Discussão: falhas câmbio DSG - Histórico


Jorge Jox

Recommended Posts

Galera, o meu DSG está perfeito, mas criei esse tópico porque estive em uma concessionária hoje no Rio de Janeiro para codificar uma chave e ao acompanhar o serviço questionei o técnico que o executava sobre os principais problemas que o carro apresentava, em especial o câmbio/embreagem.

Informou:

Elogiou o carro e disse que o câmbio faz barulho, mesmo, inclusive o Jetta e o GTI, é de projeto.

Disse também que até o momento tiveram somente dois Golf TSI com problemas no conjunto transmissão DSG.

Um foi trocado pela garantia e o outro eles também farão o serviço, inclusive eu vi o câmbio sobre uma bancada.

Detalhe, os dois Golf estavam mexidos, um com rodas aro 20" e o outro, não tenho certeza, mas acho que com chip de potência.

Perguntei porque a garantia não foi encerrada e a resposta foi que eles passaram os problemas para a fabrica e um representante esteve lá na concessionária e não se manifestou sobre as alterações, então eles deram prosseguimento conforme o parecer da fábrica.

Ele fechou o comentário com a seguinte declaração:

O carro estando original não tem apresentado problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o DSG7 está operando no limite de segurança, quando falamos em torque. Nenhum outro carro do grupo, que usa esse câmbio, tem torque maior.

Aumentando esse torque com chip o conjunto câmbio/embreagem parece não aguentar. Só me admiro pq as quebras são rápidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

falaram tudo, eu disse varias vezes que o limite de torque desse cambio é 250 N o mesmo torque do golf.

os caras mexem no carro e dai se fazem de migué e exigem a garantia, prejudicando todos, a fabrica, nos, que perdemos na revenda depois porque o carro fica com a fama de "fragil"...

pra mim, os que quebraram sem mexer estao dentro da margem aceitavel de defeitos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, eu acho essa historia do limite do DSG7 em 25 de torque uma balela, porque o Polo GTI que saiu a pouco tempo na Europa uma o DSG7 e tem 32 de torque. Ja li em outros fóruns que esse cambio de 7 marchas a seco (DSG7) aguenta até 35.

Cara, pelo que eu sei o Polo GTI com 32 kgf.m de torque é o equipado com câmbio manual. O com DSG7 tem 250 N.m ou 25 kgf.m.

E sobre aguentar 35... Talvez aguente isso em um pico, mas trabalhar nessa faixa acho muito difícil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o DSG7 está operando no limite de segurança, quando falamos em torque. Nenhum outro carro do grupo, que usa esse câmbio, tem torque maior.

Aumentando esse torque com chip o conjunto câmbio/embreagem parece não aguentar. Só me admiro pq as quebras são rápidas.

Sim, no limite, já li alguns artigos dizendo que o limite dele é de 250Nm. Inclusive os motores 1.8 dos AUDI está com o torque limitado nesse valor tbm.

Acredito nas quebras pq imagino que quem mexe no carro é pq quer pisar fundo, testar, atestar o incremento de potência e torque.

Não consigo imaginar alguém mexendo no motor de um carro e andar com ele normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, pelo que eu sei o Polo GTI com 32 kgf.m de torque é o equipado com câmbio manual. O com DSG7 tem 250 N.m ou 25 kgf.m.

E sobre aguentar 35... Talvez aguente isso em um pico, mas trabalhar nessa faixa acho muito difícil.

Se ele aguentasse 350Nm a VW com certeza o colocaria no GTI, pois ele é menor, mais eficiente, mais leve que o DSG6 de embreagem banhada. Ainda teria uma marcha a mais para melhorar o consumo em estrada.

Ele tem 2 overdrives o DSG6 tem somente 1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o Audi Q3 usa a caixa de 7 marcha e tem 35,7 kgfm de torque.

Na verdade a Audi tem duas versões para o câmbio S-Tronic de 7 marchas, que são aplicadas de acordo com o torque do sistema. Tanto é, que quem usa o cambio de 7 marchas é o Q3 2.0 e o RS (450 Nm).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, pelo que eu sei o Polo GTI com 32 kgf.m de torque é o equipado com câmbio manual. O com DSG7 tem 250 N.m ou 25 kgf.m.

