Discussão: falhas câmbio DSG - Histórico


Jorge Jox

Recommended Posts

17 horas atrás, alev8 disse:

mas o que eu queria saber mesmo... todos os que apresentam problema tem o "roda livre" . quase todos os mexicanos nao tem roda livre, e os cambios trocados em garantia normalmente voltam sem o roda livre.

pergunta, sera que o problema do cambio nao esta relacionado com essa feature?

Na minha opinião existe relação com problemas na mecatronica sim, não iriam desabilitar à toa. Ou a VW simplesmente se tocou que o roda livre não traz beneficio nenhum.
Não gosto do roda livre e não uso, na estrada o carro fica menos "na mão" e gasta mais freio.
Quando quero consumo uso o modo Individual com o motor em ECO, assim não entra o roda livre.
Na Estrada consegui media melhor sem roda livre (18.5km/l vs 17.5km/l descendo pro litoral do PR).
Lembrando que no roda livre o motor fica em ponto morto, injetando  pra manter em funcionamento.
Já com o carro engatado e tirando o pé a injeção é cortada e o movimento das rodas faz o motor girar, embora isso cause perda de aceleração o consumo nesse caso é zero. Na Estrada em 7a marcha a desaceleração é minima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, RicardoCWB disse:

Na minha opinião existe relação com problemas na mecatronica sim, não iriam desabilitar à toa. Ou a VW simplesmente se tocou que o roda livre não traz beneficio nenhum.
Não gosto do roda livre e não uso, na estrada o carro fica menos "na mão" e gasta mais freio.
Quando quero consumo uso o modo Individual com o motor em ECO, assim não entra o roda livre.
Na Estrada consegui media melhor sem roda livre (18.5km/l vs 17.5km/l descendo pro litoral do PR).
Lembrando que no roda livre o motor fica em ponto morto, injetando  pra manter em funcionamento.
Já com o carro engatado e tirando o pé a injeção é cortada e o movimento das rodas faz o motor girar, embora isso cause perda de aceleração o consumo nesse caso é zero. Na Estrada em 7a marcha a desaceleração é minima.

Eu acho que tiraram e estão tirando o roda livre por questão de legislação:

 

LEI Nº 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997.

Institui o Código de Trânsito Brasileiro.

        O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

...

CAPÍTULO XV
DAS INFRAÇÕES

...

       Art. 231. Transitar com o veículo:

...

  IX - desligado ou desengrenado, em declive:

        Infração - média;

        Penalidade - multa;

        Medida administrativa - retenção do veículo;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Ricardo, beleza?

eu acho que e questao de momento vs uso.

o roda livre para mim é muito util. deixo o carro embalar e economizo acelerar uma subida por exemplo. eu em uso normal estou conseguindo otimas medias sem contar descida de serra . estou satisfeito. 

Essa semana consegui medias consistentes de  17 vindo para o trabalho. Semana que vem vou tentar de novo sem o roda livre, para ver se muda para mais ou para menos.

Tudo depende de diversos fatores. Na descida de serra acho que o roda livre nao vale a pena. pelo menos aqui, na serra da imigrantes onde o carro ganha velocidade mesmo em 5..ou 6 marcha.

Mas claro, nenhuma micro economia de metros por litro vale um problema no DSG... 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda tem essa ne... ate estranhei quando peguei o carro e ele tinha roda livre. 

E bom isentar o roda livre dos problemas de dsg...seria bom ter 100% de certeza. so achei estranho que antes tinha e agora nao tem. mas é provavel que seja algo de legislacao mesmo...

Alias, mais uma legislacao super util e inteligente ne...como o  Guarda vai adivinhar que estou em roda livre ou nao? essa nem o alem da imaginacao responde...

eu achei legal que, quando voce encosta no freio, ele joga marcha e "perde" o roda livre. o sistema e muito inteligente na minha opiniao.

mas é isso ae pessoal, obrigado pelas dicas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, alev8 disse:

Ainda tem essa ne... ate estranhei quando peguei o carro e ele tinha roda livre. 

E bom isentar o roda livre dos problemas de dsg...seria bom ter 100% de certeza. so achei estranho que antes tinha e agora nao tem. mas é provavel que seja algo de legislacao mesmo...

Alias, mais uma legislacao super util e inteligente ne...como o  Guarda vai adivinhar que estou em roda livre ou nao? essa nem o alem da imaginacao responde...

eu achei legal que, quando voce encosta no freio, ele joga marcha e "perde" o roda livre. o sistema e muito inteligente na minha opiniao.

mas é isso ae pessoal, obrigado pelas dicas.

 

O meu é um mexicano 14/15, está com quase 15 mil quilômetros, tem roda livre, câmbio barulhento, mas não tem retenção. Não sei como é essa retenção, mas para mim, quando passo em pisos irregulares, sinto o câmbio solto demais, parece corrente de bicicleta, e se o carro pula a marcha é passada para cima. Tenho um Tiguan 2011, ele retém a troca bem mais, por exemplo, numa mesma subida, às vezes acabo trocando pelo paddle, enquanto no Golf vai mais redondo.

Será que por ter roda livre e não ter retenção o meu carro está mais sujeito a falha do câmbio? Fora ser barulhento, não sinto nenhum dos sintomas descritos, a condução não é mais "confortável" que o tiptronic, mas mais prazerosa, e mesmo tendo menos potência e torque, a condução é bem mais esportiva. Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resumo da ópera: o câmbio dsg tem sim um vício oculto e nós brasileiros somos reféns dos mecânicos e atendimento VW os quais último treinamento que receberam foi para desentupir giclé de fusca!! É muito claro isso e me dá muito medo toda vez que tenho que 'ensinar' qual é o óleo do meu carro nas revisões!!! Que merda, cara!

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Bereba disse:

Eu acho que tiraram e estão tirando o roda livre por questão de legislação:

 

LEI Nº 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997.

Institui o Código de Trânsito Brasileiro.

        O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

...

CAPÍTULO XV
DAS INFRAÇÕES

...

       Art. 231. Transitar com o veículo:

...

  IX - desligado ou desengrenado, em declive:

        Infração - média;

        Penalidade - multa;

        Medida administrativa - retenção do veículo;

A função roda livre não é ativada é declives. Há um sensor que identifica a angulação das descidas e dependendo, o carro permanece engrenado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, alvinopp disse:

A função roda livre não é ativada é declives. Há um sensor que identifica a angulação das descidas e dependendo, o carro permanece engrenado.

Tem certeza disso? O meu (alemão 13/14) desengata em descida sim, inclusive nas bem inclinadas.
Acho que não faria muito sentido não desengatar em descida, é justamente onde vale a pena.
E ao contrário do que falaram, o meu não engata "ao menor toque" no freio, só depois de uma pisada boa no freio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em ‎5‎/‎18‎/‎2017 at 1:02 PM, RNM disse:

O meu é um mexicano 14/15, está com quase 15 mil quilômetros, tem roda livre, câmbio barulhento, mas não tem retenção. Não sei como é essa retenção, mas para mim, quando passo em pisos irregulares, sinto o câmbio solto demais, parece corrente de bicicleta, e se o carro pula a marcha é passada para cima. Tenho um Tiguan 2011, ele retém a troca bem mais, por exemplo, numa mesma subida, às vezes acabo trocando pelo paddle, enquanto no Golf vai mais redondo.

Será que por ter roda livre e não ter retenção o meu carro está mais sujeito a falha do câmbio? Fora ser barulhento, não sinto nenhum dos sintomas descritos, a condução não é mais "confortável" que o tiptronic, mas mais prazerosa, e mesmo tendo menos potência e torque, a condução é bem mais esportiva. Abraços!

Teu carro ainda é novo, posso estar enganado mas ainda não vi alguérm ter problemas com menos de 25-30 mil km, sendo a maioria acima de 50 mil km. Um amigo meu tbém tem um mexicano 14/15 com 10 mil km e tbém não tem retenção nenhuma ainda.
Esqueça isso e aproveite o carro. Faça as revisões em dia e não "arrepie" demais que não se incomodará rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, sem tentar sequestrar o tópico, tô precisando de um help.

Levantei o carro ontem , em N (neutro) pra tentar ver se escutava algum barulho de rolamento, e também fui olhar umas coisas no freio, as pastilhas estavam com ligeira folga e dando alguns barulhos. Ao girar as rodas da frente, me deparei com um barulho grande (que não é dos freios, pois acontece mesmo sem pastilhas). Também não é rolamento.

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=FgEGbbdZxh4

A propósito: desconsiderem o comentário da minha esposa no vídeo. Tive um problema uma vez com uma pedrinha que ficou entre o disco de freio e aquela capinha de lata que tem atrás dele, agarrou ali e ficou arranhando, mas nada demais, mas ela acha que causou danos irreversíveis no carro kkkk

 

Pergunta: Isso é do câmbio? São as engrenagens? Tá normal esse barulho?

Alguém já testou ou quer testar no seu, pra me ajudar? (Só calçar as rodas traseiras, levantar com macaco e girar a roda).

Obs.: A outra roda estava no chão, imagino que isso é sim do câmbio, e pode ter algo a ver com o diferencial. Só me assustei. Se acharem que devo, movo o tópico para outra área do forum.

 

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, arfurtado disse:

A propósito: desconsiderem o comentário da minha esposa no vídeo. Tive um problema uma vez com uma pedrinha que ficou entre o disco de freio e aquela capinha de lata que tem atrás dele, agarrou ali e ficou arranhando, mas nada demais, mas ela acha que causou danos irreversíveis no carro kkkk

Isso aconteceu comigo e com um amigo aqui do trabalho que tinha um a3... Quando aconteceu comigo achei que tinha acontecido algo muito grave, quebrado o disco sei la, pelo barulho que fazia rs, mas parou sozinho, em ambos os casos.. Pelo menos não chamei um guincho que nem ele kkkkkkkk

Quanto ao barulho do vídeo, nunca vi igual. Também nunca fiz esse teste de levantar somente uma roda. O meu, com as duas no ar, não faz este barulho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, RicardoCWB disse:

Tem certeza disso? O meu (alemão 13/14) desengata em descida sim, inclusive nas bem inclinadas.
Acho que não faria muito sentido não desengatar em descida, é justamente onde vale a pena.
E ao contrário do que falaram, o meu não engata "ao menor toque" no freio, só depois de uma pisada boa no freio.

Ricardo, eu já li isso em algum lugar, que ele não desengata em descidas muito íngremes (por segurança) e engata assim que você encosta no freio.. Eu tenho um alemão do mesmo ano do seu e tudo funciona dessa forma que estou falando..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos! Depois de 17 dias aguardando a resposta da VW hj fui informado pela ccs que irão trocar a mecatrônica em cortesia, que após a chegada da peça em 2 dias no máximo me entregam o carro. Agora é esperar,após a troca eu venho aqui relatar como o carro ficou. Abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, alvinopp disse:

Ricardo, eu já li isso em algum lugar, que ele não desengata em descidas muito íngremes (por segurança) e engata assim que você encosta no freio.. Eu tenho um alemão do mesmo ano do seu e tudo funciona dessa forma que estou falando..

O meu 13/14 tb tb funciona assim. Dá uma conferida  no meu post nesse tópico.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2017-5-19 at 2:55 PM, Vinícius Fraga disse:

Olá amigos! Depois de 17 dias aguardando a resposta da VW hj fui informado pela ccs que irão trocar a mecatrônica em cortesia, que após a chegada da peça em 2 dias no máximo me entregam o carro. Agora é esperar,após a troca eu venho aqui relatar como o carro ficou. Abraço a todos!

Em 02/02/17, comprei um usado, 13/14 tsi... venceu a garantia em janeiro/17... 3 meses da compra, deu falha no cambio... levei na css, testaram e sumiu.... andei 3 dias, fiquei na estrada... na última terça, 15/05/17 entrou na css... todo dia esperando saber se a VW pagaria... hoje ligaram dizendo que cobririam a peça (mecatronica) mas eu terei que pagar 1000,00 de mao de obra... em certa parte estou aliviado...

não li todos os tópicos mas a nova mecatronica que virá é diferente da que existe? ou seja, agora ficará bom para sempre? realmente o carro é excelente mas viver com a pulga atrás da orelha... é ferro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, dvblucas disse:

Em 02/02/17, comprei um usado, 13/14 tsi... venceu a garantia em janeiro/17... 3 meses da compra, deu falha no cambio... levei na css, testaram e sumiu.... andei 3 dias, fiquei na estrada... na última terça, 15/05/17 entrou na css... todo dia esperando saber se a VW pagaria... hoje ligaram dizendo que cobririam a peça (mecatronica) mas eu terei que pagar 1000,00 de mao de obra... em certa parte estou aliviado...

não li todos os tópicos mas a nova mecatronica que virá é diferente da que existe? ou seja, agora ficará bom para sempre? realmente o carro é excelente mas viver com a pulga atrás da orelha... é ferro.

Eu tb estou na dúvida se permaneço com o carro ou troco por outro após trocarem a mecatrônica, meu medo é a nova apresentar algum problema e a VW não querer trocá-la,gosto mto do carro, mas não quero viver nessa incerteza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reportagem interessante sobre o Golf na BestCars.

http://bestcars.uol.com.br/bc/informe-se/noticias/vw-golf-satisfaz-donos-pelos-motores-e-incomoda-pela-caixa-dsg/

E com alguma estatística do site:

...

É baixa a incidência de defeitos nos Golfs dos leitores. Mesmo assim, diversos relataram danos aos pneus de 17 pol, que sugerem inadequação ao piso brasileiro (16%); problemas nos amortecedores e ruídos no interior (13% cada). Poucos foram os casos de falhas na caixa DSG (9%), no dreno do ar-condicionado (6%) e no sensor de pressão de pneus (3%). Edney, de Blumenau, SC, proprietário de Golf 1,4 turbo 2014, comenta: “Ruído em excesso no câmbio DSG em baixas rotações, principalmente na 2ª e 3ª marchas. Dá impressão de ter peças soltas dentro da caixa. Os pneus são para estradas alemãs: com 15.000 km já estavam com duas bolhas gigantes”.

Afinal, qual o grau de satisfação dos donos desse Volkswagen? Disseram-se muito satisfeitos 84% deles, um dos percentuais mais altos entre os oito Guias de Compra já feitos. Só o Up da mesma marca, com 94%, conseguiu melhor índice. Como referência de outros modelos na faixa de preço dos médios, o Nissan Sentra ficou em 62%, o Ford Ecosport em 58% e o Renault Duster em 56%. Por outro lado, as concessionárias poderiam ser melhores: só 44% estão muito satisfeitos com elas, abaixo dos índices de Ecosport (58%) e Sentra (48%), mas acima do Duster (30%; os índices são da época de cada Guia de Compra).

Satisfação com o carro

Muito satisfeitos 84%
Parcialmente satisfeitos 13%
Insatisfeitos 3%
Pesquisa com 32 donos

 

Satisfação com a rede de concessionárias

Muito satisfeitos 44%
Parcialmente satisfeitos 31%
Insatisfeitos 13%
Não usam 13%
Pesquisa com 32 donos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gosto bastante do teste de leitor do site BCWS, mas temos que levar uma coisa em consideração: Geralmente ele é preenchido por usuários logo após a compra... Carros com menos de 10mil km e 1 ano de uso são maioria.. Poucos passam dos 30 mil, faixa onde aparecem a maior parte dos problemas no DSG e mesmo assim ainda temos 9% de relatos

E é muito bom o fato do Golf ter o segundo índice mais alto do site, mesmo estando em um segmento conhecido por ter consumidores mais exigentes e críticos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citar

Sou registrado no forum somente para leitura, e é com muita tristeza que realizo minha primeira postagem no forum, logo neste "infeliz" tópico hehe.

Neste final de semana o Cambio começou a ter comportamentos estranhos até esquentar, os primeiros 5 km eu preciso conduzir o veículo realizando a troca de marchas manualmente pelas borboletas. Se eu deixar o carro de forma automática acontece o seguinte sintomas;

Logo ao ligar o carro (ainda frio) espero dar 15 segundos para andar, solto o freio e engato o "D", a roda gira muito POUCO e já engata a 2º marcha, tornando a rotação insuficiente e o carro não anda.

Se eu forçar um pouco o acelerador para tentar arrancar e progredir, ele informa na tela "Erro cambio".

Se eu sair da garagem (em modo manual) e atingir uma velocidade e tornar a acionar o cambio em modo "D" (automático) ele fica com comportamento estranho, como se tivesse pisando na embreagem, desengatando e trocando as marchas (com trancos), mas sem gerar força de tração nas rodas para seguir percurso, perigoso de realizar ultrapassagens, alto risco de acidente etc. 

Após o carro esquentar bem (5 até 10 Minutos de condução) o problema desaparece.

Este sintoma só apareceu agora que esfriou aqui em Curitiba - PR, no próximo dia útil estarei levando na Concessionária (Servopa) para avaliar.

Golf  1.4 TSI   - 2013/2014 - 41.000km    todas as revisões feito em concessionária, nenhuma colisão e nenhum defeito mecânico até então...  

O veículo foi adquirido em 30/03/2014, incrível!!! Passou 1 mês da garantia e aparentemente o cambio abriu o bico.

Mantenho os srs informados.

Abraços,

Felipe,

Citar

Dando continuidade ao meu relato, entreguei meu veículo para analise na concessionaria VW Servopa Matriz Curitiba (Rua Chile esquina com a Rockfeller), estou sem carro desde semana passada e gastando com Uber.

 

Dia 04/05/2017

Fui cedo na concessionaria e me trataram super bem, foram educados e atenciosos mas me solicitaram em ficar com o veículo até o dia seguinte 05/05 para passar o scanner e a analise e diagnóstico do problema, para posteriormente enviar uma solicitação de cortesia das peças para a montadora VW junto com o diagnóstico.   Ok concordei e deixei o veículo.

Na sexta-feira 05/05/2017 que era a data da suposta devolução do veículo me ligaram no fim da tarde para solicitar mais dois dias úteis para diagnosticar. Enfim vou continuar gastando recursos extras para me locomover só para o "diagnóstico".

Estou torcendo para encontrarem o problema e a montadora não ser resistente, mas fico preocupado... se para diagnóstico vai atingir quase 1 semana, imagine quantos dias eles precisam para trocar a mecatrônica. 

Citar

 

Boa tarde, continuando meu relato.

Hoje dia 09/05 recebi uma ligação da concessionaria Servopa com a seguinte noticia:

A montadora recebeu todas as informações do meu veículo (garantia vencida) e aprovou a substituição completa da mecatrônica sem custo da peça.

Meu carro está andando normalmente, somente quando fica FRIO ele trava o modo Automático e me obriga a trocar as marchas na borboleta até o carro aquecer,  depois de esquentar ok e nada se percebe.

Vou pagar a mão de obra de R$ 540,00. Em frente as possibilidades de ter pago a mecatrônica (caso montadora negasse a cortesia) eu vou pagar estes R$ 540,00 sorrindo.

Vou retirar o meu carro hoje (agora) e aguardar 15 dias a chegada da Nova Mecatrônica para agendar a substituição.

Consultor disse para eu ficar confortável, pois as novas "mecatrônicas atualizadas" não apresentaram falhas mantendo o veículo original e respeitando o limite de torque da caixa.

 

Atualização;

Recebi uma ligação da Concessionária no dia 24/05,  foi exatamente quando deu 15 dias de espera para a chegada das peças/mecatrônica nova.  Enfim, deixei meu carro na concessionária dia 24/05 e me devolveram  dia 26/05.

Resumo que todo o burocrático de analise do problema, analise de aprovação de garantia e solicitação das peças para a montadora demora mais do que substituir toda a Mecatrônica. 

Mecatrônica substituída e tudo resolvido (mesmo fora do prazo de garantia), ao que me parece perdeu a função "roda livre" ou pelo menos no transito urbano não foi suficiente para ativar a tal função.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, felzero disse:

Atualização;

Recebi uma ligação da Concessionária no dia 24/05,  foi exatamente quando deu 15 dias de espera para a chegada das peças/mecatrônica nova.  Enfim, deixei meu carro na concessionária dia 24/05 e me devolveram  dia 26/05.

Resumo que todo o burocrático de analise do problema, analise de aprovação de garantia e solicitação das peças para a montadora demora mais do que substituir toda a Mecatrônica. 

Mecatrônica substituída e tudo resolvido (mesmo fora do prazo de garantia), ao que me parece perdeu a função "roda livre" ou pelo menos no transito urbano não foi suficiente para ativar a tal função.

 

 

Sim perde a função, nas versões mais recentes de software a fábrica esta removendo esta função.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixei o meu hoje pra 7a revisão (já fora da garantia) e pra verificar a trepidação na troca de 1a pra 2a, retenção que ocorre com muita frequência (segurando 2a e 3a até 4000 rpm) e também pra dar uma olhada nos ruídos na suspensão dianteira, já que a troca das malditas bieletas não resolveu.
O consultor que me atendeu confirmou que a VW está de fato dando "garantia estendida" pro cambio, desde que as revisões estejam em dia. Me ligou agora pouco e disse que foi feita uma reprogramação do cambio que, segundo ele, amenizou muito os problemas... Acho que ainda não vi nenhum relato por aqui de que essa reprogramação resolveu algo, mas veremos.
Caso contrário ele irá solicitar uma mecatronica nova à fabrica. Irão testar amanhã na CSS com o carro frio.

Tomem cuidado com as revisões... Ele na hora observou que uma das revisões havia passado 370km acima dos 1000km de limite, mas foi feita no tempo. Disse que a fabrica pode criar caso com isso. Furada do proprietario anterior, fica a dica!
E continuem fazendo revisão após o termino da garantia, melhor continuar de rabo preso com a VW e pagando 400 Temers por uma troca de óleo e manter essa "garantia estendida".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

mais um problema pro DSG, e acho que sou o primeiro premiado com isso: Eis que uma semana depois da 9 revisão, carro 100 %, to saindo de casa, rodo uns 50 metros ate a portaria do apto, começam a piscar na tela todo tipo de avaria eletrônica possível: Falha EPC, falha ABS, falha Cambio, Falha sensor de pressão... Olhei pro cambio e o D estava piscando. Desliguei o carro, botei no P, nisso o porteiro vem correndo gritando: TA SAINDO FUMAÇA DO CAPO!!!!!

Já agarrei o extintor e "cai pra dentro", levantei o capo e ja tava tudo claro lá, mandei o jato na base do fogo, apagou ... fogo de novo, desliguei a bateria e mais um jato pra apagar o fogo (DICA, MANTENHAM UMA ALICATE OU CHAVE DE BOCA adequada ao terminal da bateria NO PORTA LUVAS foi o que me salvou soltar o conector da bateria).

Levei na CC aqui em Macaé de manhã e a tardinha já me passaram o motivo do baile: A mecatronica entrou em curto e pegou fogo. Pensa na minha felicidade de ter feito 2 revisões na CC mesmo depois do fim da garantia.

Amanhã eles vão falar com a Volks e ver como fica essa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • RicW changed the title to Discussão: falhas câmbio DSG - Histórico
  • RicW locked this topic
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.