema ao se locomover com o carro e trocar as marchas. Apenas uma leve dificuldade no engate de algumas marchas (noto mais na primeira e na terceira marchas). Penso eu que essa dificuldade seja em decorrência do nível do óleo da Caixa de marchas que deve ter baixado. Alguém por aqui já relatou ou passou por problema semelhante? Estou em busca do óleo original (G052512A2), mas não encontrei em nenhuma concessionária da minha cidade. Sei que tem o Titan Sintofluid 75W da Fuchs, que tem recomendação da VW, mas a diferença é que ele é semissintético, enquanto o original é mineral. A outra dificuldade é encontrar um mecânico que entenda e que aponte o problema (Se este é somente os retentores mesmo, como imagino), mas parecem que os mecânicos têm medo ou não sabem mexer nesse novo Golf. Também já andei pesquisando a compra de novos retentores, mas não tenho encontrado. Sei que não seria o ideal, mas em última instância já pensei em apenas trocar/completar o óleo da caixa de câmbio (caso não encontre os retentores ou alguém capacitado para realizar a substituição/serviço), para ver se a leve dificuldade no engate é decorrente de baixo nível de óleo, e assim ir levando até trocar de carro. O que vocês acham? Se puderem me ajudar, agradeço desde já. Tenho fotos e vídeo do local onde estaria vazando, mas acredito que tenha limitação de tamanho do arquivo, para postar aqui. Abs