MECATRÔNICA CAMBIO DSG


ANJESTEVAM

Recommended Posts

Venho aqui deixar registrado minha reclamação e indignação com a falta de respeito com o consumidor que tem todo o trabalho de comprar um carro dos sonhos e que veio a dar problemas com o famosa MECATRÔNICA DO GOLF (CAMBIO DSG) e ao solicitar o reparo do mesmo foi NEGADA pela Volkswagen.

Tenho um Golf 1.4 TSI Highline 2013/2014 (ALEMÃO), aproximadamente com 100.000 KM, onde sou o primeiro dono e 100% das revisões em garantia e fora da garantia foram feitas na autorizada Volkswagen RODAC em Angra dos Reis/RJ.

Meu carro veio a apresentar o problema no dia 26/07/2020 onde viajei para levar minha esposa para uma realizar uma cirurgia no Rio de Janeiro. Em viagem o câmbio simplesmente desengata e alarma no painel para acionar os freios imediatamente em situações de perigo. Consegui parar no acostamento e desligando o motor e depois religando o problema desapareceu e prossegui a viagem. No retorno para minha residência eu marquei de levar na autorizada RODAC para fazer o diagnóstico no dia 06/08/2020, onde o carro já ficou para realizar o procedimento interno de solicitar a extensão da garantia para reparo da MECATRÔNICA quebrada no carro por conta da fábrica.

Tive que alugar um veículo em locadora local para atender os cuidados com minha esposa recém operada. Arcando com as despesas para ter um veículo para situações de atendimento de saúde.

Recebi a reposta da VOLKSWAGEN que foi RECUSADA o reparo, alegando que o carro já tem mais de 5 anos.

Estou triste com a Volkswagen pois sempre acreditei na marca com uma referência para meus veículos e recebo esta tratativa que como consumidor. Sendo que o problema não é único e exclusivamente do meu veículo, pois evidências para provar que a MECATRÔNICA DO GOLF É UM PROBLEMA CRÔNICO NÃO FALTA, COMO TAMBÉM CONSUMIDORES em pesquisa simples na internet.

Tentam jogar o problema para o consumidor com desculpas esfarrapadas, sendo que deveriam fazer um recall para não haver mais esse problema que tantos sofrem.

Alguns relatos de muitos que podem ser citados:
https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/autodefesa-problemas-no-cambio-dsg/
https://peticaopublica.com.br/viewsignatures.aspx?pi=BR86850
https://www.canaldapeca.com.br/blog/defeitos-cronicos-no-cambio-dsg/
https://www.noticiasautomotivas.com.br/volkswagen-chama-16-milhao-de-carros-com-cambio-dsg/

Em visita à autorizada o gerente veio me avisar sobre a resposta da Volkswagen era negativa. Liguei também para o atendimento ao cliente Volkswagen, onde após relatar todo o ocorrido a atendente me passou que nada podia fazer pois já tinha recebido a resposta como NEGADA para o conserto do veículo, e que eu poderia falar com o consultor da autorizada para uma nova solicitação do serviço ou saber sobre o valor para reparo.

Enviado email e recebido como resposta no email Volkswagen CRM:0314001 em 07/08/2020 procurar contato com o Gerente de Serviços para o devido respaldo quanto possíveis negociações.

Como consumidor e 100% das revisões feitas na concessionária autorizada Volkswagen RODAC em Angra dos Reis/RJ, sinceramente espero não ter que arcar com o custo absurdo para o reparo do veículo, pois claramente estamos diante de um defeito por vício oculto (Artigo 26 da Lei n 8.078 de 11 de Setembro de 1990), pois não foi possível a fácil constatação, somente no momento que o veículo apresentou o problema, portanto espero que a montadora possa realizar o reparo em garantia de acordo com a nossa legislação vigente, pois este defeito é problema crônico deste modelo comercializado, conforme citados acima.

Aguardo retorno da fábrica para que possamos resolver este problema da melhor maneira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Venho aqui deixar registrado minha reclamação e indignação com a falta de respeito com o consumidor que tem todo o trabalho de comprar um carro dos sonhos e que veio a dar problemas com o famosa MECATRÔNICA DO GOLF (CAMBIO DSG) e ao solicitar o reparo do mesmo foi NEGADA pela Volkswagen.

