motor apanha

Recommended Posts

Boa tarde, novamente gostaria de tirar uma dúvidas com vocês, peço desculpa caso esteja falando besteira, mas por ter tido um golf 2009 1.6 estou achando algo estranho com o meu golf tsi 1.4 manual. Seguinte, ao cruzar um quebra-molas que tem aqui na minha cidade que é meio na subida, com o meu golf 1.6 eu reduzia, puxava uma segunda e cruzava o quebra-mola sem problemas, o carro ia embora, com esse novo golf, ao cruzar e reduzir, se eu coloco em segunda ele parece apanhar para ir pra frente, tipo chega dar uma falhada, dai se eu piso fundo ele da uma "engasgada" e dai levanta e vai, mas acho estranho ele fazer isso, sera que é normal isso ???? sera que é pq como ele esta em marcha baixa e por não estar com o turbo ativo ele acaba apanhando por ser um motor 1.4 ???? Esse carro que eu comprei tava uns 5 meses parado, o dono do carro foi embora e o pai dele dava uma volta na quadra a cada semana, sera que não é alguma coisa na gasolina e tal, ou sera que é normal ele apanhar assim por ser 1.4 e o carro ser pesado, mas acho estranho pois eu preciso colocar na primeira marcha pra passar esse quebra-mola sem deixar o carro apanhar, se puderem me dar uma dica agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deva ser uns pequenos detalhes, que vc no dia a dia vai pegando as manhas e macetes de condução. Como se trata de um motor turboalimentado e torque em baixa, vai com o passar dos dias vc saber dosar o pé e dosar o pé no acelerador,  questões do tipo "casar" marcha certa com rotação do motor e por ai a fora. Curta o seu novo possante, ele tá tinindo!!! Desencana brother!!! Forte abraço.:lol:;)

Link para o comentário

15 minutos atrás, Michael AR disse:

Boa tarde, novamente gostaria de tirar uma dúvidas com vocês, peço desculpa caso esteja falando besteira, mas por ter tido um golf 2009 1.6 estou achando algo estranho com o meu golf tsi 1.4 manual. Seguinte, ao cruzar um quebra-molas que tem aqui na minha cidade que é meio na subida, com o meu golf 1.6 eu reduzia, puxava uma segunda e cruzava o quebra-mola sem problemas, o carro ia embora, com esse novo golf, ao cruzar e reduzir, se eu coloco em segunda ele parece apanhar para ir pra frente, tipo chega dar uma falhada, dai se eu piso fundo ele da uma "engasgada" e dai levanta e vai, mas acho estranho ele fazer isso, sera que é normal isso ???? sera que é pq como ele esta em marcha baixa e por não estar com o turbo ativo ele acaba apanhando por ser um motor 1.4 ???? Esse carro que eu comprei tava uns 5 meses parado, o dono do carro foi embora e o pai dele dava uma volta na quadra a cada semana, sera que não é alguma coisa na gasolina e tal, ou sera que é normal ele apanhar assim por ser 1.4 e o carro ser pesado, mas acho estranho pois eu preciso colocar na primeira marcha pra passar esse quebra-mola sem deixar o carro apanhar, se puderem me dar uma dica agradeço!

O Golf 1.4 manual tem marchas muito, muito mais longas que o aspirado 1.6 de 2009. Se você passa na lombada, vamos supor a 15 km/h de 2ª marcha, o motor fica numa rotação muito baixa. Se você acelerar, ele vai demorar um pouco pra responder (turbo lag) pois o rotor do turbo ainda está girando devagar. Mas, depois que você entrar na faixa de torque máximo, é pra sobrar potência em todas as situações.

Agora, engasgar ou falhar não é normal, leve o seu carro na autorizada ou em um mecânico de confiança, para avaliar se existe algum problema. É esperado que o desempenho do Golf 1.4 TSI seja brutalmente melhor que do 1.6 aspirado. Meu carro anterior era um 1.8 aspirado que não andava nada comparado com o TSI.

Link para o comentário

exatamente, eu preciso dai reduzir para primeira, mas dai preciso quase parar o carro, pq em movimento não tem como engatar a primeira, acho estranho pois no 1.6 eu puxava a segunda e acelerava de maneira suave e o carro  ia embora... nao fixava xoxo como vc comentou, é bem assim mesmo como vc retratou, o carro parece ficar xoxo... como o amigo de cima falou, pode ser que eu ainda não tenha pego o jeito com o carro... pode ser isso tb.... pq era acostumado com o meu golf 2009 1.6 e não passava por isso, eu concordo que depois no asfalto em 6 marcha o carro voa... mas to achando meio ruim na cidade, onde precisa andar em marcha baixa e em rotações menores... ai que eu nao me acertei ainda.... 

Agradeço a dica de todos... abraços!

