Motor 1.4 Tsi Alemão vs 1.4Tsi Mexicano

Movido

Recommended Posts

Ainda vendo no forum do Jetta Clube que o motor Alemão do GTI é diferente do Mexicano, sistema de injeção, tamanho da turbina, etc, não sei se todas informações do motor do GTI Alemão procede. Sera que no motor 1.4Tsi também ouve alguma mudança?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Spiel,

Estou falando nos motores a gasolina, o engraçado é que o Jetta tsi 1.4 que está em teste no Brasil gera 160cv e pelo que eu li ainda não seria flex, somente após a nacionalização do Golf, mais informaram que essa potencia iria cair para 140cv na nacionalização! Sera porque alguns motores perdem rendimento ao se tropicalizar ou esse Jetta já é Flex? Isso procede ou é mais um jornalista que não entende de carro comentando uma materia?

Link para o comentário

Movido, sei que atualmente o 1.4 TSI é a gasolina, porém na nossa gasolina há o álcool misturado (27,5% atualmente), que cogitei que seria quantidade suficiente para necessitar de algum tipo de adaptação por parte da montadora.

Em relação a essa especulação da midia, muitos falaram besteiras enormes, mas nem todos.

Primeiramente, não se esquema que esse motor 1.4 TSI que é usado em outros carros do grupo Volkswagen possuem várias potências diferentes. Por exemplo, 122 hp no Audi A3, 140 hp no Golf, 150 hp no novo Jetta híbrido e até 180 hp em carros como o Seat Ibiza Cupra e Polo GTI. A potência é ajustada pela montadora de acordo com o posicionamento que quer no mercado para o carro, salvo as limitações do próprio motor (esse posicionamento pode variar de país pra país)

Já em relação a possível adaptação para se tornar um motor flex, o álcool possui uma octanagem significativamente menor que o combustível, o que tornaria o motor mais propenso para batida de pino. Nessa situação a redução da potência poderia ser em conta da redução do risco da batida de pino ocorrer.

Trabalho em uma empresa de motores diesel industriais, na área de suporte ao produto e venda de peças. Sei que componentes sofrem alterações, mudanças e etc. Uma possibilidade no caso do GTI alemão e mexicano é de que houve uma mudança no turbo, mas que não necessariamente faz o carro perder potência. Estou só divagando, mas é uma possibilidade.

Sem uma confirmação de alguém dentro da Volks que esteja diretamente ligado a esse tipo de coisa, dificilmente vamos poder ter 100% de certeza do motivo das supostas mudanças (do GTI e do Jetta).

Essa é a minha opinião, críticas construtivas são bem vindas =)

Link para o comentário

Spiel,

Aqui é o lugar de falarmos coisas uteis e que achamos uteis! O motor a Alcool tem uma taxa de compressão maior que a gasolina, por isso o motor tem um pouco mais de potencia que o motor a gasolina, e isso so muda quando usamos o alcool, pois a central atravez da sonda lambda faz a leitura do combustivel que entra e dos gases que saem, assim ele altera a taxa de compressão para que a queima seja perfeita! Esse ganho em alguns carros cehga proximo de 10%, isso depende da taxa de compressão que ele já tinha na gasolina, alguns carros já tem uma taxa de compressão alta, assim não se altera muito ganho de potencia. É importante deixar claro que no motor flex é feito uma media entre os dois combustiveis, sendo assim aquele consumo obtido no motor que só usava gasolina não será mais o mesmo, muita das vezes nem o desempenho usando o alcool que aumenta a potencia custuma melhorar, as vezez até piora! Bom, devo ter falado besteira em algum momento, se estiver errado me corrijam por favor!

Link para o comentário

Movido, um motor a álcool (flex, na verdade) não necessariamente tem uma taxa de compressão alta. A verdade é que o álcool suporta sim uma taxa de compressão mais alta, porém nem todos os motores são feitos considerando isso. E outras coisas são mudadas também para compensar essa octanagem menor do álcool, como o próprio aumento de injeção do álcool em relação a gasolina, tempo de injeção e algumas outras coisinhas.

Os nossos carros nacionais e que são flex em sua maioria tem sim uma taxa de compressão mais elevada para aproveitar melhor as características do álcool. Porém não é a taxa de compressão exclusivamente que faz a potência do carro aumentar. Não se esqueça que o consumo do álcool é consideravelmente maior do que quando se usa gasolina.

Carros que foram adaptados para o álcool não tiveram alteração em sua taxa de compressão, a exemplo do Corolla, Civic, C4, BMW Série 3 e outros que vieram de fora e foram adaptados aqui.

