Nível do óleo


Recommended Posts

Boa Noite galera!

Criei esse tópico para saber se o seguinte fato ocorreu também com outros proprietários do Golf TSI 1.4...
Meu Golf está com 15 mil kms rodados e nesse feriado de páscoa realizei uma viagem de 620 kms para o PR, antes de ir, conferi água e óleo, tudo certo...Só que hoje pela manhã, quando fui retornar, no posto abastecendo o frentista me chamou e me mostrou que estava abaixo do nível mínimo, faltando 1 litro, me assustei né, completei com o óleo recomendado,pra não correr riscos...Até achei que o frentista tinha me enganado, pois o motor estava frio na hora da conferência do nível (posto é a uma quadra da casa onde fiquei)...Só que depois que me toquei que se vê o nível de óleo com o motor frio mesmo, pois o óleo ainda não "subiu" todo...

Gostaria de saber se esse abaixamento ocorreu com outros proprietários também, inclusive resolvi postar aqui antes de ir atrás de concessionária...

Grato pela atenção e ótima semana!
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, wander_jba disse:

Boa Noite galera!

Criei esse tópico para saber se o seguinte fato ocorreu também com outros proprietários do Golf TSI 1.4...
Meu Golf está com 15 mil kms rodados e nesse feriado de páscoa realizei uma viagem de 620 kms para o PR, antes de ir, conferi água e óleo, tudo certo...Só que hoje pela manhã, quando fui retornar, no posto abastecendo o frentista me chamou e me mostrou que estava abaixo do nível mínimo, faltando 1 litro, me assustei né, completei com o óleo recomendado,pra não correr riscos...Até achei que o frentista tinha me enganado, pois o motor estava frio na hora da conferência do nível (posto é a uma quadra da casa onde fiquei)...Só que depois que me toquei que se vê o nível de óleo com o motor frio mesmo, pois o óleo ainda não "subiu" todo...

Gostaria de saber se esse abaixamento ocorreu com outros proprietários também, inclusive resolvi postar aqui antes de ir atrás de concessionária...

Grato pela atenção e ótima semana!
 

De Brasília-DF à Foz do Iguaçu-PR são pouco mais de 1.630km. Se eu fui, eu tenho que voltar, então, eu rodei cerca de 3.300km (metade do percurso em modo de condução agressiva) e o óleo ficou, acredite, com o nível praticamente intacto. Para se ter uma noção da coisa, na ida o motor trabalhou por mais de 17 horas interruptas. 

5695c0d18d7af_VIAGEMLONGA.thumb.jpg.a7ce

E se baixou alguma coisa esse óleo dele, foi na casa de uns 30mls (só conferi na volta). Aliás, esse veículo está alcançando os 100.000km, e eu jamais completei o nível de óleo. Depois que eu fiquei sabendo que o Golf tem um sensor para avisar do nível crítico (obrigado 4Patas!), daí foi que eu nunca mais me preocupei em checar a vareta. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu nunca baixou. Conferir oleo em posto de gasolina é furada.

Deve se conferir o oleo com motor frio sim, mas deve se deixar o carro parado por algum tempo, para que o oleo desça (acho que 30 min, não sei ao certo). Se você já tinha ligado o carro para chegar no posto, não importa por quanto tempo, o oleo já havia subido. Mas não deixa de ser estranho o nível estar pra baixo do mínimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu caso, o carro ficou parado a noite toda! Agora que ele está completado novamente, vou esperar uns 15 dias e conferir em casa de 3 em 3 dias pra ver se baixa...
O que preocupa mesmo é que óleo não some assim do nada, ele pode estar vazando por algum lugar, ou sendo queimado e jogado pelo escapamento!
Vamos ver o que ocorre, e se acontecer algo, vou dar uma de "joão sem braço" na concessionária e dizer: só vcs que meteram a mão e sempre conferia o nível de óleo todos os dias!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, wander_jba disse:

No meu caso, o carro ficou parado a noite toda! Agora que ele está completado novamente, vou esperar uns 15 dias e conferir em casa de 3 em 3 dias pra ver se baixa...
O que preocupa mesmo é que óleo não some assim do nada, ele pode estar vazando por algum lugar, ou sendo queimado e jogado pelo escapamento!
Vamos ver o que ocorre, e se acontecer algo, vou dar uma de "joão sem braço" na concessionária e dizer: só vcs que meteram a mão e sempre conferia o nível de óleo todos os dias!

