Discussão: falhas câmbio DSG - Histórico


Jorge Jox

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RicW! No caso do amd3000, daria para tirar algo(novidade) ou é muito superficial é precipitado?

Não dá pra dizer nada ainda... É pouca informação, e tudo o que eu disse é especulação. Achei estranho o cara do HTForum ter a versão G e o@amd3000 ter a K. Não sei se há alguma lógica na distribuição destes PNs, e nem se há relação entre eles e as falhas.

Pra saber, só com um banco de dados amplo, que jamais teremos aqui.

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1 minuto atrás, RicW disse:

Não dá pra dizer nada ainda... É pouca informação, e tudo o que eu disse é especulação. Achei estranho o cara do HTForum ter a versão G e o@amd3000 ter a K. Não sei se há alguma lógica na distribuição destes PNs, e nem se há relação entre eles e as falhas.

Pra saber, só com um banco de dados amplo, que jamais teremos aqui.

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Valeu, obrigado!!!

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19 horas atrás, RicW disse:

Galera, fuçando a internet descobri que existem diversas "variantes" da mecatrônica do DSG7. E consta que é mudança de hardware mesmo, e segundo a Ross-tech, eles não seriam intercambiáveis.

O número-base é sempre o mesmo: 0AM 927 769 X, onde o X pode variar de D até K, se não me engano.

Vi uns logs do Vag-com na net e aparentemente os Golf MK6 tinham a versão D. Vi um cara no HT fórum que passou o VCDS 12.12 e registrou o log. Saiu algo assim:

Address 02: Auto Trans (J743) Labels: 0CW-927-769.clb
Part No SW: 0CW 300 045 HW: 0AM 927 769 G
Component: GSG DQ200-MQB H43 4532 
Revision: 00043014 Serial number: CU501309195172
Coding: 0014
Shop #: WSC 01357 011 00200
ASAM Dataset: EV_TCMDQ200021 001001
ROD: EV_TCMDQ200021.rod
VCID: F6E3805A4967B0AE3EF-80A3

Como não tenho o VCDS ou vag-com, seria interessante que alguma alma caridosa passasse em um alemão e depois em um mexicano e postasse aqui. Assim, saberíamos se há variantes diferentes entre eles.

Valeu!

Isso, sim, eu chamo de providência que vale a pena. Em vez de ficar só na choradeira, ao menos tentar descobrir algo, alguma tendência, ou aspecto padrão entre os carros que tiveram problema.

Meus cumprimentos @RicW, tenho certeza de que tiraremos alguma serventia do que está sendo feito nesse tópico.

Abraço.

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Isso, sim, eu chamo de providência que vale a pena. Em vez de ficar só na choradeira, ao menos tentar descobrir algo, alguma tendência, ou aspecto padrão entre os carros que tiveram problema.

Meus cumprimentos @RicW, tenho certeza de que tiraremos alguma serventia do que está sendo feito nesse tópico.

Abraço.

Valeu, @CaUtz! Agora precisamos que mais pessoas com o VCDS postem os dados de HW e SW aqui.

Abraço!

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1 hora atrás, RicW disse:

Valeu, @CaUtz! Agora precisamos que mais pessoas com o VCDS postem os dados de HW e SW aqui.

Abraço!

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Eu, infelizmente não tenho, mas vou ver se não consta em um diagnóstico que a CSS fez no meu carro outro dia... eles me entregaram a impressão do diagnóstico. O meu é um mexicano.

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23 minutos atrás, CaUtz disse:

Eu, infelizmente não tenho, mas vou ver se não consta em um diagnóstico que a CSS fez no meu carro outro dia... eles me entregaram a impressão do diagnóstico. O meu é um mexicano.

@RicW e demais interessados, encontrei !