E sobre aguentar 35... Talvez aguente isso em um pico, mas trabalhar nessa faixa acho muito difícil.

 

Esse novo motor 1.8 TSI pode estar associado com uma transmissão manual de seis velocidades ou uma DSG de sete velocidades de dupla embreagem automática.

Cara, agora eu fiquei em dúvida. Será que fariam isso? Quem comprar o manual leva um motor com 32 kgfm e quem comprar com DSG leva um motor com torque bem mais baixo?

Ou entao pode ser o que você falou em cima, o cambio que equipa o POLO é o mesmo que equipa as RS o que eu acho bem difícil.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse novo motor 1.8 TSI pode estar associado com uma transmissão manual de seis velocidades ou uma DSG de sete velocidades de dupla embreagem automática.

Cara, agora eu fiquei em dúvida. Será que fariam isso? Quem comprar o manual leva um motor com 32 kgfm e quem comprar com DSG leva um motor com torque bem mais baixo?

Ou entao pode ser o que você falou em cima, o cambio que equipa o POLO é o mesmo que equipa as RS o que eu acho bem difícil.

Abraço.

Rodrigo, seu comentário me fez pesquisar melhor. Obrigado. :)

 

Realmente, tanto a versão manual quanto a automatizada tem torque de 320 Nm.

 

Sobre os câmbios DSG7, a VW também tem duas versões: Uma para motores pequenos, com torque máximo de 250 Nm e outra para motores maiores, com torque máximo de 600 Nm. Ou seja, quase certo que o Polo GTI utilize essa segunda versão.

 

Para os céticos, a informação foi extraída do site da VW. Segue a fonte: http://en.volkswagen.com/en/innovation-and-technology/technical-glossary/7-gang-dsg-getriebe.html

 

Sendo assim, o DSG do Golf 1.4 já opera no limite de especificação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, seu comentário me fez pesquisar melhor. Obrigado. :)

 

Realmente, tanto a versão manual quanto a automatizada tem torque de 320 Nm.

 

Sobre os câmbios DSG7, a VW também tem duas versões: Uma para motores pequenos, com torque máximo de 250 Nm e outra para motores maiores, com torque máximo de 600 Nm. Ou seja, quase certo que o Polo GTI utilize essa segunda versão.

 

Para os céticos, a informação foi extraída do site da VW. Segue a fonte: http://en.volkswagen.com/en/innovation-and-technology/technical-glossary/7-gang-dsg-getriebe.html

 

Sendo assim, o DSG do Golf 1.4 já opera no limite de especificação.

 

Top, mas eu continuo acreditando que o Polo use o DQ200 que é o que equipa nossos carros aqui (Golf 1.4 e A3 1.8), pensa comigo, qual seria o proposito de colocarem um cambio top em um carro que nem é tao esportivo? Provavelmente o custo desse cambio é bem superior ao do Golf 1.4 e do Golf 2.0 que tem bem mais potência e torque.

Eu vou continuar procurando ver se acho algum lugar que fale qual é o cambio do Polo KKKKKK.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sei de duas coisas:

- A primeira é que, meu carro todo original, não apresentou um probleminha sequer ainda (eu sei, está muito novo ainda). E espero que não aconteça.

- A segunda é que a galera mexe demais no Golf, faz muita alteração. Eu saí do Forum do novo Focus (eu tinha um 2014) onde quase todo mundo não mexe em nada no carro pra assustar com o que vejo aqui. Se for incluir o Facebook então, aí que a coisa fica preta: só menino falando de chipar o carro, perguntando qual "anda" mais, etc...


Se mexer no carro, vai dar pau. Isso é fato. Uma equipe gigantesca de engenheiros passa anos projetando algo perfeito pra vir uma molecada e foder tudo e depois reclamar que o carro estragou!
Mas mesmo assim, ainda vejo alguns donos falando que o carro deu problema mesmo estando todo original.

As duas coisas se misturam e não consegui tirar uma posição conclusiva ainda sobre isso. Mas rezo para que eu não seja "sorteado" com essa má sorte de um problema no meu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sei de duas coisas:

- A primeira é que, meu carro todo original, não apresentou um probleminha sequer ainda (eu sei, está muito novo ainda). E espero que não aconteça.

