Prezados,
Como muitas vezes já consultei este fórum e me beneficiei em muito dos esclarecimentos aqui contidos, me vi na obrigação de também fazer uma contribuição.
Pois bem, tenho um Golf MK7 Alemão 2013/2014 que apresentou o problema no acionador da porta de combustível.
A dica aqui neste tópico, de apertar para dentro a porta do combustível e ao mesmo tempo abrir o carro com o controle remoto funcionou para mim.
Mas como o acionador continuava com problema, não queria passar pela situação de em uma viagem não conseguir abrir a porta de combustível e não conseguir abastecer.
Então procurei os preços desse acionador:
1 - Concessionária - R$ 650,00
2 - Mercado Livre - R$ R$ 350,00
Achei um absurdo de caro.
Foi aí que encontrei a melhor opção:
3 - Aliexpress: Preço total US$ 38,00 - uns R$ 130 (lembrando que tem IOF)
https://pt.aliexpress.com/item/TUKE-Actautor-Enchimento-da-Caixa-De-Controle-Da-Porta-de-Combust-vel-Do-Motor-Para-Golf/32855864385.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.s11ouB
Chegou em 1 mês no Rio de Janeiro, com a opção de envio AliExpress Standart Shipping
A troca é simples e leva 20 minutos.
As etapas são:
1 - Tire o parafuso estrela que fica no acionador.
2 - Solte a tamba de combustível
3 - Com a porta da tampa quase fechada, puxe a borracha interna com as mãos aos poucos para tirar a tampa toda.
Não deixe porta aberta, pois ela vai bater na lataria do carro enquanto se tenta retirá-la
4 - Abra o porta malas e retire o fundo
5 - Remova a barra de plástico interna, que fica encostada no para-choque. É tudo encaixe então não tem parafuso para tirar
6 - Remova de vagar a cobertura de plástico que fica acima da caixa da roda da direita, mas não precisa remover tudo, apenas o suficiente para a etapa 7
7 - Vai dar para ver o conector do acionador da tamba logo atrás da luz interna, desconecte ele do soquete
8 - Remova o acionador da lataria, deslizando ele para a direita (é apenas encaixado na lataria)
9 - Solte a borracha de vedação e puxe o fio com vagar para remover completamente o acionador
10 - Pronto! Agora é só fazer as etapas em reverso para instalar o novo acionador, sem pagar o absurdo que a CSS e o ML cobram.
Vou tentar postar nos próximos posts as fotos que tirei das etapas.
Como última dica, enquanto o novo acionador não chegava, simplesmente desconectei o acionador com problema.
Preferi correr o minúsculo risco de alguém abrir a porta de combustível com o carro fechado, do que poder não conseguir abastecer no posto.
Espero ter ajudado.