Está em português, e é identificado de forma um pouco diferente, mas fazendo um comparação literal com o que o RicW postou " Part No SW: 0CW 300 045 HW: 0AM 927 769 G ", estou certo de que é isso mesmo:

Número de peça VW/Audi            0CW300047E

Número de peça de hardware      0AM927769K

Ou seja, a minha variação é a "K"

E tem mais algumas informações que eu acho que pode ser importante:

Versão do software: 5204

Versão do hardware: H43

No exemplo postado consta " Component: GSG DQ200-MQB H43 4532 ", onde 4532 deve ser a versão do software desse câmbio.

Espero ter colaborado.

Abraço

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@RicW e demais interessados, encontrei !

Está em português, e é identificado de forma um pouco diferente, mas fazendo um comparação literal com o que o RicW postou " Part No SW: 0CW 300 045 HW: 0AM 927 769 G ", estou certo de que é isso mesmo:

Número de peça VW/Audi            0CW300047E

Número de peça de hardware      0AM927769K

Ou seja, a minha variação é a "K"

E tem mais algumas informações que eu acho que pode ser importante:

Versão do software: 5204

Versão do hardware: H43

No exemplo postado consta " Component: GSG DQ200-MQB H43 4532 ", onde 4532 deve ser a versão do software desse câmbio.

Espero ter colaborado.

Abraço

Valeu,@CaUtz! Só o tempo vai dizer se será possível concluir alguma coisa, mas desde já agradeço pelo apoio. Abraço!

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Amigos, boa noite a todos. Fiz um cadastro no forum apenas para deixar o meu relato.

Era um feliz proprietário de um golf 1.4 TSI 2014 (alemão), ate que um belo dia, em uma ultrapassagem em uma de nossas  ~maravilhosas~ BRs houve uma perda importante e súbita de potencia (parecia um carro 1.0).

Levei imediatamente a concessionaria (todas revisões feitas devidamente nos prazos).

Após 3 semanas e troca da unidade mecatrônica, foi solicitada a troca da embreagem e do cambio.

No momento estou aguardando o retorno do automóvel para a venda do mesmo (perdi totalmente a confiança).

Fica aqui meu relato, meu desanimo com isso e a vontade de procurar um substituto de confiança....

Abraços

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6 minutos atrás, epnascimento disse:

Amigos, boa noite a todos. Fiz um cadastro no forum apenas para deixar o meu relato.

Era um feliz proprietário de um golf 1.4 TSI 2014 (alemão), ate que um belo dia, em uma ultrapassagem em uma de nossas  ~maravilhosas~ BRs houve uma perda importante e súbita de potencia (parecia um carro 1.0).

Levei imediatamente a concessionaria (todas revisões feitas devidamente nos prazos).

Após 3 semanas e troca da unidade mecatrônica, foi solicitada a troca da embreagem e do cambio.

No momento estou aguardando o retorno do automóvel para a venda do mesmo (perdi totalmente a confiança).

Fica aqui meu relato, meu desanimo com isso e a vontade de procurar um substituto de confiança....

Abraços

 

13 minutos atrás, epnascimento disse:

Amigos, boa noite a todos. Fiz um cadastro no forum apenas para deixar o meu relato.

Era um feliz proprietário de um golf 1.4 TSI 2014 (alemão), ate que um belo dia, em uma ultrapassagem em uma de nossas  ~maravilhosas~ BRs houve uma perda importante e súbita de potencia (parecia um carro 1.0).

Levei imediatamente a concessionaria (todas revisões feitas devidamente nos prazos).

Após 3 semanas e troca da unidade mecatrônica, foi solicitada a troca da embreagem e do cambio.

No momento estou aguardando o retorno do automóvel para a venda do mesmo (perdi totalmente a confiança).

Fica aqui meu relato, meu desanimo com isso e a vontade de procurar um substituto de confiança....

Abraços

Resumido demais o teu caso. Não dá para tirar conclusões. Qual foi a mensagem de erro que apareceu no computador de bordo?

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Apos a perda de potencia estacionei o carro.

No painel acendeu uma luz amarela  (Triangulo amarelo) e o start stop não entrava mais. Ao tentar o acionar aparecia ~ERRO Start Stop~.

Estava no modo de conducao esportivo. Mudei para o normal, fui comer algo no posto em que havia parado.

