fschaeffer

Members
  • Total de itens

    13
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    2

fschaeffer last won the day on November 2 2018

fschaeffer had the most liked content!

Últimos Visitantes

O bloco dos últimos visitantes está desativado e não está sendo visualizado por outros usuários.

fschaeffer's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

17

Reputação

  1. certamente, como qualquer carro no mundo hj (isso deve mudar nos proximos 3 anos na regiao do vale o silicio), nao existe ainda carros fully autonomous nivel 5. muita infraestrutura fisica e eletronica ainda precisa acontecer. Mas no transito caotico que temos hj em SP, onde eu moro, usufruir dessa funcionalidade do Traffic Jam Assist no Passat eh realmente muito ultil - quando o carro esta ate 15 km/h no transito carregado, o que eh muito devagar mesmo, o sistema funciona muito bem O ACC + LAne Assist em condicoes de estrada e velocidades maiores eh apenas uma assitencia e de forma alguma pode ser considerado um substituto do motorista, mesmo porque em qq curva um pouco mais forte o sistema nao eh capaz de manter o carro na faixa, sem contar com a possiblidade de erro sistemico. o ACC somente (Adaptive Cruise control) eh realmente muito confiavel e a medida que mais carros sairem de fabrica com esse feature, iremos comecar a ver uma reducao drastica em acidentes de carros, especialmente nas situacoes onde um carro freia o o que vem atraz nao consegue frear
  2. Sketter, na realidade existe um maneira bem original e simples de vc manter o LA ativo por mais de 12 segundos. Basta pegar uma garrafa de agua de plastico e colocar agua pela metade, encaixando a mesma dentro do volante... Nunca testei, mas ja ouvi de pessoas que fazem.. o movimento da agua dentro da garrafa faz teoricamente com que o volante se mexa constantemente.. veja esse video se alguem testar isso, legal ter o feedback aqui no forum
  3. bom dia, a reposta eh nao por razoes obvias - essa funcionalidade, como o titulo mesmo diz, eh um assistente e nao um substituto do motorista. Na realidade sao 12 segundos ate que ele te avise para tomar controlo do volante. Uso bastante o Lane Assist na estrada e ate mesmo em transito pesado. Na realidade para o transito, entra em acao o JAM assist, que eh a evolucao do Lane assist no transito pesado e respondendo a perguntas anteriores, se existir faixas no asfalto, o lane assist entra em acao praticamente a partir que o carro comeca a andar e se o carro estiver ate 15km/h, ele ira mante-lo entre as faixas indefinitivamente (sem essa limitacao dos 12 segundos). PAra ativar o JAM assist o carro precisa ter o ACC e a camera no parabrisa que eh utlizada para ler as faixas e sinalizacoes das ruas (placas com limite de velocidade por exemplo). A programacao do JAM nao eh simples e nao eh possivel fazer via VCP / VCDS. Existe uma pessoa no Brazil que esta programando nos carros da VW/AUDI que conhece muito o assunto e recomendo, para quem quiser habilita-lo. Alem o JAM, eles habilitam tambem o Emergency Assist, que eh uma variacao/continuacao do Lane Assist em caso de emergencia. Essa funcionalidade basicamente mantem o carro nas faixas apos o apilto sonoro dos 12 segundos. Apos mais 12 segundos ele da uma leve freada no carro para tentar "acordar" o piloto lembrando-o de tomar o volante. Se nada for feito, ele espera mais alguns segundos e ai liga o pisca-alerta e lentamente leva o carro para uma parada total mantendo-o na faixa. Isso eh obviamente uma funcao pensando em um problema repentino do motorista (dormiu, teve algum problema serio de saude, etc.
  4. Oi Flávio. Usei o IGOR de uma empresa baseada na Eslovénia. Pessoa muita capitada e do ramo. Ele fez o lane assist e o TSR (traffic sign recognition ) mas não recomendo fazer o TSR. Não funciona bem aqui no Brasil. Tem uma discussão que explico bem o porquê mas se quiser falar , me ligue e te explico. Segue meu Cel/WhatsApp. 11-98689-5432 abs
  5. Oi Flávio. Isso no obd11 vc precisa comprar créditos para usar os Apps (que não precisam de programação) e fiz bastante coisa programando (não precisa de créditos) e outras com os apps disponíveis (com créditos) a maioria das alterações básicas são 10 créditos (vc ganha por dia 6 créditos do abrindo o app diariamente e vendo as propagandas que aparecem) ou pode comprar usando o meio de pagamento que está linkado com a sua conta da Google play. Não me lembro agora mas 10 créditos não deve custar mais do que 5 euros o lane assist não d para programar no obd11 - pelo menos eu tentei mas não consegui achar as instruções detalhadas e eu diria que eh bastante arriscAdo pois o obd11 não tem a interação e detalhe do VCS software Abs
  6. Flavio, nao existe um botao de rapido acesso para ligar/desligar o lane assist no Passat - vc tem que entrar no menu do carro , serttings e desligar essa assistencia. mas se quiser prevenir que o volante te empurre para um lado, basta dar um toque no pisca pisca que ele desabilita o lane assist enquanto o pisca estiver ligado uma das alteracoes que fiz tambem no meu passat foi alterar o numero que vezes que o pisca funciona quando vc da aquele leve toque na alavanca - o default sao 3 vezes e alterei para 5 abs
  7. foi feito com VCDS - OBD11 nao creio ser possivel
  8. sim, se vc fizer um google ou ir no youtube e procurar por MTL Car Garage, sao eles - la tem varios videos em diversos carros, mas o melhor eh vc mandar um email para ele, pois ja podera te dizer o que da para fazer no seu carro em especifico, dependendo do ano, opcionais, etc - os contatos estao la - seu nome eh Igor. Pode falar que eu o recomendei abs Fernando Schaeffer
  9. quem fez essa programacao foi uma pessoa da Slovenia que conectou no meu carro remotamente - acompanhei, mas nao consegui registrar tudo se quiser eu te passo o contato dele - em que carro vc quer programar isso? Minha opiniao eh que nao vale a pena, pelo menos no Brasil, pois como expliquei acima, nao fica 100% e sempre te mostra velocidades que nao necessariamente estao corretas, pois nao eh o modo totalmente integrado com as velocidades do mapa GPS. fizemos diversos testes alterando a regiao para Mexico, US, Europa, LATAM, etc. e nao funciona absInserir outra mídia
  10. esse eh o painel que vem no Golf R na Alemanha - eu programei ele fazendo uma adaptacao com o VCDS - bem simples. NA realidade tenho um Passat, mas imagino que sirva em qq carro com o cluster digital da VW
  11. ola, quando vc fala que nao conseguiu ativar, o que realmente acontece? veja o que escrevi acima sobre os 2 modos de funcionamento no que consegui ativar no meu carro, que eh o mais burro, ele simplesmente replica a leitura da placa feita pela camera do parabrisa e mostra no painel digital, assim como no GPS. Antes de ativar o TSR, nada aparecia no painel digital e todas a velocidades gravadas ja no mapa do GPS apareciam apenas no GPS, mas em funcao do mapa que foi carregado no meu carro. Agora neste modo que tenho, ele simplesmente ignora as velocidades que estao gravadas no mapa do GPS e simplesmente mostra o que a camera le, o que muitas vezes esta errada. Ex. se estou em uma estrada com limite de 120km/h e ele le essa placa, imediatamente aparece esse limite no painel, mas se eu passar, estando ainda na estrada, perto de uma saida da estrada onde colocam uma placa de 40km/h, ira alterar no painel para 40, mesmo que eu nao saia na saida a direita e continue na estrada. Entendo que no modo FUSION e integrado (que nao funciona por enquanto), neste exemplo que passei, o computador iria entender pela minha posicao no GPS que ainda estou na estrada e nao peguei a saida e simplesmente ignora a leitura da placa de 40km/h
  12. Ola Rodrigo, o sistema aparentemente le a velocidade mais alta. Hj meu carro quando identifica 2 placas com 2 velocidades diferentes (na marginal em SP tem muito dessas), ele mostra a mais alta abs