- A segunda é que a galera mexe demais no Golf, faz muita alteração. Eu saí do Forum do novo Focus (eu tinha um 2014) onde quase todo mundo não mexe em nada no carro pra assustar com o que vejo aqui. Se for incluir o Facebook então, aí que a coisa fica preta: só menino falando de chipar o carro, perguntando qual "anda" mais, etc...

Se mexer no carro, vai dar pau. Isso é fato. Uma equipe gigantesca de engenheiros passa anos projetando algo perfeito pra vir uma molecada e foder tudo e depois reclamar que o carro estragou!

Mas mesmo assim, ainda vejo alguns donos falando que o carro deu problema mesmo estando todo original.

As duas coisas se misturam e não consegui tirar uma posição conclusiva ainda sobre isso. Mas rezo para que eu não seja "sorteado" com essa má sorte de um problema no meu.

 

Concordo com você Lisandro, geralmente quando se mexe em time que está ganhando, esse time pode passar a perder e muito. Na minha humilde opinião o Golf 7, seja o TSI, seja o GTI, já andam mais do que o suficiente para a realidade brasileira, onde o asfalto não ajuda, as estradas, ruas e avenidas na maioria das vezes são péssimas e quando se tem pavimento bom, tenha absoluta certeza que está cheia de radares prontos para te aplicar multas atrás de multas.

 

O gasto com isso não vale a pena, o cara compra um TSI e gasta um rio de dinheiro que por muitas vezes, chega a beirar ou ultrapassar o valor de um GTI, sem contar que o GTI já vem de fábrica preparado para a potência e o torque que ele tem.

 

Enfim, sempre gostei de carro original pela confiabilidade e durabilidade, seja em relação a rodas, seja em relação a motorização e suspensão, claro que isso exclui acessórios, como melhorias em som por exemplo, no mais o carro original se tratando de motor, rodas, me atende perfeitamente, particularmente eu não compraria um carro com alterações da configuração original, não compraria um carro com rodas não originais, rebaixado então, corro com todas as forças das minhas pernas, pois se já dá pena de ver um carro como o Golf andar nas crateras lunares das ruas brasileiras, imagina rebaixado...mas gosto não se discute né.... há quem goste e pague caro para realizar mudanças...

 

;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Top, mas eu continuo acreditando que o Polo use o DQ200 que é o que equipa nossos carros aqui (Golf 1.4 e A3 1.8), pensa comigo, qual seria o proposito de colocarem um cambio top em um carro que nem é tao esportivo? Provavelmente o custo desse cambio é bem superior ao do Golf 1.4 e do Golf 2.0 que tem bem mais potência e torque.

Eu vou continuar procurando ver se acho algum lugar que fale qual é o cambio do Polo KKKKKK.

Abraço.

Cara, isso é um balaio de gato. A informação que o torque é de 320 Nm para os dois cambios eu peguei no site da VW da Inglaterra. Agora entrei no site da VW da Alemanha e voilà o torque é diferente para manual e automatizado: 320 Nm para o primeiro e 250 Nm para o segundo.

Não sei se o link abrirá na mesma página, mas basta escolher o Polo GTI e verificar o torque na ficha técnica. http://app.volkswagen.de/ihdcc/de/configurator.html#30205/36050/GTI

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sei de duas coisas:

- A primeira é que, meu carro todo original, não apresentou um probleminha sequer ainda (eu sei, está muito novo ainda). E espero que não aconteça.

- A segunda é que a galera mexe demais no Golf, faz muita alteração. Eu saí do Forum do novo Focus (eu tinha um 2014) onde quase todo mundo não mexe em nada no carro pra assustar com o que vejo aqui. Se for incluir o Facebook então, aí que a coisa fica preta: só menino falando de chipar o carro, perguntando qual "anda" mais, etc...

Se mexer no carro, vai dar pau. Isso é fato. Uma equipe gigantesca de engenheiros passa anos projetando algo perfeito pra vir uma molecada e foder tudo e depois reclamar que o carro estragou!

Mas mesmo assim, ainda vejo alguns donos falando que o carro deu problema mesmo estando todo original.

As duas coisas se misturam e não consegui tirar uma posição conclusiva ainda sobre isso. Mas rezo para que eu não seja "sorteado" com essa má sorte de um problema no meu.

eu tambem tive essa impressao, se voce vir do forum do cruze pra ca vai ver a diferenca, aqui é so conversa de envenenar o carro eheh

 

la no do cruze parece papo de comadres, so falam de alteracoes esteticas de gosto duvidoso e de sonorizacao.

 

tem que ver como se comporta os cambios mexicanos para ver se foi um problema restrito aos alemaes. Um indicio que tem um lote com problemas é a VW trocar mesmo dos carros mexidos, eles devem saber algo de vicio na origem por isso nao negaram a garantia, isso me deixou curioso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, isso é um balaio de gato. A informação que o torque é de 320 Nm para os dois cambios eu peguei no site da VW da Inglaterra. Agora entrei no site da VW da Alemanha e voilà o torque é diferente para manual e automatizado: 320 Nm para o primeiro e 250 Nm para o segundo.

Não sei se o link abrirá na mesma página, mas basta escolher o Polo GTI e verificar o torque na ficha técnica. http://app.volkswagen.de/ihdcc/de/configurator.html#30205/36050/GTI

 

Cara, que doideira.. Esses DSGs são muito complicados. Agora voltamos ao que você falou, cambio manual é melhor que o DSG7 KKKKK.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que infelicidade amigo.

Ele travou em alguma marcha?

Que resolva o mais rápido possível.

Boa sorte.

Travou sim, travou na segunda marcha. Quando era pra passar da 2a pra 3a, apresentava esse erro no câmbio. Ai da 2a, só passava pra 4a por volta de 6.000 rpm. 

E pelo visto, vai passar muito tempo lá, demorar, no mínimo, 30 dias, além dessa 1 semana e meia, que já estão lá. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Travou sim, travou na segunda marcha. Quando era pra passar da 2a pra 3a, apresentava esse erro no câmbio. Ai da 2a, só passava pra 4a por volta de 6.000 rpm. 

E pelo visto, vai passar muito tempo lá, demorar, no mínimo, 30 dias, além dessa 1 semana e meia, que já estão lá. 

O meu apresentou este mesmo problema quando trocaram a embreagem. O carro só engatava a 2ª

 

Ficou pronto em 20 dias e está bem melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Travou sim, travou na segunda marcha. Quando era pra passar da 2a pra 3a, apresentava esse erro no câmbio. Ai da 2a, só passava pra 4a por volta de 6.000 rpm. 

E pelo visto, vai passar muito tempo lá, demorar, no mínimo, 30 dias, além dessa 1 semana e meia, que já estão lá. 

e nao te deram carro reserva? porque a demora? se for falta de peça e recusarem dar carro reserva continua andando com o carro, pelo que voce falou ele so nao engata a terceira.

se danificar mais o cambio azar da VW que nao te deu carro reserva 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou vendo que a galera está se acabando aqui elucubrando sobre as capacidades de torque dos câmbios DSG.

Acho que como eu, ninguém aqui  é funcionário da VW estrangeira, diga-se isto pq os câmbios são fabricados lá fora, ou tem acesso a estas informações a não ser através de sites.

Se houver algum um funcionário da VW aqui ou alguém que tenha acesso à essas informações que se pronuncie. rsrs

 

Por interesse da VW ou de qualquer outra montadora, é possível aumentar as capacidades de um câmbio ou embreagem sem desenvolver um modelo totalmente novo, propriamente dito.

Para isto basta colocar engrenagens com aços-ligas mais resistentes ou apenas tratamentos térmicos e novas cementações nas superfícies dos dentes das engrenagens e para as embreagens, discos de fricção mais resistente, com molas mais fortes ou áreas maiores.

 

Quando se desenvolve um projeto mecânico, principalmente de carro, se desenvolve mecanismos ou equipamentos já preparados para um possível redimensionamento levando-se em conta que os carros constantemente aumentam de potência.

Esta condição é levada em consideração quando se desenvolve um produto, pq se não for assim ele apresentará vida curta e logo, menor relação custo benefício.

Claro, tudo tem limites.

 

Estou dizendo isso pq acredito que a VW tem cambios/embreagens com capacidades diferentes para os conjuntos DSG, sejam de 6, 7 ou mais marchas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • RicW changed the title to Discussão: falhas câmbio DSG - Histórico
  • RicW locked this topic
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.