Perda de potência, demora acionamento turbo


Sergio T

Recommended Posts

O meu Golf Variant Highline 1.4 TSi 2015, acendeu a luz do catalisador no painel, com 8.500 km. Muitos referem-se à ela como luz da injeção eletrônica.

Logo levei a css onde comprei e após algumas horas, o consultor constatou que se tratava de combustível adulterado.  Por ser uma falha não coberta pela garantia, tinha duas opções: 1 - utilizar todo o combustível (3/4 do tanque). 2 - ou esvaziar o tanque de combustível (R$ 500,00 pela realização do serviço).

Achei abusivo este valor e resolvi utilizá-lo até consumir todo o combustível. Nesta situação o desempenho do carro ficou sofrível e o consumo aumentou, parecia um carro 1.0 ou inferior.

Quando atingiu metade da capacidade do tanque, adicionei gasolina podium até encher o tanque, na tentativa de "diluir" a adulteração. O desempenho não apresentava melhora e a "luz" no painel continuava acesa. Num determinado momento, a tal luz apagou, sem nenhuma intervenção, mas o desempenho continuava medíocre.

Após vários tanques completos com gasolina podium, levei-o a uma outra css e relatei o caso. Confirmaram que o desempenho estava aquém do normal, e procuraram por falhas. No equipamento que faz a leitura da central eletrônica, não acusava nenhuma falha, achei estranho. Na minha opinião, o "erro" detectado que ocasionou o acendimento da luz no painel, deveria estar registrada. O funcionário argumentou que os erros intermitentes não ficam gravados, será que isto procede?

Foi feita uma atualização do software da central eletrônica, e a recomendação de encher o tanque com gasolina podium sucessivamente, até "limpar" todo o sistema. 

Agora com pouco mais de 10.000 km o desempenho melhorou mas ainda não está no nível de antes. Antes deste incidente, ao pisar o acelerador, o carro respondia prontamente, a rotação subia e sentia o turbo entrar. Atualmente, o turbo demora a entrar, o turbo lag é enorme, preciso reduzir a marcha para não perder o embalo.  Aquele tranco ao pisar no acelerador de antes, ficou no passado. O carro desenvolve velocidade, mas com uma suavidade que incomoda. Ao abastecer o tanque percebo um certo reânimo, mas vai perdendo o vigor a medida que o tanque esvazia.

Pensei que pudesse ser alguma falha mecânica, talvez algum sensor funcionando irregularmente. Alguém já passou por isso? Alguma idéia do que possa ter acontecido?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sérgio, a gasolina pode ser adulterada com várias substâncias, inclusive aguarrás e óleo diesel.

Se vc permaneceu rodando com o carro de propósito, deve ter fodido todo o seu sistema de injeção. Essas substâncias corroem borracha, plástico, carbonizam a câmara, entopem a bomba de combustível etc etc. (http://www.br.com.br/wps/portal/portalconteudo/produtos/automotivos/gasolina/!ut/p/c4/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3hLf0N_P293QwP3YE9nAyNTD5egIEcnQ4MgQ_2CbEdFAGTlInk!/?PC_7_9O1ONKG10GSIC025HDRRAB10F4000000_WCM_CONTEXT=/wps/wcm/connect/portal+de+conteudo/produtos/automotivos/gasolina/adulteracao)

Desculpa a sinceridade, mas coitado do cara que comprar seu carro......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daí fiquei pensando como é que um consultor conseguiu realizar um teste que dê certeza da adulteração do combustível? A concessionária para a qual vc levou o seu veículo realizou um teste de estequiometria do combustível em  sua presença? Tudo bem que gasolina adulterada não é difícil de encontrar Brasil a fora. O problema aí é a garantia do laudo provando tal adulteração e inviabilizando a garantia. Porque o scanner acusar "mistura pobre de combustível", já aconteceu comigo, e no final das contas a gasolina estava perfeita, e foi apenas uma frescura em algum sensor da central.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, isso está me parecendo sacanagem do mecânico para inviabilizar o reparo em garantia. E quanto aos logs, eles ficam registrados em um histórico até que este histórico seja zerado pelo próprio software da CSS.

O Golf tem muitos sensores e bastante precisos, de modo que uma varredura precisa deveria descobrir algo. Tente levar em outra CSS, contando outra história (não fale isso do combustível e deixe que eles cheguem sozinhos a um diagnóstico) e vamos ver o que eles dizem.

E nos mantenha informados.

Abraço.

Enviado de meu SM-P601 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, cardeque disse:

Daí fiquei pensando como é que um consultor conseguiu realizar um teste que dê certeza da adulteração do combustível? A concessionária para a qual vc levou o seu veículo realizou um teste de estequiometria do combustível em  sua presença? Tudo bem que gasolina adulterada não é difícil de encontrar Brasil a fora. O problema aí é a garantia do laudo provando tal adulteração e inviabilizando a garantia. Porque o scanner acusar "mistura pobre de combustível", já aconteceu comigo, e no final das contas a gasolina estava perfeita, e foi apenas uma frescura em algum sensor da central.

cardeque,

Eu também penso que "quase" sempre há uma má vontade da css (ALTA Vergueiro/São Paulo-SP), principalmente porque uma semana antes, eu havia levado o carro para a 1ª revisão. O mesmo consultor (Paulo) sequer perguntou se o carro apresentava algum problema.  Duvido que a css tenha realizado de estequiometria, penso que passaram o scanner e deve ter acusado "mistura pobre de combustível". Ao colocar a culpa no combustível, argumentaram que o problema foi causado por um agente externo, portanto não coberto pela garantia da fábrica. Pretendo nunca mais adentrar neste estabelecimento.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Luiz jr disse:

Coloca no tanque um direct clean da koube e ve se melhora, pois se foi culpa do combustível este produto promove uma limpeza do tanque aos bicos e câmara de combustão, vale a tentativa! 

