Golf mk7 nacional é um fiasco de vendas ?


Recommended Posts

1 hora atrás, Francisco Pitol disse:

Golf nacional é um fiasco de vendas ?

Em primeiro lugar, precisamos reconhecer que nos últimos anos houve uma mudança no perfil do consumidor. Quem comprava um hatch médio foi seduzido pelos SUVs compactos, que recentemente dominaram as ruas, mesmo custando bem mais que a maioria dos hatches médios.

Essa falsa ideia de que SUV são mais "seguros pela sua altura" e sofisticados pelo design moderno (muitas vezes espalhafatoso), aliada à excelente reputação (merecida?) de fabricantes como Honda e Jeep, fez com esse novo segmento conquistasse uma fatia significativa do mercado. Assim, o acabamento simples, motor medíocre e transmissões antiquadas desses SUVs compactos passam despercebidos quando oferecem um visual moderno ou off-road e uma bela central multimídia.

A verdade é que dirigir está fora de moda, se tornou um fardo, então muita gente hoje em dia não liga mais para desempenho, dirigibilidade, acabamento, e por isso os hatches que oferecem essas características estão se tornando aos poucos carros de nicho. É considerado normal pagar 90 mil num HR-V, mas cobrar isso num hatch é "absurdo". Mesmo tendo surgido várias opções interessantes e modernas no segmento, como Golf, Focus e 308 THP, fica fácil entender a queda do percentual que os médios representam no mercado. Segundo a Quatro Rodas, em 2010 eles representavam 6,9% do mercado, já em 2015 apenas 2,9%.

Não acho que o baixo número de vendas seja exclusivamente pelo fato do Golf ser nacional. Ele apenas vendeu bem quando tinha versões de entrada abaixo de 70 mil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fazendo um complemento nas palavras do Bruno;

outro problema dos hatchs é que em geral é um carro voltado mais para um público jovem (não estou generalizando) e sejamos francos somos uma minoria de consumidores que temos condições de ter um carro destes. Os SUVs dominaram o mercado que além de fazer a "árdua" missão de levar seus donos do ponto X a Y estes têm mais conforto nas nossas ruas lixos, cabe a parafernalha da mulherada e das crianças já que muitos que chegam na condição de pagar mais de 90 mil em um carro já está na faixa dos 40 anos. Não estou generalizando, quem gosta de carro sabe da qualidade superior deste hatch sob a maioria dos SUVs á e outro detalhe, carro grande é sinal de status infelizmente esta é a viadao da maioria das pessoas, status e não qualidade.

vi uma noticia confiável mas não lembro o site de que a VW estará parando a produção do fusca no final de 2018 e no lugar estará dando preferência a SUVs. Já vi muitos donos de Golf migrarem para o Q3 em busca destas facilidades que mencionei. 

A VW errou (também quem iria prevê) lança o Golf no meio desta crise, está tentando recupera do seu prejuízo jogando preço alto mas a verdade é que o a3 sedam por incrível que parece está vendendo bem mais. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Golf é lider de vendas no segmento em 2016.
Foi vice-lider em 2015 e 2014 com esse MKVII, ficando apenas atrás do Focus e muito à frente dos demais.
Ou seja, definitivamente NÃO vende mal.

 

De resto, em números absolutos, as vendas são baixas por motivos que os colegas já explicaram aí acima, que afeta todos os hatches médios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, tsi_higor disse:

Fazendo um complemento nas palavras do Bruno;

outro problema dos hatchs é que em geral é um carro voltado mais para um público jovem (não estou generalizando) e sejamos francos somos uma minoria de consumidores que temos condições de ter um carro destes. Os SUVs dominaram o mercado que além de fazer a "árdua" missão de levar seus donos do ponto X a Y estes têm mais conforto nas nossas ruas lixos, cabe a parafernalha da mulherada e das crianças já que muitos que chegam na condição de pagar mais de 90 mil em um carro já está na faixa dos 40 anos. Não estou generalizando, quem gosta de carro sabe da qualidade superior deste hatch sob a maioria dos SUVs á e outro detalhe, carro grande é sinal de status infelizmente esta é a viadao da maioria das pessoas, status e não qualidade.

vi uma noticia confiável mas não lembro o site de que a VW estará parando a produção do fusca no final de 2018 e no lugar estará dando preferência a SUVs. Já vi muitos donos de Golf migrarem para o Q3 em busca destas facilidades que mencionei. 

A VW errou (também quem iria prevê) lança o Golf no meio desta crise, está tentando recupera do seu prejuízo jogando preço alto mas a verdade é que o a3 sedam por incrível que parece está vendendo bem mais. 

A grande questão pra quem compra esses SUV é:

O espaço interno e porta malas dos sedans muitas vezes é igual ou maior, e atenderiam perfeitamente às necessidades da pessoa. Nesse caso o SUV vence no estilo e no conforto pra enfrentar buracos, muito mais pela moda que pelo conteúdo. A margem de lucro nesses SUV é alta demais, muitas reportagens já comentaram isso, mas o status fala mais alto e a compra desses carros é bem aceita e justificável para a maioria dos consumidores. Mesmo que não ofereçam nenhuma vantagem objetiva e mensurável sobre os sedans de preço equivalente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Gabriel Nascimento disse:

Ao que sabemos, poucos.

A ultima vez que estive na CCS, o que me passaram é que nem tinham previsão da chegada de mais TSIs, só saia de fábrica os MSI pois os motores 1.4 estavam sendo priorizados para o Jetta. Os vendedores tinham até vergonha de mostrar o 1.6

O motor do Golf é diferente do Jetta, o do Golf é 1.4 TSi Flex o do Jetta é 1.4 TSi somente a gasolina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, Brunomri disse:

Em primeiro lugar, precisamos reconhecer que nos últimos anos houve uma mudança no perfil do consumidor. Quem comprava um hatch médio foi seduzido pelos SUVs compactos, que recentemente dominaram as ruas, mesmo custando bem mais que a maioria dos hatches médios.

Essa falsa ideia de que SUV são mais "seguros pela sua altura" e sofisticados pelo design moderno (muitas vezes espalhafatoso), aliada à excelente reputação (merecida?) de fabricantes como Honda e Jeep, fez com esse novo segmento conquistasse uma fatia significativa do mercado. Assim, o acabamento simples, motor medíocre e transmissões antiquadas desses SUVs compactos passam despercebidos quando oferecem um visual moderno ou off-road e uma bela central multimídia.

A verdade é que dirigir está fora de moda, se tornou um fardo, então muita gente hoje em dia não liga mais para desempenho, dirigibilidade, acabamento, e por isso os hatches que oferecem essas características estão se tornando aos poucos carros de nicho. É considerado normal pagar 90 mil num HR-V, mas cobrar isso num hatch é "absurdo". Mesmo tendo surgido várias opções interessantes e modernas no segmento, como Golf, Focus e 308 THP, fica fácil entender a queda do percentual que os médios representam no mercado. Segundo a Quatro Rodas, em 2010 eles representavam 6,9% do mercado, já em 2015 apenas 2,9%.

Não acho que o baixo número de vendas seja exclusivamente pelo fato do Golf ser nacional. Ele apenas vendeu bem quando tinha versões de entrada abaixo de 70 mil.

Excelentes observações . Eu fui um desses que quase fui seduzido a comprar um SUV, felizmente diante de uma avaliação  irrisória  que fizeram  na Honda  no meu I30 1.8 , acabei desistindo e pegando meu Golf, sou grato até hj à esse avaliador da Honda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um detalhe interessante que eu vejo, e muitos parecem querer ignorar quando pretendem comprar um veículo zero km:

Qual é o custo de reparabilidade em caso de colisão? Qual é o custo de seguro para o perfil do futuro comprador? Custos com mão-obra e manutenção obrigatória durante o período de garantia e após esse perído? Além do mais, há impostos, licenciamentos, ect, e etc.

Quando escolhi o Golf ganhei de presente o custo de seguro por módicos R$ 3.960,00. Se eu tivesse optado pelo Focus, o seguro nas mesmas condições ficaria em R$ 2.200,00.

