Discussão: falhas câmbio DSG - Histórico


Jorge Jox

Recommended Posts

Atualizando os senhores sobre minha epopéia, como disse o amigo @deco:

Embreagem e mecatrônica avariados.

O processo foi enviado ontem para a VW. 

A boa notícia é que o consultor me disse que ele prevê 90% de chance da VW arcar.

A má notícia é que ele saiu de férias hoje heheh

Em breve posto novas informações

Feliz natal a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera,

Decidi colocar mais um pouco de querosene nesta fogueira.

Rodei um scan completo com o OBDeleven no meu carro (TSI DSG mexicano 15/15) e no carro de um amigo (TSI DSG alemão 13/14). As diferenças completas vocês podem ver neste post, mas reservei um espaço aqui neste tópico para discutir um aspecto interessante: as diferenças no Módulo 02 - Transmission Control Module (ou TCM). Vejam o comparativo:

dT4izXC0.png

Este P/N não é o da famigerada e tão temida mecatrônica completa (este seria, segundo o ETKA, o 0AM325025M), mas APENAS DA UNIDADE DE CONTROLE, que é a parte "trônica" da coisa. 

Percebam que o hardware é exatamente o mesmo. O software, no entanto é  diferente. E não é só a versão, mas o P/N do software também. Isso significa que há mudanças consideráveis no software, além da simples evolução. Vejam também que, apesar do carro dele ter roda livre e o meu não, o LONG CODING é idêntico. Ou seja: a roda livre não é mesmo uma função programável. Ela faz parte da codificação do software. Isso explicaria também por que os carros perdem a roda livre com a atualização, uma vez que os P/Ns de software mais novos não teriam a funcionalidade.

Isso provoca também questionamentos a respeito da origem dos problemas de falhas em câmbios que temos visto nos carros aqui no Brasil. Que os carros mexicanos são bem menos suscetíveis é fato, estatisticamente comprovado aqui no nosso fórum. Há, portanto, três hipóteses: 

1) Não há mesmo diferença de hardware e a VW corrigiu via software os problemas eliminando ou modificando alguma função que aumenta o risco (seria, por exemplo, algo associado à roda livre???)

2) Apesar da parte "trônica", outras correções foram feitas na parte "meca" da coisa. Isso explicaria as evoluções de P/N do ETKA, que começam na variante Z11 e terminam na variante Z1R (válida de Novembro/2014 em diante)

3) Meu carro ainda tem a mesma versão do hardware problemática, e eu estou dirigindo uma bomba-relógio (oh!!! vou me cagar nas calças preventivamente :blink:)

Façam suas apostas!!!

O interessante seria outros amigos postarem aqui seus logs do VAS/VCDS/OBDeleven, para que possamos comparar.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, RicW disse:

3) Meu carro ainda tem a mesma versão do hardware problemática, e eu estou dirigindo uma bomba-relógio (oh!!! vou me cagar nas calças preventivamente :blink:)

Façam suas apostas!!!

O interessante seria outros amigos postarem aqui seus logs do VAS/VCDS/OBDeleven, para que possamos comparar.

Abraço!

Então, vamos nos dar as mãos! :lol::lol:

Address 02: Auto Trans (J743)       Labels: 0CW-927-769.clb
   Part No SW: 0CW 300 047 E    HW: 0AM 927 769 K
   Component: GSG DQ200-MQB H43 5204  
   Revision: 00043014    Serial number: CU501501277228
   Coding: 0014
   Shop #: WSC 00066 790 00149
   ASAM Dataset: EV_TCMDQ200021 001001
   ROD: EV_TCMDQ200021_AU37.rod
   VCID: 3D76A1DBAC6209D676-8068

No fault code found.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/12/2016 at 7:18 PM, RicW disse:

Galera,

Decidi colocar mais um pouco de querosene nesta fogueira.

Rodei um scan completo com o OBDeleven no meu carro (TSI DSG mexicano 15/15) e no carro de um amigo (TSI DSG alemão 13/14). As diferenças completas vocês podem ver neste post, mas reservei um espaço aqui neste tópico para discutir um aspecto interessante: as diferenças no Módulo 02 - Transmission Control Module (ou TCM). Vejam o comparativo:

dT4izXC0.png

Este P/N não é o da famigerada e tão temida mecatrônica completa (este seria, segundo o ETKA, o 0AM325025M), mas APENAS DA UNIDADE DE CONTROLE, que é a parte "trônica" da coisa. 

Percebam que o hardware é exatamente o mesmo. O software, no entanto é  diferente. E não é só a versão, mas o P/N do software também. Isso significa que há mudanças consideráveis no software, além da simples evolução. Vejam também que, apesar do carro dele ter roda livre e o meu não, o LONG CODING é idêntico. Ou seja: a roda livre não é mesmo uma função programável. Ela faz parte da codificação do software. Isso explicaria também por que os carros perdem a roda livre com a atualização, uma vez que os P/Ns de software mais novos não teriam a funcionalidade.

Isso provoca também questionamentos a respeito da origem dos problemas de falhas em câmbios que temos visto nos carros aqui no Brasil. Que os carros mexicanos são bem menos suscetíveis é fato, estatisticamente comprovado aqui no nosso fórum. Há, portanto, três hipóteses: 

1) Não há mesmo diferença de hardware e a VW corrigiu via software os problemas eliminando ou modificando alguma função que aumenta o risco (seria, por exemplo, algo associado à roda livre???)

2) Apesar da parte "trônica", outras correções foram feitas na parte "meca" da coisa. Isso explicaria as evoluções de P/N do ETKA, que começam na variante Z11 e terminam na variante Z1R (válida de Novembro/2014 em diante)

3) Meu carro ainda tem a mesma versão do hardware problemática, e eu estou dirigindo uma bomba-relógio (oh!!! vou me cagar nas calças preventivamente :blink:)

Façam suas apostas!!!

O interessante seria outros amigos postarem aqui seus logs do VAS/VCDS/OBDeleven, para que possamos comparar.

Abraço!

Problemas das mecatrônicas antigas, deviam estar relacionados a qualidade do material de alguma peça. Não precisaria alterar nada no projeto, bastando apenas rever o material utilizado com o fornecedor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Problemas das mecatrônicas antigas, deviam estar relacionados a qualidade do material de alguma peça. Não precisaria alterar nada no projeto, bastando apenas rever o material utilizado com o fornecedor.

D-us te ouça!

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Scan do meu Confortline 1.4:

Address 02: Auto Trans (J743)       Labels: 0CW-927-769.clb
   Part No SW: 0CW 300 046 B    HW: 0AM 927 769 K
   Component: GSG DQ200-MQB H43 5112  
   Revision: 00043014    Serial number: CU501310175632
   Coding: 0014
   Shop #: WSC 22253 002 1048576
   ASAM Dataset: EV_TCMDQ200021 001001
   ROD: EV_TCMDQ200021_AU37.rod
   VCID: 397EB5CBB84A35F65A-806C

No fault code found.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois que vcs terminarem a discussão nessa sopa de letrinhas do DSG, quero ver o que vai sobrar de esperança pro meu DSG de um mexicano 15/15 com 13.500km rodados, que até agora não fez nenhuma gracinha!

Em maio de 2017 vou para o 2o ano de garantia.

Não tenho software para identificar nada nesse carro!

Na minha ultima revisão não atualizaram nada. O mecânico falou que não tinha nada para atualizar.

Acompanhei a revisão de perto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é o scan do meu. Ao que tudo indica a mecatrônica ainda não foi trocada - mas existe a possibilidade, já que sou o 2o dono e comprei o carro com 17.000km.

A minha parece ser idêntica a do @amd3000.

Address 02: Auto Trans (J743)       Labels: 0CW-927-769.clb
   Part No SW: 0CW 300 046 B    HW: 0AM 927 769 K
   Component: GSG DQ200-MQB H43 5112  
   Revision: 00043014    Serial number: CU501401187025
   Coding: 0014
   Shop #: WSC 01357 011 00200
   ASAM Dataset: EV_TCMDQ200021 001001
   ROD: EV_TCMDQ200021_AU37.rod
   VCID: 399CF9EBB0560ADAC20020-806C

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é o scan do meu. Ao que tudo indica a mecatrônica ainda não foi trocada - mas existe a possibilidade, já que sou o 2o dono e comprei o carro com 17.000km.
A minha parece ser idêntica a do @amd3000.
Address 02: Auto Trans (J743)       Labels: 0CW-927-769.clb
   Part No SW: 0CW 300 046 B    HW: 0AM 927 769 K
   Component: GSG DQ200-MQB H43 5112  
   Revision: 00043014    Serial number: CU501401187025
   Coding: 0014
   Shop #: WSC 01357 011 00200
   ASAM Dataset: EV_TCMDQ200021 001001
   ROD: EV_TCMDQ200021_AU37.rod
   VCID: 399CF9EBB0560ADAC20020-806C

É igual à do carro do meu amigo também. Seria legal saber se alguém que teve a mecatrônica trocada tem o mesmo software dos mexicanos.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

# Golf 13/14 elegance

No momento está na ccs trocando a mecatrônica.

Antes da troca:

Address 02: Auto Trans (J743) Labels: 0CW-927-769.clb 

Part No SW: 0CW 300 045

HW: 0AM 927 769G 

Component: GSG DQ200-MQB H43 4532  

Revision: 00043014 Serial number: CU501308275932

Coding: 0014 

Shop #: WSC 01357 011 00200 ASAMDataset:EV_TCMDQ200021001001

ROD: EV_TCMDQ200021.rod

VCID: F6E3805A4967B0AE3EF-80A3

No fault code found

Depois da troca: 

previsão para sexta agora(30/12) ou semana que vem.

Pegando o carro já posto o scan da nova mecatrônica aqui e se perdeu a função roda livre ou não!! 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite galera! Estou prestes  a comprar um MK7 e confesso que vivo um grande dilema entre o manual e o automático. Cada vez que leio a palavra "mecatrônica" por aqui me vem o receio e o medo de comprar já no final da garantia, uma vez que tenho interesse somente no modelo alemão. Tenho razão em ter esse "pé atrás" ou estou exagerando? 

Obs: é minha primeira postagem, se eu estiver fazendo algo errado me alertem por favor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A preocupação com a quebra do câmbio é válida, porém a VW está trocando a mecatrônica mesmo fora da garantia para aqueles que fizeram as revisões corretamente nas ccs.

A combinação motor 1.4 turbo + DSG + auto-hold oferece muito conforto para o motorista no trânsito caótico.

E em viagens acho que as duas opções são equivalentes. O carro é fantástico!!

No entanto, em cidades onde o asfalto é lunar não recomendo o golf tanto automático quanto o manual.

Vai depender do seu gosto, do seu uso e do local onde reside.

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Rsd01 disse:

Boa noite galera! Estou prestes  a comprar um MK7 e confesso que vivo um grande dilema entre o manual e o automático. Cada vez que leio a palavra "mecatrônica" por aqui me vem o receio e o medo de comprar já no final da garantia, uma vez que tenho interesse somente no modelo alemão. Tenho razão em ter esse "pé atrás" ou estou exagerando? 

Obs: é minha primeira postagem, se eu estiver fazendo algo errado me alertem por favor!

Se for um alemão, existe a preocupação com a mecatronia, porém a VW está trocando mesmo fora da garantia e se não trocar, ainda dá pra ganhar um extra na justiça, pois o problema é crônico e de conhecimento público. Se for um mexicano, aparentemente não há o problema relatado.

Mas ATENÇÃO: se você mora em uma cidade de trânsito lento e pavimentação ruim, NÃO COMPRE DE JEITO NENHUM UM GOLF DSG -  siga este conselho, ou você se arrependerá amargamente.

Os golfs dsg possuem um problema conhecido como retenção de marcha (uma desgraça - com o perdão da palavra). Uma gambiarra a brasileira, implementada, ao que tudo indica, para esconder um barulho característico do câmbio. Resultado, não escondeu o barulho e ferrou com a vida de proprietários (com retenção após atualização de software) e futuros clientes desavisados.

No mais o carro é show!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Willerbh disse:

# Golf 13/14 elegance

No momento está na ccs trocando a mecatrônica.

Antes da troca:

Address 02: Auto Trans (J743) Labels: 0CW-927-769.clb 

Part No SW: 0CW 300 045

HW: 0AM 927 769G 

Component: GSG DQ200-MQB H43 4532  

Revision: 00043014 Serial number: CU501308275932

Coding: 0014 

Shop #: WSC 01357 011 00200 ASAMDataset:EV_TCMDQ200021001001

ROD: EV_TCMDQ200021.rod

VCID: F6E3805A4967B0AE3EF-80A3

No fault code found

Depois da troca: 

previsão para sexta agora(30/12) ou semana que vem.

Pegando o carro já posto o scan da nova mecatrônica aqui e se perdeu a função roda livre ou não!! 

 

Pela versão do seu software, vc não tinha retenção de marcha. Acertei?

Alguém citou que a 4512 seria a última versão sem retenção, mas acredito que as retenções apareceram somente nas versoes posteriores  51...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela versão do seu software, vc não tinha retenção de marcha. Acertei?
Alguém citou que a 4512 seria a última versão sem retenção, mas acredito que as retenções apareceram somente nas versoes posteriores  51...

O hardware dele é diferente também. Revisão G. Os postados até agora são K.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Willerbh disse:

A preocupação com a quebra do câmbio é válida, porém a VW está trocando a mecatrônica mesmo fora da garantia para aqueles que fizeram as revisões corretamente nas ccs.

A combinação motor 1.4 turbo + DSG + auto-hold oferece muito conforto para o motorista no trânsito caótico.

E em viagens acho que as duas opções são equivalentes. O carro é fantástico!!

No entanto, em cidades onde o asfalto é lunar não recomendo o golf tanto automático quanto o manual.

Vai depender do seu gosto, do seu uso e do local onde reside.

Essa informação da troca da mecatrônica mesmo fora da garantia para aqueles que fizeram as revisões corretamente nas ccs me animou agora. Moro numa cidade de trânsito não tão lunar :D, então o Golf ainda é uma ótima escolha.

 

38 minutos atrás, KingMan disse:

Se for um alemão, existe a preocupação com a mecatronia, porém a VW está trocando mesmo fora da garantia e se não trocar, ainda dá pra ganhar um extra na justiça, pois o problema é crônico e de conhecimento público. Se for um mexicano, aparentemente não há o problema relatado.

Mas ATENÇÃO: se você mora em uma cidade de trânsito lento e pavimentação ruim, NÃO COMPRE DE JEITO NENHUM UM GOLF DSG -  siga este conselho, ou você se arrependerá amargamente.

Os golfs dsg possuem um problema conhecido como retenção de marcha (uma desgraça - com o perdão da palavra). Uma gambiarra a brasileira, implementada, ao que tudo indica, para esconder um barulho característico do câmbio. Resultado, não escondeu o barulho e ferrou com a vida de proprietários (com retenção após atualização de software) e futuros clientes desavisados.

No mais o carro é show!

Moro no interior de São Paulo e pego bons trechos de rodovia então não teria problemas de engarrafamento, o que me abre a possibilidade de ter as duas opções de câmbio nesse caso. Pesquisei bastante sobre o segmento de Hatch Médios e o Golf é sem dúvida a melhor escolha!

Obrigado pelas informações Willerbh e KingMan, de grande valia nesse momento de escolha. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com DSG  , não me incomoda os barulhos caracteristicos  , retenção acho normal , ate pq em carro manual eu segurava marcha em piso ruim ou estrada de chão. Unica coisa que está me incomodando é os trancos de D2 para D1 ao parar no cinaleiro onde ate alguns motoristas olham achando que encostei. Pode ser que está dando defeito mas vou rodar mais assim , garantia vai ate final de 2018.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, lucasfc201 disse:

Estou com DSG  , não me incomoda os barulhos caracteristicos  , retenção acho normal , ate pq em carro manual eu segurava marcha em piso ruim ou estrada de chão. Unica coisa que está me incomodando é os trancos de D2 para D1 ao parar no cinaleiro onde ate alguns motoristas olham achando que encostei. Pode ser que está dando defeito mas vou rodar mais assim , garantia vai ate final de 2018.

No meu ocorre os trancos, mas somente se o carro estivesse em situação de retenção. Se o carro está segurando a marcha e freio para parar, é um "deus me acuda" de tanto barulho e tranco. Mas se estou em um bom pavimento sem retenção e freio para parar, o carro se comporta normalmente.

Estranho você segurar marcha em piso ruim a 30km/h. Depois faz um teste com marcha mais alta... o carro vai ficar solto e vai sentir menos as imperfeições, pois qnto mais baixa a marcha, mais tração e mais grudado o carro fica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra quem ainda tem retenção e não viu o que postei em outro tópico, após a última atualização realizada há algumas semanas no meu carro, elas simplesmente sumiram.

Segurar marchar baixa em asfalto ruim só gasta mais gasolina, força mais coxins do motor e câmbio e outras peças móveis, além de tornar a condução mais cansativa e menos confortável..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Willy disse:

Pra quem ainda tem retenção e não viu o que postei em outro tópico, após a última atualização realizada há algumas semanas no meu carro, elas simplesmente sumiram.

Segurar marchar baixa em asfalto ruim só gasta mais gasolina, força mais coxins do motor e câmbio e outras peças móveis, além de tornar a condução mais cansativa e menos confortável..

Semana q vem irei verificar. Prometi a mim mesmo q não faria mais isso, já q estou com a petição pronta, mas vou tentar mais essa vez. Em seguida posto o resultado e o scan com a versão do software.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • RicW changed the title to Discussão: falhas câmbio DSG - Histórico
  • RicW locked this topic
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.