Discussão: falhas câmbio DSG - Histórico


Jorge Jox

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57 minutos atrás, Willy disse:

Vai por mim, vc não sofreu com retenção o que alguns sofrem e eu sofri...

Em todo o tempo que tive o carro, sempre que saia de uma avendia para uma rua, tinha que colocar o carro em modo manual, de tão ruim que era andar com ele em automático.

O mais engraçado, e maior provar de que é uma questão de software, é que se você ativasse o piloto automático a retenção não ocorria. Mas não é prático andar com piloto automático em uma rua de bairro a 35km/h

Concordo plenamente com você que não tenho retenções igual o amigo descreveu, o problema que descrevi acima, foi APÓS eu ter tido o câmbio trocado, antes disso era todo errado, cheguei a ter retenções igual ao amigo, mais não era tão constante como você relatou.

Concordo novamente que isso é problema de software. Inclusive sobre o caso de redução da D2~D1 os trancos que o câmbio faz devido a querer segurar a D2 o máximo que pode, para tirar a prova real, bota ele no manual e deixa o câmbio reduzir automaticamente e veja se ocorre o problema, na hora você sente a diferença e nota que o câmbio reconhece que abaixo de 1000rpm tem que entrar a primeira marcha. Não é a toa que agora nesse anda e para estou preferindo ir de manual. Se eles tivessem parado para ajustar todo o software deste câmbio com certeza 90% dos nossos problemas estariam resolvidos, preveniria diversos problemas, como um desgaste prematuro de embreagem, uma mecatrônica trabalhando forçada, entre outros  problemas.

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Em 07/06/2017 at 1:50 PM, Gnux disse:

Dúvida alguém aqui teve atualização feita na concessionária no câmbio e melhorou algo ? Eu tive recentemente meu câmbio inteiro trocado, o carro está bom, mais não excelente. Estou tendo uma forçada no câmbio a permanecer em segunda marcha quando estou descendo o RPM, ele vai ao extremo do baixo RPM para depois mudar para primeira, e isso ocorre praticamente só no modo normal (D). Quando ele chega a uns 600-800rpm ele da uma sutil trepidada, e o desgraçado do câmbio não manda a primeira marcha, é só eu apertar o freio que pronto ele vai para primeira. Não é algo que realmente me incomoda, mais se eu puder correr atrás de algo que elimine eu prefiro para não dar margem para futuros problemas novamente.

Tem muito de preferência pessoal nisso também. Por exemplo, o confrade @Gnux gosta quando, em manual, o câmbio reduz logo de 2ª para 1ª. Eu já preferiria que ele segurasse mais tempo, como faz em D.

Na hora da programação o que manda é a preferência do engenheiro que a faz.

 

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19 minutos atrás, RED883 disse:

Tem muito de preferência pessoal nisso também. Por exemplo, o confrade @Gnux gosta quando, em manual, o câmbio reduz logo de 2ª para 1ª. Eu já preferiria que ele segurasse mais tempo, como faz em D.

Na hora da programação o que manda é a preferência do engenheiro que a faz.

 

eheh "engenheiro" mexânico?

:ph34r:

 

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1 hora atrás, RED883 disse:

Tem muito de preferência pessoal nisso também. Por exemplo, o confrade @Gnux gosta quando, em manual, o câmbio reduz logo de 2ª para 1ª. Eu já preferiria que ele segurasse mais tempo, como faz em D.

Na hora da programação o que manda é a preferência do engenheiro que a faz.

 

Não me refiro ao que GOSTO, e sim o que não é PREJUDICIAL ao câmbio, nesse caso está sendo, o carro trepida devido a não trocar de marcha no RPM certo da D2 para D1. Isso não é questão de gostar ou não, isso é gastar embreagem. É a mesma coisa que tu ir em direção a um quebra mole em uma fila e você está de segunda marcha e deixar o carro ir até 700rpm, ele vai se tremer todo ao invés de você ter feito uma redução antes disso e ter tido uma parada suave. Só que claro nesse caso do Golf é em menor escala sem comparações, mais a situação é igual.

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Não me refiro ao que GOSTO, e sim o que não é PREJUDICIAL ao câmbio, nesse caso está sendo, o carro trepida devido a não trocar de marcha no RPM certo da D2 para D1. Isso não é questão de gostar ou não, isso é gastar embreagem. É a mesma coisa que tu ir em direção a um quebra mole em uma fila e você está de segunda marcha e deixar o carro ir até 700rpm, ele vai se tremer todo ao invés de você ter feito uma redução antes disso e ter tido uma parada suave. Só que claro nesse caso do Golf é em menor escala sem comparações, mais a situação é igual.

