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  1. Golf GTI - Misfire P0302

    Obrigado pelas dicas, vou pedir para verificar a vela do 2 cilindro. Hoje fiz mais testes e o misfire occorreu em 2 marcha também. O fato de acontecer só com podium me leva a crer mesmo numa falha do sistema de ignição, pois como ela tem mais octanagem ela tem mais resistência a combustão, se fosse um problema no injetor acredito que o sintoma ocorreria com gasolina comum também.
  2. Golf GTI - Misfire P0302

    Michael, as velas foram trocadas ano passado quando aconteceu a falha pela primeira vez. Em resumo 1- Final do ano passado, andando a 100km/h carro começa a tremer, luz EPC acende, carro apaga em movimento. Carro não liga nas primeiras vezes, so ligou depois de 10 minutos. 2- Parei num posto, coloquei STP cleaner e completei com podium. Luz acende novamente depois de uns 30 km rodados, numa retomada de velocidade, carro não chega a apagar mas diribilidade fica comprometida. 3- Trocadas as 4 velas de ignição no dia seguinte. Luz EPC volta a acender depois de uns 200 km rodados numa retomada. Colocado mais aditivos para limpeza do tanque. 4- Trocada posicção bobina do 2 cilindro para 1 cilindro. Rodo mais 500 km e não acontece mais nada. Um dia qualquer, com podium, luz acende em 1 marcha. Coloquei um perfect clean 5- Luz não acende mais, nem em 1 marcha cam gasolina comum/aditiva. 6- Depois de quase 1 mês, luz voltou a acender ontem em 1 marcha, com gasolina podium. Hoje luz não acendeu mais em 1 marcha com Podium. Então resumindo, o misfire é intermitente, e cada vez mais vem ocorrendo com menos frequencia.
  3. Golf GTI - Misfire P0302

    Bom Dia Pessoal, Infelizmente o problema ainda não foi resolvido, rodei mais de 2.000 km depois de ter usados os aditivos, nesse tempo a luz EPC acendeu 2 vezes, sempre dando misfire no 2 cilindro. O mais estranho é que so aconteceu usando gasolina PODIUM, usando comum não consegui mais reproduzir. Aconteceu nas mesmas condições: 1 marcha, pé embaixo e acima de 6.000 rpm (na troca de 1->2) Não consegui mais marcar horário na oficina que tinha feito o primeiro diagnostico, e pelo que vi não fizeram um diagnostico muito completo. Falei com um outro mecanico e ele me falou que provavelmente deve ser o bico injetor uma vez que as velas já foram trocadas e as bobinas alteradas de posicão e o misfire continuou no mesmo cilindro. Para tirar o injetor, precisa remover o coletor de admissão e isso demanda tempo, então me pediu no minimo 1 dia. Já vi alguns casos aqui no forum e em fóruns internacionais sobre misfire no EA888 ger 3 que teve problemas nos injetores, mas em todos esses casos a falha era bem mais aparente e junto aparecia outros erros DTC relacionados a falha de injeção/mistura, o que não é o meu caso. Assim que tiver tempo e conseguir fazer um diagnostico correto, posto aqui o resultado.
  4. Golf GTI - Misfire P0302

    O torque APP eu consigo apenas ver a quantidade de misfires no ciclo atual. Então fiz que nem o anghinoni, liguei o carro, deixei em neutro até a rotação cair as 700k rpm quando atinge a temperatura ideal de trabalho. Deu algumas contagens de misfires em todos cilindros, algo entre 4-6. Pelo que pesquisei, é absolutamente normal acontecer isso na fase de aquecimento, e para acendar a luz da injeção, a ECU leva em conta uma série de fatores, não lembro agora mas vi uma tabela em algum lugar que dizia tipo: Acender EPC em case de: Misfire detected X rotação X carga X posição virabrequim mais uma série de fatores. Então se o carro está apresendando dirigibilidade normal (sem problema de retomada, consumo normal) e a luz EPC ou do catalizador não acendeu, então não há motivo para se preocupar com algum possivel problema ou até investigar. Enquanto não chega o Perfect Clean, coloquei um frasco de ATP fuel cleaner e estou só dirigindo em modo S (modo soviético quando não estou com a patroa..). Passaram mais de 300km e até agora nada de misfire, então acredito que cada vez mais os bicos injetores estão sendo limpos. Lembrando que o GTI possui injeção dupla, em carga parcial são usadas as duas injeções (MPI + FSI), enquanto que em carga total e medias-altas rotações é usada apenas a FSI. Então para otimizar a limpeza dos bicos injetores da injeção direta, tem que andar no modo S.
  5. Golf GTI - Misfire P0302

