Discussão: falhas câmbio DSG - Histórico


Jorge Jox

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Motor não é feito pra durar menos de 500 mil km hoje em dia não.

Cansei de andar em Taxis como Siena, Linea e similares (os taxistas daqui gostam de Fiat) com 450 mil km no painel e o taxista diz que não fez nada no motor. E taxista só anda em trânsito pesado.

Se o motor do Golf foi feito pra durar 200 mil km, taco fogo no carro e dou o golpe do seguro agora.

Amigo, de onde vc tirou que um motor foi feito pra rodar 500.000Km sem ser aberto?

Se não quebrar antes disto, a compressão dos cilindros já foi pras cucuias há muito tempo.

Vai estar cheio de folgas, batendo comando, anéis desgastados. Se tiver corrente no comando, vai estar em frangalhos.

O carro já perdeu potência e torque.

Anda menos, bebe mais, polui mais. Em fim, tudo pior.

Há diversas peças de desgastes que se durarem essa quilometragem já estarão muito abaixo dos limites estipulados pelo fabricante.

Andar, não significa que está oK, dentro dos padrões.

Se vc acha que o seu Golf vai durar 500.000km, sem ser aberto, consulte um especialista, e fale isso com ele.

Ele vai te aconselhar a vender o carro.

Só não sei qual ele vai mandar vc comprar.

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Ao contrario, falei aqui por diversas vezes sobre as pessoas que alteram as característica originais do carro, colocando em risco a durabilidade dos componentes.

Aproveitando o seu texto e seus lnks, esclareço para alguns que somente o DQ200 (250Nm) possui embreagem seca. Para os demais são utilizadas embreagens multi discos banhadas em óleo.

 

Estamos aqui pra isso.

Aqui é um fórum.

 

Jorge,

só para ficar claro e não gerar dúvidas: a EMBREAGEM é seca! Não o CÂMBIO! kkkkkkkkkkkkkkkk

 

E o turma que gosta de chip, intake e downpipe vende o carro cedo (antes dos 100k km) e não se preocupa com  durabilidade... Eu já desisti de comentar que há um preço a ser pago pelas alterações do carro...

 

Muito bom o tópico, galera! Abs

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Jorge,

só para ficar claro e não gerar dúvidas: a EMBREAGEM é seca! Não o CÂMBIO! kkkkkkkkkkkkkkkk

 

E o turma que gosta de chip, intake e downpipe vende o carro cedo (antes dos 100k km) e não se preocupa com  durabilidade... Eu já desisti de comentar que há um preço a ser pago pelas alterações do carro...

 

Muito bom o tópico, galera! Abs

Alexandre, leia o texto novamente, vc vai ver que escrevi que a embreagem é seca.

Não existe câmbio de automóvel seco.

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Alexandre, leia o texto novamente, vc vai ver que escrevi que a embreagem é seca.

Não existe câmbio de automóvel seco.

Eu percebi, Jorge! kkkkk A 1ª vez que eu vi um comentário falando em "câmbio seco" também me causou muita estranheza!

 

É só para reforçar, porque eu sempre vejo você alertando aos desavisados que insistem em alardear o tal "câmbio seco" kkkkk

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Motor não é feito pra durar menos de 500 mil km hoje em dia não.

Cansei de andar em Taxis como Siena, Linea e similares (os taxistas daqui gostam de Fiat) com 450 mil km no painel e o taxista diz que não fez nada no motor. E taxista só anda em trânsito pesado.

Se o motor do Golf foi feito pra durar 200 mil km, taco fogo no carro e dou o golpe do seguro agora.

engracado eu tambem tenho a mesma observcacao e conversa com os taxistas brasil afora.. sempre falam o mesmo, motor dura 200 a 500 mil km, exceto os franceses.

o mais resistente é o GM monzatech segundo eles.

 

se procurar tem um vectra de um taxista em campinas com mais que 1.000.000 de km

um jetta 1.8T com 800.000 km nos states

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engracado eu tambem tenho a mesma observcacao e conversa com os taxistas brasil afora.. sempre falam o mesmo, motor dura 200 a 500 mil km, exceto os franceses.

o mais resistente é o GM monzatech segundo eles.

 

se procurar tem um vectra de um taxista em campinas com mais que 1.000.000 de km

um jetta 1.8T com 800.000 km nos states

anghinoni, sim, um motor pode durar mais de 200/250mil Km e chegar ao dobro, sem ser aberto, mas não significa que ele está ok, e nem que isto é comum.

Se vc fizer uma verificação, certamente encontrará taxa de compressão abaixo do mínimo especificado pela montadora, além de inúmera outras folgas fora de medidas, devido ao desgaste de peças. Óleo lubrifica mas não faz milagres.

Agora, Vectra com motor com 1.000.000 de km rodados sem ser aberto deveria estar no Guiness book.

Só o comando de válvulas, que já foi por muitos anos o calcanhar de aquiles dos GM, já deveria estar roletado.

Eu não sei se vcs estão entendendo... Motor é composto por cabeçote, bloco e cárter.

Abrir qualquer uma destas partes, significa que o motor foi aberto.

Muitos taxistas rodam até o osso do carro. Só param se ele quebrar. 

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Eu não sei se vcs estão entendendo... Motor é composto por cabeçote, bloco e cárter.

Abrir qualquer uma destas partes, significa que o motor foi aberto.

Muitos taxistas rodam até o osso do carro. Só param se ele quebrar.

Os taxistas rodam até o osso, mas não é difícil arrancar uma confissão do tipo: "só troquei as bronzinas", "os mancais que estavam gastos" ou "as juntas do cabeçote 'queimaram' e eu troquei".

Isso reforça o que o Jorge falou sobre abrir o motor. O bicho pode ter 500k km sem ter feito retífica, mas é muito difícil nunca ter sido aberto e é garantido que está fora das especificações mínimas...

____________________

Alexandre Kohl

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Os taxistas rodam até o osso, mas não é difícil arrancar uma confissão do tipo: "só troquei as bronzinas", "os mancais que estavam gastos" ou "as juntas do cabeçote 'queimaram' e eu troquei".

Isso reforça o que o Jorge falou sobre abrir o motor. O bicho pode ter 500k km sem ter feito retífica, mas é muito difícil nunca ter sido aberto e é garantido que está fora das especificações mínimas...

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Alexandre Kohl

Alexandre, muito bem lembrado!

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Se ele aguentasse 350Nm a VW com certeza o colocaria no GTI, pois ele é menor, mais eficiente, mais leve que o DSG6 de embreagem banhada. Ainda teria uma marcha a mais para melhorar o consumo em estrada.

Ele tem 2 overdrives o DSG6 tem somente 1

A 1st marcha do Tsi é mais curta, a 2nd do Tsi equivale a 1st do GTI.

A 6th macha do GTI é mais longa que o 7th do Tsi.

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A 1st marcha do Tsi é mais curta, a 2nd do Tsi equivale a 1st do GTI.

A 6th macha do GTI é mais longa que o 7th do Tsi.

Sardelari, as relações de marchas de um câmbio podem ser trocadas sem problemas pelas montadoras.

Para cada marcha há um par de engrenagem que determina a relação dela.

São composta conforme a necessidade.

A troca dessas relações não configura uma outra caixa de marcha e nem aumenta ou diminui a capacidade dela de suportar carga.

É a mesma caixa de marchas com relações diferentes.

Inclusive se pode trocar também a relação final, ou seja, o diferencial.

Isso é uma pratica comum em carros diferentes numa mesma montadora.

Isso também é praticado constantemente em corridas, seja de carros esportes, protótipos, formula 1 e etc.

Em competições são escolhidas combinações de acordo com o circuito.

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Sei que não é uma fonte tão confiável, mas encontrei na wikipedia esta lista dos cambios DSG:

DQ200 - 7 marchas - 250Nm - A seco

DQ250 - 6 marchas - 350Nm - A óleo

DQ380 - 7 marchas - 380Nm - A óleo

DQ500 - 7 marchas - 550Nm - A óleo

DQ511 - 10 marchas - 550Nm - A óleo

DL501 - 7 marchas - 550Nm - A óleo

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Direct-shift_gearbox

O Golf GTI também está no limite, porque ele utiliza um DQ250 e o motor já tem torque de 350Nm.

Dq250 aguenta 55kgm de torque de boa! Nem patina embreagem rs
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Sim, deve aguentar umas dez puxadas e depois vende ele pro ferro velho. Rs

Amigo meu. No Brasil já tem carros andando mais de 2 anos com esse torque e nada de ferro velho. Como será? Eu falo por minha própria experiência.

Isso no Brasil. Nem falo dos eua e Europa onde tem carros andando 5 6 7 anos com essa potência.

 

alias sr @Jorge Jox, já viu um DQ250 quebrar fisicamente (não falo de defeito na mecatrônica ou embreagem gasta) ? Eu não... 

 

O que ja vi sim e carros com GTX3071R com cambio stock, andando andando e andando, sabe o torque que essa turbina gera ?

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Michael, estou por fora do GT e do câmbio stock que vc falou. Não os conheço.

Não vi e provavelmente não verei o DQ250 quebrar fisicamente. Não tenho acesso a essas informações, a não ser pela Internet.

Quanto a esse câmbio aguentar mais do que as informações que encontramos na Internet, que são 350Nm, pessoalmente não sei e imagino que não suporte durante a vida útil a qual foi prevista pra ele. Geralmente a parte mais frágil e sofrível é a embreagem. É muito difícil quebrar uma engrenagem num câmbio. Sou engenheiro mecânico e sei que quando um componente mecânico é projetado é aplicado uma margem de segurança ao valor limite. O quanto é aplicado depende do projetista. Não há regra.

Também não sei se esse câmbio já teve uma capacidade inferior e foi redimensionado. Isso é uma prática comum, pois é mais econômico para a montadora.

São informações que somente a VW tem com exatidão.

Se se aplicar um esforço maior a um componente dinâmico ao qual ele foi projetado, em alguns casos ele poderá suportar sim. Mas certamente terá a sua vida útil reduzia. São princípios da engenharia.

Mas para concluir, não sou o dono da razão.

Estou aqui pra trocar idéias, experiências, aprender e passar o meu conhecimento.

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anghinoni, sim, um motor pode durar mais de 200/250mil Km e chegar ao dobro, sem ser aberto, mas não significa que ele está ok, e nem que isto é comum.

Se vc fizer uma verificação, certamente encontrará taxa de compressão abaixo do mínimo especificado pela montadora, além de inúmera outras folgas fora de medidas, devido ao desgaste de peças. Óleo lubrifica mas não faz milagres.

Agora, Vectra com motor com 1.000.000 de km rodados sem ser aberto deveria estar no Guiness book.

Só o comando de válvulas, que já foi por muitos anos o calcanhar de aquiles dos GM, já deveria estar roletado.

Eu não sei se vcs estão entendendo... Motor é composto por cabeçote, bloco e cárter.

Abrir qualquer uma destas partes, significa que o motor foi aberto.

Muitos taxistas rodam até o osso do carro. Só param se ele quebrar. 

geralmente no monzatec eles trocam a arvore do comando e as valvulas e so, coisa rapida e barata, eu ja tive monza e fiz isso com 120.000 km.. agora abrir o motor pra fazer troca de pistoes, retifica no bloco e a parte de baixo é outra coisa, creio que os taxistas nao consideram a parte do cabeçote como fazer o motor. 

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Amigo meu. No Brasil já tem carros andando mais de 2 anos com esse torque e nada de ferro velho. Como será? Eu falo por minha própria experiência.

Isso no Brasil. Nem falo dos eua e Europa onde tem carros andando 5 6 7 anos com essa potência.

 

alias sr @Jorge Jox, já viu um DQ250 quebrar fisicamente (não falo de defeito na mecatrônica ou embreagem gasta) ? Eu não... 

 

O que ja vi sim e carros com GTX3071R com cambio stock, andando andando e andando, sabe o torque que essa turbina gera ?

 

É o que você falou cara, tantos carros já preparados e rodando sem problema algum. 

Mas os caras apresentaram fatos, no próprio site da VW diz a limitação e contra fatos não há argumentos.

Abraço a todos.

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Os taxistas rodam até o osso, mas não é difícil arrancar uma confissão do tipo: "só troquei as bronzinas", "os mancais que estavam gastos" ou "as juntas do cabeçote 'queimaram' e eu troquei".

Isso reforça o que o Jorge falou sobre abrir o motor. O bicho pode ter 500k km sem ter feito retífica, mas é muito difícil nunca ter sido aberto e é garantido que está fora das especificações mínimas...

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Alexandre Kohl

Com manutenção preventiva... troca de filtros, óleo nos conformes... vai longe com qualidade sim, leia a materia(Jetta 2001 atinge 800.000km e motor estava em bom estado).

http://www.noticiasautomotivas.com.br/volkswagen-jetta-2001-atinge-800-000-km-e-motor-estava-em-bom-estado/

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carro de estrada sempre tem Km muito alta e esta mais conservado que carro de cidade, por isso eu falo que é mal negocio pegar carros muito pouco rodados, tipo carro com 3 anos e só 10.000 km, o cara so fez percursos curtos em temperatura fora do ideal.

antes de falarem da gasolina etc etc, esse bora ali da noticia esta nos states, onde praticamente nao se tem engarrafamentos nem trajetos curtos. la praticamente todos os carros sao muito rodados, e esse papo de que carro com mais que 10.000km por ano é muito rodado é invencao de vendedor de carro tupiniquim. la nos states eles compram carro e ficam 10 anos com o carro, por issso la carro é barato, nao é que nem aqui que se troca todoi ano por status ou porque se acha que estar com 30.000 km é estar muito rodado.

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antes de falarem da gasolina etc etc, esse bora ali da noticia esta nos states, onde praticamente nao se tem engarrafamentos nem trajetos curtos. la praticamente todos os carros sao muito rodados, e esse papo de que carro com mais que 10.000km por ano é muito rodado é invencao de vendedor de carro tupiniquim. la nos states eles compram carro e ficam 10 anos com o carro, por issso la carro é barato, nao é que nem aqui que se troca todoi ano por status ou porque se acha que estar com 30.000 km é estar muito rodado.

Fora a qualidade da gasolina, das vias... Fora os preços da gasolina, das peças e MO p/ manutenção...

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Alexandre Kohl

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Estou mais uma vez para relatar algo que acho uma "gracinha" do DSG do TSI.

Ontem fui a um grande condomínio residencial e o meu destino ficava a uns 1/2km da entrada, todo o percurso é em paralelepípedo.

Pois bem, o DSG teimou em trocar as marchas somente a 3.000 RPM e eu estava pisando bem de leve no modo ECONÔMICO.

A maior parte do trajeto andava com o carro a quase 3.000 RPM em 2a marcha. Insisti pra ver se o bichinho mudava, mas infelizmente se recusou.

O câmbio realmente é muito bacana, mas tem essa zica, PQP.

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Dá um toquinho na borboleta + que ele troca, depois volta automaticamente pro auto. Nem precisa colocar a mão no câmbio.

Sei dessa manobra Barbosa51, mas não queria que isso fosse necessário, ele tem realizar essa tarefa sozinho.

Já pensou morar numa cidade com paralelepípedos?

Que drama ia ser, ter que usá-lo no manual para não consumir gasolina sem necessidade e ainda ouvir o roncar do motor mais alto.

Perto da minha casa há um trecho de uns 50 metros com lajotas de concreto, fica logo depois de um sinal. A cada 4 vezes que passo ali, 3 ele retém as marchas até uns 3.000 RPM. É aleatório, tem vontade própria, só faz quando quer, mas quer na maioria das vezes. Imagino que seja um sensor sensível a vibração. As vezes ele reduz da 3a para a 2a num trecho que em asfalto liso não faria isto. Mas pelo menos essa ação é rara. rsrs

Mas obrigado!

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