Caros amigos, há algum tempo acompanho o fórum e já obtive aqui dicas valiosas. Resolvi compartilhar com vcs minha experiência não muito agradável com a VW.
Eu era o feliz proprietário (2º dono) de um Golf TSI 13/14 azul, com pacote premium. Lindo carro.
Meus problemas começaram quando tentei atualizar o GPS do sistema Discovery Pro. Fiz literalmente dezena de vezes o procedimento indicado no site da VW, e nunca funcionava. Acionei o SAC da VW e inicialmente disseram-me que eu deveria adquirir um SD card original da VW, que custava algo em torno de R$ 700,00. Posteriormente, e como está na descrição do site da VW, descobri que isso não é verdade.
Foram vários os e-mails trocados, e inúmeras as idas à concessionária onde eu realizava a revisão (Green, aqui em São Paulo), e ninguém conseguia atualizar o GPS, que estava com mapas de 2013.
A última resposta que me deram na concessionária foi que o problema era de hardware, e que seria necessária a troca do aparelho. Eu autorizei a troca, e afirmei que o carro ainda estava na garantia. Eles disseram que MEU CARRO NÃO TINHA GARANTIA DE FÁBRICA. Questionei a informação e afirmaram que a VW vende alguns carros assim. Não me conformei, posto que possuía o manual, certificado de garantia, etc., e disseram então que a garantia para o sistema multimídia é de apenas 1 ano, e não 3 como todo o resto do carro. Questionei novamente a informação, tendo em vista que o manual do carro indica garantia TOTAL do veículo por 3 anos. A resposta final foi que “a fábrica não autorizou”.
Tendo em vista o caso, entrei com um processo no juizado especial cível (atento que não é necessário constituir advogado ou mesmo pagar qualquer custas do processo), e concomitantemente insisti na cobertura da garantia junto ao SAC da VW.
Passados muitos dias (e possivelmente após saberem que estavam sendo processados), o SAC me respondeu que deveria haver a cobertura, e pediu que eu entrasse em contato com o gerente da CSS Green. Fiz isso. Levou um longo tempo para autorizarem, tive que levar o carro lá mais um monte de vezes para tentarem novos procedimentos (o carro ficou lá mais de 2 semanas seguidas na penúltima das vezes).
Finalmente, e com o processo judicial rolando, autorizaram a troca. A peça levou salvo engano mais 5 dias úteis para chegar e, pasmem, tem o VALOR DE R$ 34.000,00!!!
Decepcionado com a montadora, vendi meu carro logo após a troca da central (apenas aquilo que vai dentro do porta-luvas). Obviamente alertei o comprador da troca da central e o instrui a procurar a VW em havendo qualquer problema (a lei consumerista determina que agora devem dar + 3 anos de garantia para a nova central).
Enfim, relato (resumidamente) meu caso para poder ajudar qualquer amigo que passe pelo mesmo problema, e caso precisem, disponibilizo a petição inicial que eu mesmo fiz pedindo a troca da central. Só entrar em contato pelo e-mail hercules.jus@gmail.com.
Ainda estou sem carro, e com dificuldades em encontrar um veículo com o custo-benefício do Golf. Mas a decepção com o pós-venda me faz passar longe de qualquer VW, por enquanto.
Grande abraço a todos.