Pois é interessante que você verifique como ficou o nível de óleo depois da "reposição". O excesso no volume de óleo no cárter pode levar ao aumento na pressão interna, vazamentos e até danos ao catalisador. O recomendado é olhar o nível de óleo antes de fazer o motor funcionar pela primeira vez no dia, ou, pelo menos, esperar uns 15 a 20 minutos (desligado) para tentar efetivar essa verificação. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando o meu estava com uns 8000km percebi que o nível na vareta estava abaixo do meio. Fui na CSS, o mecânico disse que só pode verificar com o carro parado por 30 minutos, pra escorrer completamente das partes altas. Fiquei esperando esse tempo, e ao medir, estava no meio da parte hachurada (riscadinha) da vareta. Ele disse que toda essa parte é nível cheio, ou seja, só falta óleo se estiver abaixo da ponta da vareta. No manual explica isso.

Como disseram acima, se ligou o carro e andou 50 metros até o posto, o óleo já subiu. O correto é medir de manhã, antes de dar partida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wander, é o que o pessoal postou aí, se tu ligou o carro, rodou, mesmo que pouco, chegou no posto e mediu o nível do óleo, a medição não foi correta. E justamente aponta menos óleo, pois ele não desceu totalmente para o cárter. Com isso tu pode ter colocado óleo de mais no motor, o que é quase tão prejudicial quanto óleo de menos. Dá uma conferida nisso, verifica o nível do óleo antes de sair com o carro pela manhã. Se estiver acima da área riscada da vareta, vai de imediato até um posto da tua confiança pra eles drenarem esse excesso de óleo.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, muito grato pelo excelente feedback de vcs!!!
Li o manual (que pouca gente faz, kkkkk), e pelo que eu li lá e as postagens do pessoal aqui, é considerado nível normal mesmo, sem necessidade de preocupação! Mas é sempre bom dar uma conferida!

Penso que esse é o melhor e mais organizado fórum do Golf MK7 do Brasil, galera sempre se prontificando a responder, e todos com educação, coisa boa nós temos que elogiar também, hehe!!

Abraço Galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então...

O meu tsi 15/15 Mex. está com 5.000km,conferi hj cedo depois de 2 dias parados na garagem,o nível na vareta esta na metade,bem no meio das ranhuras.

E agora,completa(na css) ou deixa assim até os 10.000km(primeira revisão)!?

Acredito que, por ser turbo ele realmente baixa um pouco o óleo,mais vou ficar de olho,eu tinha uma saveiro cross 12/12 motor 1.6,baixava todo óleo na vareta nesse período das revisões,eu reclamava na css,mais não tinha jeito,nunca davam solução pro problema e sempre secava a vareta entre 7a10.000km,até a hora que cansei do carro e passei pra frente.

Mais nunca me deixou na mão,nem nunca fumou,nem nada desse tipo,só era preocupante,vc checar a vareta e danada seca,sem uma gota.

Detalhe..só andava no alcool(Etanol),danado era fortinho,andava muito..só tinha esse porém.

[emoji594][emoji100][emoji100][emoji100][emoji100]

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A galera de pátio de posto, frentista(nomim feio pacas), são experte's nesse assunto de nível de óleo. Não sei o caso do figura ai em cima, mas alguns usam de má fé. Tlvz pode ter sido coincidência o nível do óleo estar abaixo do mínimo(vide não esperar a meia hora), o que eu acho muito estranho sendo que vc havia conferido antes de sair de casa no dia anterior e rodado apenas essa km citada por ti. Sempre quando paro em postos o abastecedor(como diz o meu filho de oito anos), são sempre solícitos em querer conferir a frente e lavar para-brisa, eu sempre agradeço e dispenso. No manual diz que devemos fazer checagem dos níveis a cada 500km(caso eu não esteja errado). Agora a questão de abaixar o óleo é uma coisa muito particular, uns dizem de pé junto que o carro não deve baixar óleo. Se todos lermos no manual diz que a cada tantos km e normal baixar tantos ml., e se necessário repormos. Eu não vou entrar no mérito da questão se é normal baixar óleo ou não, mas cada caso é um caso. Carros zeros antes dos dez, quinze mil, reza a lenda que o carro estar em pré amaciamento(se é que existe isso mesmo), é normal(não uma regra), o carro "beber" óleo além da conta. No meu caso específico até a primeira troca(eu fiz por km) o meu "sugou" oitocentos ml. , De lá para cá ele se mantém íntegro, não abaixou mais, hj ele está com vinte e três mil. Como eu pego muita estrada, eu confiro sempre os níveis antes de pegar o "chão preto".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Via de regra, o veículo novo, até seus 5000 km + ou -, pode "consumir" óleo, pois parte do fluído vai se alojar em cantos e frestas internas do motor e periféricos também lubrificados. Portanto, é normal.

