Discussão: falhas câmbio DSG - Histórico


Jorge Jox

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Pessoal, pergunto aos que tiveram suas embreagens trocadas: Quais os sintomas apresentados? Trepidação? Barulho de pombo? Trancos?

Eis o meu caso: Minha mecatrônica foi trocada por volta de 40mil km (hoje tá com 85mil), e de tempos para cá o carro trepida muito em arrancadas, principalmente na troca de primeira para segunda. Em apenas uma situação eu ouvi o tal "barulho de pombo" - arrancando em uma subida íngreme. Levei à concessionária na última semana para revisão e relatei o problema novamente (já tinha relatado em outras 2 vezes e me disseram que estava tudo ok), mas dessa vez disseram que atualizaram o software do câmbio, o que de fato amenizou o problema, porém não resolveu. Abri um chamado no SAC da fábrica pelo 0800 relatando tudo e hoje me ligaram pedindo pra levar o carro novamente à concessionária na próxima semana para diagnóstico completo e, se for o caso, troca de componentes sem custo, mesmo fora da garantia.

E aí? Será que minha embreagem tá no pau mesmo?

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4 horas atrás, Deiny disse:

Pessoal, pergunto aos que tiveram suas embreagens trocadas: Quais os sintomas apresentados? Trepidação? Barulho de pombo? Trancos?

Eis o meu caso: Minha mecatrônica foi trocada por volta de 40mil km (hoje tá com 85mil), e de tempos para cá o carro trepida muito em arrancadas, principalmente na troca de primeira para segunda. Em apenas uma situação eu ouvi o tal "barulho de pombo" - arrancando em uma subida íngreme. Levei à concessionária na última semana para revisão e relatei o problema novamente (já tinha relatado em outras 2 vezes e me disseram que estava tudo ok), mas dessa vez disseram que atualizaram o software do câmbio, o que de fato amenizou o problema, porém não resolveu. Abri um chamado no SAC da fábrica pelo 0800 relatando tudo e hoje me ligaram pedindo pra levar o carro novamente à concessionária na próxima semana para diagnóstico completo e, se for o caso, troca de componentes sem custo, mesmo fora da garantia.

E aí? Será que minha embreagem tá no pau mesmo?

Pede pra algum funcionário da css fazer um teste de rua contigo no veículo!

Leva ele pra uma ladeira bem íngreme faça-o parar e arrancar novamente, por várias vezes e se possível, faça de ré também!

Disse pra fazer várias vezes, pra ela aquecer um pouco!

Explore todas as possibilidades! Chapar o pé no acelerador no plano, a partir do carro parado até chegar pelo menos na 3a marcha!

São algumas das condições extremas para a embreagem! Se tiver "fraca", vai patinar ou trepidar ou ambas as coisas!

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Sobre barulho na troca de marchas:

O DSG de vocês também faz um barulho que parece ser de engrenagens encaixando uma nas outras, relativamente alto, quando com o carro parado vocês alternam de N e P para Ré?
Parece que alguma engrenagem está rodando em um sentido e o sistema força ela a encaixar em outra que esteja em rotação diferente, inclusive dá um certo tranco e o carro parece dar uma tremida leve. Talvez sejam os atuadores hidráulicos se movimentando, mas daí o carro não deveria dar uma tremida. A rotação do motor não se altera nem o barulho dele muda, o que indicaria que alguma coisa estaria forçando o motor.

Ao andar, percebo algumas vezes que tem um barulho maior ao engatar a 2ª, mas talvez eu não escute nada nas demais pois o carro já está em velocidades maiores, e o barulho do vento fica abafaria o barulho do câmbio.

Já mostrei para o mecânico da VW, mas ele achou que era normal. Só que quando ele fez as trocas, tinha um pouco de barulho na oficina, que pode ter mascarado a intensidade do ruído.

E também me parece que o barulho está aumentando com o passar do tempo, já que eu quase não percebia isso quando ele era novo.

Nos carros manuais que tive também dava para sentir um barulho ao engatar ré, mas aí era alguma questão de sincronia eu acho, ou porque o sistema deve movimentar algumas peças a mais do que quando troca as marchas para frente.

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59 minutos atrás, amd3000 disse:

Sobre barulho na troca de marchas:

O DSG de vocês também faz um barulho que parece ser de engrenagens encaixando uma nas outras, relativamente alto, quando com o carro parado vocês alternam de N e P para Ré?
Parece que alguma engrenagem está rodando em um sentido e o sistema força ela a encaixar em outra que esteja em rotação diferente, inclusive dá um certo tranco e o carro parece dar uma tremida leve. Talvez sejam os atuadores hidráulicos se movimentando, mas daí o carro não deveria dar uma tremida. A rotação do motor não se altera nem o barulho dele muda, o que indicaria que alguma coisa estaria forçando o motor.

Ao andar, percebo algumas vezes que tem um barulho maior ao engatar a 2ª, mas talvez eu não escute nada nas demais pois o carro já está em velocidades maiores, e o barulho do vento fica abafaria o barulho do câmbio.

Já mostrei para o mecânico da VW, mas ele achou que era normal. Só que quando ele fez as trocas, tinha um pouco de barulho na oficina, que pode ter mascarado a intensidade do ruído.

E também me parece que o barulho está aumentando com o passar do tempo, já que eu quase não percebia isso quando ele era novo.

Nos carros manuais que tive também dava para sentir um barulho ao engatar ré, mas aí era alguma questão de sincronia eu acho, ou porque o sistema deve movimentar algumas peças a mais do que quando troca as marchas para frente.

Amigo, sinto muito, mas há algum problema no seu conjunto de transmissão (câmbio ou embreagem), talvez ocasionado por algum atuador e talvez esse problema não tenha se manifestado no momento da avaliação pelo mecânico!

Atuadores hidráulicos não provocam trancos e nem tão pouco barulho! 

Não é normal nenhum tranco nas passagens N-P ou N-R, ainda mais porque é necessário colocar o pé no freio, o que nestas posições do câmbio, desacopla a embreagem, o que anula qualquer transmissão de torque ao diferencial!

Está parecendo que a sua embreagem não está totalmente desacoplada, havendo um escorregamento  entre os discos, o que provocaria o tranco e a oscilação da rotação do motor nas mudanças de posição do câmbio!

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Não ocorre nenhuma oscilação na rotação do motor.

O barulho é ouvido mais claramente em garagem fechada.

É um "cleq" ou "tlec", como se algo batesse contra uma peça metálica, somente no momento que engata a marcha ré.

É muito parecido com o barulho de um câmbio manual ao engatar ré.

Talvez nem seja anormal, já que é similar ao que acontece no câmbio manual, mas deforma mais intensa.

Ao colocar em D, também existe o barulho, mas é MUITO menor.

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Em 08/09/2017 at 11:24 PM, amd3000 disse:

Não ocorre nenhuma oscilação na rotação do motor.

O barulho é ouvido mais claramente em garagem fechada.

É um "cleq" ou "tlec", como se algo batesse contra uma peça metálica, somente no momento que engata a marcha ré.

É muito parecido com o barulho de um câmbio manual ao engatar ré.

Talvez nem seja anormal, já que é similar ao que acontece no câmbio manual, mas deforma mais intensa.

Ao colocar em D, também existe o barulho, mas é MUITO menor.

Vou prestar atenção no câmbio na minha garagem! Mas pelo que lembro, o meu não faz barulho nenhum quando faço as trocas de marchas!

Mas vou verificar hoje, como carro no silêncio!

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Vejam isso:

Schaeffler vende DSG/Powershift no mercado de reposição

http://www.car.blog.br/2017/09/schaeffler-vende-dsgpowershift-no.html

Só não diz o preço, mas achei interessante, pois é mais uma opção em caso de quebra e não seja atendido em garantia.
Ou será que a WV vai "cair fora" agora que há outras opções e deixe de atender em "cortesia"?

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Vejam isso:

Schaeffler vende DSG/Powershift no mercado de reposição

http://www.car.blog.br/2017/09/schaeffler-vende-dsgpowershift-no.html

Só não diz o preço, mas achei interessante, pois é mais uma opção em caso de quebra e não seja atendido em garantia.

Ou será que a WV vai "cair fora" agora que há outras opções e deixe de atender em "cortesia"?

Lembrando que a Schaeffler só fornece as embreagens. O restante do câmbio é feito pela VW mesmo. Se não me engano, a TCU (mecatrônica) é produzida sob licença da BorgWarner.

Aliás, não esperem grande redução do preço das embreagens. Apesar da venda no comércio continua sendo um monopólio: a Schaeffler é também a única fornecedora da VW. Eles detêm o projeto deste componente.

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Galera, há um bom tempo informei que postaria um material a respeito do DSG7, embreagem seca, do nosso carro e finalmente encontrei no meu lap!

Como não achei um local mais adequado, posto aqui o link do material, uma vez que é mais fácil que postar o material, propriamente dito!

Neste material tem comparação entre câmbios DSG de embreagens úmidas, secas e automático cm conversor de torque!

É um material bastante interessante!

Segue o link abaixo:

Enjoy it!

http://www.evosoft.dk/diagrams/ec_dsg_background.pdf 

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Galera, há um bom tempo informei que postaria um material a respeito do DSG7, embreagem seca, do nosso carro e finalmente encontrei no meu lap!
Como não achei um local mais adequado, posto aqui o link do material, uma vez que é mais fácil que postar o material, propriamente dito!
Neste material tem comparação entre câmbios DSG de embreagens úmidas, secas e automático cm conversor de torque!
É um material bastante interessante!
Segue o link abaixo:
Enjoy it!
http://www.evosoft.dk/diagrams/ec_dsg_background.pdf 
Embora não tenha lido o material inteiro, achei bastante interessante.
A mídia especializada sempre apregoou como principal benefício da transmissão de dupla embreagem a economia de combustível (em comparação com a caixa epiciclica tradicional) e a rapidez nas trocas. Parece-me que não é bem assim para o consumo... Pelo menos na tabela comparativa oficial essa diferença de consumo é irrisória.
b6f9c323926a439ffb51ccae54013992.jpg

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26 minutos atrás, RodrigoSP2 disse:

Embora não tenha lido o material inteiro, achei bastante interessante.
A mídia especializada sempre apregoou como principal benefício da transmissão de dupla embreagem a economia de combustível (em comparação com a caixa epiciclica tradicional) e a rapidez nas trocas. Parece-me que não é bem assim para o consumo... Pelo menos na tabela comparativa oficial essa diferença de consumo é irrisória.
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Sim e não!

A diferença entre um automático convencional e uma DSG de embreagem úmida é pouca, conforme a tabela do material, uma eficiência melhor em 2% para o DSG!

Entretanto, no comparativo entre o automático convencional e o DSG de embreagem seca, a diferença já vai para expressivos 8%!

Claro, comparação nestes casos apresentados, mas uma boa referência!

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47 minutos atrás, RodrigoSP2 disse:

Embora não tenha lido o material inteiro, achei bastante interessante.
A mídia especializada sempre apregoou como principal benefício da transmissão de dupla embreagem a economia de combustível (em comparação com a caixa epiciclica tradicional) e a rapidez nas trocas. Parece-me que não é bem assim para o consumo... Pelo menos na tabela comparativa oficial essa diferença de consumo é irrisória.
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Não acho que 0,8 l/100 (que equivalem a coisa de 1,3 km/l em nossos carros...) seja irrisório.

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Não acho que 0,8 l/100 (que equivalem a coisa de 1,3 km/l em nossos carros...) seja irrisório.
Acho que minha matemática está errada entao:
0,8 L a cada 100 km equivaleria a um consumo menor em 0,008 L por km.
Supondo que o Golf com cambio AT6 Aisin gaste 10 L para percorrer 100 km (só pra ajudar no calculo), o modelo com câmbio DSG gastaria 9,92 L/100 km. Ou 10.08 km/L na conversão (enquanto o Aisin faria 10 km/L). Não acho um valor tão expressivo.
Depois de 10.000 km essa diferença seria de apenas 80 L (ou um tanque e meio).
Eu não sei se é excesso de expectativa mas imaginava algo na casa dos 20% mais econômico.

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Acho que minha matemática está errada entao:
0,8 L a cada 100 km equivaleria a um consumo menor em 0,008 L por km.
Supondo que o Golf com cambio AT6 Aisin gaste 10 L para percorrer 100 km (só pra ajudar no calculo), o modelo com câmbio DSG gastaria 9,92 L/100 km. Ou 10.08 km/L na conversão (enquanto o Aisin faria 10 km/L). Não acho um valor tão expressivo.
Depois de 10.000 km essa diferença seria de apenas 80 L (ou um tanque e meio).
Eu não sei se é excesso de expectativa mas imaginava algo na casa dos 20% mais econômico.

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Não sei se está errada, mas está complicada...

Se um carro faz "X" km/l, o consumo em l/100km é dado por 100/X.

Se um carro faz 13,0 km/l, então são 7,7 l/100km. Se melhorar em 0,8 l/100km, vai para 6,9 l/100km, que são 14,5 km/l.

De 13,0 para 14,5 km/l, é uma melhoria de 11,5%. É um bocado! Eu achei até demais, pra ser honesto...

E sim, 20% é exagero.

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Não sei se está errada, mas está complicada...

Se um carro faz "X" km/l, o consumo em l/100km é dado por 100/X.

Se um carro faz 13,0 km/l, então são 7,7 l/100km. Se melhorar em 0,8 l/100km, vai para 6,9 l/100km, que são 14,5 km/l.

De 13,0 para 14,5 km/l, é uma melhoria de 11,5%. É um bocado! Eu achei até demais, pra ser honesto...

E sim, 20% é exagero.

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Entendi o seu cálculo. Errei ao deduzir a diferença do consumo (-0,8) pelos 100 km.
Realmente 8% faz uma bela diferença.
É um tanque cheio de combustível (50L) a cada 625 km percorridos.

