Filtro K&N - Perda de potência


Recommended Posts

Aos confrades que colocaram filtro in box da K&N, notaram algo diferente no carro, alem do barulho?

Pergunto porque um cara que tem uma BMW 118 passou no dinamometro com o filtro original  e depois com o "esportivo" e o carro dele perdeu 10cv e quase 1 kgfm de torque com o K&N.

Segue o link no forum BimmerBrazil: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=11289.0;topicseen

Sempre acreditei que não ganharia nada mudando só filtro, mas perder tanto eu não imaginava.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nunca fiz uso desses filtros "esportivos", nada contra quem use também. Mas como hoje em dia tá em voga a qualidade ultra baixa de peças e acessórios de carro, bem como a falsificação na cara de pau das mesmas. Não seria esse caso ai, além de não ter ganho algum, prejudica o que teria que ser no mínimo o normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, ADAMO MARQUES disse:

red, no meu coloquei o filtro inflow, notei a diferença na hora, o carro sai mais rapido e desenvolve melhor, quanto a economia nao senti diferença.

No meu ex-Focus eu cheguei a usar um inflow, quando coloquei parecia que tinha melhorado. Andei uns 2 anos com ele, limpando periodicamente. Na última vez que fui limpar percebi que a espuma estava esfarelando um pouco e voltei a usar o original. Daí percebi que estava igual a quando usava o esportivo.

Mas nunca passei no dinamometro para confirmar se existia ou não diferença de potencia/torque.

Acredito que varie de modelo para modelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aos confrades que colocaram filtro in box da K&N, notaram algo diferente no carro, alem do barulho?

Pergunto porque um cara que tem uma BMW 118 passou no dinamometro com o filtro original  e depois com o "esportivo" e o carro dele perdeu 10cv e quase 1 kgfm de torque com o K&N.

Segue o link no forum BimmerBrazil: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=11289.0;topicseen

Sempre acreditei que não ganharia nada mudando só filtro, mas perder tanto eu não imaginava.

 

Cara no meu tsi 15/15 Mex. coloquei o intake K&N e achei que o carro ficou um pouco mais ligeiro,nas arrancadas e de final,achei que ele chega no 200 mais rápido do que com filtro original,quanto a economia,achei que ficou um pouco mais gastador,ta fazendo 10-11 na cidade.

Acho que valeu a pena sim,paguei R$250 no MLivre.

Abraço[emoji1306]

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Comentário no site BestCars sobre o assunto, em uma matéria sobre as novas tecnologias nos motores:

 

Bruno um mês atrás

Que matéria fantástica. Simplesmente sensacional. Mas ainda tenho uma dúvida, a respeito dos chamados filtros esportivos.
Algumas marcas utilizam filtros inbox (na mesma caixa do filtro original, ou seja, não mudam o ponto de admissão) e com óleos especiais que em tese aumentariam a quantidade de ar admitido, sem diminuir a eficácia filtrante comparado ao filtro original (o óleo seria o responsável por isso). Inclusive esses mesmos fabricantes apregoam tempos enormes para realizar a manutenção (limpeza e reaplicação do óleo) do filtro (chegam até a valores na casa dos 100.000 km!). Minha dúvida é: é realmente possível que esses filtros esportivos tenham a mesma capacidade filtrante do filtro original? Se realizarmos a limpeza e reaplicação do óleo em prazos mais razoáveis (10.000 km, ou menos), é possível manter o filtro esportivo com a mesma capacidade filtrante do original? Obrigado.

  •  
  • Responder
  • Compartilhar ›
    •  
    •  
    •  
  •  
  •  
     
    •  
      •  
      •  
       
      Avatar
      Felipe Hoffmann Bruno um mês atrás

      Bruno, é difícil responder sua pergunta, pois pode variar de caso a caso. Minha opinião de quem trabalha na área é: cada veículo teve vários engenheiros trabalhando durante 3 ou 4 anos para achar o melhor rendimento possível do filtro e da admissão de ar, mantendo toda a capacidade de filtragem necessária. Além disso, há também a engenharia dos fornecedores envolvidos.

      Já trabalhei e fiz vários testes nesta área. Cheguei a "brincar" de tirar todo o sistema de admissão até o corpo de borboleta, deixando-a exposta no dinamômetro de bancada. A diferença de potência não chegou a 1%. Isso em motor aspirado: em motor turbo não muda nada, uma vez que o turbo sempre busca (girando mais ou menos) manter a pressão no coletor de admissão. Num caso extremo de filtro entupido, o turbo teria um pouco mais de tempo de resposta e poderia atingir sua capacidade de gerar mais pressão.

      Minha opinião quanto a isso é manter o sistema original e pronto. Até quando se aplica turbo a um motor aspirado, recomendo a preparadores tentar usar o sistema de filtro e captação de ar original. Não se esqueça do efeito "placebo" que este tipo de "melhoria" traz: o motorista ouve o ar sendo sugado com o filtro esportivo e por consequência já tem impressão de que está mais rápido.

    Link para o comentário
    Compartilhar em outros sites

    • 1 month later...