Tenho um Golf 1.4 TSI Highline 2013/2014 (ALEMÃO), aproximadamente com 100.000 KM, onde sou o primeiro dono e 100% das revisões em garantia e fora da garantia foram feitas na autorizada Volkswagen RODAC em Angra dos Reis/RJ.

Meu carro veio a apresentar o problema no dia 26/07/2020 onde viajei para levar minha esposa para uma realizar uma cirurgia no Rio de Janeiro. Em viagem o câmbio simplesmente desengata e alarma no painel para acionar os freios imediatamente em situações de perigo. Consegui parar no acostamento e desligando o motor e depois religando o problema desapareceu e prossegui a viagem. No retorno para minha residência eu marquei de levar na autorizada RODAC para fazer o diagnóstico no dia 06/08/2020, onde o carro já ficou para realizar o procedimento interno de solicitar a extensão da garantia para reparo da MECATRÔNICA quebrada no carro por conta da fábrica.
Tive que alugar um veículo em locadora local para atender os cuidados com minha esposa recém operada. Arcando com as despesas para ter um veículo para situações de atendimento de saúde.

Recebi a reposta da VOLKSWAGEN que foi RECUSADA o reparo, alegando que o carro já tem mais de 5 anos.

Estou triste com a Volkswagen pois sempre acreditei na marca com uma referência para meus veículos e recebo esta tratativa que como consumidor. Sendo que o problema não é único e exclusivamente do meu veículo, pois evidências para provar que a MECATRÔNICA DO GOLF É UM PROBLEMA CRÔNICO NÃO FALTA, COMO TAMBÉM CONSUMIDORES em pesquisa simples na internet.

Tentam jogar o problema para o consumidor com desculpas esfarrapadas, sendo que deveriam fazer um recall para não haver mais esse problema que tantos sofrem.

Alguns relatos de muitos que podem ser citados:
https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/autodefesa-problemas-no-cambio-dsg/
https://peticaopublica.com.br/viewsignatures.aspx?pi=BR86850
https://www.canaldapeca.com.br/blog/defeitos-cronicos-no-cambio-dsg/
https://www.noticiasautomotivas.com.br/volkswagen-chama-16-milhao-de-carros-com-cambio-dsg/

Em visita à autorizada o gerente veio me avisar sobre a resposta da Volkswagen era negativa. Liguei também para o atendimento ao cliente Volkswagen, onde após relatar todo o ocorrido a atendente me passou que nada podia fazer pois já tinha recebido a resposta como NEGADA para o conserto do veículo, e que eu poderia falar com o consultor da autorizada para uma nova solicitação do serviço ou saber sobre o valor para reparo.
Enviado email e recebido como resposta no email Volkswagen CRM:0314001 em 07/08/2020 procurar contato com o Gerente de Serviços para o devido respaldo quanto possíveis negociações.

Como consumidor e 100% das revisões feitas na concessionária autorizada Volkswagen RODAC em Angra dos Reis/RJ, sinceramente espero não ter que arcar com o custo absurdo para o reparo do veículo, pois claramente estamos diante de um defeito por vício oculto (Artigo 26 da Lei n 8.078 de 11 de Setembro de 1990), pois não foi possível a fácil constatação, somente no momento que o veículo apresentou o problema, portanto espero que a montadora possa realizar o reparo em garantia de acordo com a nossa legislação vigente, pois este defeito é problema crônico deste modelo comercializado, conforme citados acima.

Aguardo retorno da fábrica para que possamos resolver este problema da melhor maneira.
Torço para que a justiça seja feita contigo, pois este é o maior medo daqueles que desfrutam do DQ-200.
Infelizmente estamos no Brasil e aqui não nos levam a sério.
Mas creio que você vai conseguir o sucesso na sua solicitação.
Se não for por bem, faça valer os seus direitos judicialmente, pois creio haver material nacional o suficiente para classificar a anomalia como vício do produto.
Boa sorte!

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/08/2020 at 3:44 PM, ANJESTEVAM disse:

Estou com o mesmo problema, negaram o meu conserto por ter passado mais de 5 anos de uso do meu carro. Golf 14/15 , apresentou problema mês passado, e a Concessionária empurra o problema pra montadora, que empurra de volta pra Concessionária. Já não sei mais o que fazer, é um descaso com o cliente que confiou na marca. A opção de não fazer o recall foi deles, e nós saímos prejudicados. Entrarei com uma ação contra e nunca mais vou comprar um Volkswagen de novo. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hoje tive a infelicidade de receber a noticia que a fabrica recusou a troca da mecatronica.

Em contato com a CC a mesma informa que não pode passa mais informações apenas que foi recusada,

meu carro é o golf tsi 13/14 , estamos perdido com esse carro .

se alguem tiver tido alguma solução apos a fabrica negar a cortesia e puder me auxiliar.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bendita foi a hora, em 2013, que abri a mão de ter o Golf com o câmbio DSG. Também, bendida foi a hora que abri a mão de ter o Focus com DSG. Quem diria que o "patinho feio" (câmbio manual) ia virar item cobiçado no Golf. Lembro que nem tive que esperar em fila nenhuma: paguei e na semana seguinte já estava com o carro na garagem. Ninguém queria o Golf de câmbio manual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa é uma questão delicada.

Querendo ou não, muitos dos Golf TSI aqui do grupo estão virando 7 anos de uso, mais de 100mil km. O carro está a mais tempo fora da garantia do que passaram cobertos por ela. O carro apresenta sim um problema crônico na peça, mas não da pra ignorar o tempo de uso dele. Uma hora a responsabilidade da montadora acaba.

Dos dois carro com DSG7 (DQ200) que tive, ambos eu tinha ciência que eles pderiam dar problema a qualquer hora. Meu atual GTI já deu problema na alavanca do câmbio, sei que a bomba d'água é questão de sorte, mas estou preparado pra essa eventualidade.

Muitas vezes as pessoas compram o carro e não levam em consideração o custo de manutenção. Problemas crônicos devem entrar nessa conta. GTIs tem problema crônico de bomba d'água e alavanca de câmbio, BMWs da geração passada tem problemas de comunicação de módulos eletrônicos, Land Rover precisa sacar todo o power train pra trocar a correia dentada. Tanto o custo de manutenção como eventuais problemas precisam ser considerados antes de comprar o carro. 

A cortesia ocorre em casos bem específicos, no geral em carros que sempre fizeram a manutenção na concessionária e com clientes que tenham um bom relacionamento com a mesma.

Se sua cortesia foi negada não tem muito a ser feito. Tem várias oficinas especializadas com manutenção desse tipo de câmbio. O reparo que antes era de certa forma proibitivo, girando na casa dos 10 mil reais, hoje é por volta de 4. Caso não esteja conformado você pode entrar na justiça alegando vicio oculto e pedindo para que a montadora arque com o custo que você teve com reparo, mas nesses casos o jogo vai longe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Gabriel Nascimento disse:

Essa é uma questão delicada.

Querendo ou não, muitos dos Golf TSI aqui do grupo estão virando 7 anos de uso, mais de 100mil km. O carro está a mais tempo fora da garantia do que passaram cobertos por ela. O carro apresenta sim um problema crônico na peça, mas não da pra ignorar o tempo de uso dele. Uma hora a responsabilidade da montadora acaba.

Dos dois carro com DSG7 (DQ200) que tive, ambos eu tinha ciência que eles pderiam dar problema a qualquer hora. Meu atual GTI já deu problema na alavanca do câmbio, sei que a bomba d'água é questão de sorte, mas estou preparado pra essa eventualidade.

Muitas vezes as pessoas compram o carro e não levam em consideração o custo de manutenção. Problemas crônicos devem entrar nessa conta. GTIs tem problema crônico de bomba d'água e alavanca de câmbio, BMWs da geração passada tem problemas de comunicação de módulos eletrônicos, Land Rover precisa sacar todo o power train pra trocar a correia dentada. Tanto o custo de manutenção como eventuais problemas precisam ser considerados antes de comprar o carro. 

A cortesia ocorre em casos bem específicos, no geral em carros que sempre fizeram a manutenção na concessionária e com clientes que tenham um bom relacionamento com a mesma.