    O video acima é do VCDS, é necessario ter um cabo VAG-COM. Pelo que andei lendo no forum VW-VORTEX, pequenos misfires na fase de aquecimento são normais nos motores FSI, fiquei monitorando no meu torque APP depois de ligar o carro. Quanto ao meu problema (luz EPC acende com error P0302) acredito estar perto do diagnóstico. Em médias e altas rotações, o EA888 do golf GTI usa apenas a injeção direta, então caso meu bico injetor de injeção direta do 2 cilindro não esteja com 100% de eficiência, isso explicaria pq o misfire só ocorre em alta rotação (quantidade de combustivel insuficiente) e quanto ao fato de acontecer apenas em 1 marcha, talvez se deva pelo fato de relação ser mais curta causando um aumento de RPM mais rápido. Outro fato que esta colaborando com esta minha tese , e cada vez mais o misfire é esporadico, a primeira vez aconteceu com o carro em RPM constante, depois acontecia algumas vezes em qualquer marcha, depois apenas em 1 marcha, e agora acontece em 1 marcha,a cima de 5500 rpm e bem esporadico, tipo 1 em 10). Então acredito que a "sujeira" esteja sendo eliminada pouco a pouco. Achei um boletim tecnico da Vw https://www.carmd.com/Tsb/Download/114538/V001602, ali explica que sporadic misifres podem ocorrer devido a gasolina de má qualidade. Bom encomendei o aditivo Koube Perfect clean especifico para injeção direta, assim que colocalo vou rodar só no modo S e com pé embaixo por alguns KM. Depois disso, se não surgir mais misfires, vai estar solucionado....
  6. Eu não compro 0km, seria usado mesmo. Jetta highline acabaria fazendo um downgrade, vou aguardar mais um pouco, achei o audi S3 uma opção interessante. Por enquanto seria S3 ou M135i. 328i acho um baita carro, mas prefiro Hatch.
  7. Alguem aqui que trocou o GTI por algum outro carro poderia postar impressões? Estou com tremenda dificuldade para achar um substituto, estou olhando as M135i, mas teria que desenbolsar mais 50k o que estou achando muita coisa. Na faixa de 110-120k não estou achando nada num custo beneficio bom para substituiur o GTI...
  8. Estou usando há uns 6 meses no meu Gti o Goodyear F1 Eagle -> https://www.pneufree.com.br/vendas/passeio/225/45/R17/91W/EAGLE-F1-ASYMMETRIC-3/GOODYEAR?gclid=CjwKCAiAoNTUBRBUEiwAWje2luqXt97lqTkImlANpCvX6UfH2kGONMx1rYLc1e3rEM9zXAFrcKdshBoC5mwQAvD_BwE Sempre tive um pé atrás com goodyear, mas depois que li os reviews resolvi testar. Pneu excelente, segura muito bem em curvas, ótimo em pista molhada e pneu macio, mais confortável que os pirelli P7 que vieram de fábrica. Para mim foi um dos melhores pneus que já tive, chegando no mesmo nivel dos michelin pilot sport. Recomendo fortemente.
  9. Golf GTI - Misfire P0302

    Pessoal, levei meu GTI na oficina e passaram o scanner. Olharam todos os parametros de alimentação e está tudo ok. Também apenas 1 cilindro (2) apontou falha de ignição (misfire) o qual foi responsavel por acender a luz de injeção. Foi mudada de posição a bobina do cilindro 2 para o cilindro 1 e feito um reset nos códigos de erros. Caso desse um misfire no cil 1 estaria diagnosticado o problema na bobina. Depois de rodados 300km tentanto reproduzir, finalmente voltou a acendar a luz, na mesma situação, 1 marcha acima de 6.000 rpm. Misfire deu no mesmo cilindro então significa que velas e bobina não é. então só sobrou o injetor. Pelo que vi, quando o injetor está com problema, a falha seria constante e no meu caso acontece esporadicamente e só nessa situação. Será que pode ser que alguma "sujeira" pode estar impedindo o funcionamento 100% do injetor numa faixa especifica de RPM? Estou pensando em colocar mais alguns aditivos de limpeza, porque tenho notado que o problema a falha tem acontecido com cada vez menos frequência.
  10. Golf GTI - Misfire P0302

    Acho que consegui reproduzir um padrão para a falha. O erro só acontece em 1 marcha com aceleração total, nas outras marchas não acontece, mesmo com kickdown. Como a 1 marcha é mais curta, não esta conseguindo dar a ignição correta no 2 cilindro, então ou é a bobina ou algum problema em algum dos 2 injetores ( Golf gti tem dupla injeçao (MPI e FSI). Estranho que a 1 vez que aconteceu eu estava em velocidade constante, a falha foi tao grande que apagou o motor.
  11. Golf GTI - Misfire P0302

    Obrigado pelas informações Ronaldo, mas acredito se fosse problema nos bicos o carro estaria falhando constantamente, não esperaria 1500km para dar uma falha, minha lenta está redonda. Também acredito que não daria problema em todos os bicos (deu misfire em todos os cilindros) Valeu pelas dicas RicW, a oficina estava lotada, eles tem scanner mais modernos, vou ver se consigo um tempo para deixar o carro lá. Enquanto isso vou pesquisando a respeito, talvez seja bobina mesmo, pois pelo que eu li, quando ela está começando a falhar, as falhas sao bem esporádicas mesmo. Abraço
  12. Golf GTI - Misfire P0302

    Colegas, se puderem me ajudar: A 1 mês atras estava andando com o GTI a 100 km/h quando o carro começou a tremer e acendeu a luz EPC, o carro de repente desligou, ainda bem que consegui levar ele até o acostamento. Ele não ligava de maneira nenhuma. Pluguei o adaptar OBD2 e deu Cylinder 2 misfire (P0302). Limpei o código, esperei uns 5 minutos e o carro funcionou perfeitamente. Imaginei que foi problema de gasolina, pois o ultimo posto não era o que eu costumava colocar, então completei com Podium e coloquei um bardahl clean gas. Depois de rodar uma semana (+- 500km) a luz acendeu novamente, o carro não chegou a apagar mas ficou com o motor falhando. Dessa vez deu codigo P0304(misfire no 4 cilindro). Suspeitei das velas, pois meu carro está com 77 mil km e não haviam sido trocadas as velas (achei que a troca fosse com 90k), mas depois vi que o manual recomenda 60k. Fiz as troca das 4 e pedi para trocarem as bobinas de posição para caso voltar eu saberia que poderia ser bobina. Depois disso, rodei 1 mês (+-1500km) e ontem numa arrancada acendeu a luz EPC novamente e o motor começou a falhar, código P0302. Falei hoje com o mecânico e ele suspeita ser as bobinas, pediu para deixar o carro um dia inteiro para testes mas provavelmente teria que trocar as 4. O que acho estranho, porque se fosse a bobina não deveria falhar sempre em acelaração? Porque só falharia apenas 1 mês depois mesmo andando de tudo que é tipo de maneira. Também se fosse bobina, o erro teria alterado para os outros cilindros, e acho pouco provável falhar as 4 bobinas. Algum problema no combustivel (tipo gasolina adulterada) poderia ter criado alguma espécia de sujeira que pode estar causando isso? Pelo troubleshooting do error, pode ser as seguintes causas: A code P0302 may mean that one or more of the following has happened: Defective ignition coil(s) Bad spark plug(s), spark plug wires, or spark plug boots Faulty fuel injector(s) Malfunctioning fuel delivery system (fuel pump, fuel pump relay, fuel injectors, or fuel filter) Major engine vacuum leak EGR valve stuck in the wide open position Clogged EGR ports Coloquei hoje um frasco de ATP fuel injector e fiz um log: no App torque: MID:$a2 TID:$0b EWMA Misfire counts (average) for last 10 drive cycles - Misfire Cylinder 1 Data Max: 65.535Count Min: 0Count Test result value: 0Count PASS ---- MID:$a2 TID:$0c Misfire counts for last/current driving cycles(calculated) - Misfire Cylinder 1 Data Max: 65.535Count Min: 0Count Test result value: 11Count PASS ---- MID:$a3 TID:$0b EWMA Misfire counts (average) for last 10 drive cycles - Misfire Cylinder 2 Data Max: 65.535Count Min: 0Count Test result value: 2Count PASS ---- MID:$a3 TID:$0c Misfire counts for last/current driving cycles(calculated) - Misfire Cylinder 2 Data Max: 65.535Count Min: 0Count Test result value: 7Count PASS ---- MID:$a4 TID:$0b EWMA Misfire counts (average) for last 10 drive cycles - Misfire Cylinder 3 Data Max: 65.535Count Min: 0Count Test result value: 0Count PASS ---- MID:$a4 TID:$0c Misfire counts for last/current driving cycles(calculated) - Misfire Cylinder 3 Data Max: 65.535Count Min: 0Count Test result value: 5Count PASS ---- MID:$a5 TID:$0b EWMA Misfire counts (average) for last 10 drive cycles - Misfire Cylinder 4 Data Max: 65.535Count Min: 0Count Test result value: 0Count PASS ---- MID:$a5 TID:$0c Misfire counts for last/current driving cycles(calculated) - Misfire Cylinder 4 Data Max: 65.535Count Min: 0Count Test result value: 10Count PASS Como podemos ver, deu misfire em TODOS os cilindros, a luz EPC não acendeu (nenhum codigo de falha) também não notei qualquer falha no carro, vim no modo S andando por uns 40km. Eu estou com um pé atrás em gastar mais de 1K para trocar as 4 bobinas e não resolver o problema.
  13. Esse debate sobre octanagem (podium vs comum) acontece a muitos anos inclusive em vários forums (htforum, bmw forum, a3 clube..). Eu vou deixar aqui meu testumunho como experiência própria, já tive carros que precisavam de gasolina premium 98 RON ( A3 2.0, BMW 335i reprogramada), como tenho agora um GTI que necessita 95 RON. Como o amigo acima falou, por lei nossa gasolina precisa ter o mínimo de 87 octanas e 82 MON. Não existe regulamentação sobre RON. Fazendo conta (RON+MON/2), o mínimo que a nossa gasolina tem é 93 RON. RON é bem mais alto pela adição do Etanol, por isso que a gasolina de 87 octanas AKI nos EUA, não pode ser comparada com a nossa de 87, pois a nossa possui maior RON. O GTI (assim como TSI) foi desenvolvido para funcionar plenamente (100%) com gasolina 95 RON. Infelizmente é impossivel saber se nossa gasolina comum tem 93 RON, 94 ou 95. Por alguns testes que vi na net, ficou em torno de 94-95 RON. Então a tabela é a seguinte: A gasolina Comum possui:Octanagem MON = 82 octanasOctanagem IAD > 87 octanasOctanagem RON > 94 octanasA gasolina Premium (ipiranga/shell vpower racing) possui:Octanagem MON = 85 octanasOctanagem IAD > 91 octanasOctanagem RON > 98 octanasA gasolina Podium possui:Octanagem MON = não especificadaOctanagem IAD > 95 octanasOctanagem RON > 100 octanas (105 aproximadamente) Pela minha experiência: Os carros que dirigi que precisam de 98 RON (premium) funcionavam muito bem com premium, quando colocava comum notava uma ligeira queda na performance, erá nitido. Agora no caso do GTI (95 RON), na prática não percebo nenhuma diferença (considerável) usando comum, premium e podium. As vezes, tenha a 'impressão" de ele ficar pouquíssimo mais solto com podium, mas pode ser efeito placebo. Devido a diferença de preço (pago 3,75 na Vpower X 5 podium), para mim o investimento não compensa de maneira nenhuma usar podium/premium, pois a comum já atende as especificações de octanageme tenho um ótimo desempenho. Quanto ao consumo, já fiz uma infinidade de testes com todos carros que tive em diversas situação, e em nenhum momento a diferença passou de 1 ou 2% então cheguei a conclusão que o consumo não muda considerando comum/premium/podium.
  14. TROCA DE BATERIA