Ira danificar o motor... A pior coisa que se faz é ficar em rotação muito baixa em vez de reduzir a marcha, quanto faz o motor tremer.... É a situação que mais força o motor e câmbio...

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O giroscópio se não me engano, foi introduzido militarmente. Dispositivo muito útil pra corrigir a trajetória de mísseis balísticos. Estudei ele um pouco na disciplina de controle e automação. Quase cheguei a implementar um pêndulo invertido do zero. Ou seja. O sistema é realimentado o tempo todo com os dados do giroscópio pra tomada de decisão do software que controla o câmbio. Em piso irregular, o giroscopio fica louco, causando a retenção. Ao menos é o que eu entendi das explicações dos confrades. Se acostumem com atualizações de software camaradas. Porque a implementação de um nunca acaba. É um processo de melhoria contínua, a não ser que o projeto seja abandonado. E em se tratando de um carro semi autônomo. Isso não acontecerá sem sombra de dúvidas. Os logs do CB dos golfs estão na base de dados da VW. E lá eles vão identificar a retenção e ver que o asfalto aqui é horrível. Já irão tratar em software e adequar os patches, updates para cada região.

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13 horas atrás, anghinoni disse:


Ira danificar o motor... A pior coisa que se faz é ficar em rotação muito baixa em vez de reduzir a marcha, quanto faz o motor tremer.... É a situação que mais força o motor e câmbio...

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E é exatamente isso que estou falando amigo.

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Pensei isso ontem, vai ser atualizacao que nao acaba mais, para tentar satisfazer gregos e trianos... eu como desenvolvedor sei como é, cada usuario tem uma cabeça hehe ai o jeito é fazer gambiarra para atender a todos... enche de
if usuarioreclamaretencao then
  semretencao

else
  retencao;

ontem eu observei o giro, 900 rpm nao é pouco para o motor do golf, se treme é porque a embreagem ja era

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1 hora atrás, anghinoni disse:

Pensei isso ontem, vai ser atualizacao que nao acaba mais, para tentar satisfazer gregos e trianos... eu como desenvolvedor sei como é, cada usuario tem uma cabeça hehe ai o jeito é fazer gambiarra para atender a todos... enche de
if usuarioreclamaretencao then
  semretencao

else
  retencao;

ontem eu observei o giro, 900 rpm nao é pouco para o motor do golf, se treme é porque a embreagem ja era

A tremidinha vem abaixo dos 900rpm quando o carro está de segunda marcha, ele puxa a primeira quando chega nos 800rpm dependendo da situação, isso é algo que não acontece toda hora, pois não é toda hora que precisas ficar parando e andando. Quem pega transito pesado está sujeito a isso.

E respondendo a sua questão de "embreagem já era", eu estou com um CÂMBIO TODO novo, no antigo já acontecia antes de vir a dar problemas, nos dois amigos meus também acontecem. É algo que para muitos não irritam, não notam, mais eu notei.

Enfim ontem fiz um BASIC SETTINGS do câmbio, e vou te dizer 80% a 90% dos problemas foram resolvido. Ou seja realizado todo ajuste de regulagens e adaptações no câmbio.

Só digo uma coisa: "É outro carro", inclusive as MICRO trepidações sumiram "QUASE" que por completo.

 

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53 minutos atrás, Gnux disse:

É com o cabo VAG junto com o software VCDS.

Não manjo de VCDS... mas há tempos penso comprar um pra dar uma fuçada. Esse procedimento que você comentou é simples de fazer? Tem algum tutorial / passo a passo?

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11 minutos atrás, Deiny disse:

Não manjo de VCDS... mas há tempos penso comprar um pra dar uma fuçada. Esse procedimento que você comentou é simples de fazer? Tem algum tutorial / passo a passo?

É simples fazer sim, não tenho passo a passo, mais posso fazer sim.

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18 horas atrás, Deiny disse:

@Gnux acredito que outras pessoas também gostariam... então se puder fazer, agradeceremos muito!

Irei fazer quando chegar em casa.

 

16 horas atrás, anghinoni disse:

Não perde a garantia?

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Não não perde a Garantia, pois não fica registrado no carro a realização do procedimento.

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10 horas atrás, Berrante disse:

Pra quem sabe inglês e gosta, tem interesse em saber como é por dentro do DSG, esse video o cara explica bem e já vê o defeito logo de cara. Vale a pena ver.

 

Essa é a DQ250 ao que me parece, ou seja a mesma usada no Jetta/GTI e outros...

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1 hora atrás, Berrante disse:

Pois, eh, fiquei na duvida sobre o modelo. Mas é muito diferente?

Sim, esta é umedecida em óleo. Já a DQ200 (7-Marchas) é a seco, você não tem o óleo para amortecer e lubrificar o sistema.

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