    Tenho o K&N como substituto do filtro de ar original. Diferença de saída quase não se nota. No entanto, em velocidades mais altas notei uma ligeira mudança nas retomadas, fica parecendo que o motor ganhou um folegôzinho maior ou maior entrada de ar o que faz sentido pois o fluxo aumenta com esses filtros, mas a diferença é bem ligeira. Quanto a capacidade de filtragem, é unanime que filtra menos que os originais, devido o propósito desses filtros ser a maior passagem de ar, porém, sejamos sensatos o filtro de ar original é preparado pra tudo, até pra área rural e sua quantidade de poeira extrema. Sabemos que quase ninguém desse fórum vai enfiar seu carro em área rural e ficar rodando por la 6 meses (por exemplo), então pra usos de estradas e cidade (mesmo com a poluição) é mais do que suficiente. 

     

    Deixando claro que é opinião própria, temos amigos Engenheiros Mecânicos que não concordaria com tal opinião e eles tem razão na maioria delas. Mas tem coisas que são aceitáveis pra mim, a exemplo a troca do filtro.

     

    Por fim, sobre a economia, a média minha era 10.3 e atualmente está em 10.6 , bem pouco, mas ouve mudança e não mudei meu modo de dirigir. Mas é muito relativo dizer que é ação direta do filtro, talvez simplesmente eu andei mais tranquilo mesmo achando que não.

    Link para o comentário
    Compartilhar em outros sites

    • 3 weeks later...

    Vou colocar um filtro K & N no meu até agora sempre rodei com o original, realmente não espero nenhuma mudança significativa, mas depois que tenha alguns km rodados postarei minhas impressões ....Ja teve a impressão quase certa de que colocando nele alem da gasolina aditivada uma lata do aditivo perfect clean da Koube  o motor ficava mais economico pelo menos em 1 litro por km a mais .... vamos a ver que acontece com o filtro ...

    Link para o comentário
    Compartilhar em outros sites

    No meu notei uma leve melhora, a impressão é que o carro ficou um pouco mais solto, o meu filtro original estava com 33.000 km, achei bem sujo, iria entupir antes de 90.000km, como pede o manual. O som não mudou nada com o KN inbox.

    Outra coisa que notei diferença foi com o Militek, coloquei inclusive no cambio que é manual, senti também o carro mais "leve" para andar.

    Quando pegar estrada novamente vou saber, até agora só como Militek já passou de 240 km/h na descida.

     

    Link para o comentário
    Compartilhar em outros sites

    • 1 year later...

    Fala galera. Coloquei o filtro k&n esse fim de semana e até agora não deu pra aferir diferença de consumo ou desempenho. Mas o que chamou a atenção foi o estado do original, bem sujo e envelhecido. Quando soprei e bati, saiu algo como uma colher de poeira fina. O meu tsi 1.4 2014 tem apenas 20mil rodados. 728e30a6a5c3d1b8f7221906cfb48f17.jpg2f34a38252ee622ed0d90245b92de70a.jpg

    Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk

    Link para o comentário
    Compartilhar em outros sites

    • 11 months later...

    Usei K&N inbox numa Tiguan por 75mkm, mais pela comodidade de poder limpar e não precisar ficar comprando o filtro de papel.

    Numa única oportunidade que tive de testar com outra Tiguan sem modificações numa reta duplicada, subida, aceleradores em WOT os carros ficaram exatamente lado-a-lado.

    Então acho que não ganha um mísero cavalo não. Na verdade até achava que com o filtro de papel o carro ficava mais solto....

    Link para o comentário
    Compartilhar em outros sites

    • 1 month later...

    Felipe Hoffmann 

    Bruno, é difícil responder sua pergunta, pois pode variar de caso a caso. Minha opinião de quem trabalha na área é: cada veículo teve vários engenheiros trabalhando durante 3 ou 4 anos para achar o melhor rendimento possível do filtro e da admissão de ar, mantendo toda a capacidade de filtragem necessária. Além disso, há também a engenharia dos fornecedores envolvidos.

    Já trabalhei e fiz vários testes nesta área. Cheguei a "brincar" de tirar todo o sistema de admissão até o corpo de borboleta, deixando-a exposta no dinamômetro de bancada. A diferença de potência não chegou a 1%. Isso em motor aspirado: em motor turbo não muda nada, uma vez que o turbo sempre busca (girando mais ou menos) manter a pressão no coletor de admissão. Num caso extremo de filtro entupido, o turbo teria um pouco mais de tempo de resposta e poderia atingir sua capacidade de gerar mais pressão.

    Minha opinião quanto a isso é manter o sistema original e pronto. Até quando se aplica turbo a um motor aspirado, recomendo a preparadores tentar usar o sistema de filtro e captação de ar original. Não se esqueça do efeito "placebo" que este tipo de "melhoria" traz: o motorista ouve o ar sendo sugado com o filtro esportivo e por consequência já tem impressão de que está mais rápido.

    Link para o comentário
    Compartilhar em outros sites

    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Visitante
    Responder

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

    Processando...