Se sua cortesia foi negada não tem muito a ser feito. Tem várias oficinas especializadas com manutenção desse tipo de câmbio. O reparo que antes era de certa forma proibitivo, girando na casa dos 10 mil reais, hoje é por volta de 4. Caso não esteja conformado você pode entrar na justiça alegando vicio oculto e pedindo para que a montadora arque com o custo que você teve com reparo, mas nesses casos o jogo vai longe.

Na boa, não tem argumento que se apresente que salva a postura VW. O câmbio é problemático e deveria sim ter recebido o recall nacional/mundial para o reparo. A questão não é ter se passado 2 ou 3 anos do fim da garantia. Milhares de proprietários tiveram esse problema no câmbio DSG justamente no período vigente dela. Teve gente que trocou o câmbio e foi mais de uma vez. Reclameaqui, todo o santo dia tem um proprietário reclamando desse câmbio travado, dos custos de reparo, e da negativa da VW em resolver o problema. Então, convenhamos que é um problema reconhecido, inclusive, pela própria da VW que até veio com essa desculpa esfarrapada de troca "em cortesia" após o fim da garantia de 3 anos. Cortesia após o fim da garantia???? E essa história de "cortesia" é o caralho. O nome disso é simplesmente produto com vício oculto. Venderam um BO no nosso mercado e ainda ficam se esquivando descaradamente da responsabilidade. O que me admira é ninguém ter postado nenhum caso de ganho judicial contra a VW para servir de base de jurisprudência para outros processos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não há tantos casos porque a galera não acionou a justiça. Os carros estão ficando com mais de 5 anos agora.

Enviado de meu VOG-L29 usando o Tapatalk


O carrinho começou a ser vendido aqui em setembro de 2013.
Uns já estão chegando a 7 anos!
Gosto muito desse câmbio, mas confesso dá medo...[emoji51]

Gosto de câmbio manual também. Era uma opção interessante para longa vida e só o tempo mostrou a fragilidade do DQ-200. Mas difícil não pensar num automático ou automatizado num trânsito engarrafado. Sem contar que não curto os conversores de torque que a VW utiliza. Parece que eles nunca evoluem. Parece uma embreagem patinando e come rendimento do carro. [emoji2375]

Mas quem diria que um automático desenvolvido pela GM e Ford está dando mais problema que um DQ-200. O de 10 marchas que vem no Mustang desde 2018. Quase certo quebrar entre 3 e 10 mil km.

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Começou em 2013, mas a grande maioria teve quebra de mecatronica com pouquíssimo tempo de uso.

Aqui no fórum tem pesquisa sobre isso e o maior pico é até 60k km.

Oxmo a reincidência é baixa, o cara que quebrou lá atrás não teve mais problema

Enviado de meu VOG-L29 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, belotto disse:

Começou em 2013, mas a grande maioria teve quebra de mecatronica com pouquíssimo tempo de uso.

Aqui no fórum tem pesquisa sobre isso e o maior pico é até 60k km.

Oxmo a reincidência é baixa, o cara que quebrou lá atrás não teve mais problema

Enviado de meu VOG-L29 usando o Tapatalk
 

Quem tiver a "cortesia" negada pela concessionária pode fazer o reparo por fora e buscar o ressarcimento na justiça. Se o advogado fizer uma boa pesquisa neste fórum e juntar matérias da imprensa especialilizada, demonstrando a altíssima incidência de problemas no câmbio e  explorando o fato de as concessionárias terem concordado no passado em fazer o reparo sem custos fora da garantia, ou com pagamento apenas da mão-de-obra (essa "cortesia" nada mais é que uma admissão de culpa por parte da VW, que teria muita dificuldade em justificar esse comportamento contraditório de negar o reparo agora), acho que há boas chances de sucesso.

Pode demorar, mas uma hora o prejuízo será coberto, e com juros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/08/2020 at 3:44 PM, ANJESTEVAM disse:

Venho aqui deixar registrado minha reclamação e indignação com a falta de respeito com o consumidor que tem todo o trabalho de comprar um carro dos sonhos e que veio a dar problemas com o famosa MECATRÔNICA DO GOLF (CAMBIO DSG) e ao solicitar o reparo do mesmo foi NEGADA pela Volkswagen.

Tenho um Golf 1.4 TSI Highline 2013/2014 (ALEMÃO), aproximadamente com 100.000 KM, onde sou o primeiro dono e 100% das revisões em garantia e fora da garantia foram feitas na autorizada Volkswagen RODAC em Angra dos Reis/RJ.

Meu carro veio a apresentar o problema no dia 26/07/2020 onde viajei para levar minha esposa para uma realizar uma cirurgia no Rio de Janeiro. Em viagem o câmbio simplesmente desengata e alarma no painel para acionar os freios imediatamente em situações de perigo. Consegui parar no acostamento e desligando o motor e depois religando o problema desapareceu e prossegui a viagem. No retorno para minha residência eu marquei de levar na autorizada RODAC para fazer o diagnóstico no dia 06/08/2020, onde o carro já ficou para realizar o procedimento interno de solicitar a extensão da garantia para reparo da MECATRÔNICA quebrada no carro por conta da fábrica.

Tive que alugar um veículo em locadora local para atender os cuidados com minha esposa recém operada. Arcando com as despesas para ter um veículo para situações de atendimento de saúde.

Recebi a reposta da VOLKSWAGEN que foi RECUSADA o reparo, alegando que o carro já tem mais de 5 anos.

Estou triste com a Volkswagen pois sempre acreditei na marca com uma referência para meus veículos e recebo esta tratativa que como consumidor. Sendo que o problema não é único e exclusivamente do meu veículo, pois evidências para provar que a MECATRÔNICA DO GOLF É UM PROBLEMA CRÔNICO NÃO FALTA, COMO TAMBÉM CONSUMIDORES em pesquisa simples na internet.

Tentam jogar o problema para o consumidor com desculpas esfarrapadas, sendo que deveriam fazer um recall para não haver mais esse problema que tantos sofrem.

Alguns relatos de muitos que podem ser citados:
https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/autodefesa-problemas-no-cambio-dsg/
https://peticaopublica.com.br/viewsignatures.aspx?pi=BR86850
https://www.canaldapeca.com.br/blog/defeitos-cronicos-no-cambio-dsg/
https://www.noticiasautomotivas.com.br/volkswagen-chama-16-milhao-de-carros-com-cambio-dsg/

Em visita à autorizada o gerente veio me avisar sobre a resposta da Volkswagen era negativa. Liguei também para o atendimento ao cliente Volkswagen, onde após relatar todo o ocorrido a atendente me passou que nada podia fazer pois já tinha recebido a resposta como NEGADA para o conserto do veículo, e que eu poderia falar com o consultor da autorizada para uma nova solicitação do serviço ou saber sobre o valor para reparo.

Enviado email e recebido como resposta no email Volkswagen CRM:0314001 em 07/08/2020 procurar contato com o Gerente de Serviços para o devido respaldo quanto possíveis negociações.

Como consumidor e 100% das revisões feitas na concessionária autorizada Volkswagen RODAC em Angra dos Reis/RJ, sinceramente espero não ter que arcar com o custo absurdo para o reparo do veículo, pois claramente estamos diante de um defeito por vício oculto (Artigo 26 da Lei n 8.078 de 11 de Setembro de 1990), pois não foi possível a fácil constatação, somente no momento que o veículo apresentou o problema, portanto espero que a montadora possa realizar o reparo em garantia de acordo com a nossa legislação vigente, pois este defeito é problema crônico deste modelo comercializado, conforme citados acima.

Aguardo retorno da fábrica para que possamos resolver este problema da melhor maneira.

Alguma novidade do seu caso, se vao pagar ou nao? Tenho um 2014 também, e com medo de levar prejuizo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 months later...

Pessoal, tenho um 1.4 TSI 15/15 e apresentou o mesmo problema, começou no final de 2019, aparecia raramente, logo veio a pandemia, o carro ficou parado meses, depois voltei a usar e o defeito agora está frequente. Levei na concessionaria e falaram que é a mecatrônica. Vendo os relatos constantes da negativa da Volks em arrumar um problema de fábrica estou me preocupando bastante. Alguém conseguiu a cobertura via judicial? Como entrar com o processo e quais documentos apresentar?

É válido também pensar numa ação conjunta, já que vários proprietários estão sendo prejudicados pelo mesmo problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...