Discussão: falhas câmbio DSG - Histórico


Jorge Jox

Recommended Posts

Há cerca de 1 mês comprei um GTI 14/15 (mexicano), com 31.000km rodados e na garantia até 13 de fevereiro próximo.
Apareceram duas mensagens no computador de bordo que me preocuparam:
"Defeito oficial - colocar o veículo somente na posição P". Esse erro eu localizei no fórum e vi que pode ser necessária a troca da alavanca, que na verdade não é um problema no câmbio. Como ele só apareceu uma vez, não to muito animado em substituir essa alavanca .
"Erro: câmbio" - esse eu não achei nas pesquisas aqui no fórum. Piscou esse alerta amarelo no  painel e em seguida apagou. É uma falha eletrônica como o erro citado acima ou pode ser algo mais grave? Passei o diagnóstico via bluetooth que tenho e não tem erro algum registrado na central. Zero erro. Por isso nem levei na concessionária, pois se eles passarem o scanner e não achar nada teoricamente vão dizer que não há problemas. 
O funcionamento do câmbio tá perfeito. Sem barulhos, sem patinar... nada anormal. O que acham?
 
Citar isto
 
Gpa,

Esses dispositivos OBD2 mais comuns só leem os erros de motor e alguns outros parâmetros. Para ler informações do câmbio você precisa de algo mais específico, como o VCDS ou o OBDeleven, ou ainda de um scanner profissional, daqueles de oficina.

Seja um problema na alavanca (mais provável) não sei, mas um erro de câmbio mesmo certamente fica gravado.
Abraço

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Embora não tenha lido o material inteiro, achei bastante interessante.
A mídia especializada sempre apregoou como principal benefício da transmissão de dupla embreagem a economia de combustível (em comparação com a caixa epiciclica tradicional) e a rapidez nas trocas. Parece-me que não é bem assim para o consumo... Pelo menos na tabela comparativa oficial essa diferença de consumo é irrisória.
b6f9c323926a439ffb51ccae54013992.jpg

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

8% de diferença não acho irrisório

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, anghinoni disse:

8% de diferença não acho irrisório

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk
 

@RodrigoSP2, conheço bem esse material, disponibilizei-o aqui no fórum!

Também não acho 8% uma economia irrisória!

Pelo contrário, bem expressiva, pois representa um ganho de 8 litros de combustível, para cada 100 litros consumidos!

8 litros de gasolina dá para percorrer 110/120 km numa estrada, sem preocupação com consumo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postei um pouco acima o problema que to passando com o GTI.

Deixei o carro na concessionária, mas sem muita esperança por enquanto, pois o erro está intermitente.

Antes era só "erro: câmbio" piscando no painel, mas agora o carro deu outro erro de câmbio no CB, mas dessa vez o alerta não sumiu até que eu encostasse o carro e o desligasse. Entou em modo de segurança.

O mais curioso é que ao desligar e ligar o carro, voltou a funcionar perfeitamente, engatando todas as marchas normalmente. Tudo o que eu tinha lido era que o câmbio travaria novamente logo em seguida,  quando engatasse a marcha defeituosa novamente.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, gpa disse:

Postei um pouco acima o problema que to passando com o GTI.

Deixei o carro na concessionária, mas sem muita esperança por enquanto, pois o erro está intermitente.

Antes era só "erro: câmbio" piscando no painel, mas agora o carro deu outro erro de câmbio no CB, mas dessa vez o alerta não sumiu até que eu encostasse o carro e o desligasse. Entou em modo de segurança.

O mais curioso é que ao desligar e ligar o carro, voltou a funcionar perfeitamente, engatando todas as marchas normalmente. Tudo o que eu tinha lido era que o câmbio travaria novamente logo em seguida,  quando engatasse a marcha defeituosa novamente.

 

Amigo, toda vez que aparecer um erro no painel, fotografe!

Se for comportamento anormal do carro, filme!

Leve os resultados para a concessionária!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O aviso que piscou no painel era muito rápido, impossível fotografar.

Quando entrou em modo de segurança dava pra ter filmado sim, mas como tava parando no meio da rua fiquei mais preocupado em ligar logo e sair dali. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para conhecimento de todos

tenho um Golf 14/14 Highline DSG, 100% original...

Com 49 mil km foi constatado um problema na embreagem e trocadas na CSS, carro ainda na garantia.

Agora no ultimo dia 21/11 com 65000km ao sair de uma loja o dsg deu um estouro e vazou todo óleo.

Garantia acabou no mês 05, mas revisões na CSS. 

a VW cobriu tudo, trocaram a mecatrônica por uma zero, sem custos de peças, tive que arcar com 50% da instalação, R$420. o único porem foram 12 dias com o carro na CSS.

Mas se tiver alguma coisa instalada sem ser original no carro, pode esperar que vai dar "zebra" com essa garantia cedida. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, npgtf disse:

Só para conhecimento de todos

tenho um Golf 14/14 Highline DSG, 100% original...

Com 49 mil km foi constatado um problema na embreagem e trocadas na CSS, carro ainda na garantia.

Agora no ultimo dia 21/11 com 65000km ao sair de uma loja o dsg deu um estouro e vazou todo óleo.

Garantia acabou no mês 05, mas revisões na CSS. 

a VW cobriu tudo, trocaram a mecatrônica por uma zero, sem custos de peças, tive que arcar com 50% da instalação, R$420. o único porem foram 12 dias com o carro na CSS.

Mas se tiver alguma coisa instalada sem ser original no carro, pode esperar que vai dar "zebra" com essa garantia cedida. 

 

Boa atitude da VW!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/12/2017 at 6:45 PM, gpa disse:

Me ligaram da vw e disseram que não acharam erro algum na Central e que vão rodar pra tentar achar. Melhor quebrar de uma vez e trocarem do que ficar nessa, aparecendo erro só na minha mão.

o Meu GTI 15/15 alemao tambem esta aparecendo o aviso "Falha oficial - colocar em posição P" de forma intermitente. Levei na Frankfurt em SP e eles disseram que nao havia erro algum, porem o erro ainda aparece de vez em quando. Hoje deixei o carro em outra autorizada para avaliação. Voce teve alguma resposta? era a alavanca do cambio? Se possivel me de um feedback...

assim que tiver uma resposta posto aqui tbm...

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, caio z disse:

o Meu GTI 15/15 alemao tambem esta aparecendo o aviso "Falha oficial - colocar em posição P" de forma intermitente. Levei na Frankfurt em SP e eles disseram que nao havia erro algum, porem o erro ainda aparece de vez em quando. Hoje deixei o carro em outra autorizada para avaliação. Voce teve alguma resposta? era a alavanca do cambio? Se possivel me de um feedback...

assim que tiver uma resposta posto aqui tbm...

Abraços

O meu só apareceu essa msg da "falha oficial" uma vez e nunca mais, mas tá aparecendo aquela da mecatrônica "erro: câmbio".  Já levei o carro na concessionária duas vezes. Hoje vou lá de novo, mas não sei se vou tirar o carro. Se o erro não grava no scanner, o único jeito é aparecer na frente dos caras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui lá na concessionária, rodei quase uma hora com o chefe de oficina dentro do carro e o painel não acendeu nada. Mas pedi que passasse o scanner na minha frente ao final do "passeio" e finalmente gravou os erros.  Parece que os códigos são diferentes do VCDS e não sei o que ao certo significam, mas parece um problema de comunicação e não da mecatrônica em si (posso estar errado). Ainda não tive o parecer oficial.

001 - Eletrônica do Motor 21654 - U010100 - Unidade de comando da cx. velo sem comunicação (0010000 passivo/esporádico)

0009 - Sistema elétrico central eletrônico 558356 U112300 - Bus dados valor de falha recebido (00001000  passivo/esporádico)

0002- Eletrônica do câmbio 10677 U000200 Bus de dados do acionamento sem comunicação (00001000 passivo/esporádico).

0002 - Eletrônica do câmbio 21191 U010000 UNidade de controle do motor sem comunicação (00001000 passivo/ esporádico ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui lá na concessionária, rodei quase uma hora com o chefe de oficina dentro do carro e o painel não acendeu nada. Mas pedi que passasse o scanner na minha frente ao final do "passeio" e finalmente gravou os erros.  Parece que os códigos são diferentes do VCDS e não sei o que ao certo significam, mas parece um problema de comunicação e não da mecatrônica em si (posso estar errado). Ainda não tive o parecer oficial.
001 - Eletrônica do Motor 21654 - U010100 - Unidade de comando da cx. velo sem comunicação (0010000 passivo/esporádico)
0009 - Sistema elétrico central eletrônico 558356 U112300 - Bus dados valor de falha recebido (00001000  passivo/esporádico)
0002- Eletrônica do câmbio 10677 U000200 Bus de dados do acionamento sem comunicação (00001000 passivo/esporádico).
0002 - Eletrônica do câmbio 21191 U010000 UNidade de controle do motor sem comunicação (00001000 passivo/ esporádico ).
Deu uma olhada naquele link que te mandei? Pode ser desde algo simples, como o falso-contato em algum conector mal encaixado ou oxidado (tomara que seja isso!) até algo mais complicado, como um módulo pifando.

Acho que a CCS vai ter que investigar, e você não escapa de uns dias sem o carro.

Abraço e boa sorte!

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, RicW disse:

Deu uma olhada naquele link que te mandei? Pode ser desde algo simples, como o falso-contato em algum conector mal encaixado ou oxidado (tomara que seja isso!) até algo mais complicado, como um módulo pifando.

Acho que a CCS vai ter que investigar, e você não escapa de uns dias sem o carro.

Abraço e boa sorte!

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 

RicW, oxidação eu descartaria, pois verificando a parte elétrica de diversos VW velhos, de uma coisa eu posso falar: carros (1 Voyage e 2 Passats) sujos e velhos (7 a 10 anos), mas os conectores estavam sempre perfeitos! Nunca encontrei um conector oxidado! Na época, essa qualidade me chamou muito atenção!

Já encontrei fio partido, não sei o motivo, mas os conectores perfeitos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, RicW disse:

Deu uma olhada naquele link que te mandei? Pode ser desde algo simples, como o falso-contato em algum conector mal encaixado ou oxidado (tomara que seja isso!) até algo mais complicado, como um módulo pifando.

Acho que a CCS vai ter que investigar, e você não escapa de uns dias sem o carro.

Abraço e boa sorte!

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 

Vi o link, mas não achei nada exato. Tomara também que seja algo mais fácil de resolver e não precise trocar tudo. Pelo descrição dos erros, apesar de citar o câmbio, não me pareceu a mecatrônica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualização em relação a "falha oficial" do GTI 2015. Era um defeito no sensor de posição da alavanca de câmbio, como a peça é integrada, será trocada toda a alavanca em garantia. Por azar estamos próximos do Natal, então já viu a demora que vai ser pra chegar a peça... mas a princípio tudo seguindo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi o link, mas não achei nada exato. Tomara também que seja algo mais fácil de resolver e não precise trocar tudo. Pelo descrição dos erros, apesar de citar o câmbio, não me pareceu a mecatrônica.
E aí, novidades?

Abraço

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acharam um chicote do câmbio mal encaixado (não sei como aconteceu) e pelo menos até agora não deu mais o erro. [emoji4]

Bom saber! Fico feliz de não ser nada mais grave.
Aproveite a máquina!!!

Abraço


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • RicW changed the title to Discussão: falhas câmbio DSG - Histórico
  • RicW locked this topic
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.