Recommended Posts

Postado

Aos confrades que colocaram filtro in box da K&N, notaram algo diferente no carro, alem do barulho?

Pergunto porque um cara que tem uma BMW 118 passou no dinamometro com o filtro original  e depois com o "esportivo" e o carro dele perdeu 10cv e quase 1 kgfm de torque com o K&N.

Segue o link no forum BimmerBrazil: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=11289.0;topicseen

Sempre acreditei que não ganharia nada mudando só filtro, mas perder tanto eu não imaginava.

 

Postado

Eu nunca fiz uso desses filtros "esportivos", nada contra quem use também. Mas como hoje em dia tá em voga a qualidade ultra baixa de peças e acessórios de carro, bem como a falsificação na cara de pau das mesmas. Não seria esse caso ai, além de não ter ganho algum, prejudica o que teria que ser no mínimo o normal.

Postado
51 minutos atrás, ADAMO MARQUES disse:

red, no meu coloquei o filtro inflow, notei a diferença na hora, o carro sai mais rapido e desenvolve melhor, quanto a economia nao senti diferença.

No meu ex-Focus eu cheguei a usar um inflow, quando coloquei parecia que tinha melhorado. Andei uns 2 anos com ele, limpando periodicamente. Na última vez que fui limpar percebi que a espuma estava esfarelando um pouco e voltei a usar o original. Daí percebi que estava igual a quando usava o esportivo.

Mas nunca passei no dinamometro para confirmar se existia ou não diferença de potencia/torque.

Acredito que varie de modelo para modelo.

Postado
Aos confrades que colocaram filtro in box da K&N, notaram algo diferente no carro, alem do barulho?

Pergunto porque um cara que tem uma BMW 118 passou no dinamometro com o filtro original  e depois com o "esportivo" e o carro dele perdeu 10cv e quase 1 kgfm de torque com o K&N.

Segue o link no forum BimmerBrazil: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=11289.0;topicseen

Sempre acreditei que não ganharia nada mudando só filtro, mas perder tanto eu não imaginava.

 

Cara no meu tsi 15/15 Mex. coloquei o intake K&N e achei que o carro ficou um pouco mais ligeiro,nas arrancadas e de final,achei que ele chega no 200 mais rápido do que com filtro original,quanto a economia,achei que ficou um pouco mais gastador,ta fazendo 10-11 na cidade.

Acho que valeu a pena sim,paguei R$250 no MLivre.

Abraço[emoji1306]

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Postado

 

Comentário no site BestCars sobre o assunto, em uma matéria sobre as novas tecnologias nos motores:

 

Bruno um mês atrás

Que matéria fantástica. Simplesmente sensacional. Mas ainda tenho uma dúvida, a respeito dos chamados filtros esportivos.
Algumas marcas utilizam filtros inbox (na mesma caixa do filtro original, ou seja, não mudam o ponto de admissão) e com óleos especiais que em tese aumentariam a quantidade de ar admitido, sem diminuir a eficácia filtrante comparado ao filtro original (o óleo seria o responsável por isso). Inclusive esses mesmos fabricantes apregoam tempos enormes para realizar a manutenção (limpeza e reaplicação do óleo) do filtro (chegam até a valores na casa dos 100.000 km!). Minha dúvida é: é realmente possível que esses filtros esportivos tenham a mesma capacidade filtrante do filtro original? Se realizarmos a limpeza e reaplicação do óleo em prazos mais razoáveis (10.000 km, ou menos), é possível manter o filtro esportivo com a mesma capacidade filtrante do original? Obrigado.

  •  
  • Responder
  • Compartilhar ›
    •  
    •  
    •  
  •  
  •  
     
    •  
      •  
      •  
       
      Avatar
      Felipe Hoffmann Bruno um mês atrás

      Bruno, é difícil responder sua pergunta, pois pode variar de caso a caso. Minha opinião de quem trabalha na área é: cada veículo teve vários engenheiros trabalhando durante 3 ou 4 anos para achar o melhor rendimento possível do filtro e da admissão de ar, mantendo toda a capacidade de filtragem necessária. Além disso, há também a engenharia dos fornecedores envolvidos.

      Já trabalhei e fiz vários testes nesta área. Cheguei a "brincar" de tirar todo o sistema de admissão até o corpo de borboleta, deixando-a exposta no dinamômetro de bancada. A diferença de potência não chegou a 1%. Isso em motor aspirado: em motor turbo não muda nada, uma vez que o turbo sempre busca (girando mais ou menos) manter a pressão no coletor de admissão. Num caso extremo de filtro entupido, o turbo teria um pouco mais de tempo de resposta e poderia atingir sua capacidade de gerar mais pressão.

      Minha opinião quanto a isso é manter o sistema original e pronto. Até quando se aplica turbo a um motor aspirado, recomendo a preparadores tentar usar o sistema de filtro e captação de ar original. Não se esqueça do efeito "placebo" que este tipo de "melhoria" traz: o motorista ouve o ar sendo sugado com o filtro esportivo e por consequência já tem impressão de que está mais rápido.