Não pode deixar baixar da área riscada da vareta.. se tiver naquela área tá tudo certo. Na metade ou perto disso tá perfeito.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu relato:

Tenho um Golf TSI 15/15 e com quase 10.000Km apareceu o aviso de baixo nível de óleo, verifiquei e realmente estava baixo.

Pesquisei os tipos de óleo compatíveis com o Golf, aqui no Fórum em um dos vários tópicos sobre o assunto.

Na volta do serviço, mudei um pouco a minha rota e fui até o Rei do Óleo.

Completei o nível, não troquei, pois estava próximo da revisão e eles iriam trocar o óleo na revisão.

Entrou o frasco inteiro.

Conclusões:

- Não me apavorei, pois carro novo consome óleo no começo;

- Completei o nível o mais rápido possível, para evitar maiores consequências;

- O sensor de nível de óleo funciona; :)

- Não é preciso ficar verificando nível de óleo, o sensor faz isso por nós. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Cara, seu post foi em abril!

Já se passou um bom tempo e espero que vc tenha descoberto a causa do elevado consumo de óleo

Se vc não rodou muito, não era pro óleo baixar tanto a nível do alerta soar

Todos dizem que carro novo consome mais óleo

A diferença é mínima pra um já rodado 

Já estou no 4o carro zero e te digo, nenhum teve consumo de óleo que eu considerasse anormal

Hoje não vi no manual, mas até bem pouco tempo a VW considerava um consumo de 1 litro de óleo a cada 1000km como normal

Isso é um absurdo! !!

Estava no manual do meu Polo 2.0 zero ano/modelo 02/03

Ele nunca chegou perto disso, mas se chegasse eu iria na css e teria problema pq estaria contrariando o manual. Ia ser uma briga! 

Boa sorte! !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 months later...

Olá! Vou compartilhar o que me aconteceu...

Tenho um Variant 2015/16 gasolina (das boas ainda: não é flex, com DSG e susp. traseira independente, heheheh)

Com quase 10k km, em uma viagem o painel avisou nível de óleo baixo. Parei (mas não esperei aqueles 30 minutos), tava na pontinha da vareta, baixo. Completei com o óleo da especificação do manual, mas da marca shell, 1 litro. Na revisão de 1 ano, que casualmente era na semana seguinte, o consultor me explicou que não seria anormal o consumo de óleo.

Imagino que aconteceu o seguinte: na primeira revisão (6 meses) rodei muito pouco. Nos 6 meses seguintes rodei quase todos os 10 k km do carro.

Mesmo assim é o primeiro carro zero que me pede óleo no primeiro ano de vida.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, gpalms disse:

Olá! Vou compartilhar o que me aconteceu...

Tenho um Variant 2015/16 gasolina (das boas ainda: não é flex, com DSG e susp. traseira independente, heheheh)

Com quase 10k km, em uma viagem o painel avisou nível de óleo baixo. Parei (mas não esperei aqueles 30 minutos), tava na pontinha da vareta, baixo. Completei com o óleo da especificação do manual, mas da marca shell, 1 litro. Na revisão de 1 ano, que casualmente era na semana seguinte, o consultor me explicou que não seria anormal o consumo de óleo.

Imagino que aconteceu o seguinte: na primeira revisão (6 meses) rodei muito pouco. Nos 6 meses seguintes rodei quase todos os 10 k km do carro.

Mesmo assim é o primeiro carro zero que me pede óleo no primeiro ano de vida.

 

Isso aconteceu com o Golf de longa duração das Quatro Rodas, segue aqui o relato do desmonte...

Um ponto negativo (único, mas de elevada gravidade) foi detectado pelo nosso consultor técnico, Fabio Fukuda. Na desmontagem da parte baixa do motor, a retirada de pistões e bielas revelou casquilhos (uma espécie de capa da face interna das bielas que entra em contato direto com o virabrequim, também conhecida como bronzina), com evidente perda de material de superfície. Pior de tudo: um provável deslize da rede é o grande suspeito de causar o problema. Após a revisão dos 40 000 km, nosso colaborador Diego Cardoso rodava com o Golf quando surgiu no painel o alerta de verificação do nível de óleo. “Imediatamente, diminuí o ritmo, encostei em um posto de combustível e desliguei o motor. Não encontrei gotas de lubrificante no chão nem sujeira no cofre do motor. Comprei o óleo com a especificação que constava no manual e fiquei impressionado com a quantidade que entrou. Foi o frasco de 1 litro inteiro”, relatou Diego. Fabio Fukuda desconfia exatamente desse episódio. “A quebra do filme de óleo justo nas partes de carga mais elevada do motor é a única explicação que vejo para os danos encontrados. A parada imediatamente após o sinal de alerta no painel salvou o motor do Golf. À época, com o carro em minha oficina, não encontramos nenhum sinal de vazamento. Penso que o óleo não vazou nem foi consumido. Simplesmente não entrou na quantidade correta na revisão dos 40 000 km”, diz Fabio. Desde essa ocorrência, a verificação que fazemos sempre que um carro de Longa sai da revisão passou a incluir também a checagem do nível de óleo.

