Spielwurfel

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Histórico de Reputação

  1. Gostei
    Spielwurfel recebeu reputação de Thiagocs em Qual Filtro de Óleo as CSS Estão Utlizando?   
    Caros, faz tempo que não posto aqui mas resolvi voltar para perguntar qual filtro de óleo as concessionárias VW estão utilizando nos seus carros? Pergunto porque no meu sempre foi utilizado o 04E115561H, e na minha última revisão utilizaram o JZZ115561A da linha Economy. Ao pesquisar sobre esse filtro, o próprio catálogo da VW diz que ele se aplica ao Golf 2007 a 2014, porém suponho que seja o Golf antigo, não o MK7. Não vi em nenhum lugar indicando claramente que pode ser aplicado no Golf TSI.
    O link contém o documento da VW de onde procurei informações de compatibilidade. Na página 18 ele não indica o filtro 04E115561H como referência de série para a linha Economy.
    https://www.vw.com.br/idhub/content/dam/onehub_pkw/importers/br/pos-vendas/Linha_Economy_2021_outubro_edi%C3%A7%C3%A3o11.pdf
    Alguém tem alguma informação diferente disso?
    Obrigado
  2. Valeu!
    Spielwurfel recebeu reputação de Elias Fernando de Freitas em Problema no catalisador   
    Cara, não aceite esse tipo de resposta da CSS! Esse negócio da luz não estar acesa e então não podem fazer nada é desculpa pra fugir do serviço. Mesmo que a luz não esteja acesa, a ocorrência do código de falha fica registrada na ECU. Fica registrado quantas ocorrências houveram, com quantos km ocorreu a primeira e com quantos km ocorreu a última. Eles só precisar escanear a ECM e olhar isso.
  3. Gostei
    Spielwurfel recebeu reputação de derico em Qual marca e modelo de pneu usar?   
    Dê umas olhada nos Dunlop também, são bons e costumam ter um bom custo/benefício.
     
    Apesar de que esses Michelin estão com um preço ótimo, se estiverem com preço parecido na hora que eu for trocar os meus, vou comprar esses sem dúvida! Para mim, Michelin é a melhor marca no mercado.
     
    Não se esqueça de preferir índice de carga 94 (e não 91 como vem nos Golfs de fábrica) e ficar de olho no treadwear do pneu que você for comprar. Quanto maior for esse número, maior será a durabilidade dele.
  4. Gostei
    Spielwurfel recebeu reputação de belotto em Qual a Diferença entre modo D e modo S Cambio DSG 7 ?   
    Maldita segunda marcha que esse cambio insiste em engatar nas subidas! xD
  5. Gostei
    Spielwurfel deu reputação a RodrigoSP2 em Ar quente saindo pelo ar condicionado   
    Já tentaram re-calibrar os atuadores do Climatronic? Muito simples:

    Ligue a ignição sem dar a partida.
    Pressione simultaneamente os botões AC e sentido do ar para o rosto. Seguro por 5 segundos.
    Os Leds destes botões ficarão piscando enquanto o sistema se auto-calibra.
    Feito isso ligue o carro e verifique se o problema persiste.





    Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

  6. Gostei
    Spielwurfel recebeu reputação de anghinoni em Bateria da chave esgotando rápido de mais   
    Tenho meu Golf há quase 5 anos com 100.000 Km, e já perdi a conta de quantas vezes troquei a bateria do meu controle. Por 4 anos morei em uma casa em que deixava a chave no segundo andar, e o carro ficava na garagem um nível abaixo do térreo, ou seja, 3 andares de diferença. Até onde me lembro a chave não era capaz de abrir o carro de onde eu deixava ela (mas não tenho certeza se já tentei mesmo ou não).
    Hoje em dia moro em um apartamento e o carro com certeza fica distante. Vou trocar a bateria da chave de novo e testar a durabilidade.
  7. Haha
    Spielwurfel recebeu reputação de Thiagocs em Barulho de combustivel chacoalhando dentro do tanque   
    Sinceramente nunca escutei... E olha que me chamam de hipocondríaco aqui no forum... ahhahaha xD
  8. Haha
    Spielwurfel recebeu reputação de anghinoni em Barulho de combustivel chacoalhando dentro do tanque   
    Sinceramente nunca escutei... E olha que me chamam de hipocondríaco aqui no forum... ahhahaha xD
  9. Gostei
    Spielwurfel recebeu reputação de Thiagocs em liquido arrefecimento baixando   
    Houve uma época em que o meu líquido de arrefecimento começou a baixar também, pensei que o motor estava começando a mostrar idade... Na revisão seguinte completei o nível e nunca mais aconteceu... Nesse período que baixou, eu estava forçando o carro um pouco mais no geral.
  10. Gostei
    Spielwurfel recebeu reputação de Thiagocs em GRAVAÇÃO DE BARULHO NA SUSPENÇÃO, DISCUSSÃO   
    Descobriu o motivo do barulho?
    No passado já pedi para revisarem esse barulho diversas vezes no concessionário. Em uma vez substituiram o amortecedor, porém não solucionou o problema. Depois de 3 tentativas simplesmente desisti e convivo com o barulho, que ocorre somente em condições bem específicas.
    Nesse meio tempo reparei no seguinte, que quando estou fazendo uma curva que seja em uma descida, o barulho começa. Porém se eu acelerar o carro, mesmo que ligeiramente nesse momento, o barulho simplesmente desaparece.
    No fundo não tenho ideia de que pode se tratar esse problema, mas como absolutamente tudo no meu carro está em ordem, após 100.000 Km convivendo com esse barulho, parto do princípio que não é nada sério e desencanei.
    Se alguém porém descobrir a solução para esse problema e for relativamente fácil/barato de realizar, ai vou atrás =)
  11. Gostei
    Spielwurfel recebeu reputação de Thiagocs em Relato Completo Erro P2177 - Golf TSI 1.4 2014   
    Fazendo uma pesquisa breve, os componentes que podem resultar na solução que você descreveu fazem sentido.
    Sempre levei o meu Golf na CSS Sorana e no geral gosto do serviço deles e sempre me pareceram honestos. Como oficina independente, talvez ir numa High Torque seria interessante...?
     
    Além disso, ninguém vai te crucificar por usar gasolina comum no seu Golf TSI porque é isso que 99% dos proprietários fazem. Sendo sincero, acho esse negócio de mudar de comum pra Podium constantemente um potencial erro. A cada vez que você faz isso o Golf ajusta parâmetros de injeção e acendimento da vela de ignição, não duvidaria que isso pudesse causar algum problema/"confusão" por parte do carro no longo prazo. Abasteça com gasolina comum, de qualidade em um posto confiável e seja feliz.
  12. Gostei
    Spielwurfel recebeu reputação de Thiagocs em RUÍDO AGUDO DENTRO DO MOTOR   
    Que história! Ri muito com o platô e o "pratô" 
    Se eu sou o hipocondríaco dos carros, o Cardex é o hipocondríaco dos mecânicos xD
  13. Gostei
    Spielwurfel recebeu reputação de anghinoni em RUÍDO AGUDO DENTRO DO MOTOR   
    Que história! Ri muito com o platô e o "pratô" 
    Se eu sou o hipocondríaco dos carros, o Cardex é o hipocondríaco dos mecânicos xD
  14. Gostei
    Spielwurfel deu reputação a iCardeX em GTI chegou nos 100.000 km   
    Realizar esse tipo de controle financeiro julgo essencial. Desde de 2008 tenho alimentado de forma disciplinada o meu aplicativo pessoal de finanças. É com base na análise dos dados acumulados, da série histórica, das estatísticas, de custos, de despesas, etc, e dos relatórios disponíveis é que vou projetando os ajustes necessários para não colapsar financeiramente. Na minha opinião, o grande mal do povo brasileiro é a ignorância relativa à educação financeira. A maioria, se soubessem realizar cálculos básicos e projetá-los num saco de papel, chegariam facilmente a conclusão de que jamais poderiam ter um veículo. Na época que comprei o Golf( na minha realidade de uso) o custo por KM rodado, era coisa 6% mais caro que rodar com o Gol G5. Um percentual irrisório frente a gama de benefícios (conforto e segurança) que eu desfrutaria. 
  15. Gostei
    Spielwurfel recebeu reputação de Bereba em GTI chegou nos 100.000 km   
    Interessante ver os gastos aqui.
    Tenho um Golf TSI 14/15 DSG e ao total gastei nesses 4 anos e 3 meses o valor de R$ 76.000. Não cheguei a incluir multas, estacionamentos e lavagem de carro como  iCardex, mas acredito que o valor chegaria próximo aos R$ 85.000.
    Mantenho a tabela abaixo para avaliar o custo para rodar por Km. Tive que atualizar os dados de pedágio recentemente pra refletir a minha nova rotina, mas está aceitávelmente preciso.
    Não julguem as minhas categorias, algumas fazem sentido e outras não, mas o que importa é a soma dos valores xD

  16. Gostei
    Spielwurfel recebeu reputação de Sobrinho em GTI chegou nos 100.000 km   
    Interessante ver os gastos aqui.
    Tenho um Golf TSI 14/15 DSG e ao total gastei nesses 4 anos e 3 meses o valor de R$ 76.000. Não cheguei a incluir multas, estacionamentos e lavagem de carro como  iCardex, mas acredito que o valor chegaria próximo aos R$ 85.000.
    Mantenho a tabela abaixo para avaliar o custo para rodar por Km. Tive que atualizar os dados de pedágio recentemente pra refletir a minha nova rotina, mas está aceitávelmente preciso.
    Não julguem as minhas categorias, algumas fazem sentido e outras não, mas o que importa é a soma dos valores xD

  17. Gostei
    Spielwurfel recebeu reputação de iCardeX em GTI chegou nos 100.000 km   
    Interessante ver os gastos aqui.
    Tenho um Golf TSI 14/15 DSG e ao total gastei nesses 4 anos e 3 meses o valor de R$ 76.000. Não cheguei a incluir multas, estacionamentos e lavagem de carro como  iCardex, mas acredito que o valor chegaria próximo aos R$ 85.000.
    Mantenho a tabela abaixo para avaliar o custo para rodar por Km. Tive que atualizar os dados de pedágio recentemente pra refletir a minha nova rotina, mas está aceitávelmente preciso.
    Não julguem as minhas categorias, algumas fazem sentido e outras não, mas o que importa é a soma dos valores xD

  18. Gostei
    Spielwurfel recebeu reputação de GiovanniH em GTI chegou nos 100.000 km   
    Interessante ver os gastos aqui.
    Tenho um Golf TSI 14/15 DSG e ao total gastei nesses 4 anos e 3 meses o valor de R$ 76.000. Não cheguei a incluir multas, estacionamentos e lavagem de carro como  iCardex, mas acredito que o valor chegaria próximo aos R$ 85.000.
    Mantenho a tabela abaixo para avaliar o custo para rodar por Km. Tive que atualizar os dados de pedágio recentemente pra refletir a minha nova rotina, mas está aceitávelmente preciso.
    Não julguem as minhas categorias, algumas fazem sentido e outras não, mas o que importa é a soma dos valores xD

  19. Gostei
    Spielwurfel recebeu reputação de anghinoni em GTI chegou nos 100.000 km   
    Interessante ver os gastos aqui.
    Tenho um Golf TSI 14/15 DSG e ao total gastei nesses 4 anos e 3 meses o valor de R$ 76.000. Não cheguei a incluir multas, estacionamentos e lavagem de carro como  iCardex, mas acredito que o valor chegaria próximo aos R$ 85.000.
    Mantenho a tabela abaixo para avaliar o custo para rodar por Km. Tive que atualizar os dados de pedágio recentemente pra refletir a minha nova rotina, mas está aceitávelmente preciso.
    Não julguem as minhas categorias, algumas fazem sentido e outras não, mas o que importa é a soma dos valores xD