Apos algum tempo voltei ao veiculo, nao mais apareciam luzes de advertencia. Consegui chegar ao destino (Belo Horizonte), ja tarde da noite.

No outro dia pela manha os mesmos sinais voltaram a aparecer no painel e tela LCD. Porem o carro andava normalmente.

Levei a VW. Apos 3 semanas disseram que o problema era na unidade mecatronica e que iriam a trocar.

Trocaram a mesma e SIC mecanicos da VW o carro so passava marchas pares, as impares nao entravam, ja haviam atualizado o software do motor e feitos todos os procedimentos solicitados pela fabrica, que a mesma estava ciente e havia entao ~condenado~ o cambio e a transmissao, que deviram ser substituidos.

Me pediram mais 30 dias para entregar o carro.

 

De historia pregressa meu carro em especial sempre teve o barulho do cambio bastante consideravel, me irritava isso no comeco, por fim estava acostumado.

Pensei em comprar um Q3, mas o medo do DSG esta me fazendo desisitir, eu nao sei oq comprarei e tenho medo da revenda desse carro... Tenho mais 1 ano de garantia.

Nao sei se ajudei em algo, enfim..

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Primeiramente fique tranquilo é chato é? Garantia existe para isso, não vai ser esse dissabor que vai ofuscar as quantidades de alegrias que esse carro deve já te dado....Eu posso estar enganado, mas segundo uns dos seus relatos(questão de marchas pares e ímpares), eu nunca li aqui. Eu não sou a pessoa certa para lhe ajudar. Aqui existem pessoas gabaritadas e com conhecimento de causa, com certeza leram o seu relato e lhe passaram uma luzinha ai. No mais, tranquilidade.

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1 hora atrás, sobrinho disse:

Primeiramente fique tranquilo é chato é? Garantia existe para isso, não vai ser esse dissabor que vai ofuscar as quantidades de alegrias que esse carro deve já te dado....Eu posso estar enganado, mas segundo uns dos seus relatos(questão de marchas pares e ímpares), eu nunca li aqui. Eu não sou a pessoa certa para lhe ajudar. Aqui existem pessoas gabaritadas e com conhecimento de causa, com certeza leram o seu relato e lhe passaram uma luzinha ai. No mais, tranquilidade.

Valeu, obrigado!!

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16 horas atrás, epnascimento disse:

Valeu, obrigado!!

Boa noite , bom  se serve  de  apoio ,o  meu  teve problema também....só  que  passava  as marchas e  tremia  qd  vc  acelerava .....foi  trocado  o conjunto de embreagem com  18000 km ....e o carro  se  transformou...nem qd  era  zero era  tão  bom.....sabe o barulho caracteristico dos dsg???  sumiu!!!  não  faz  mais  nada!!!! o mecanico  da ccs me  disse  que  as  embreagens  que  eles estão  trocando são diferentes das que saem  do carro ,ou seja ,  a peça  mudou para  atender os  problemas que estavam  ocorrendo......como vc  eu  odiava aquele  barulho de arruela  solta no cambio.....ia  vender  o carro  com  certeza ,mas  agora mudei  de ideia......agora  de fato é  um golf !!!

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Então galera, tenho um golf tsi 1.4 Dsg está com 60 mil km vai acabar a garantia em novembro desse ano, pois bem deixeu aqui em Sp para fazer a revisão de 60 mil km, e relatar sobre o câmbio Dsg que começou a ter um comportamento estranhos como trancos em alguns momentos quando parado e pequena trepidação quando estou quase parando, fiquei meio preocupado pois minha garantia acaba logo mais, o consultor me disse que talvez possa ser a mecatrônica, que irá analisar caso precise trocar será trocado uma vez que a maioria dos modelos que estão dando problema seria alemão (o meu) segundo ele não pegou nenhum mexicano, me resta aguardar e esperar o diagnóstico! Repasso qualquer coisa 