Conheço gente que poderia estar andando em um hatch médio e confortável, mas precisa se manter em categoria inferior justamente pelas questões dos questionamentos acima e que estão absolutamente fora do orçamento deles. Também conheço gente que não tem "aonde cair morto" andando em monovolume de R$ 92.000,00 (divido em 60x) e que mal tem condições de arcar com o custo de um tanque cheio de combustível. 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí que se esconde o perigo, pois poucos, muitos poucos se preocupam com tais fatores, cabendo a prestação no orçamento basta. Quanto a questão do carnezão, é o que mais tem. A famosa bíblia de sessenta e lá vai fumada de prestações em cima da rack. Tanque cheio aqui por essas paragens, só em época de política.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre acompanho o webmotors e fico impressionado com a quantidade de Golf's à venda e o tempo que alguns deles demoram para ser vendido. Alguns dele com quilometragem extremamente baixa.

Voces acreditam que esse tipo de situação seja devido ao medo do DSG, preço do seguro ou simplesmente compra por impulso e o consequente arrependimento?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Iboost disse:

Sempre acompanho o webmotors e fico impressionado com a quantidade de Golf's à venda e o tempo que alguns deles demoram para ser vendido. Alguns dele com quilometragem extremamente baixa.

Voces acreditam que esse tipo de situação seja devido ao medo do DSG, preço do seguro ou simplesmente compra por impulso e o consequente arrependimento?

 

Eu acho que é a saúde financeira do país. A escassez de crédito e a conseguente taxa de desemprego (beiramos os 11 milhões hoje) está fazendo com que muitos consumidores se adequem à sua realidade financeira. Há muita gente completamente descapitalizada. 

Eu trabalho para um empresário que controlava 12 lojas franquiadas, e desde o ano passado: Teve que passar adiante 2 lojas equipadas, +3 lojas precisarão serem passadas adiante, reduziu em quase 40 % o quadro de funcionários, entregou o escritório e mudou-se para o Galpão (que é alugado) , entregou salas de apoio que eram utilizados como base de estoque das lojas, e está tentando renegociar todos os contratos e alugueis. Situação muito triste porque ele é um empresário bem justo com os seus funcionários e civilmente honesto com os impostos recolhidos.

Até o começo do ano passado, ele que andava de Audi A4, hoje tem que se contentar com um Honda City e almoçar no boteco da esquina.  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Iboost disse:

Sempre acompanho o webmotors e fico impressionado com a quantidade de Golf's à venda e o tempo que alguns deles demoram para ser vendido. Alguns dele com quilometragem extremamente baixa.

Voces acreditam que esse tipo de situação seja devido ao medo do DSG, preço do seguro ou simplesmente compra por impulso e o consequente arrependimento?

 

Estive acompanhando o oferecimento de carros seminovos iguais ao meu, um Highline MT básico. A maioria das opções têm mais de 40 mil km e custa entre 65 e 70 mil reais. Se o proprietário comprou o carro em 2013 ou início de 2014 teoricamente daria pra vender o carro sem prejuízo. No entanto, ainda não sei nada sobre a liquidez e se esses valores estão sendo cobrados na prática. Vai saber se no acerto final o proprietário acabe aceitando menos devido uma eventual dificuldade em vender o carro.

Por outro lado, acho possível que esses valores sejam reais por causa do aumento de preços constante de todas as versões do Golf, desde seu lançamento. Além disso, temos que considerar que a perda do DSG e da suspensão traseira independente podem aumentar o interesse em um Golf seminovo. Porém, se for convencionado que o DSG é uma transmissão problemática, isso pode fazer os usados com DSG encalharem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre rola um choro em uma venda a vista, pagamento em cash. Algo em torno de três a cinco porcento.....Quanto a questão da suspensa, a grande massa esmagadora não sabe e nem faz idéia do que é uma multilink e uma de eixo de torção. Tanto quem vende e quem compra desconhece. Poucos, como nós aqui do clube que fazemos questão de conhecer e saber que uma tem diferença da outra e é gritante.....Quanto ao dsg ser problemática ou não, tudo o que sabemos é mera especulação, eu tô tranquilo quanto isso.....Em uma possível venda futura isso não me incomoda. Vc se lembra quando a Ecosport foi REPROVADA ao final dos 60000km, isso em 2012 e ela continuou reianando e ainda vende bem incomodando os concorrentes. Quer mais prova cabal, que brasileiro não tá nem aí para esses "pormenores".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o topico acima..Acredito ainda que o Golf nacional 1.6 mas com este preço que estao cobrando, vai virar mico.É minha humilde opiniao. Pois estamos nivelados por cima, ou seja, primeiro chegou um Golf moderno com motor turbo e ainda depois de muitos anos sem um carro novo no Brasil...E com o tempo, fizeram este downgrade...Entendo que é para um outro publico..Mas na boa, quer quer Golf, nao quer carro lerdo. Quer um carro rapido. como fomos apresentados antes ao um TSI, ficara dificil, pagar o mesmo $$ hoje mas por um motor 1.6....Detalhe, fui ate a CCS aqui da minha cidade e faltou o cara implorar para eu fazer um test drive no 1.6..E o vendedor falou na boa que ele mesmo nao fez teste com ninguem. O pessoal tem procurado o JETTA 1.4 TSI pra fazer testdrive. E até fui ver o golf 1.6 de perto..tava até com poeira..rsrs.Era um automatico ..Mas acabei nao dando uma voltinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas minha opinião pessoal aqui:

