Recommended Posts

Postado

Acho que aqui no Brasil, pode levar uns 10 anos por baixo para a VW fazer mudanças profundas no nosso Golf. Basta ver q a geração anterior ficou 15 anos sem mudanças significativas e o Golf atual está na frente da concorrência em termos de tecnologia. Acho q qdo a concorrência incomodar com coisas a mais do que o Golf, pode ser que VW pense em mexer.

Em tempo, ano q vem teremos a geração nova do Cruze q daí sim promete ter tecnologia parelha para enfrentar nosso atual Golf... Ou seja seria necessário a próxima geração do Cruze ou do Focus aqui no Brasil para q a VW Brasil comece a pensar em se mexer.

Postado
2 horas atrás, Lisandro disse:

A variante do 1.5 TSI com 130 cv e 20,4 kgfm de torque obviamente vai consumir menos do que o nosso 1.4 TIS de 140 cv e 25,5 kgfm de torque. Isso não é ser mais econômico!
Consumir menos com menos potência e torque é o natural, me ajuda aí.

Vai ter sim a versão com 150 hp e provavelmente os mesmos 25,5 kgfm para ser compatível com o DSG-7 ou seja, sempre se comparado ao 1.4 a promessa é de que este seja mais eficiente do que seu antecessor.

A diferença está neste turbo, o torque agora entra mais cedo do que o 1.4 e a plataforma/cabeçote do motor vai atende tanto a gasolina/etanol e como pode ser montado para diesel também.

Postado

Mas a VW algumas vezes demora séculos para trazer os motores pra banânia. Como o 1.4 é muito novo aqui, acho que conviveremos com ele por alguns anos ainda.

Enviado de meu GT-N5100 usando Tapatalk

Postado

Uma coisa que achei bem legal foi a possibilidade de trabalhar em ciclo Miller, o que deve ajudar bastante na economia de combustível. Um motor desses, no extremo, pode ficar quase tão eficiente quanto um diesel!

Postado

Após a ignição, a mistura ar-combustivel ao virar gases de escape se expande, o que empurra os pistões e gera a força motriz.

Os motores normais a gasolina trabalham no ciclo Otto. Neste ciclo, as etapas de compressão e expansão tem a mesma duração, ou seja: você aproveita a energia da expansão até o momento no qual o volume após a queima é igual ao volume admitido, que é quando o pistão atinge o ponto morto inferior. Daí pra frente a válvula de escape abre e os gases, ainda quentes e com pressão elevada, são expelidos pelo escapamento.

No século 19, um sujeito chamado Atkinson modificou este ciclo para permitir que a expansão seja maior que a admissão, ou seja: se você admite 500 ml em um cilindro, após a queima ele pode se expandir, por exemplo, até 750 ml e com isso uma parcela maior da energia da expansão é aproveitada. Na prática, trabalha-se com um PMI diferente (mais alto) no início da compressão e no início da expulsão dos gases (mais baixo) e o motor fica mais eficiente, gerando mais energia para uma dada massa de combustível queimado.

O único problema deste esquema é que os motores pra rodar no ciclo Atkinson são mais pesados e volumosos, e com isso densidade de potência é menor, o que pode ser um problema para carros. Algum tempo depois, um cara chamado Miller resolveu esse problema colocando um compressor na admissão, e com isso melhorando a potência de novo. Isso é o tal do ciclo Miller: um ciclo Atkinson com um compressor na admissão.

Os motores que usaram isso até hoje o fizeram com compressores mecânicos volumétricos, que trabalham bem desde as rotações mais baixas. Acho que a inovação da VW foi trocar esse compressor pelo tal turbo de geometria variável, assim ele funciona bem em uma faixa mais ampla de rotações.

Aliás, o aumento de volume do motor (de 1.4 para 1.5 litro) e da taxa de compressão (que foi a 12,5:1) devem ser referentes ao PMI e PMS geométricos. Eu chutaria que na compressão de fato, trabalhando no Atkinson, esse motor deve ser 1,3 litro e algo como 10:1.

Abraço!

Postado

Show sua explicação RicW!

Este motor por ter uma taxa de compressão tão alta só aceitaria gasolina Podium ou teria que andar com Etanol ou seja, se de um lado você tem um motor mais econômico do outro você perde pelo valor que se paga. (Me corrigiam se eu falei alguma bobagem)

Uma vez vi naquele programa "Vrum" que o nosso Golf 1.4 TSI teve sua central modificada para aceitar nossa gasolina, segundo o apresentador a versão legitima alemã tem um arranque um pouco mais rápido do que as versões importadas para o Brasil.

A taxa de compressão do 1.4 já esta digamos que faixa do limite do que uma gasolina comum pode render com eficiência, acima disso já se teria perda de desempenho.

Lembro do meu antigo carro uma Saveiro 1.6 VHT que pela "gambiarra" de transformarem em flex era comum o motor perder força com gasolina e até escutava pequenos "grilos" no motor quando dava um buraco de perde de força. Quando se abastecia com etanol parecia que o motor tinha sofrido alguma preparação, o motor trabalhava redondo sem perda de força, outro carro.

Enfim, esperamos que não nacionalizem a Variant assim talvez poderemos ver esta tecnologia por aqui pois se depender da VW da Bananaolandia vai demora para chega.

Postado

Pelo que eu estudei, motores ciclo Miller conseguem comprimir a mistura ar x combustível com as válvulas de admissão abertas (parcialmente abertas), fechando elas somente quando o pistão está próximo do PMS, assim o motor realiza menos esforço para comprimir a mistura, desperdiçando menos energia. Mas estudei isso a um tempinho já, então, posso estar viajando na maionese, mas o que eu sei é isso...

Postado
Pelo que eu estudei, motores ciclo Miller conseguem comprimir a mistura ar x combustível com as válvulas de admissão abertas (parcialmente abertas), fechando elas somente quando o pistão está próximo do PMS, assim o motor realiza menos esforço para comprimir a mistura, desperdiçando menos energia. Mas estudei isso a um tempinho já, então, posso estar viajando na maionese, mas o que eu sei é isso...

@Ismael, essa é a forma que os fabricantes encontraram para implementar o ciclo Miller de maneira simplificada, uma vez que os comandos de válvulas estão complicados...

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora