Tutorial: Arrumando o alerta de Verificar Terceira luz de Freio


Gabriel Nascimento

Recommended Posts

Boa noite pessoal.

Meu Golf começou a apresentar um alerta no painel, primeiro intermitente, depois contínuo, dizendo para checar a terceira luz de freio.

Como foi extorquido na CCS resolvi corrigir o problema eu mesmo (detalhei a historia nesse post: 

Então vamos lá, para resolver esse problema eu precisei de:

2x Chaves de fenda pequenas

1x Cartão de crédito

1x Ferro de solda

1x Multímetro (opcional)

1x Diodo D404

Estranho para solda

 

Para começar, primeiro precisar remover o break light (terceira luz de freio) do carro. Para isso basta inserir o cartão de crédito até mais ou menos a metade em cada um desses pontos marcados, e puxe-o logo em seguida. Logo que você retirar o cartão, a parte de cima do break light irá sair, sem muito esforço.

svyROv9.jpg

Com a parte de cima solta, basta puxar o break light com cuidado pela parte de cima. Com isso ele ficará preso por dois conectores, o do esguicho de água, e o plugue de energia.

6V6Sdlq.jpg

 

huoMnn4.jpg

Para remover o pluge de energia, basta levantar a trava marcada para cima e puxar o plugue do conector.

xirT1wK.jpg

Para remover o plugue do esguicho, basta levantar essa presilha e puxar o conector.

4pbLVJi.jpg

Com isso temos o break light fora do carro e pronto para começar a ser aberto.

D36o4PV.jpg

Para retirar o circuito, primeiro precisamos desencaixar a carcaça externa (vermelha) da carcaça interna (transparente) para que possamos remover o circuito que contêm os LEDs.

FhavPsM.jpg

Para isso precisamos, com o auxilio das chaves de fenda pequenas, retirar desencaixar essas travas do lado de cima da peça.

RCxS5Rc.jpg

 

GBM4DBr.jpg

 

sG8r2Ji.jpg

Depois retirar essas três travas do lado de baixo. Essas são um pouco mais chatas de tirar, você tem que empurra-las para baixo até ouvir um clique.

GzZO7IK.jpg

 

2cxryWT.jpg

 

dBPEo7A.jpg

Com as travas de cima e de baixo soltas, precisamos puxar a carcaça interna da externa alguns centímetros para fora, o suficiente para que possamos ter acesso as garras que prendem o circuito na parte interna. Note que não é possível remover uma carcaça da outra completamente pois o engate do esguicho de água atrapalha, por isso precisamos puxar uma para fora da outra só o suficiente para ter acesso as garras mesmo.

oNG7Zhr.jpg

Agora vem a parte fácil, para remover o circuito basta remove-lo da carcaça interna soltando as garras (superior e inferior) da esquerda para a direita (eu achei mais fácil nessa ordem porque as duas ultimas garras na direita são mais chatas para saírem, principalmente a inferior). Ao todo são 5 pares de garras.

jJBfaZ5.jpg

Com a placa de circuito solta, vamos utilizar o multímetro para averiguar o problema. Essa etapa é opcional pois, geralmente, o componente que dá problema é somente o diodo que eu marquei na imagem abaixo.
Para averiguar se o problema é mesmo com o diodo, basta utilizar o multímetro em paralelo com ele, com o negativo do lado da faixazinha branca que ele apresenta. Caso ele não conduza, o problema é nele mesmo.

8631NgZ.jpg

Com cuidado basta, com o ferro de solda, remover o diodo antigo e colocar o novo (D404) lembrando de manter a faixa branca na mesma posição do diodo antigo. Isso é bem importante pois se inverter a polaridade o diodo não vai conduzir e o problema vai continuar.

lB41Y6u.jpg

Processo finalizado :) Agora, antes de montar tudo de novo, plugue de novo somente o circuito no carro, ligue a ignição e pise no freio para ver se o problema persiste. Caso não, é só montar tudo de novo.

 

Para montar o circuito na carcaça interna, basta empurrá-lo para dentro a cada par de garras da esquerda para direita.

Para encaixar as carcaça novamente, basta seguir o mesmo procedimento, empurre a interna para dentro da externa nas pontar e centro até ouvir um clique.

Encaixe os dois plugues (do esguicho e de energia), lembrando de fixar o clipe da mangueira do esguicho novamente para não vazar.

Agora pra finalizar, basta encaixar o break light novamente no carro, primeiro apoie a parte de baixo rente a lata, depois aperte a parte de cima até ouvir um clique suave.

 

E pronto, sem mais avisos chatos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 months later...

Eu não sou participativo aqui mas tenho que agradecer o Gabriel e compartilhar o resultado deste post. Meu Golf comprei a 3 anos, com um ano as vezes ele já apresentava o erro no painel, percebi que a luz estava fraca mas não apagada e não era sempre, porem estava morando no interior e não fui ate uma CCS a tempo hábil e perdi o prazo da garantia. Não me recordo o preço de break light na CCS, mas era uma fortuna! Ha uns 6 meses ele pifou de vez e agora com a dica do Gabriel e R$0,10 CENTAVOS resolveu o problema. Kkkkkk

Só melhorando a informação a respeito do diodo é um 1N4004(1Ax400V) como eu não tinha esse em casa usei um 1N4007(1Ax700V) que tinha em mãos, o que não faz diferença alguma pois o carro não passa dos 14,5 volts....

IMG-20161123-WA0003_resized.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...

Obrigado pessoal pelas dicas acima, também passei pelo mesmo problema, brack light funcionava, as luzes acendiam mais fracas apenas quando pisada no freio e no computador de bordo apresentava o erro de verificar a 3º luz do freio, fiz o procedimento acima de substituição do diodo, fiz o teste de condução antes para ter certeza, com multímetro no modo de teste bipe/diodo, ele tem que conduzir apenas para um lado (um número aproximadamente entre 580 a 640) e do outro lado tem que dar 1, se o diodo conduzir a taxa do número alto pros 2 lados ou se ficar o número 1 para os lados, então ele realmente está com problema, no meu caso ele não conduzia para lado nenhum, obtendo resultado 1 pra ambos os lados, peguei um diodo modelo  1N4007(1Ax700V) como o colega acima falou que serviria igualmente sem problema algum, fiz a troca e o teste logo do diodo logo após a troca e deu certo os testes, lembrando para manterem a faixa branca para o mesmo lado, instalei no veículo e só alegria, na CC o valor da peça completa R$ 530,00, mais mão de obra, obs: não fazem concerto na CC e não vendem somente a placa, obrigado e espero ter ajudado os próximos que tiverem o mesmo problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...

Mais uma terceira luz recuperada aqui, graças ao tutorial. Meu carro estava com aviso de falha há cerca de 3 anos, e eu fui postergando mesmo assim. Essa semana a terceira luz simplesmente parou por completo de funcionar. Morreu! Desmontei, seguindo o tutorial para ver de qualé. Nem testei nada, não funcionava mais mesmo! Como eu desconfiava que os leds não estavam queimados, parti direto para a substituição do diodo. Custo Real R$ 0,50 + R$ 1,50 de combustível. Não testei nada e engatei de volta. Funcionando! Na concessionária custava R$ 700,00!

Para 7 anos de operação, até que a vida útil não está ruim não!

Usado o mesmo diodo que os colegas acima indicaram: 1N4007(1Ax700V)

b62879d01e1c4d1ce8659bd38f7bbd93.jpg

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • anghinoni pinned this topic
  • 2 months later...
  • 7 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...