Golf GTI vs. Audi A3 1.4T


Truc

Recommended Posts

Comparação estranha, né? Mas são dois carros que tenho em minha garagem, e gostaria de compartilhar com vocês uma sensação que tenho: que o A3 1.4 me parece muito mais ágil que o GTI 2.0.

É impressionante como o A3 1.4T parece um carro elétrico, você pisa no acelerador e ele responde imediatamente. Turbo lag? Zero! Muito mais ágil que o GTI. O GTI em modo Eco é uma tartaruga para responder, e no modo Sport o motor estica demais. O A3 tem uma tocada perfeita.

Fiquei p... quando a Audi deixou de trazer A3 com 200HP e passou a trazer de 150 e 180HP. Aliás esta foi uma das razões para comprar o GTI. Mas vendo a agilidade do A3 de 150HP de minha mulher, e o consumo absurdamente baixo, estou revendo meus conceitos. Por ter uma potência muito menor ele chega a uma velocidade máxima bem abaixo da do GTI, com o A3 já cheguei a 199km/h, mas quem precisa de mais do que isso? O impressionante mesmo é que, apesar da diferença de torque (25 do A3 contra 35 do GTI), parece que o A3 tem um torque maior. Que mágica andaram fazendo?

Nunca dirigi um Golf TSI para saber se ele á tão ágil quanto o A3, um dia vou checar.

Saudações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que a diferença esteja nos câmbios. O DSG7 do A3 possui a relação mais curta daí a sensação de agilidade. Onde vc mora? Se for em Brasília me avisa dai a gente faz um teste drive. Kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso dele, o A3 já é o nacional com Tiptronic. Eu tinha lido em algum lugar que essa caixa com conversor de torque elimina bastante a sensação de turbo lag do carro, muito embora sejam unânime em falar sobre a perda de eficiência do câmbio, principalmente em relação à velocidade de troca de marchas. A calibrarão do acelerador eletrônico também pode ser diferente entre as duas casas. De qualquer maneira achei seu relato muito surpreendente, porque eu já dirigi um Jetta TSI e tb o GTI e em ambos senti muito mais força que meu Golf TSI, embora tenha notado o mesmo turbo lag (que acho bem baixo no Golf), afinal a qualquer toque no acelerador, a rotação já está em 1000, 1100 e a partir de 1400, 1500 o turbo entra em ação... Penso até que muitas vezes só sentimos o efeito desse turbo lag no DSG pq o Golf poe a segunda marcha muito rápido, vc mal está em movimento e ele já joga a segunda, dai se vc pega uma rampa de garagem acaba sendo um martírio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nossaa...gosto do meu 1.4 mas sei que o GTI daria um banho nele...
Eu também acho meu carro muito ágil na cidade ( NA CIDADE ), mas já tentei buscar alguns GTIs e uns Jettas e foi bem complicado. 

Uma vez até arranquei e mantive uma diferença pequena de um jetta, mas acho que a partir do momento que ele entendeu que eu realmente tava brincando com ele, ele me buscou e foi embora. 
Como sou um bom perdedor logo desisti de tentar buscar. 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso dar uma sugestao experimenta o sprint booster, depois que comprei o carro ficou outro.

Claro ele nao da nenhum CV e etc. ele tira o lag do acelerador.

Nao curto mexer no carro, soh experimentei pois o vendedor deixou eu testar bem antes, e como ele eh plug nd play, nao deu outra .

Recomendo demais. 

 

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Edsonim disse:

Posso dar uma sugestao experimenta o sprint booster, depois que comprei o carro ficou outro.

Claro ele nao da nenhum CV e etc. ele tira o lag do acelerador.

Nao curto mexer no carro, soh experimentei pois o vendedor deixou eu testar bem antes, e como ele eh plug nd play, nao deu outra .

Recomendo demais. 

 

abs

Bom dia ,estou ensando  ja  a  algum  tempo em  colocar  no  meu, odeio  esse  lag.....poderia  me  dizer  qto  pagou  e  onde  comprou ?   grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de andar em um A3 1.4 sedan importado (122 cv stronic). Um colega do trabalho acabou de comprar e fomos almoçar. Ele deixou eu voltar dirigindo.

A sensação foi da aceleração ser menor que no meu Golf 1.4. Não muito, mas claramente perceptível. Pesa aí o fato de estarmos em 4 no carro, porém em situação semelhante, ainda senti o Golf mais forte. Também acredito que sinta menos esta perda de força no Golf do que meu amigo relatou sentir no Audi.

De resto, achei sensacional o carro. Gostei muito do painel, console central e da posição de dirigir, mais 'horizontal' que no Golf.

*O stronic também tem os barulhos do DSG, mas as retenções praticamente não existem.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, willyaugusto disse:

Acabei de andar em um A3 1.4 sedan importado (122 cv stronic). Um colega do trabalho acabou de comprar e fomos almoçar. Ele deixou eu voltar dirigindo.

A sensação foi da aceleração ser menor que no meu Golf 1.4. Não muito, mas claramente perceptível. Pesa aí o fato de estarmos em 4 no carro, porém em situação semelhante, ainda senti o Golf mais forte. Também acredito que sinta menos esta perda de força no Golf do que meu amigo relatou sentir no Audi.

De resto, achei sensacional o carro. Gostei muito do painel, console central e da posição de dirigir, mais 'horizontal' que no Golf.

*O stronic também tem os barulhos do DSG, mas as retenções praticamente não existem.

 

willyaugusto,

Isto era o que eu sempre quis saber, estas retenções me parece solução barata que a VW inventou aqui para tentar reduzir os barulhos de chocalhos quando se passa em piso ruim.

Uma pena não ter mais o Audi A3 sportback 1.8 :(  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Higor!

Na verdade, em uma rua de asfalto esburacado, foi possível notar que ele segurou um pouquinho mais a 2º marcha. Até por volta dos 2400 RPM, aproximadamente, e trocou pra terceira. Agora, comparando com o meu carro isso não é nada. Na mesma situação o meu passaria dos 3000.

Perguntei pro meu amigo se ele notou algo de retenção, ele disse que 'desconfiou' algumas vezes só que estava acontecendo, mas o carro logo troca a marcha. Então bate com o que eu percebi.

Pelos relatos aqui no forum, tem alguns Golfs que devem ter este mesmo nível de retenção..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ai gente andei ontem no A3 1.4 hatch importado do meu amigo , não puxei contra meu golf mas a sensação é que ele não anda igual , quando pisa tudo o golf me cola bem mais no banco , mas é um bom carro sem duvida e sinti que o acelerador é mais mole do que o do Golf e a direção também 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros, uma correção, o Audi da minha mulher tem 122HP e não 150HP como eu disse, o que torna isso mais dramático.

É até engraçado, no começo eu só saía dele com o pneu cantando, agora eu tenho que pisar bem mais leve, nunca aconteceu isso com outros carros que dirigi, nem Porsche...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Truc disse:

É até engraçado, no começo eu só saía dele com o pneu cantando, agora eu tenho que pisar bem mais leve, nunca aconteceu isso com outros carros que dirigi, nem Porsche...

Perdão, Truc, mas não entendi o que tu quis dizer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/03/2016 at 1:18 PM, tsi_higor disse:

Não entendi sua avaliação amigo, vc quer dizer que as respostas do câmbio AT convencional se mostraram melhores do que o dsg do GTI?

Tá muito confuso isso tudo. Além de câmbios muito distintos, a diferença de torque é muito grande. As "contas" não batem, não consegui "digerir" esse comparativo. Muito estranho....Façamos um comparativo(se é que é necessário), comparar um Tsi versus um Gti. Fácil a resposta né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Truc, expresse melhor sua análise.

Vi em um outro post que você menciona que tem dois Audi e o GTI e lá você fala que os seus dois Audi são S-Tronic 6 sendo um da geração atual e que nesse tópico você confirma que é a versão 1.4 de 122 cv, se até ai tudo se confirma receio em dizer que este A3 é um S-Tronic 7 o mesmo DSG-7 do Golf.

Acho fantástico o desempenho do 1.4 Tsi com DSG-7 mas lá em casa meu pai tem um Jetta TSI com dsg-6 e não tem como comparar o Jetta embala muito mais rápido até suas marchas são mais longas.

Talvez você tenha simpatizado mais com a Audi e por isso criou esta imagem e nem todos olham um carro pelo tamanho do motor mas sim pelas suas qualidades em um geral..

Eu particularmente prefiro meu Golf 1.4 do que o Jetta 2.0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/03/2016 at 7:05 AM, ronaldo disse:

Bom dia ,estou ensando  ja  a  algum  tempo em  colocar  no  meu, odeio  esse  lag.....poderia  me  dizer  qto  pagou  e  onde  comprou ?   grato

Fala Ronaldo, tem no mercado livre (1299), eu paguei pouco mais caro q no Mercado Livre. 

Se vc for de Sao Paulo, compra na Young Sound eles deixam testar antes., mas eh bom dar uma ligada antes pq acaba rapido.

A instalacao eh super simples, coisa de 2min.

Mas ja vai com a grana, diz o vendedor que 95% que testa nao tira nem fo****

abs

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Edsonim disse:

Fala Ronaldo, tem no mercado livre (1299), eu paguei pouco mais caro q no Mercado Livre. 

Se vc for de Sao Paulo, compra na Young Sound eles deixam testar antes., mas eh bom dar uma ligada antes pq acaba rapido.

A instalacao eh super simples, coisa de 2min.

Mas ja vai com a grana, diz o vendedor que 95% que testa nao tira nem fo****

abs

 

 

 

kkkkkkkk, valeu Edson ,grande abraço!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...