  20. Gostei
    Spielwurfel recebeu reputação de Thiagocs em Discussão: falhas câmbio DSG - Poste suas dúvidas aqui!   
    Realmente reforça a teoria sobre o que aconteceu comigo.
    No caso do procedimento com o DSG7, foi super rápido. A transmissão tinha que estar em uma temperatura X, e sinceramento não lembro agora se o motor estava ligado ou somente a ignição. Porém o técnico simplesmente apertava um botão e o carro começou a fazer uns barulhos estranhos do motor e da transmissão. Isso durou uns 20 a 30 segundos. Em seguida o técnico colocou o câmbio em D e andou com o carro alguns metros pra frente. Colocou em R e andou de volta pra trás. Somente isso e o processo foi finalizado.
    Pelo que pesquisei, parece que quando se faz uma intervenção maior (como troca do óleo ou mesmo troca da mecatrônica), o processo parece ser um pouco mais demorado.
    Vou começar a andar no D de agora em diante e ficar esperançoso de que o DSG continue bem.
  21. Gostei
    Spielwurfel recebeu reputação de Thiagocs em Discussão: falhas câmbio DSG - Poste suas dúvidas aqui!   
    Acho que descobri a causa dos problemas do meu DSG, e acredito que a causa era eu mesmo . Espero que eu não esteja sendo precipitado nas minhas conclusões e que ele continue bom como está agora.
    Eu tinha a mania de usar o modo manual com muita frequência, reduzindo a marcha para aproveitar melhor o freio motor, e etc. Decidi parar de fazer isso, e na partida seguinte que dei no carro, ele ficou perfeito (quase 100%) de repente!  Me parece que a causa era o fato de eu usar o modo manual com muita frequência, e isso provavelmente causava alguma confusão / mudança de comportamento ou programação da mecatrônica.
    Andei com ele novamente ontém e hoje de manhã e ele segue basicamente perfeito! Mal lembrava como o carro consegue ser suave na troca da 1a, para 2a e para 3a marcha 
    A ideia veio depois que passei numa empresa especializada em câmbios automatizados, chamada Automatik, aqui em São Paulo. Fui muito bem atendido por eles e demonstraram que dominavam o assunto, e o mecânico dirigiu meu carro para avaliar. Infelizmente como a Lei de Murphy não falha, o carro estava muito bom no momento em que eles testaram, logo não conseguiram avaliar com precisão qual poderia ser o problema. Pra minha felicidade descartaram que o problema poderia ser uma embreagem gasta, do contrário o problema não seria intermitente como era o meu caso. Mesmo não vendo o problema ocorrer, escutaram pacientemente tudo que tinha a dizer sobre o comportamento do carro. Passaram o scanner (oficial da VW, vi na minha frente) e não encontraram nada. Fizeram isso em 5 minutos, enquanto uma CSS para qual liguei me disse que custava R$250 pela hora do equipamento (e provávelmente iriam dizer que o serviço levou muito tempo para ser realizado). Não encontraram nenhum código de falha, porém fizeram o reset do câmbio (coisa que o consultor da minha CSS disse que nem era possível fazer ). O reset em si não deu muito resultado, ao menos naquele momento. Porém durante as conversas com o mecânico, comentei que o Golf de outro colega meu me dava sensação de ter resposta muito melhor que o meu. O mecânico perguntou como era o meu modo de condução e o do meu amigo. Eu ando que nem uma vovó, e o meu amigo desce a lenha no carro dele. Em seguida respondeu "Esse é a questão. O carro se adapta ao modo de condução do usuário...". Ao final da conversa, o mecânico sem conseguir ver os problemas ocorrerem, concluiu que o problema mais provávelmente era devido a algum "desaprendizado" por parte da mecatrônica ou talvez uma falha que estava acontecendo com ela. Por algum motivo não comentei com o mecânico o fato de que eu utilizada muito o modo manual.
    Porém com essa conversa em relação a adaptação ao modo de condução do motorista, me veio na cabeça parar de usar o modo manual e deixar o carro fazer o que ele achava que tinha que fazer. E foi aí que tudo ficou bom de repente, não logo após sair da oficina, porém após eu parar de usar o modo manual que nem louco.
    Portanto fica aqui o meu relato de como resolvi o meu problema (causado por mim mesmo) e a minha recomendação da Automatik, para quem mora em São Paulo, pelo excelente serviço prestado e que inclusive não me cobrou nada para me ajudar.
  22. Gostei
    Spielwurfel recebeu reputação de Thiagocs em Discussão: falhas câmbio DSG - Poste suas dúvidas aqui!   
    O tópico novo me veio bem... Estou ficando louco com o meu DSG, apesar de nunca ter apresentado nenhum código de falha, o comportamento dele é inconsistente. Em algumas poucas vezes, a troca de marchas é perfeita, sem trancos e etc. e tal. Porém na maioria das vezes o carro dá pequenos trancos, além de apresentar alguma trepidação em rotações baixas e níveis de carga baixo. Além disso, percebo um pouco de variação na rotação na hora da troca das marchas.
    Infelizmente sempre que eu levo na concessionária ele fica razoávelmente bom, e a resposta do concessionário é de que não identificou nenhum comportamento anormal... Alguém tem alguma dica do que pode ser ou o que posso fazer, baseados na minha descrição?
  23. Valeu!