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Então galera, tenho um golf tsi 1.4 Dsg está com 60 mil km vai acabar a garantia em novembro desse ano, pois bem deixeu aqui em Sp para fazer a revisão de 60 mil km, e relatar sobre o câmbio Dsg que começou a ter um comportamento estranhos como trancos em alguns momentos quando parado e pequena trepidação quando estou quase parando, fiquei meio preocupado pois minha garantia acaba logo mais, o consultor me disse que talvez possa ser a mecatrônica, que irá analisar caso precise trocar será trocado uma vez que a maioria dos modelos que estão dando problema seria alemão (o meu) segundo ele não pegou nenhum mexicano, me resta aguardar e esperar o diagnóstico! Repasso qualquer coisa 

Valeu pelo relato, Fábio! Temos um tópico para discussão deste assunto no fórum (Estatística de falhas do DSG). Vou fundir este tópico com aquele pra não ficar redundante. Boa sorte com a máquina e, depois que tiver o retorno da CCS, conte o resultado pra galera!

Abraço

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Então galera, tenho um golf tsi 1.4 Dsg está com 60 mil km vai acabar a garantia em novembro desse ano, pois bem deixeu aqui em Sp para fazer a revisão de 60 mil km, e relatar sobre o câmbio Dsg que começou a ter um comportamento estranhos como trancos em alguns momentos quando parado e pequena trepidação quando estou quase parando, fiquei meio preocupado pois minha garantia acaba logo mais, o consultor me disse que talvez possa ser a mecatrônica, que irá analisar caso precise trocar será trocado uma vez que a maioria dos modelos que estão dando problema seria alemão (o meu) segundo ele não pegou nenhum mexicano, me resta aguardar e esperar o diagnóstico! Repasso qualquer coisa 

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Em 05/04/2016 at 0:04 AM, epnascimento disse:

Apos a perda de potencia estacionei o carro.

No painel acendeu uma luz amarela  (Triangulo amarelo) e o start stop não entrava mais. Ao tentar o acionar aparecia ~ERRO Start Stop~.

Estava no modo de conducao esportivo. Mudei para o normal, fui comer algo no posto em que havia parado.

Apos algum tempo voltei ao veiculo, nao mais apareciam luzes de advertencia. Consegui chegar ao destino (Belo Horizonte), ja tarde da noite.

No outro dia pela manha os mesmos sinais voltaram a aparecer no painel e tela LCD. Porem o carro andava normalmente.

Levei a VW. Apos 3 semanas disseram que o problema era na unidade mecatronica e que iriam a trocar.

Trocaram a mesma e SIC mecanicos da VW o carro so passava marchas pares, as impares nao entravam, ja haviam atualizado o software do motor e feitos todos os procedimentos solicitados pela fabrica, que a mesma estava ciente e havia entao ~condenado~ o cambio e a transmissao, que deviram ser substituidos.

Me pediram mais 30 dias para entregar o carro.

 

De historia pregressa meu carro em especial sempre teve o barulho do cambio bastante consideravel, me irritava isso no comeco, por fim estava acostumado.

Pensei em comprar um Q3, mas o medo do DSG esta me fazendo desisitir, eu nao sei oq comprarei e tenho medo da revenda desse carro... Tenho mais 1 ano de garantia.

Nao sei se ajudei em algo, enfim..

@epnascimento, na verdade o seu carro apresenta dois modos de falha que são descritos pela VW. Primeiramente informo que não trabalho na Volks e que tudo o que escrevo é apenas o que pude concluir com base na (escassa) informação disponível na web. Tem muita especulação aí também, então não leve o que eu escrevo ao pé da letra.

O caixa DSG7 é na realidade a junção de 2 câmbios manuais, um com as marchas ímpares e o outro com as pares mais a ré. O câmbio é comandado por um sistema eletrohidromecânico autônomo, a tal da "mecatrônica". Neste sistema há um total de 8 válvulas solenóides, sendo 4 dedicadas a cada um dos "semi-cambios", como ilustrado no esquema abaixo:

lcFohhoKme2gMMs1achmL-5O9B9b6Ss29H22npwX

Além das válvulas solenóides, há alguns sensores dedicados que detectam algumas coisas importantes:

- Posição da embreagem

- Posição do garfo de troca 

- Rotação do eixo secundário

- Outros...