Acho particularmente complicado falar em "fiasco" em um momento no qual o mercado como um todo está quase que totalmente completamente parado, em função das condições lamentáveis da economia do nosso país.

Em tempos de crédito disponível e economia pujante, nem mesmo o preço imoral seria suficiente para impedir as vendas do Golf. O passado recente mostra isso.

Quanto ao Golf lerdo, creio que não será um problema. Basta ver a campanha publicitária da VW, que ignora o desempenho e investe fortemente na família, de forma até emocionalmente apelativa.

Se a VW quiser vender agora, terá que voltar à casa dos 60k. Se não, só uns 2 anos depois que a Dilma virar apenas mais um capítulo triste da nossa história.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, SANDRO_Sao Jose Campos-SP disse:

Sobre o topico acima..Acredito ainda que o Golf nacional 1.6 mas com este preço que estao cobrando, vai virar mico.É minha humilde opiniao. Pois estamos nivelados por cima, ou seja, primeiro chegou um Golf moderno com motor turbo e ainda depois de muitos anos sem um carro novo no Brasil...E com o tempo, fizeram este downgrade...Entendo que é para um outro publico..Mas na boa, quer quer Golf, nao quer carro lerdo. Quer um carro rapido. como fomos apresentados antes ao um TSI, ficara dificil, pagar o mesmo $$ hoje mas por um motor 1.6....Detalhe, fui ate a CCS aqui da minha cidade e faltou o cara implorar para eu fazer um test drive no 1.6..E o vendedor falou na boa que ele mesmo nao fez teste com ninguem. O pessoal tem procurado o JETTA 1.4 TSI pra fazer testdrive. E até fui ver o golf 1.6 de perto..tava até com poeira..rsrs.Era um automatico ..Mas acabei nao dando uma voltinha.

Eu testei o MSi automático. O acabamento é exatamente igual aos dos veículos importados, mas a diferença de força e torque do motor é nítida, porém nada que vá matar ninguém de raiva. Quem procurava o Golf e estava disposto a comprá-lo preferiam somente versões com motores TSi. Eu não tenho nada contra o motor MSi e nem contra o eixo de torção, a rixa ficou mesmo com o preço final da versão Tupiniquim.

Em 2013, o TSi Highline Manual por R$ 67.990,00.

f68a2aa67038d2398c549995b9275e99.jpg

 

Se quiser deixar o cidadão emputecido com o custo-brasil, tem mais no rodapé da nota: VALOR ICMS RETIDO R$ 6.211,07 e Val Aprox dos Tributos R$: 23.905,28 (35,16%)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também acho que o golf msi é interessante se formos ver que gol, ônix, hb20, march e outros hatches de entrada quando em suas versões mais completas chegam a praticamente 60 mil.

Aí o golf MSI entrega mais tecnologia, segurança e conforto por pouca coisa a mais, talvez o desempenho deixe a desejar um pouco, mas ainda assim anda com os concorrentes. Nenhum deles tem 7 air bags, controle de tracao e estabilidade, aro 16, etc... Po, olhem o crash test desses carrinhos citados e depois do Golf, prefiro não ter motor e bater de golf do que ter o 1.6 aspirado do hb20 e bater com ele.

A verdade é que a VW entregava muito acima do que o mercado no golf, e o MSI veio pra se adequar ao mercado cretino de automóveis do país. Nivelou por baixo.

E ele tem desempenho um pouco abaixo do focus, 308 1.6, cruze e afins... E tb entrega mais segurança.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...