;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;

Dica de ouro; Não espere o aviso sonoro, olhe,veja, acompanhe o monitore o nível de óleo regularmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal do Fórum!

Aproveitando que esse tópico foi meio que ressuscitado haha, vou contar a vcs um pequeno susto que meu Golf (2014/15, Gasolina) com 28 mil kms me deu...

De uns 2 dias pra cá, percebi que no arranque da manhã, ou quando ficava mais de 3 hs parado, ele estava girando meio pesado, mas não dei a devida importância, depois o rádio começou a loquear, não reconhecia as mídias, travava, e depois a função um toque dos vidros...Pode não estar relacionado, mas enfim né...

Ontem, 23 de fevereiro, quando fui dar o arranque na garagem, simplesmente morto, nem sinal de vida, o painel avisava bateria fraca somente...fui socorrido por um vizinho com a famosa chupeta, ligou, dei uma volta na cidade, desliguei, e morreu de novo! Liguei na CSS que me vendeu o carro, disse da bateria, masdisseram que não poderiam socorrer, e uma bateria nova lá R$ 1.400...deve ser de ouro! Liguei no 0800 e bateria fora de garantia...Fui na revendedora Heliar de minha cidade, testaram a que estava no carro, ainda original, estava "morta"...coloquei uma de 75 amperes, a qual inclusive o lugar da bateria foi projetado para receber uma de maior amperagem...mas o corte de custos na fábrica né...

Moral da história: Galera que circula mais na cidade, o start-stop diminuí e muito a vida útil da bateria, não esperem 2 anos ou ficar na mão que nem eu, verifiquem e ou substituam suas baterias em no máximo 1,5 ano... Paguei 550 reais numa Heliar nova, pelo menos com garantia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal do Fórum!

Aproveitando que esse tópico foi meio que ressuscitado haha, vou contar a vcs um pequeno susto que meu Golf (2014/15, Gasolina) com 28 mil kms me deu...

De uns 2 dias pra cá, percebi que no arranque da manhã, ou quando ficava mais de 3 hs parado, ele estava girando meio pesado, mas não dei a devida importância, depois o rádio começou a loquear, não reconhecia as mídias, travava, e depois a função um toque dos vidros...Pode não estar relacionado, mas enfim né...

Ontem, 23 de fevereiro, quando fui dar o arranque na garagem, simplesmente morto, nem sinal de vida, o painel avisava bateria fraca somente...fui socorrido por um vizinho com a famosa chupeta, ligou, dei uma volta na cidade, desliguei, e morreu de novo! Liguei na CSS que me vendeu o carro, disse da bateria, masdisseram que não poderiam socorrer, e uma bateria nova lá R$ 1.400...deve ser de ouro! Liguei no 0800 e bateria fora de garantia...Fui na revendedora Heliar de minha cidade, testaram a que estava no carro, ainda original, estava "morta"...coloquei uma de 75 amperes, a qual inclusive o lugar da bateria foi projetado para receber uma de maior amperagem...mas o corte de custos na fábrica né...

Moral da história: Galera que circula mais na cidade, o start-stop diminuí e muito a vida útil da bateria, não esperem 2 anos ou ficar na mão que nem eu, verifiquem e ou substituam suas baterias em no máximo 1,5 ano... Paguei 550 reais numa Heliar nova, pelo menos com garantia...
@wander_jba,

Ja tem vários tópicos aqui no fórum sobre esse assunto, este aqui onde você postou não é sobre isso.

Há um só sobre troca de bateria, com inúmeras experiências iguais à sua, a explicação para o preço da bateria original do carro e a experiência de colegas que, como você, optaram por colocar uma bateria comum. Dê uma olhada lá.

Por favor, ajude-nos a manter o fórum organizado.

Obrigado e um abraço.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
Olá pessoal do Fórum!

Aproveitando que esse tópico foi meio que ressuscitado haha, vou contar a vcs um pequeno susto que meu Golf (2014/15, Gasolina) com 28 mil kms me deu...