Quando eu mencionei a adaptação do motor ao álcool, quis dizer em relação ao sistema de injeção, que precisa receber alterações devido ao fato do álcool ser mais corrosivo que a gasolina. Portanto bicos injetores, borrachas de vedação da linha de combustível devem ser alterados...

A sonda lambda em si detecta apenas a quantidade de oxigênio presente nos gases de escape. Junto com outras informações injeção de combustível feita por outros sensores, a ECU do carro determina como a injeção deve ser ajustada para o motor funcionar corretamente, e isso sim precisa estar configurado nela. Essa é outra alteração feito nos carros felx, o mapa de injeção de combustível.

Link para o comentário

Vc está certo, pois foi isso que citei acima, só esqueci de dizer da central da injeção! Quanto a taxa de compressão eu citei acima, tem carros que já tem a taxa alta! Quanto a injetar mais combustível é devido pois precisa de mais oxigênio por litro de combustível para que a queima seja perfeita, o alcool tem menos capacidade de queima, para isso precisa de mais álcool e mais oxigênio, sendo que o cilindro ainda precisa comprimir com mais velocidade para efetuar a queima, por isso falamos em taxa de compressão!

Link para o comentário

Acho que motor não deve ter alteração nenhuma até porque a versão mexicana vendida nos EUA é inferior à que vendem para nós, a nossa é a mesma configuração da alemã (provavelmente as peças são importadas da Alemanha).

Agora queria saber da galera que compro o Golf mexicano com cambio dsg, quando passa em ruas irregulares o câmbio demora mais para reter as marchas?

Link para o comentário

Movido, não sei se por esse motivo o cilindro precisa de mais velocidade pra efetuar a queima. Mas com certeza o volume maior de álcool que é injetado na camara de combustão (para atingir a mistura ideal de ar/combustível) é um dos fatores que permite a taxa de compressão ser maior. O combustível efetivamente ajuda a reduzir a temperatura da camara de combustível no momento de sua injeção, e isso permite que a taxa de compressão seja maior =)

Higor, se gostar de carros automáticos pode ir de DSG, ele não possui nenhum problema de respostas em pisos irregulares. Já vi gente reclamando sobre isso, mas nunca tive absolutamente nenhum problema, e olha que eu sou um cara bem chato com essas coisas hahaha

O único problema do cambio DSG em pisos irregulares é a barulheira que ele faz (problema já bem conhecido pelos donos do Golf). Com os vidros fechados dificilmente você vai ouvir alguma coisa, porém com o vidro aberto fica bem ruim (na minha opinião). Fica ao seu critério  ;)

Link para o comentário

Higor, o meu é o 1.4, com o cambio DSG 7 marchas. Realmente não tenho esse problema, passo por pisos irregulares e a troca de marcha é perfeita a qualquer momento. Será que foi uma melhoria que foi implementada depois? Tenta falar com a concessionária pra ver se não há nenhuma atualização do software do cambio!

Link para o comentário

Se vocês olharem o tópico http://www.clubedojetta.com/t13425-mecanica-golf-gti-2015-mexicano?highlight=golf+gti   a conclusão e que o motor e o mesmo do alemão, inclusive e a mesma central dos 14/15 alemão.  Pelo menos agora no inicio os motores são os mesmos usados nos alemães. Coisa que provavelmente mais para frente devera mudar. Isso no GTI, no 1.4 ja nao sei.

Link para o comentário

• 4 months later...

O meu é highline 1.4 mexicano e ainda está com 2.000 km. Até o momento não existe o barulho relatado no cambio, meu testdrive foi em um modelo alemão e havia o barulho. Já sobre a retenção de marcha ela raramente acontece no modo de condução normal, o giro as vezes chega a 4.500 a frequência aumenta quando uso gasolina podium da BR, sei lá se existe relação.

Voltando ao assunto do barulho, no meu mexicano o recurso de roda livre funciona perfeito, não está desativado como vi em alguns fóruns.

Abraço e felicidade com o Auto...

Link para o comentário

Fala galera...

o meu é mexicano, e na minha cidade como o calçamento é de paralelepipedo então... o cambio faz bastante barulho nas trocas, e ele retem sim as marchas... 

mas eu já acostumei, e não me incomoda mais, como no começo. Tambem já percebi o barulho da embreagem no jetta tsi, e um amigo meu que tem um A3 sedan 1.8 tambem reclamou do barulho...

abraços

Link para o comentário

• 2 months later...