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12 horas atrás, RicW disse:

Não acho que 0,8 l/100 (que equivalem a coisa de 1,3 km/l em nossos carros...) seja irrisório.

é exatamente isto que eu venho falando varias vezes aqui, nada é mais eficiente que o DSG7 

Aisin 83%, DSG6 85% e DSG7 91%

do aisin para o DSG7 é quase 10% de diferenca, nao é so o consumo que é afetado, o torque e potencia tambem

nao tem magica eu ja disse que AT convencional rouba em media 20% da eficiencia, e a corrida hoje é exatamente melhorar esse ponto, e quem esta na frente hoje é a ZF.

esses 10% podem parecer pouco mas fazem uma enorme diferenca na hora de atender as exigencias antipoluicao que estao ficando cada vez mais rigidas

 

 

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@RodrgoSP2, @anghinoni, @Sobrinho e @RicW, vamos pensar da seguinte maneira:

Consumo menor em 0,8l/100km e agregando ainda maior rapidez nas trocas de marchas, tanto para cima, quanto para baixo, 7 marchas ao invés de 6 e nenhuma perda de potência por escorregamento!

Claro, só destaquei as vantagens!

As desvantagens, em relação ao Aisin, acho cedo para expor, afinal, a sua aplicação no Golf mk7 aqui, ainda é muito recente!

Lembrando que o norte americano o utiliza num motor 1.8l.

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Em 30/06/2016 at 5:17 PM, Cyberprobo disse:

Alguém sabe o limite de torque do câmbio manual de 6 marchas do Golf TSI 1.4?

Bom dia, esse golf 1.4 TSI manual usa a caixa MQ 250 e seu limite de torque declarado é 250 N.m, porem há quem o use em  motores bem mais "torcudos", deve haver uma margem de segurança muito grande, ele suporta muito mais!

Saudações!

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47 minutos atrás, Jorge Jox disse:

@RodrgoSP2, @anghinoni, @Sobrinho e @RicW, vamos pensar da seguinte maneira:

Consumo menor em 0,8l/100km e agregando ainda maior rapidez nas trocas de marchas, tanto para cima, quanto para baixo, 7 marchas ao invés de 6 e nenhuma perda de potência por escorregamento!

Claro, só destaquei as vantagens!

As desvantagens, em relação ao Aisin, acho cedo para expor, afinal, a sua aplicação no Golf mk7 aqui, ainda é muito recente!

Lembrando que o norte americano o utiliza num motor 1.8l.

sim mas me parece que confiabilidade e robustez nao tem nada de diferente AisinxDSG7

porque o golf depois que trocaram para Aisin nao vendeu NADA e ja apareceu casos de troca de caixa de cambio do Aisin com o motor 1.6, ate agora nao vi ninguem comprar o Highline com aisin.

e outra, acabei de receber oferta da Mercedes... A200 por 126 mil reais, ta ficando dificil para o Golf...

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59 minutos atrás, Jorge Jox disse:

 

14 horas atrás, RicW disse:

Não sei se está errada, mas está complicada...

Se um carro faz "X" km/l, o consumo em l/100km é dado por 100/X.

Se um carro faz 13,0 km/l, então são 7,7 l/100km. Se melhorar em 0,8 l/100km, vai para 6,9 l/100km, que são 14,5 km/l.

De 13,0 para 14,5 km/l, é uma melhoria de 11,5%. É um bocado! Eu achei até demais, pra ser honesto...

E sim, 20% é exagero.

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A economia é muito maior, pois o valor 0,8l/100km levou o carro ao consumo de 4,9l/100km, proporcionalmente, o ganho foi maior. 

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28 minutos atrás, anghinoni disse:

sim mas me parece que confiabilidade e robustez nao tem nada de diferente AisinxDSG7

porque o golf depois que trocaram para Aisin nao vendeu NADA e ja apareceu casos de troca de caixa de cambio do Aisin com o motor 1.6, ate agora nao vi ninguem comprar o Highline com aisin.

e outra, acabei de receber oferta da Mercedes... A200 por 126 mil reais, ta ficando dificil para o Golf...

Tem Golf automático 1.6?

Mercedes A200 por 126 mil? A surpresa vem depois com o preço das revisões e seguro! Manutenção após a garantia, nem pensar!

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28 minutos atrás, RicW disse:


Por favor, explique como calculou os 4,9 l/100km
Abraço!


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Não é calculo, apenas constatação. Quando a VW, sinalizou um economia de 0,8l/100km, só pode ser no ciclo europeu. E o Golf com o cambio DSG7 apresenta consumo na faixa de 5,0l/100km.

Abraços 

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