Link para o comentário

Você pode fazer igual o @willyaugusto falou, carrega um pouco a embreagem na 2ª marcha. Agora, no meu carro se estou a 10 km/h e preciso acelerar meto a 1ª sem problemas, ela é sincronizada não precisa parar o carro. Se você acelerar um pouquinho antes de engrenar fica bem suave, acertar a rotação. Se for um lombada "montanha", coloque a 1ª e seja feliz, esse Golf tem a 1ª mais usável que conheço. Bem mais suave que a dos outros carros, não dá tranco, e alcança 55 km/h. Acho que com o tempo você acostuma e vai esquecer que o 1.6 existe.

Link para o comentário

Bruno, me esclarece uma curiosidade. Quando vc está em sexta marcha, 110km e quer dá o bote caso precise(mas, maioria das vezes nem precise reduzir), mas caso vc queira que o carro saia desembestado(, como diz o RicW) a terceira marcha entra de boa, ou uma quarta já basta? Pergunto porque o PK, vez isso no vídeo dando a dica, é isso mesmo. Obrigado.

Link para o comentário

1 hora atrás, sobrinho disse:

Bruno, me esclarece uma curiosidade. Quando vc está em sexta marcha, 110km e quer dá o bote caso precise(mas, maioria das vezes nem precise reduzir), mas caso vc queira que o carro saia desembestado(, como diz o RicW) a terceira marcha entra de boa, ou uma quarta já basta? Pergunto porque o PK, vez isso no vídeo dando a dica, é isso mesmo. Obrigado.

Nessa velocidade a 3ª fica em aproximadamente 4500 rpm, bem na faixa de potência máxima, pra sair desembestado kkkk. Na hora de reduzir de 6ª pra 3ª eu gosto de acertar a rotação com o acelerador pra marcha entrar sem tranco mesmo soltando a embreagem bem rápido.

Reduzindo pra 4ª, ela entra a uns 3500 rpm e o desempenho já suficiente. Colocar a 3ª é mais pra fazer graça ou teste mesmo.

Link para o comentário

Por experiência eu digo:

No antigo G5 dotado do motor 1.6L EA-111 8V (equipava também o antigo Golf MK4,5), mesmo aqui no DF que as vias são praticamente planas, ao menos comigo, sempre houve a necessidade de realizar a redução para a 1ª marcha para que o motor não surtasse um princípio de falha (ficar xoxô, como dizem) e apresentasse um desempenho satisfatório. Com o Golf TSi 1.4L 16V da familia EA-211, senti uma atenuação maior dessa necessidade. Ou seja, para o Golf e na maioria dos quebra-molas do DF (90% das vezes) saio somente de primeira marcha. Naturalmente, e considerando que este motor já está com os 93.500km, posso dizer que consigo sair de 2 marcha em alguns quebra-molas, mas quebra-molas com suavidades específicas, ou seja, convexidade para, no mínimo, embalo de 20km/h.

Se em pista plana é necessário utilizar a primeira marcha, quem dirá em aclividade. Afundar o pé sobre a segunda marcha ou força um giro incomum de trabalho com o auxílio da embreagem é pedir com força para acelerar o desgaste prematuro do conjunto mecânico.

Link para o comentário

Amigo, você que saiu de um Golf 1.6 já sentiu isso, imagine eu que sai de um Focus 2.0 Duratec Manual, pensa num carro agradável em rotação entre 1000 ~1500 era o Focus, o Golf da aquele soco por volta os 1900 rpm, o Focus era mais agradável abaixo disso. Pra você ter uma ideia, tem um estacionamento de mercado aqui na minha cidade que fica no subsolo, para sair desse estacionamento tem uma rampa bem longa e íngreme, com o Focus em segunda marcha, subia tranquilamente, sem ter que pegar embalo, rotação na faixa de 1200 rpm, se exigisse do acelerador ele embalava na subida, fui fazer o teste com o Golf, em segunda marcha, adivinha, o carro morreu, tive que engatar a primeira pra sair da rampa.  Outro acontecimento, foi quando levei o Golf pra fazer rodizio dos pneus, sabe aqueles elevadores? quando você vai posicionar o carro neles, tem um sobressalto de ferro bem no meio daqueles elevadores que faz a ligação entre um lado ao outro do elevador  (resumindo aquele ferro que você passa por cima dele quando vai posicionar no meio do elevador), o mecânico posicionou o carro, fez o serviço, e na hora de tirar o carro, engatei a ré, e quem disse que as rodas dianteiras passavam do sobressalto (mais ou menos na altura de um olho de gato) do elevador (visivelmente faltava força) acelerei tanto que começou feder queimado da embreagem. Esses acontecimentos foram nas primeiras semanas, claro que não há nada melhor do que dar tempo para se acostumar, pegar as manhas do carro,  aprender a dosar o pé , digo isso pois, devido a sentir ele xoxo em baixa, acabamos acelerando mais, querendo a mesma resposta do carro anterior, e na maioria das vezes ele começa meio dormente na aceleração, derrepente sai desembestado, cantando pneu. Hoje já estou mais acostumado, deixei de ficar fazendo comparação com o outro carro,  com isso as qualidades do carro começaram a se destacar. Até mesmo a suspensão que eu achava muito dura (Focus era mais confortável sem perder a estabilidade) já estou acostumado (pra melhorar um pouco substitui os pneus 225/45 r17 por 225/50 r17, ficou mais macio, sem perder na estética).  Consumo excelente. Agora o que me surpreendi mesmo foi para viajar com o carro, acima de 70 km por hora, você não precisa reduzir marcha, excelente mesmo 6º marcha praticamente o tempo todo, caso não pegue nenhum caminhão, 17 km/l fácil na estrada.  Muito bom você estar a 90 km/h em sexta marcha em uma subida, apertar um pouco o acelerador e o carro responder bem.