  13. pessoal bom dia, acabei de encontrei esse forum que nao sabia que existia no Brasil! Sempre uso o da Ross-Tech e o Passatworld Complementando essa otima discussao sobre LA e todos os Driving assists que a VW disponibiliza, tambem habitei o Lane Assist e um modulo secundario do TSR (Traffic Sign Recognition) no meu Passat 2018. Nao sou da VW nem trabalho com isso, apesar de ser engenheiro, mas depois de tanta pesquisa na internet sobre o assunto, destaco abaixo o que consegui capturar: - para habilitar op Lane Assist, o carro tem que ter o DLA (que usa aquela camera embutida no parabrisa logo abaixo do espelho retrovisor, voltada para frente), que tambem eh utilizada pelo TSR - Parking assist nao eh necessario, uma vez que o meu carro nao tem, mas sim o servo motor que entendo ja vem em todos esses Passats novos e alguns Golfs - Tenho usado o LA ha umas semanas bastante na marginal em SP e estradas e funciona MUITO BEM - ele se perde as vezes quando o sol esta muito de frente e quando a curva eh bastante atenuada para um dos lados - um exemplo eh quem vem da castelo branco sentido SP entrando na marginal pinheiros a direita, ele comeca a fazer a curva e me parece que o servo motor nao esta setado ou ate nao tem forca para fazer uma curva tao forte na velocidade que esta e comeca a fazer a curva e simplesmente no ponto mais forte da curva desabilita o LA. POR ISSO A IMPORTANCIA de sempre estar atento e com as maos no volante. O proprio nome diz: Driving Assist ou Driving Aid - para os que comentaram aqui no forum sobre ter desligado o LA porque toda vez que querem mudar um pouco de faixa para ultrapassar alguem (se nao me engano foi alguem com o ford fusion), basta acionar o pisca pisca que ele desativa o LA imediatamente - outra setting que alterei (bem simples) eh o quantidade de piscas quando vc aciona levemente o pisca pisca para qq lado - de fabrica ele pisca 3 vezes, eu alterei para 5 - sobre o TSR (leitura de placas de transito), esse feature tentei diversas vezes e nao querendo desistir, me conectei com uma pessoa na Slovevia que faz essas programacoes remotamente, onde conhece MUITO sobre as possibilidades de programacao nos carros da VW, Audi e Skoda (linha mais barata da VW muito vendida no leste europeu). Em resumo, existem 2 modos do TSR: o primeiro inteiramente integrado com o sistema de navegacao, onde o sistema esta sempre comparando as velocidades do mapa do GPS com a camera e ao ver que a velocidade da camera eh diferente da do mapa, ele faz um override e mostra a da camera. Parece que existe ainda outras analises nesse modo, onde se estiver chovendo, ele diminui um pouco o limite. E no menu do carro, onde vc habilita ou nao o TSR, vc pode tambem habilitar o aviso visual e/ou sonoro quando atinge o limite ou pode setar um valor (5, 10, 15, 20 km/h) acima do limite para te avisar. Hj deixo habilitado apenas o aviso visual acima de 5 km/h, pois nao tenho esse modo integrado habilitado, mas o segundo que descrevo abaixo Bom, este primeiro modo (que se chama Fusion quando estao programando no VCDS) nao funciona no Brasil, pelo menos ate agora, pois o mapa disponibilizado hj no Brasil nao tem as informacoes de velocidade em alguns campos que o modulo de analise do TSR verifica para depois comparar com a velocidade capturada pela camera. O segundo modo, que esta habilitado no meu Passat, eh um modulo mais simples e obviamente mais burro. Para os que hj tem o GPS de fabrica, repararam que eh possivel mostrar os limites de velocidade do mapa (mas nao no painel, para os que tem o painel digital como eu). Esse segundo modo simplesmente desabilita a informacao que esta contida no mapa GPS e usa somente a informacao que a camera le, com a opcao de mostrar tambem no painel do carro. Ou seja, vc esta na marginal e ele le o limite de 90 km/h, onde imediatamente aparece esse limite no painel e GPS. Esse limite ficara assim ATE ele ler um limite diferente. Como podem ver na maioria das vezes a informacao esta correta sobre o limite de velocidade, mas na transicao entre os limites o painel vai de mostrar algo que nao eh o limite real da rua/estrada. De todos os modos, a camera eh exceptional e consegue ler MUITO bem as informacoes, inclusive placas de "Nao ultrapassar". Existem algumas vezes que nao le quando estamos em uma estrada com 3 ou mais faixas e o carro esta em uma das pontas e a placa esta do lado oposto Anexo uma foto do painel com o limite de velocidade 40 km/h no canto superior direito Abracos