Filizola

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  1. Uma pergunta primeiro, seu carro já tinha piloto automático? Não sabia que tinham Comfortline sem comandos no volante, mas com piloto automático aqui no Brasil....
  2. Já que o seu é manual, tem duas opções boas no aliexpress: Moldura com comandos, com frete expresso (chega em 15-30 dias) - R$ 450,00 Moldura com comandos e cabo conector, com frete normal (45 a 90 dias pra chegar) - R$ 680,00 Os volantes com menos botões são de Polo ,Gol, Fox... não recomendo comprar, pois pode não funcionar.
  3. Ahhh, não tinha visto que o dele era um Golf Variant. Então não tem dúvida, o carro dele é mexicano. Assim, o módulo de rede CAN (Gateway) deve ser o mesmo do meu com Código 5Q0907530 T . EDIT: Provavelmente uma Cateway "virgem", zerada, não aparece erro, só que vai ser necessário codificar ela toda do zero. Pra diminuir o trabalho, antes de removê-la, tem que copiar as configurações dela no VCDS pra depois inserir na nova. No Aliexpress tem uma Gateway com piloto automático e modo de condução , custa uns 800 reais, mas vc consegue habilitar o piloto automático e os modos de condução. Contina tendo que remover o Component Protection, mas já ganha duas funções bem desejadas por aí. E um caso a se pensar...
  4. Olhei aqui, e esse módulo 5Q0907530AG é LOW. Então vc precisa trocar mesmo. E já que vai trocar, coloque logo um HIGH, que deixa aberta a possibilidade pra mais retrofits. Afinal ,o preço nas sucatas/ML vai ser similar. No meu caso, eu procurei anúncios de venda de alguma versão Comfortline com comandos no volante, ou Highline, do mesmo ano que o meu. Fui ver o carro e peguei o número do chassis. Com o número do chassis liguei na concessionária e perguntei pelo módulo referente àquele chassis. Eles falam, pq essa peça nunca tem em estoque, então vc pede o código dela pra procurar por aí. A partir daí é a busca pelo OLX, ML, Aliexpress, ebay ou sucatas pela peça. Lembro que primeiro eu tentei usar uma peça de um Highline alemão, até funcionou, mas ficaram muitos erros no VCDS e resolvi trocar pela corresponte ao ano do meu carro. Agora, achei estranho o seu 2016 ser só gasolina, pelo que sei 2016 são nacionais, portanto, FLEX com motores 1.0 TSI ou 1.6 MSI. Qual é o motor dele?
  5. Olá Luis, 1- Basta trocar o volante e o cabo conector da buzina/airbag que é ligado na coluna. Não é necessário trocar hardisk (fita do airbag). No meu caso, como coloquei o volante do GTI, e ele vinha completo, com volante, airbag e o respectivo cabo conector. 2- A CAN Gateway dá até pra trocar em casa. O Painel do Carro vai virar uma árvore de Natal, mas vc consegue ir dirigindo até a concessionária pra remover o Component Protection. O ideal é vc entrar em contato com o técnico que vai fazer a ativação antes de mudar a peça, pra não ficar na mão. Só comentando aqui, coloquei também o sensor de luz e chuva e o retrovisor eletrocrômico. É um retrofit mais caro pq tive q trocar o pára-brisa. Pena q nunca tive tempo de postar aqui a saga, quem sabe um dia arrume paciência/tempo pra fazê-lo. Também coloquei os retrovisores rebatíveis, esse foi mais fácil, até ativação somente via VCDS. Configura até na MIB. A próxima luta agora é o ar Climatic digital de Duas zonas. Se der certo, vou postar pq é um retrofit relativamente barato que agrega muito.
  6. Devo ter o manual em algum lugar lá em casa, na verdade, basta o diagrama de onde ligar o fio, que já tem nesse tópico do VWVortex. Já tinha lido ele antes, o proprietário do e-Golf teve problema justamente na hora de ativar o CC, pois a concessionária se nega a fazer a ativação sem o código. Não sei dizer se as daqui fariam, ou conseguiriam fazer...
  7. O meu Comfortline 15/15 acabou de voltar da CCS, depois de 18 dias, entre diagnóstico, espera pela peça e reparo. Mecatrônica trocada na garantia. O carro apresentou o problema com 27800 km rodados, não engatava a ré e marchas pares, além da mensagem de erro no câmbio.
  8. Na verdade creio que o VCDS está dando erro pq detecta que tem o botão do CC no volante, mas não tem a comunicação da BCM com a ECU, pois falta o fio. O erro no Start/Stop pode ser alguma configuração conflitante da Gateway que vc colocou, lembrando que ela estava configurada pra outro carro. Lembro que o meu também ficou dando erro no Start/Stop, mas conseguiram limpar na Concessionária. Talvez o ideal, antes de trocar a GATEWAY é fazer o backup de configuração da sua, via VCDS, e depois upar ela pra "nova" GATEWAY e só então ativar as funções do volante... O fio tem que passar em todos os carros, não só no e-Golf, o kit de retrofit do CC original da VW vem com ele, veja só: https://www.ebay.co.uk/itm/VW-Golf-MK7-SV-cruise-control-kit-MFSW-auto-only-5G0054691A-New-Genuine-VW/112756902404?epid=5017010585&hash=item1a40d5ca04:g:8ZUAAOSwhdZaXOmX
  9. O Cruise Control é um retrofit à parte. Tem que passar um fio da BCM pra ECU e depois disso tem que ativar a função. Se o carro for manual talvez tenha que trocar o acelerador também, mas tem que verificar. O problema é que a ativação do CC é vendida como produto lá na europa, com código de ativação, então não tenho certeza se o pessoal em concessionária aqui vai fazer isso. Se instalar só o fio e não ativar, fica dando erro no VCDS. Nunca tive tempo de ir atrás desse retrofit.