    Pessoal, nesse fim de semana, fiquei com meu GTI 30 minutos parado com o som ligado e o carro não ligou mais (sem bateria). Seguro veio deu a carga, ligou. Por enquanto esta tudo normal, inclusive o start stop funcionda de vez em quando (me esqueço de desligar). Eu comprei o GTI em julho do ano passado, notei que o start-stop de vez em quando não funcionava (alta demanda de energia). Dai fui olhar e vi que a bateria era uma comum (AC delco 60AH), não era AGM ou EFB. Como não uso muito o start stop, resolvi deixar assim. Bom agora depois de 1 ano, vou trocar a bateria pois não vou correr o risco de ficar empenhado novamente. Eu olhei mais de 20 páginas desse tópico, pesquisei na net e ainda não consegui descobrir com certeza se a bateria do GTI é 59AH ou 69h ( vi 1 so postagem de um GTI com 69h) ? Alguem com GTI poderia me confirmar? O meu é 13/14 alemão pacote exclusive.
  15. Pois eh, eu sei que não da para ter tudo, ou o foco é conforto ou esportividade (a menos que a suspensão seja adaptativa). Eu sempre priorizo dinâmica vs conforto, não e a toa que sempre tive carros voltados a esportividade ( A3 e 335i), jamais compraria um sedan voltado totalmente a conforto (fusion, corolla). Acontece que as condições das ruas aqui em POA estão cada vez piores, então imaginei que poderia encontrar um carro digamos um pouco mais confortável que o Golf GTI ( uns 20%) e que tivesse uma dinâmica boa em curvas. Por isso pensei na X1 ou na Q3 que tem uma dinâmica elogiável. Mas como falaram aqui, realmente como o centro de gravidade das SUV fica mais alto, para ficarem estáveis tem que compensar na suspensão mais dura. A única vantagem seria o pneus de perfil maior que minimizariam os impactos no buraco, e a altura em relação so solo. Bom , agradeço a todos pelas dicas, vou continuar feliz com o GTI e desistir das SUV , a menos que encontre uma com bom desempenho e com suspensão adaptativa por um preço próximo ao GTI.