    Spielwurfel recebeu reputação de batkako45 em OBDeleven   
    E ai galera
    Criei esse tópico com o intuito de compartilhar um pouco o que se pode fazer com essa ferramenta OBDeleven que já foi citada no forum anteriormente. Após começar a utilizar ela, fiquei impressionado com a quantidade de parâmetros monitorados pelo Golf (e seguramente por muitos outros carros do grupo VW). Para os que já conhecem outras ferramentas OBD como por exemplo o app Torque, imaginem todos os parâmetros que você pode monitorar com ele. Agora multiplique isso por 5 (sendo conservador) para ter uma ideia de quantos parâmetros adicionais são monitorados no Golf. Além disso, é possível obter códigos de falha que ferramentas OBD comuns não acusariam (ocorreu comigo e com outro amigo meu), e também fazer programações interessantes.
    Logo de cara já fiz algumas modificações na programação do meu, algumas cosméticas, outras úteis:
    Desativas o Start-Stop: Essa de longe pra mim foi a mais útil. Antes eu desativava o sistema toda vez que ligava o carro, e agora não tenho mais essa encheção de saco Qnt. de reabastecimento no painel: Achei que seria útil ver no painel quantos litros precisaria reabastecer, para ter uma ideia melhor de litros ainda no tanque e para comparar o que a bomba do posto está marcando. Porém essa modificação me decepcionou, esse parâmetro no painel do carro só marca a qnt. a cada 5L (5, 10 15, 20L...). Pouca precisão. Varredura dos ponteiros: Somente porque é "legalzinho" ver eles girando quando se liga a ignição do carro. Velocidade do ventilador no Climatronic: Mostra o quão rápido está o ventilador no modo Climatronic, acabando com aquela sensação de "será que ele tá fazendo do jeito certo"? Medidor de nível de combustível: Ainda estou avaliando se devo ou não ajustar o medidor de nível do combustível para tentar deixar ele mais preciso, estou com medo de cagar em alguma coisa e correr o risco dele dizer que tem mais combustível do que realmente tem. Abaixo alguns parâmetros interessantes ou curiosos que encontrei, que são monitorados pelo carro:
    Medição do nível de óleo em mm (já havia sido mostrado em outros posts com o VCDS). Considero que pode ser útil a partir do momento que você consegue estabelecer a altura do óleo quando está no nível mínimo no cárter e quando está no nível máximo. A ferramenta eletrônica pode ser usada para evitar erros de leitura na vareta.
    Temperatura do DSG. Achei isso era medido somente no DSG6. Mas o DSG7 também tem monitorada a temperatura do óleo utilizado no sistema hidráulico, e o que eu não esperava, da própria embreagem. Rodei com o carro nesses dias frios e trânsito super moderado, e a embreagem chega sem muita dificuldade a 90C em alguns casos. E eu sei que eu não forço a embreagem do carro, consigo perceber quando ela está deslizando e faço o possível pra sair daquela velocidade em que ela desliza (sempre na 1a e 2a marcha). Testei a embreagem saindo com o carro do zero em uma subida bem inclinada e foi "assustador" como a temperatura sobe rápido!
    Detecção de superfície irregular. Acho que esse é o que mais me surpreendeu. Já conhecemos o problema de retenção de troca de marcha (que eu pessoalmente só sofri em pisos absurdamente ruins), porém não imaginava o quão precisa é essa detecção. É possível ver quando o carro detetca uma superficie irregular quando ele atualiza a kilometragem no parâmetro "Km at last activation". Comigo ele só foi atualizado quando passava por uma irregularidade maior, constante em uma distância de uns 15 metros, ou quando eu passa por um desnível pontual, porém mais forte (exemplo, aquelas divisórias em pontes bem desniveladas). O que me deixou curioso, e pretendo investigar mais é sobre o "Longest active distance with uneven road surface", porque eu definitivamente não rodei 65 mil Km em ruas e estradas ruins, e enquanto o Km at last activation atualizada, o Longest distance não mudou em nenhum momento. Você pode me perguntar "mas o que muda quando ele deteca uma superficie ruim?". Esse é outro ponto que encontrei em um documento da VW e que pretendo compartilhar o link mais tarde.
    Torque do motor. Esse é outro parâmetro disponível pelo OBDeleven diretamente do cálculo feito pelo carro. OBDs comuns com aplicativos como o Torque conseguem estimar a potência e torque do motor baseado no peso que você estabelece para o carro e utilizando o acelerômetro do dispositivo sendo utilizado. Já tentei utilizar isso, porém é extremamente impreciso em geral, já que depende de uma superfícia plana e sem inclinação. O cálculo realizado pela ECM do carro é bem mais preciso, como mostro no gráfico que eu gerei através do datalog do OBDeleven. A potência foi calculada baseado no torque. Para os que não sabem, a potência não é nada mais do que uma derivação do torque. Em dinamômetro automotivo não se mede potência, e sim o torque, e a conversão de um para outro é somente uma conta matemática. Notem que a curva de torque e potência que a VW divulga é bem diferente (eu pessoalmente não acredito nela), porém a curva calculada pelo carro é bem semelhante a essa feita em um dinamômetro (peguei do site da Reiko, que faz remap em Golf TSI).


    Utilizando outro leitor OBD mais convencional, porém mais rápido que o OBDeleven, consegui fazer essa curva de pressão do turbo do carro, e outra que compara a resposta do acelerador, corpo de borboleta, nível de carga no motor e por fim a pressão do turbo. Eu estava numa rotação bem baixa, então notem como é grande o lag do turbo nessa rotação. Estava no modo normal do Golf.

    Espero que alguém ache isso interessante, e comentários construtivos são bem vindos!
  24. Gostei
    Spielwurfel recebeu reputação de erocha em TROCA DO ELEMENTO DO FILTRO DE AR DO MOTOR 1.4 TSI   
    Já viram o trampo que dá pra trocar esse filtro? Não é a toa que é pra trocar só a cada 90k Km, porque pqp... A alemãozada não foi nada prática. Em relação a correia dentada, em defesa da VW, no C4 Pallas antigo de casa, verificamos a correia dele com aproximadamente 120k Km, e ele estava perfeita! Espero que o nosso Golf tenha a mesma correia haha
     
  25. Gostei
    Spielwurfel recebeu reputação de anghinoni em AJUDA - Aumento de giro ao trocar de marcha   
    Cara, meu Golf é o 1.4, então não sei se consigo te ajudar muito. Vejo muita gente falando que o GTI fica com seu comportamente mais "normal" utilizando Podium. Sugiro você colocar um tanque de Podium e rodar de maneira normal pra ver se o comportamento também volta ao normal.
    Ao menos no 1.4, escutar o barulho do turbo é muito relativo, e por mais esquisito que parece depende também de quanto ruido há em volta e até mesmo do que há em volta. Em ruas mais abertas é bem mais difícil de escutar o turbo. Já em ruas mais "fechada", por exemplo com muitas árvores em volta, é possível escutar cada barulinho feito pelo turbo (extremamente satisfatório).
    Na minha opinião resetar o DSG deveria ser uma das últimas medidas a adotar.