Muito bom seu relato Desbravador.
Tive um highline + elegante + teto MANUAL que comprei no lançamento e vendi 3 anos depois sem nenhuma crítica, com 60 mil km. Na época do lançamento dirigi o GTI e o 1.4 manual no vw drive experience e apaixonei com o carro. Pesou o fator preço e cambio manual para fechar o golf highline. Bom, como sempre fiz questão do cambio manual comprei um civic Si coupe, ótimo carro, econômico, só ando na maciota, porém o fator duas portas que eu não achava que iria me incomodar no dia-a-dia é pouco prático. Em relação ao desempenho era pouco melhor que o 1.4, apesar de menos girador era legal ver a rotação subindo e o carro pedindo mais. O 1.4 morria após 4500 +-. Como o Lobin comentou, sempre sonhei com o GTI na garagem, ainda mais porque o meu não tinha os faróis de Xenon que sempre achei um máximo (Nunca modifico meus carros). Aproveitei o desconto pré-facelift e comprei um cinza carbono + exclusive + teto. Pensei que não ia ficar tão empolgado, mas é outro carro! Está com 300 km, o modo sport é realmente muito arisco.
Minhas observações sobre o meu gti nacional e 1.4 alemão:
No gti o porta-luvas não tem acabamento, coloquei poucas coisas mas está fazendo muito barulho. A porta do motorista tb tem um barulhinho chato. Aos olhos não observei desalinhamentos externos, os materiais internos parecem ser da mesma qualidade e com bom encaixes. Não ligo para o freio de mao eletrônico, não usava auto-hold ( meu era manual), mas o porta-copos central do alemão era fechado por uma "persiana", bem mais bonito e prático. Farol de xenon é um espetáculo, sem comentários. Sempre curti o banco xadrez, mas ao toque prefiro o do highline. Interior preto do GTI é bem mais bonito. A nova central tem apple car play e finalmente uma entrada USB, no meu anterior só tinha entrada para cabo de ipod. O retrovisor interno do gti é bem mais bonito, com "bordas mais finas" e sem aquela luzinha/sensor do sistema eletrocrômico.
Acho que fiz um bom negócio em ter comprado com desconto esse GTI. Vendo as matérias do 7.5 percebi que perdeu o acabamento em carpete do compartimento do estepe, as rodas 17 continuam as mesmas (prefiro raio menor apesar das austin serem lindas; o modelo 18 novo é muito feio); apesar de aparentar cansaço ainda prefiro o farol em U original; acabamento interno do 7,5 é em black-piano (igual do meu antigo highline, não acho lindo o acabamento do gti mk7, mas pelo menos dá a sensação de novidade para mim), painel digital também não faço questão nenhuma (depois que você escolhe a melhor opção perde a graça, uso sempre Waze devido ao transito em tempo real.) Gostei muito das novas lanternas traseiras, com efeito dynamic, e da nova central multimídia, mais moderna.
Em relação ao consumo, fiz a primeira viagem de 200 km e no computador de bordo deu 12,2 com algumas esticadas. No 1.4 fazia 15.
Espero ter sorte com esse modelo igual com o 1.4.