Eu tinha uma A3 8v 14/14 e o barulho que o cambio fazia era muito chato.

Hoje eu estou de GTI 15/15 ainda tem o barulho mas não é tão alto quanto o barulho da Audi, talvez seja ignorância da minha parte, me corrijam se eu estiver errado, talvez o barulho mais alto da Audi seja pelo fato do cambio ser um de 7 marchas "a seco" e do GTI 6 marchas banhado a oleo.

Agora em relação ao motor, eu acredito que não seja diferente.

Link para o comentário

esses golf tao parecendo PC, cada maquina de cada usuário se comporta de uma maneira diferente

Pois é anghinoni, com o nível de tecnologia, eletrônica e software no Golf, realmente cada um teve ter um carro diferente do outro, pois deve ter havido evolução de componentes problemátricos, melhorias no software e fora as atualizações de software wue algumas concessionárias fazem, outras não fazem, donos não deixam atualizar e etc...

Link para o comentário

• 9 months later...

Apenas para conhecimento, a Fullpower mediu o Golf TSI que vinha da Alemanha, 177,6 cv e 31,8 kgfm, e recentemente mediu o Golf Variant, nacional, 160,8 cv e 26,2 Kgmf, (mesmo aparelho) acredito que o mexicano esteja entre os dois, resumindo ferraram o carro aqui no Brasil. O mexicano tem um lag maior que o alemão, quem diz isso é o velhinho que testa os carros no Vrum, vai passando o tempo e eles esculhanbando o carro..... é triste!

Link para o comentário

4 minutos atrás, Cyberprobo disse:

Apenas para conhecimento, a Fullpower mediu o Golf TSI que vinha da Alemanha, 177,6 cv e 31,8 kgfm, e recentemente mediu o Golf Variant, nacional, 160,8 cv e 26,2 Kgmf, (mesmo aparelho) acredito que o mexicano esteja entre os dois, resumindo ferraram o carro aqui no Brasil. O mexicano tem um lag maior que o alemão, quem diz isso é o velhinho que testa os carros no Vrum, vai passando o tempo e eles esculhanbando o carro..... é triste!

Não acredito em um único número apresentado pela Fullpower. Todos os resultados saem distorcidos e acredito que ou o dinamometro deles esteja (muito) mal calibrado.

Link para o comentário

3 minutos atrás, Cyberprobo disse:

Cyber, Golf Variant não existe nacional, são importadas do méxico.

Essa diferença de potência, e principalmente de torque pode explicar a incidência de quebras nos  DSG alemães, não experimentada pelos modelos vindos do México, tendo em vista que o torque máximo aceito pelo cambio DQ200 é de uns 25/26 Kgfm.

Link para o comentário

Tenho a nítida impressão de que os números da Full Power não estão corretos. Eles sempre afirmam que a potência e o torque reais dos motores turbinados seriam superiores aos divulgados. No entanto, basta buscar na internet o resultado de testes feitos com estes mesmos motores em outros países, e as curvas de fábrica são confirmadas. Alguém acredita, realmente, que a VW faria um Golf mais potente só pro Brasil??? Alguém acredita que a VW, deliberadamente, faria um Golf que excede a carga máxima nominal do DSG e com isso criaria um problema para a imagem da marca??? Ora bolas, isso não faz nenhum sentido...

O nosso TSi de 140 cv é o mesmo CHPA vendido em boa parte do mundo, não sejamos pretensiosos.

Além da calibração, como eu já disse anteriormente aqui no fórum, não descartaria a hipótese de a Full Power, por exemplo, não corrigir adequadamente os efeitos de altitude e temperatura nas leituras do dinamômetro, e por isso sempre divulgar valores exagerados para potência e torque. Aliás, isso pode explicar a diferença entre o alemão e o nacional também: foram medições em dias diferentes, temperaturas diferentes, possivelmente operadores diferentes, abastecidos em postos diferentes, e só Deus sabe o tipo de manutenção que esses caras dão nesse dinamômetro!

Por fim, eu ignoraria esses números. E portanto essa explicação para a maior incidência de problemas entre os mexicanos não faz sentido.

Abraço!

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Link para o comentário

Fala RicW,

Três perguntas....

Para os fabricantes divulgarem dados de torque e cavalaria, qual o procedimento adotado, nas rodas(dino) ou motor em bancada.?

Para motores a combustão, quando se perde de potência(torque/cv), até chegar nas rodas?

E no caso dos elétricos, quando se perde de potência?

Obrigado.

Link para o comentário