Há um conjunto destes sensores dedicado a cada um dos "semi-câmbios".

Funciona mais ou menos assim: se houver uma falha em uma das válvulas ou sensores, todo o semi-câmbio associado associado a este componente será desabilitado. Isso significa que, dependendo do que falhar, você fica só com as marchas ímpares ou só com as pares e a marcha à ré. Esta é a causa dos problemas conhecidos do DSG: em função da combinação de altas temperaturas, óleo higroscópico, vapor d'água, eletricidade e algum polímero degradado, formam-se cristais (sulfato de boro, se não me engano) no fluido do DSG. Estes cristais eventualmente se acumulam e entopem alguma das válvulas solenóides e o seu câmbio para de funcionar.

A falha do start-stop que você mencionou pode acontecer quando há uma falha no sensor de rotação do virabrequim que no Golf, além de informar o RPM do motor (que é a função clássica...), informa também o sentido da rotação. Isso tem a ver com as características do sistema start-stop. Segundo consta, quando este sensor falha, o motor fica com o RPM limitado a 3000 e o sistema start-stop não funciona. Nestes casos aparece também o triângulo amarelo e acende a luz de EPC no painel. Sabe informar se isso aconteceu com você? Lembrando que falhas de sensores normalmente são intermitentes mesmo, e isso dificulta a detecção...

Esse sinal também é usado pelo DSG, mas apenas como "backup" caso algum dos sensores de rotação que há dentro do câmbio deixe de funcionar. Ou seja: se você teve uma falha simultânea, de duas uma: ou você é um cara extremamente azarado, o que é muito improvável, ou há uma falha de modo comum que tenha ferrado mais de um sensor (por exemplo, algum problema de regulação da geração elétrica).

O que acho mais estranho é a VW querer trocar seu câmbio inteiro por conta disso. Acho que eles estão dando um tiro de canhão pra tentar acertar um mosquito. Parece mais um caso de mecânicos completamente perdidos, "chutando" uma solução pra ver se acertam...

Abraço!

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Pessoal, sou novo aqui no fórum e também vou deixar o meu relato, acredito que contribua para a pesquisa sobre o DSG.

Antes um pequeno histórico... Eu tive um Golf "MK 4,5" Sportiline 1.6 modelo 2011 e posso dizer que foi o melhor carro que tive na minha vida. Fiquei 4 anos com ele e apenas tive de trocar um sensor de velocidade do câmbio (custo 180 reais na época)... De resto somente as manutenções periódicas (fluidos, filtros...)...

Aí queria trocar de Golf... Pesquisei bastante, andei no Highline quando lançou em 2013, o carro é realmente muito lindo. Ainda hoje fico balançado quando vejo um... Até entrei aqui no fórum para ler mais a respeito do "primo".

Eu digo "primo" pois acabei comprando um Audi A3 Sport 1.8 TFSi 13/13 (modelo de 2 portas) ano passado. Dei meu Golf Sportline e mais 50k...

Acontece que tive problemas com o A3 no começo desse ano. Apresentou falhas na partida e acabei trocando o comutador de partida (fora da garantia). Mesmo assim continuou dando erros, falhava o Start-Stop, até que ele não dava partida... Ficou alguns dias na CCS da Audi e descobriram que era a macatrônica. Efetuaram a troca "em cortesia" (eles chamam de "cortesia", eu chamo de vício oculto).

Agora o carro está 100%. O consultor da Audi me disse que nunca viu acontecer de reincidência nesse tipo de problema. Trocam a mecatrônica e nunca mais dá problema. Será?!

Por isso fico em dúvida sobre trocar meu A3 agora que ele está com a mecatrônica trocada e funcionando bem.

Salvo engano, acontece esses problemas na DSG na minoria dos casos... Foi um azar mesmo... 

De qualquer forma, deixo registrado aqui para a pesquisa, o meu A3 tem um DSG7 .

 

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