iCardeX

Troca do elemento de filtro de ar-condicionado

Recommended Posts

Esse video intuitivo, coletado no canal "tudo sobre o Golf Gti", ensina como substituir o filtro do ar-condicionado. Particularmente prefiro eu mesmo executar esse procedimento ante o concessionário. 

Fica de dica: considerei o fliltro fabricado pela Denso (alemã) muito melhor que o OEM VW da VALEO de fabricação francesa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Esse video intuitivo, coletado no canal "tudo sobre o Golf Gti", ensina como substituir o filtro do ar-condicionado. Particularmente prefiro eu mesmo executar esse procedimento ante o concessionário. 

Fica de dica: considerei o fliltro fabricado pela Denso (alemã) muito melhor que o OEM VW da VALEO de fabricação francesa.

Cardeque, onde encontrou o Denso??? CSS mesmo?

Enviado usando o TapaTalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
16 minutos atrás, anghinoni1982 disse:

Cardeque, onde encontrou o Denso??? CSS mesmo?

Enviado usando o TapaTalk

A DENSO é fabricante do hardware de ar-condicionado do Golf. Os primeiros filtros que estavam disponíveis à venda no concessionário eram da DENSO importados da Alemanha, depois, provavelmente por questões de custos, a VW substituiu pelo OEM Valeo. Detalhes que eu percebi no DENSO:

a) Acabamento do filtro perfeito, com laterais firmes e filtrantes

b.) Apesar de ser de carvão ativado (componente preto) o filtro lacrado é branco e felpudo. Isso mesmo é branco e felpudo! E o material de carvão ativado está entre as duas camadas brancas de revestimento. Deve custar caro essa brincadeira. O Valeo já vem escuro por conta do carvão ativado, e fica até difícil mensurar o desgaste.

c.) Como a cabine do Golf é fabricado pela DENSO, o filtro entra justíssimo e sem folga para impurezas.

d) Ele é mais pesado que o da Valeo, cerca de 15%, e considerando o peso é nítido que há mais material empregado na fabricação do DENSO.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora eu estou reparando esse Gti está trocando o filtro Valeo e a tampa do compartimento do dele está escrito Valeo também. No meu está escrito DENSO, o filtro original era DENSO. Na época eu fui atrás dessa Denso para saber qual era a área de atuação, e resultou: compressor, evaporador, condensador, ou seja, toda a linha de refrigeração automotiva. Achei o filtro da Valeo tão mixuruca que nem me dei ao trabalho de pesquisá-lo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esses filtros não são compatíveis com o Golf Mk7.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapa, já postei no HT Forum e agora vou postar aqui, já que nem todo mundo é cadastrado lá.

 

Seguinte, levei o Golf pra fazer a 3ª revisão, que consta a troca do filtro do AC. Na hora da troca o mecanico me informou que o filtro era "mais branco" porque não tinha o carvão ativado, que questionei e ele me disse que o filtro com carvao ativado só vem de fabrica no carro, o filtro de reposição é aquele mesmo, inclusive com "part number" e "Made in Germany" constando no filtro de reposição. Pensei comigo, é original, sem problemas... paguei 100 reais no filtro e fui embora... daí nesses 3 dias após a revisão to sentindo uma diferença no AC, tá gelando menos (pode ser só impressão) e com um cheiro (isso é real, não é um cheiro ruim nem nada parecido, só um odor diferente, quando tirei o carro da css e em 1 ano e meio nunca senti esse odor diferente, ok). Resolvi postar la no HT Forum pra ver se alguem saberia se o filtro é esse mesmo, sem o carvao ativado; daí um user postou lá que colocaram um "filtro paralelo" (paralelo entre aspas porque é original VW, só não é o correto), aí mostrou um video da troca do filtro de um Golf GTi (o mesmo video que esta no 1º post desse tópico), junto com part number 5Q0 819 653.

 

Fui no meu carro, desmontei o porta luvas, tirei o filtro e constatei o part number 5Q081964. 

 

 

Segue fotos:

 

2qdokzk.jpg

 

 

25hmhdl.jpg

 

 

Liguei na css VW que fiz a revisão, falei com o consultor e ele me disse que o filtro é esse mesmo pro Golf TSi, inclusive passou o PN, o mesmo da NF e do filtro que estava no meu carro. Questionei que não tinha o carvao ativado, aí ele me disse que com carvao ativado só do Golf GTi, PN 5Q0 819 653, e falou que dava pra colocar sem problemas... falou que tinha diferença de $69 de um filtro pro outro. Sugeri que pagasse a diferença e trocassem o filtro que esta no meu carro pelo com carvao ativado, ele falou que sem problemas.

 

To só esperando chegar o botao do start stop, que tá descascado e já vou fazer a troca do botao e filtro.

 

 

Então, atenção na revisão. Não sei se a VW tá fazendo corte de custo e colocando um filtro sem carvao ativado, ou sei lá qual a razão. O Fato é que o Golf vem com o filtro com carvao ativado, ele é cinza. O colocado no meu carro é branco (porque não tem o carvao ativado), comum.

 

Acho que a css deveria, pelo menos me dar opção de escolha, independente se o filtro com carvao ativado custa $70 ou $500 a mais.

 

Imagino a hora que tiver que trocar algum componente de segurança, tipo disco/pastilha de freio... vou ter que fazer uma pesquisa antes pra saber qual a peça original, senão a VW coloca "uma original mais barata" (e talvez com menor eficiencia como é o caso do filtro)...

 

 

Phoda

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu fiz a besteira de trocar na revisão de 20kkm e agora já contempla a troca aos 30kkm... Não caio mais nessa de trocar antes da hora

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 minutos atrás, sighup disse:

Eu fiz a besteira de trocar na revisão de 20kkm e agora já contempla a troca aos 30kkm... Não caio mais nessa de trocar antes da hora

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Eu tb pensei em trocar antes no meu, mas abri outro dia, estava limpo o filtro, só com algumas folhinhas de arvore...

Dei um sopro e ficou quase novo :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O do meu carro foi trocado SOMENTE na revisão dos trinta mil. Saiu um Mann Filter(branco) e entrou um Valeo(cinza). Analisando os dois nota-se claramente que o Mann Filter é muito superior ao Valeo. Tamanho maior, material e bordas mais acabadas e resistentes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O do meu carro foi trocado SOMENTE na revisão dos trinta mil. Saiu um Mann Filter(branco) e entrou um Valeo(cinza). Analisando os dois nota-se claramente que o Mann Filter é muito superior ao Valeo. Tamanho maior, material e bordas mais acabadas e resistentes.

Tio sorveteiro, responde essa:

No meu tem o simbolo da Valeo e da MannFilter...

e361d645cdd9e4e30b3423bab5de6971.jpg

Enviado de meu SM-N920G usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora