Filtro de ar inbox Inflow

CaioSM

Recommended Posts

Comentário no site BestCars sobre o assunto, em uma matéria sobre as novas tecnologias nos motores:

Bruno um mês atrás

Que matéria fantástica. Simplesmente sensacional. Mas ainda tenho uma dúvida, a respeito dos chamados filtros esportivos.
Algumas marcas utilizam filtros inbox (na mesma caixa do filtro original, ou seja, não mudam o ponto de admissão) e com óleos especiais que em tese aumentariam a quantidade de ar admitido, sem diminuir a eficácia filtrante comparado ao filtro original (o óleo seria o responsável por isso). Inclusive esses mesmos fabricantes apregoam tempos enormes para realizar a manutenção (limpeza e reaplicação do óleo) do filtro (chegam até a valores na casa dos 100.000 km!). Minha dúvida é: é realmente possível que esses filtros esportivos tenham a mesma capacidade filtrante do filtro original? Se realizarmos a limpeza e reaplicação do óleo em prazos mais razoáveis (10.000 km, ou menos), é possível manter o filtro esportivo com a mesma capacidade filtrante do original? Obrigado.

•  
  • Responder
  • Compartilhar ›
    •  
    •  
    •  
  •  
  •  

•  
      •  
      •  

Felipe Hoffmann Bruno um mês atrás

Bruno, é difícil responder sua pergunta, pois pode variar de caso a caso. Minha opinião de quem trabalha na área é: cada veículo teve vários engenheiros trabalhando durante 3 ou 4 anos para achar o melhor rendimento possível do filtro e da admissão de ar, mantendo toda a capacidade de filtragem necessária. Além disso, há também a engenharia dos fornecedores envolvidos.

Já trabalhei e fiz vários testes nesta área. Cheguei a "brincar" de tirar todo o sistema de admissão até o corpo de borboleta, deixando-a exposta no dinamômetro de bancada. A diferença de potência não chegou a 1%. Isso em motor aspirado: em motor turbo não muda nada, uma vez que o turbo sempre busca (girando mais ou menos) manter a pressão no coletor de admissão. Num caso extremo de filtro entupido, o turbo teria um pouco mais de tempo de resposta e poderia atingir sua capacidade de gerar mais pressão.

Minha opinião quanto a isso é manter o sistema original e pronto. Até quando se aplica turbo a um motor aspirado, recomendo a preparadores tentar usar o sistema de filtro e captação de ar original. Não se esqueça do efeito "placebo" que este tipo de "melhoria" traz: o motorista ouve o ar sendo sugado com o filtro esportivo e por consequência já tem impressão de que está mais rápido.

Link para o comentário
    Compartilhar em outros sites

Interessante bereba

Muito obrigado.

Estava pensando em pegar um filtro de ar desses inbox. E ouço diversos tipos de relatos. Uns bons outros ruins.

Mas meu objetivo era ouvir a turbina, nada exagerado tambem. Por isso logo pensei num filtro de ar inbox.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
    Compartilhar em outros sites