Seguem algumas dicas que pra mim deixaram o carro mais agradável de dirigir na cidade:

- Deixar o carro em modo de condução MOTOR ECONOMICO (Antes deixava em modo SPORT) Senti o carro ficar mais agradável nas acelerações, inclusive nas saídas de quebra-molas, parece que ele se configura pra melhorar o funcionamento do motor em baixo giro, posso estar falando besteira, mas senti isso.

- O carro tem um comportamento bem dinâmico caso você siga as velocidades ideais para a marcha, nesse caso você vai percebem que ele reponde bem, em 2º a partir de 20 km/h, 3º a 30 km/h e 4º a 40 Km/h ...

Hoje a única coisa que me incomoda são os TUC TUC TUC e BLUPBLUPBLUPBLUP, Na parte traseira do carro que não tenho certeza que seja suspenção.

Abraço, e boa sorte com o carro.

Link para o comentário

@sidnei_jf

Primeiro queria perguntar uma coisa, seu carro é manual e tem os modos de condução? Caso sim, poderia explicar resumidamente o que você sente mudar de um modo para outro?

Tem uma coisa que eu reparei e só venho confirmando ao longo destes anos de convívio com o Golf, a transmissão manual dele é bem longa. Acredito que seja mais longa que a do Focus 2.0 manual de 2ª geração. Por isso que a ladeira que você subia de 2ª com o Focus no Golf precisa da 1ª para a rotação não ficar baixa demais. Porém, de 2ª mesmo, a cerca de 1400 rpm, consigo subir ladeiras bem íngremes sem pisar muito. Mas vale dizer que o turbo lag nessa rotação é demorado e por isso me antecipo e começo a acelerar de leve antes da subida. A curva de potência desse motor cresce bem agressivamente até 4500 rpm. Concordo que demora pra se acostumar à resposta do acelerador, principalmente quem veio de carro aspirado.

Abraço!

Link para o comentário

Vim de dois Fox 1.6, 104 e 120vc (que têm bom torque em baixa), para o Golf manual e senti exatamente a mesma coisa, o câmbio mais longo. É um pouquinho chato, mas se não estiver a pelo menos 20km/h coloco a primeira mesmo pra não forçar.

Enviado de meu 6039J usando Tapatalk

Link para o comentário

Brunomri

Beleza, meu carro é highline mt, com pacote elegante, por isso acho que veio com os modos de condução. 

Sobre os modos de condução: 

No modo econômico o carro tá fazendo 11km/l aqui na minha cidade, o ar condicionado gela mais devagar nesse modo comparado ao modo normal. Quanto ao motor, a percepção que tive é que o carro em baixíssimas rotações não treme quando falta força, pra sair da imobilidade mesmo, sai mais suave. Mas de qualquer forma, estando no modo econômico quando vc exige do carro ele responde muito bem. 

No modo normal não percebi diferença comparado ao econômico, só no ar mesmo. 

Sobre o modo Sport na situação que no modo econômico o carro se comporta de maneira suave, no sport ele parece querer exigir do motor mais do que o motor ta disposto a entregar naquele momento, isso em baixas rotacoes, pois, proximo aos 2000 giros ele responde muito rápido  e faz 10,4 km/l.  Então o que vc percebe é que pra andar em rotações bem baixas o ideal é o modo econômico até porque, pela lógica o carro vai ser mais econômico trocando de marcha em rotações mais baixas mesmo. A direção em modo Sport fica mais rapida, mais pesada, mas não muito pesada, tem respostas mais diretas, muito bom pra estrada, achei o videal pra viajar motor no econômico e direção no Sport. 

Essa é a minha percepção com o carro manual, que pode divergir de outros, pois cada um tem seu jeito próprio de dirigir, acho também que o carro com o câmbio DSG dará respostas diferente nos modos de condução comparando aos MT. 

Abraço.

Link para o comentário