    • 1 month later...
    Postado

    Tenho o K&N como substituto do filtro de ar original. Diferença de saída quase não se nota. No entanto, em velocidades mais altas notei uma ligeira mudança nas retomadas, fica parecendo que o motor ganhou um folegôzinho maior ou maior entrada de ar o que faz sentido pois o fluxo aumenta com esses filtros, mas a diferença é bem ligeira. Quanto a capacidade de filtragem, é unanime que filtra menos que os originais, devido o propósito desses filtros ser a maior passagem de ar, porém, sejamos sensatos o filtro de ar original é preparado pra tudo, até pra área rural e sua quantidade de poeira extrema. Sabemos que quase ninguém desse fórum vai enfiar seu carro em área rural e ficar rodando por la 6 meses (por exemplo), então pra usos de estradas e cidade (mesmo com a poluição) é mais do que suficiente. 

     

    Deixando claro que é opinião própria, temos amigos Engenheiros Mecânicos que não concordaria com tal opinião e eles tem razão na maioria delas. Mas tem coisas que são aceitáveis pra mim, a exemplo a troca do filtro.

     

    Por fim, sobre a economia, a média minha era 10.3 e atualmente está em 10.6 , bem pouco, mas ouve mudança e não mudei meu modo de dirigir. Mas é muito relativo dizer que é ação direta do filtro, talvez simplesmente eu andei mais tranquilo mesmo achando que não.

    • 3 weeks later...
    Postado

    Vou colocar um filtro K & N no meu até agora sempre rodei com o original, realmente não espero nenhuma mudança significativa, mas depois que tenha alguns km rodados postarei minhas impressões ....Ja teve a impressão quase certa de que colocando nele alem da gasolina aditivada uma lata do aditivo perfect clean da Koube  o motor ficava mais economico pelo menos em 1 litro por km a mais .... vamos a ver que acontece com o filtro ...

    Postado

    No meu notei uma leve melhora, a impressão é que o carro ficou um pouco mais solto, o meu filtro original estava com 33.000 km, achei bem sujo, iria entupir antes de 90.000km, como pede o manual. O som não mudou nada com o KN inbox.

    Outra coisa que notei diferença foi com o Militek, coloquei inclusive no cambio que é manual, senti também o carro mais "leve" para andar.

    Quando pegar estrada novamente vou saber, até agora só como Militek já passou de 240 km/h na descida.

     

    • 1 year later...
    Postado

    Fala galera. Coloquei o filtro k&n esse fim de semana e até agora não deu pra aferir diferença de consumo ou desempenho. Mas o que chamou a atenção foi o estado do original, bem sujo e envelhecido. Quando soprei e bati, saiu algo como uma colher de poeira fina. O meu tsi 1.4 2014 tem apenas 20mil rodados. 728e30a6a5c3d1b8f7221906cfb48f17.jpg2f34a38252ee622ed0d90245b92de70a.jpg

    Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk

    Postado

    Eu uso K&N inbox desde uns 2 mil km o carro tinha, agora ta com 30k km. Tirei esses tempos pra levar o carro pra revisao, e está muito limpo o filtro ainda.

    Não notei muita diferenca em desempenho e consumo

    • 11 months later...
    Postado

    Usei K&N inbox numa Tiguan por 75mkm, mais pela comodidade de poder limpar e não precisar ficar comprando o filtro de papel.

    Numa única oportunidade que tive de testar com outra Tiguan sem modificações numa reta duplicada, subida, aceleradores em WOT os carros ficaram exatamente lado-a-lado.

    Então acho que não ganha um mísero cavalo não. Na verdade até achava que com o filtro de papel o carro ficava mais solto....

    • 1 month later...
    Postado

    Felipe Hoffmann 

    Bruno, é difícil responder sua pergunta, pois pode variar de caso a caso. Minha opinião de quem trabalha na área é: cada veículo teve vários engenheiros trabalhando durante 3 ou 4 anos para achar o melhor rendimento possível do filtro e da admissão de ar, mantendo toda a capacidade de filtragem necessária. Além disso, há também a engenharia dos fornecedores envolvidos.

    Já trabalhei e fiz vários testes nesta área. Cheguei a "brincar" de tirar todo o sistema de admissão até o corpo de borboleta, deixando-a exposta no dinamômetro de bancada. A diferença de potência não chegou a 1%. Isso em motor aspirado: em motor turbo não muda nada, uma vez que o turbo sempre busca (girando mais ou menos) manter a pressão no coletor de admissão. Num caso extremo de filtro entupido, o turbo teria um pouco mais de tempo de resposta e poderia atingir sua capacidade de gerar mais pressão.

    Minha opinião quanto a isso é manter o sistema original e pronto. Até quando se aplica turbo a um motor aspirado, recomendo a preparadores tentar usar o sistema de filtro e captação de ar original. Não se esqueça do efeito "placebo" que este tipo de "melhoria" traz: o motorista ouve o ar sendo sugado com o filtro esportivo e por consequência já tem impressão de que está mais rápido.

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário

    Criar uma conta

    Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

    Crie uma nova conta

    Entrar

    Já tem uma conta? Faça o login.

    Entrar Agora