  10. @slins Não precisa trocar o hard-disk, ao contrário do Jetta que precisa. Assim que fiz no meu, outra pessoa fez o mesmo num Comfortline Alemão usando até o primeiro CAN Gateway que testei. Entendi que o seu carro é manual, é isso? Mas creio que o chassis dele sirva pra procurar o uma Gateway MID ou HIGH compatível com o seu, se o ano e modelo dele forem os mesmos. Verifique se o volante do GTI que você vai comprar já tem o Airbag incluído e o cabo que liga o hard-disk à bolsa. Geralmente se o airbag já vem, não há porque não ter o cabo. Lembrando que você tem que ir depois em uma concessionária Volks ativar o Gateway, retirando o "Component Protection". Nem se assuste qdo trocar o Gateway e seu painel virar uma árvore de natal piscando.
  11. Ainda estou enrolado com a instalação do sensor de luz. O de chuva e o retrovisor eletrocrômico já estão funcionando, mas o de luz tive q fazer gambiarra pra funcionar (usei um sensor chines que conecta diretamente na chave dos faróis). Não consegui fazer o VCDS aplicar a configuração que o carro tem sensor de luz de jeito nenhum, embora já esteja fisicamente instalado. Dá uma mensagem tipo "não pode alterar com a sessão ativa". Pena q tô sem tempo pra fazer uma atualização lá no tópico que comecei. Tem muita história pra contar. Esse das luzes de boas vindas estão no plano, mas só depois q resolver o primeiro. Pelo que já vi, tem que trocar o forro da porta todo, além de passar a fiação. Esta última eu não sei se dá pra fazer ou se tem que morrer no Kufatec.
  12. Prezados colegas de fórum, Depois da bem sucedida instalação do volante multifuncional em meu Comfortline 15/15 (Mex) parti para o próximo desafio: Retrofit do retrovisor eletrocrômico e do sensor de chuva, luz e umidade. Navegando pelo Aliexpress vi vários kits à venda. Dentre os vários, um vendedor informou que para funcionar, além da instalação, seria necessária somente a configuração via VCDS, e que esta seria me repassada caso fizesse a compra. Isso consumado, de fato me foi mandada a configuração, e em exatos 35 (!) dias estava com o pacote em mãos. A primeira surpresa negativa foi que kit não vem com instruções de instalação. Apenas dois jogos de cabos, o comando das luzes, retrovisor, sensor e as capas de plástico para o esconder a fiação que passa do retrovisor para o teto. Abaixo o link do Ali e foto do kit RETROFIT - Retrovisor eletrocrômico e sensores de chuva luz e umidade (Aliexpress) Solicitei ao vendedor o envio das instruções, mas ele disse que não as tinha, sugerindo instalar na minha oficina de confiança. Pois é... Reiterei que preciso de ao menos do diagrama da fiação, mas estou sem retorno até agora. Andei pesquisando mais e vou ter outro desafio: O suporte do retrovisor atual não tem espaço para e sensor e talvez o próprio suporte não seja compatível com o retrovisor novo. A princípio duas soluções: 1- Troca do para-brisa por um novo do modelo com sensor de chuva, ou 2- Retirar a cola cerâmica negra que segura o suporte do retrovisor simples , arrumar o suporte do retrovisor eletrocrômico, colando-o no para-brisas e montar tudo de volta. Pelo que pesquisei, retirar a cola cerâmica é meio trabalhoso e exige a remoção de arranhões do para-brisa. Ou seja, melhor fazer com um profissional. A primeira opção só é viável se eu encontrar algum defeito no vidro e conseguir fazer a troca pelo seguro. Montar as peças não é difícil, o problema vai ser onde conectar a fiação. Posso, em um futuro próximo, precisar da ajuda dos entendidos. Esta semana atualizo as novidades, me desejem boa sorte!
  13. Com Como a minha multimídia não é original, tive a opção deles mandarem com o conector RCA. Lembro que pra quem tinha a original tinha que pedir com o conector original, mais um conversor RGB. Então também não precisou de codificação no VCDS. Vi agora que o link não está mais ativo, mas creio que não vai ajudar no seu caso devido ao que expliquei.
  14. Também coloquei câmera de ré no logo. Mas como minha multimídia não é original, acho que não podemos chamar de retrofit. Funcionalmente é igual a original. Comprada no Aliexpress: https://www.aliexpress.com/snapshot/0.html?orderId=82540315823028&productId=32711203183 Percebi agora q ainda não terei nenhuma foto. Depois posto por aqui
  15. 293 - Filizola - GOLF TSI DSG - Comfortline (sem opcionais de fábrica) - 15/15 - MEX.