De uns 2 dias pra cá, percebi que no arranque da manhã, ou quando ficava mais de 3 hs parado, ele estava girando meio pesado, mas não dei a devida importância, depois o rádio começou a loquear, não reconhecia as mídias, travava, e depois a função um toque dos vidros...Pode não estar relacionado, mas enfim né...

Ontem, 23 de fevereiro, quando fui dar o arranque na garagem, simplesmente morto, nem sinal de vida, o painel avisava bateria fraca somente...fui socorrido por um vizinho com a famosa chupeta, ligou, dei uma volta na cidade, desliguei, e morreu de novo! Liguei na CSS que me vendeu o carro, disse da bateria, masdisseram que não poderiam socorrer, e uma bateria nova lá R$ 1.400...deve ser de ouro! Liguei no 0800 e bateria fora de garantia...Fui na revendedora Heliar de minha cidade, testaram a que estava no carro, ainda original, estava "morta"...coloquei uma de 75 amperes, a qual inclusive o lugar da bateria foi projetado para receber uma de maior amperagem...mas o corte de custos na fábrica né...

Moral da história: Galera que circula mais na cidade, o start-stop diminuí e muito a vida útil da bateria, não esperem 2 anos ou ficar na mão que nem eu, verifiquem e ou substituam suas baterias em no máximo 1,5 ano... Paguei 550 reais numa Heliar nova, pelo menos com garantia...

Colocou Bateria comum? Boa sorte. Daqui a 6meses você coloca outra comum de 500 reais.

Enviado de meu ZUK Z2131 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que entendi o carro dele é Start-Stop. Quantidade de ciclos de carga-descarga desses carros é muito maior, daí a necessidade de uma bateria com essas tecnologias pra aguentarem até 3x mais ciclos.
Pelo que vi, essa prática de "economizar" e não colocar a bateria recomendada (que vendem por cerca de 1200-1600) na concessionária, não compensa.

Já tive que trocar minha bateria, com 2 anos e 6m de uso. Coloquei uma Heliar AGM 950 reais.

Nao li ainda os tópicos sobre troca de bateria no fórum. Não sei qual o concenso que chegaram aqui. Mas é essa minha opinião.

Enviado de meu ZUK Z2131 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, evertonlfo disse:

Pelo que entendi o carro dele é Start-Stop. Quantidade de ciclos de carga-descarga desses carros é muito maior, daí a necessidade de uma bateria com essas tecnologias pra aguentarem até 3x mais ciclos.
Pelo que vi, essa prática de "economizar" e não colocar a bateria recomendada (que vendem por cerca de 1200-1600) na concessionária, não compensa.

Já tive que trocar minha bateria, com 2 anos e 6m de uso. Coloquei uma Heliar AGM 950 reais.

Nao li ainda os tópicos sobre troca de bateria no fórum. Não sei qual o concenso que chegaram aqui. Mas é essa minha opinião.

Enviado de meu ZUK Z2131 usando Tapatalk
 

A bateria que tenho aqui foi trocada em maio de 2016. De maio de 2016 para cá já se vão 12 meses e a bateria continua a funcionar perfeitamente.

Tenho evitado, ao máximo, utilizar o sistema o start-stop.

Sem o start-stop meu veículo é submetido a cerca de 10 partidas, em média, diariamente.

É bom lembrar que as baterias comuns são vendidas com a garantia de 18 meses. A EFB original do concessionário tem garantia de apenas 1 ano.

E mesmo que as baterias comuns durassem apenas 6 meses, com R$ 1.600,00 daria para comprar quase 6 baterias novas de 60a.

Frise-se: Baterias de tecnologia AGMs ou EFBs são bastantes superiores às baterias comuns.

O @RicW conseguiu desvendar o intrigamento funcionamento da tecnologia de regeneração por frenagem, dando ênfase, inclusive, à importância de se utilizar a bateria correta (EFB ou AGM) para o perfeito condicionamento do sistema.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente eu falei um pouco com exagero sobre os 6meses. Porém caso você recorra a sua garantia. E levarem em consideração que seu carro tem StartStop​, você sabe que não tem direito à garantia, correto? Afinal, sua bateria não tem as especificações indicadas pelo fabricante.

E Colocar uma bateria de 1600 reais na CC é o mesmo que trocar pastilhas de freio na CC tbm. O roubo é menor, mas tbm é grande rsrs. A minha Heliar AGF paguei 900 e uns quebrados, não achei interessante pagar 500-600 na convencional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, evertonlfo disse:

Eu coloquei uma bateria normal há quase um ano e até agora tudo bem.

Quanto a garantia, acho que eles não podem negar pq eles mesmo indicam essa bateria pro Golf, e eles sabem que todos tem start-stop.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...