Luiz jr,

Você já utilizou este produto? Se sim, qual foi o resultado?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Sergio T disse:

cardeque,

Eu também penso que "quase" sempre há uma má vontade da css (ALTA Vergueiro/São Paulo-SP), principalmente porque uma semana antes, eu havia levado o carro para a 1ª revisão. O mesmo consultor (Paulo) sequer perguntou se o carro apresentava algum problema.  Duvido que a css tenha realizado de estequiometria, penso que passaram o scanner e deve ter acusado "mistura pobre de combustível". Ao colocar a culpa no combustível, argumentaram que o problema foi causado por um agente externo, portanto não coberto pela garantia da fábrica. Pretendo nunca mais adentrar neste estabelecimento.

 

Eu costumo abastecer o veículo sempre no mesmo posto, em frequência de 95% das vezes. Certa vez, lá pelos 60.000km eu completei o tanque, e 2km depois, a luz do EPC acendeu no painel do carro. Como eu já havia lido o manual por inteiro eu imaginava que luz fosse referente a detecção de algum problema referente ao catalisador. De 110km/h, reduzi a velocidade cerca de 70km/h, até chegar em casa distante 27km desse posto. No final do percurso, o CB apontou 23km/L de consumo de combustível. 70km/h em pista de BR com combustível adulterado seria muito duvidoso. No outro, e observando que a luz de EPC não apagava, foi de encontro ao concessionário mais próximo (por coincidência 1,5km distante do posto de gasolina que comumentemente abasteço). Mas dessa vez, nos 27km de percurso eu forcei a aceleração de todas as formas para tentar perceber alguma anomalia no funcionamento. E mesmo assim o motor não parecia apresentar qualquer falha resultante. Chegando ao concessionário, depois de esperar cerca de 30 minutos, e contar o caso sucedido, eis que me passam o scanner que acusou: "combustível com mistura pobre". Para minha surpresa o mecânico soltou: "Isso deve ser problema nas velas ou no sistema de injeção!" Nem perdi o meu tempo tentando esclarecer outros pormenores do diagnóstico. Enfim, ele apagou o erro, e pediu que eu desse uma volta com o veículo para eu observar se o mesmo erro apareceria novamente. O fato é que depois de uma volta rápida, o erro do EPC não aconteceu novamente, e eu também não voltei à essa concessionária.

27.000km depois, numa bela tarde de quarta-feira, o motor começou a apresentar falhas muito parecidas com as que vc descreve, inclusive falhas essas relatas aqui: 

Na ocasião sugeriram que poderia ser problema na bomba de alta pressão de combustível, e no final das contas esse diagnóstico saiu inconclusivo, e o motor recebeu apenas uma atualização de software. Dessa vez, voltei ao posto e solicitei o teste para analisar a quantidade de álcool no combustível, e o resultado não apresentou qualquer discrepâncias observadas para o que seria normal. De lá para cá, rodei mais 7.000km, ou seja, completei os 92.000km, sempre abastecendo no mesmo posto, e sem experimentar outras falhas do gênero. Vamos ver se ele chega aos 100.000km sem a necessidade de troca de algum sensor ou peça crucial!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/04/2016 at 10:07 AM, Sergio T disse:

Luiz jr,

Você já utilizou este produto? Se sim, qual foi o resultado?

 

No golf como esta apenas com 2700 kms não usei ainda, mas já utilizei no meu ex carro um polo 1.6 usava um tanque sim outro não, meu carro foi vendido com 85 mil kms sem precisar fazer limpeza de bicos, sempre limpos sem gotejo e equalizados, sede de válvulas sem a menor carbonização visto na troca das velas estas tbm limpas,e sempre utilizei gasolina comum!. E pelo fato do polo ser flex qndo abastecido somente com gasolina o mesmo grilava em lombas pela alta taxa de compressão destes motores VHT, qndo utilizava o perfect clean não grilava mais, a resposta do motor ficava melhor,com a mesma disposição de qndo colocava etanol e ficava mais econômico tbm!.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
  • 2 weeks later...

Cara, se vc ainda não resolveu o seu problema, vá a uma outra css e exija que um consultor faça um test drive contigo e constate o problema

Após isso exija uma solução e vá ao gerente de manutenção se for necessário

Não precisa entrar em detalhes de dizer gasolina adulterada. Ninguém pode confirmar isso sem teste do combustível

Não tente resolver esse problema por conta própria.  Vc não é especialista e seu carro ainda está na garantia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos começar pelo começo, esse posto que voce abasteceu antes de começar esse problema é de confiança, tem bandeira, é um posto que voce sempre abastece?? Ou foi em algum posto sem bandeira, que voce nunca abasteceu??

Posto de bandeira normalmente batizam com alcool ou alguma outra substancia que é dificil notar algum comportamento diferente de imediato (a não ser o consumo maior)...

 

Na minha opinião isso aí não é gasolina ruim não hein, já que voce já abasteceu novamente e o problema persiste...

 

Segue a dica dos amigos, leva em outra css e relata o problema... fala que voce só abasteceu com Podium e em posto de confiança pra ver o que eles vão fazer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...