Recommended Posts

Postado

Bom dia,

Eu acabei de comprar um golf  0 2015/2015 1.4.

O motor do golf precisa amaciar?

Eu procurei no google, nesse forum, no manual e ainda não consegui decobrir isso.

Eu venho do Ka milzinho, o golf é meu primeiro carro de gente grande, então se a pergunta for boba, me desculpem.

No manual do KA essa informação era bem no inicio do manual. Ainda estou lendo o manual do golf mas está dificil achar essas questões mais de mecânica.

Desde já agradeço.

Postado

Cara, não lembro de ter visto nada no manual do Golf...

Mas, essa história de amaciar é coisa de carros antigos. Antigamente as peças não eram feitas com a tecnologia de hoje, as tolerâncias e folgas eram maiores, o carro precisava do perído de amaciamento para que as folgas se acomodassem e para evitar atritos maiores.

De qualquer forma, acho que não exigir muito do carro nos primeiros 1000km pode ser bom... Assim como não exigir muito do carro quando ele estiver frio, e uma série de outras dicas que você tem aqui no fórum... Pega leve enquanto estiver conhecendo o carro.

Eu não amaciei!

Postado

Sim, isto tem no manual.

Motores novos levam um certo tempo para lubrificarem e sofrer os pequenos "desgastes" necessários para ajustamento perfeito.

O manual recomenda que nos primeiros 1.000 km você ande somente em rotações baixas e dos 1.000 até os 1.500 km você vá ganhando velocidades mais altas conforme o passar do tempo.

Se você não pega estrada e só anda em cidade você pode esticar as marchas do carro para ir "amaciando" o motor e se tem a possibilidade de pegar estradas então com segurança vá tentando chegar na velocidade máxima do carro.

Sinceramente, eu acho isso uma besteira , disso tudo que disse só tenha cuidado mesmo no começo antes de bater os 1.000 km e depois disso use conforme quiser. Estamos falando de um motor turbo, 25,5 kgfm em 1500 rpm é natural que ele se "auto" "amacie" do que fica e esmerilhando o motor novo.

Postado

Eu fiz como o pessoal falou, andei de boa até os 1.000km. Na verdade algumas vezes nao aguentei e pisei mesmo kkkkkkk.

Mas faz isso mesmo, vai de boa no início, ainda mais que está saindo de um carro 1.0. Vai pegando a manha do carro aos poucos, pois o bicho puxa mesmo.

parabéns pela aquisição! bela escolha!

Postado

Eu dirigi bem tranquilo até os 2000 km, daí até os 5000 km fui aos poucos exigindo mais do carro. Logo após fazer 5000 procurei esticar as marchas e levar o carro ao limite. Até os 2000 foi realmente pensando em amaciamento, depois dirigi pensando em me adaptar gradualmente ao carro, já que vinha de um modelo bem mais fraco.

Postado

Tdo isso ai que a galera tc é verdade. Mas, no meu caso eu abri um parênteses. Fui buscar o meu na css à 750km de casa. E na volta sozinho, livre leve e solto, mostrei a ele como se deve andar. Chamei o animal bravio na chincha e vim esporiando e batendo a roseta até em casa, eduquei e amansei o potro selvagem do jeitim que eu queria....Sentando a pua!!!

Postado

Esse assunto é polêmico. No manual não há nada escrito.

O fato é que hoje em dia os processos de manufatura são muito melhores que no passado, os motores são testados adequadamente ao fim da produção e portanto este "ajuste inicial" pode ser desnecessário. Já conheci, inclusive, gente séria defendendo o contrário: deve-se buscar o limite logo no começo, para detectar eventuais casos de "mortalidade infantil".

De qualquer maneira, eu decidi me despreocupar. Dirijo de maneira calma 99,99% do tempo, tanto faz se nos primeiros 5.000 km ou lá pelos 100.000 km e, se necessário, exijo mais. Não creio que os 0,01% restantes vão me causar qualquer problema.

Abraço!

Enviado de algum lugar distante usando Tapatalk

Postado

Procurei no manual... achei na página 322... Não sei se segue a mesma numeração, mas acredito que sim.

Fala inclusive que até os 1000 km:

Não acelerar ao máximo;

Não submeter a uma rotação maior que 2/3 do máximo;

Não conduzir com reboque;

Entre 1000 e 1500 aumentar gradualmente até a velocidade total e rotação máxima do motor (gostei dessa parte Hehehe ).

Enviado de meu SM-G900MD usando Tapatalk

Postado

Procurei no manual... achei na página 322... Não sei se segue a mesma numeração, mas acredito que sim.

Não acelerar ao máximo;

Entre 1000 e 1500 aumentar gradualmente até a velocidade total e rotação máxima do motor (gostei dessa parte Hehehe ).

Valeu pela dica! O lance é seguir o que o fabricante fala. No meu caso, fiquei tão empolgado com o Golf que esses 1000 km passaram em 10 dias. Nem senti! [emoji1]

Postado

Duro é manter esses dois terços de máxima rotação, com esse torque e horses sob o capô. Fazendo uma analogia é como vc dividir uma poltrona de avião com a dona onça e a Ellen Ganzarolli. Vc pode até educar o seu cérebro para não ficar de  bobeira a espiar o decote dela, impossível e fazer o se zóio de águia não apreciar "tamanha formosura".......Como diz o Geraldo Magela; É MUITO DIFÍCIL!!!

Postado
1 hora atrás, RicW disse:

Valeu pela dica! O lance é seguir o que o fabricante fala. No meu caso, fiquei tão empolgado com o Golf que esses 1000 km passaram em 10 dias. Nem senti! emoji1.png

No manual do meu, edicao 05/2013, fica na pagina 361, as mesmas recomendacoes citadas pelo fabiano..... e RicW, valeu pelo tutorial das capas de disco no infotainment! 

Postado

O meu está com 2500 km, menos de um mês que comprei. Quase toda a km na estrada. E já "viu" de tudo no painel, desde 0 km. O principal cuidado, para mim, é nunca forçar com o motor frio. Ainda mais um motor sobrealimentado.

Enviado de meu LG-H818 usando Tapatalk

Postado

O meu completou 1000km na última quarta. Por enquanto, nada de esticada. Estou andando no Max até 3000rpm no modo eco. Média de 11km/L com ar ajustado em 23C.

Ansioso para esticar as pernas da minha Variant na Páscoa... Viagem de 350 km para o interior.

Sent from my iPhone using Tapatalk

Postado

1600 km completos hoje... tirei ele 27 de fevereiro...

Sábado(ontem) tava na casa de 1300 km dei umas esticadas boas... cheguei a 223...

Hoje fiz o caminho de volta e andando normal fiz média de 15.6... vamos ver como se comporta daqui pra frente.

Postado

Obrigada pela ajuda, gente!

O meu está com 200 quilometrinhos rodados. Estamos nos conhecendo. Mas achei esse carro muito safado! Ele não gosta de ficar em marcha pequena, já vem pedindo pra subir de 3 pra 5 ou de 4 pra 6 só porque tem uma descidinha. Ele não curte ficar quieto no canto dele, acho que o meu é hiperativo!

Em 12/03/2016 at 1:11 AM, Barbosa51 disse:

Saindo do assunto.... acho que a Daiane é a primeira menina no fórum (pelo menos que participa).

Seja bem vinda!

Obrigada ;-)

Em 12/03/2016 at 11:53 PM, chrisarec disse:

No manual do meu, edicao 05/2013, fica na pagina 361, as mesmas recomendacoes citadas pelo fabiano.....

Em 11/03/2016 at 8:43 PM, o_fabiano disse:

Não acelerar ao máximo;

O meu manual é de 2014, e tem um caderninho extra para "brasileirices". Mas obrigada, vou procurar perto dessas página citadas!

Eu estou lendo o manual, mas ele começa descrevendo cada um dos botões e depois cada um dos frisos. Dei uma pescada nas minhas prioridades conforme foi surgindo a dúvida. Por exemplo, demorei muito até entender a mensagem de "bloqueio safe", e a calibragem certa do pneu. O forum me ajudou nesses pontos! Mas sobre o motor não consegui achar o capitulo.

Eu só tinha lido o manual do meu Kazinho antes, e ele tinha um capitulo de getting started que fala o principal antes de sair com o carro (afinal, a gente pega o carro e quer sair brincando com ele né?) Já o manual do Golf é gigantesto e começa no genesis, detalhando tudo. Além de repetir mil vezes que se eu bater o carro a culpa é minha, que a VW me avisou pra não confiar no carro...

Muito obrigada pela ajuda! Acho que agora eu já entendi :)

Postado
Em ‎11‎/‎03‎/‎2016 at 2:27 PM, Daiane disse:

O que vocês acham que é uma grande puxada? Estou segurando ate 3,5 k rpm.

Mas eu peguei o carro ontem, ainda tenho medo de confundir a primeira com a ré.

Enviado de meu GT-N8010 usando Tapatalk

KKKKK, até hoje ainda confundo! Dirijo o carro da empresa que é manual a semana inteira, e quando vou pegar meu Golf nos finais de semana sempre dá uns "tilt" normal!

Meu Golf está com 7000km, peguei ele 0km em outubro do ano passado. Até os 2000km procurei não forçar muito, foi difícil pois o bichinho tem vocação pra andar e parece pedir para você pisar...Mas agora não estou nem aí, viajei em dezembro e levei ele até o limite várias vezes na estrada, muito bom!

• 2 weeks later...
Postado
O meu completou 1000km na última quarta. Por enquanto, nada de esticada. Estou andando no Max até 3000rpm no modo eco. Média de 11km/L com ar ajustado em 23C.

Ansioso para esticar as pernas da minha Variant na Páscoa... Viagem de 350 km para o interior.

Sent from my iPhone using Tapatalk

Conforme dito, "estiquei as pernas" da minha Variant por aproximadamente 800 km. Modo Eco na ida e modo Normal na volta.

Média de velocidade por volta de 115 km/h. Trânsito moderado. Ar condicionado ajustado em 23C. Piloto automático. Duas pessoas, um cachorro e bagagem.

Gasolina V Power racing no primeiro abastecimento. No segundo abastecimento, por falta de opção, pus Ipiranga aditivada.

Tanto na ida quanto na volta, condução tranquila sem esticadas ou aceleradas fortes.

Média na ida: 16,4km/L

Media na volta: 17,6 kn/L

Conclusão: na estrada julgo ser melhor utilizar o câmbio no modo Normal. Na cidade fico com o Eco.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora