Bateria - Fim da Vida Útil


Recommended Posts

  • 1 month later...

De Maio de 2016 a Março de 2019. Ou seja, 2 anos e 10 meses. A bateria ainda funciona porém está diagnostica com problemas, tanto através do analisador do CB do Golf quanto pelo instrumento de aferição particular.. Declaro, para todos os efeitos, que a bateria

simples M60GD da fabricante Moura, terminou a sua vida útil.

 

b54f5b57b213fda16576812bcfb2a9fd.jpg

 

Teste validado por base na IEC, que a etiqueta da bateria informa que seria 320A.

 

518d6a33fca52a589b83afe20a10ccf1.jpg

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não está confundindo cocô de grilo com crocodilo?

Sua batera pode até tá indo(ou já foi) para o vinagre. Mas, aquela mensagem no infotainment  é usual de aparecer quando se usa o C.M.M. por um bom bocado de tempo na meia chave, ou carro desligado. Não é isso?

Deduzo que você está roçando pasto lá na Fazenda da Dona Olinda ouvindo a MC Pocahontas e Guimê.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não está confundindo cocô de grilo com crocodilo? Sua batera pode até tá indo(ou já foi) para o vinagre. Mas, aquela mensagem no infotainment  é usual de aparecer quando se usa o C.M.M. por um bom bocado de tempo na meia chave, ou carro desligado. Não é isso?

Deduzo que você está roçando pasto lá na Fazenda da Dona Olinda ouvindo a MC Pocahontas e Guimê.

 

 

 

Usual essa mensagem só se for no seu veículo. Aqui, já deixei ligado por bem mais que 2,5 horas, e nunca foi reportada tal mensagem. Aliás, o Golf desliga automaticamente a CM, salvo engano, após 45 minutos de inatividade, e o motor esteja inoperante. Você religa normalmente a central sem sequer precisar da chave na ignição. Hoje bastou 12 minutos. Já estou aqui é com outra bateria zerada.

 

b17d236d223477169b49fcf99660bfe0.jpg

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, iCardeX disse:

 

Usual essa mensagem só se for no seu veículo. Aqui, já deixei ligado por bem mais que 2,5 horas, e nunca foi reportada tal mensagem. Aliás, o Golf desliga automaticamente a CM, salvo engano, após 45 minutos de inatividade, e o motor esteja inoperante. Você religa normalmente a central sem sequer precisar da chave na ignição. Hoje bastou 12 minutos. Já estou aqui é com outra bateria zerada.

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Sim, perfeito entendo. Aqui nunca apareceu, apenas dedução.

Então, deixe-me ver se entendi, você entrou no carro, bateu na ignição e apareceu essa mensagem?

Porque se foi, o seu é o único em todo o Cosmos que avisa através de mensagem que a bateria tá indo além túmulo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha Heliar de 75A (ou seria 70 não sei bem agora) se entregou na semana passada, não chegou a 13 meses de funcionamento, isso que NUNCA uso o start/stop e logicamente quando eu estava de férias a 500 km de casa, procurei em varias lojas a tal Heliar para assim conseguir trocar em garantia mas sem sucesso em todos os lugares que fui estava fora de estoque, assim acionei aquele guincho da própria Heliar onde fui prontamente  atendido e ligaram meu carro fazendo uma  chupeta (HUMMMMMMM boiola kkkk). Assim fui até uma loja e botei uma moura normal pois não queria  perder mais tempo atras da bateria. A ideia era pegar a outra em garantia e vender uma delas assim eu não ficaria no prejuízo. Mas adivinhem o que me acontece ao chegar em casa?????? Sou rendido e amarrado por dois homens e me levam a viatura dentre outros eletrônicos da minha casa. Logo após o carro é encontrado com praticamente tudo dentro, unica coisa que faltou era meu celular uma quantidade de valor monetário e o manual do carro onde junto estava minha garantia da bateria Heliar, agora tenho que torcer pelo o bom senso da fabricante em me anteder em garantia, se não serão mais "quinhentão" perdido....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, perfeito entendo. Aqui nunca apareceu, apenas dedução.

Então, deixe-me ver se entendi, você entrou no carro, bateu na ignição e apareceu essa mensagem?

Porque se foi, o seu é o único em todo o Cosmos que avisa através de mensagem que a bateria tá indo além túmulo.

 

Desci para aferir o nível do óleo e postar a foto. Aproveitei a deixa para verificar com o Obdeleven as questões intrínsecas ao nível, temperatura, pressão do óleo etc e tal. Liguei o som com o motor desligado. 12 minutos depois o veículo apresentou a mensagem para que fosse desligada a central para não esgotar a bateria. Nem perdi tempo dando a partida. Peguei meu analisador que resultou em problemas com a amperagem. Não é assim que essa bateria funcionava! Simples fato: Liguei para a SOS bateria e solicitei uma nova, que chegou em 20 minutos. Prefiro pagar para não ter surpresas desagradáveis. E por não ser uma caríssima bateria EFB/AGM até que ficou numa média de vida útil aceitável.

 

Creio que 2 fatores devem ter contribuído para a degradação antecipada:

 

1 -

6da148d2b013b856e2b32ea892c9d4e9.jpg

 

2

60ffca2fc41cac2287035aa1498d3136.jpg

 

 

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha pifou semana passada. Liguei o carro estava tudo normal, e quando fui dar partida novamente morreu, do nada. (como sempre em outros carros que já tive, mas eu achei depois de ver aqui no site que alguns avisam na multimídia, mas enfim...)

Como sou o 2 dono, o carro estava com uma Heliar 60a comum, liguei na loja de baterias e o cara falou que a melhor seria a AGM ou EFB mas por 1250,00 desisti kkk... Ele falou que no caso do GOLF o que manda é o tal do CCA, que quanto maior melhor e me indicou uma BOSH (nem sabia que fabricava bateria, e na verdade não fabrica, é a mesma Jonhson Controls que fabrica a Heliar no interior de São Paulo), essa BOSH é a S6X 70D, ou seja 70a com 660 CCA, a antiga Heliar de 60a tinha 440 CCA.

Paguei R$ 440,00, garantia de 24 meses e está só o ouro :) (Goiânia-GO)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha pifou semana passada. Liguei o carro estava tudo normal, e quando fui dar partida novamente morreu, do nada. (como sempre em outros carros que já tive, mas eu achei depois de ver aqui no site que alguns avisam na multimídia, mas enfim...)
Como sou o 2 dono, o carro estava com uma Heliar 60a comum, liguei na loja de baterias e o cara falou que a melhor seria a AGM ou EFB mas por 1250,00 desisti kkk... Ele falou que no caso do GOLF o que manda é o tal do CCA, que quanto maior melhor e me indicou uma BOSH (nem sabia que fabricava bateria, e na verdade não fabrica, é a mesma Jonhson Controls que fabrica a Heliar no interior de São Paulo), essa BOSH é a S6X 70D, ou seja 70a com 660 CCA, a antiga Heliar de 60a tinha 440 CCA.
Paguei R$ 440,00, garantia de 24 meses e está só o ouro [emoji4] (Goiânia-GO)
 
 

Seu carro e start / stop? Funcionou normal?



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Gurib disse:

A minha pifou semana passada. Liguei o carro estava tudo normal, e quando fui dar partida novamente morreu, do nada. (como sempre em outros carros que já tive, mas eu achei depois de ver aqui no site que alguns avisam na multimídia, mas enfim...)

Como sou o 2 dono, o carro estava com uma Heliar 60a comum, liguei na loja de baterias e o cara falou que a melhor seria a AGM ou EFB mas por 1250,00 desisti kkk... Ele falou que no caso do GOLF o que manda é o tal do CCA, que quanto maior melhor e me indicou uma BOSH (nem sabia que fabricava bateria, e na verdade não fabrica, é a mesma Jonhson Controls que fabrica a Heliar no interior de São Paulo), essa BOSH é a S6X 70D, ou seja 70a com 660 CCA, a antiga Heliar de 60a tinha 440 CCA.

Paguei R$ 440,00, garantia de 24 meses e está só o ouro :) (Goiânia-GO)

 

 

O CCA possui uma relação intrínseca à qualidade da bateria. Regra geral: quanto maior o valor indicado, melhor é o desempenho da bateria. Mas sozinho o CCA não conta a história toda da performance geral da bateria. É consenso geral que as baterias de Tecnologia EFB e/ou AGM são superiores justamente por serem construídas com matéria prima nobre e de qualidade superior à utilizadas em baterias SLI (convencional). Teoricamente as baterias EFB/AGM sao mais tolerantes a falhas e suportam mais ciclos de cargas e descargas, que ocorrem em intervalos mínimos de tempo. O Golf, por ter sido concebido para trabalhar nativamente com o sistema start-stop é dotado de uma tecnologia bastante complexa e que a VW intitula simplesmente "regeneração energética". Esse processo envolve uma série de variáveis e a atuação de diversos sensores que trabalham basicamente para elevar a tensão de carregamento da bateria quando certas condições são atingidas e o veículo está numa situação de frenagem. Essa "energia excedente" deveria ser absorvida rapidamente pela bateria para ser utilizada na próxima requisição energética do motor do partida. Aí mora o primeiro problema: a bateria SLI não foi concebida para trabalhar com esse tipo de tecnologia. O segundo problema é que a ECU do Golf também precisa ser parametrizada (gravar manualmente a amperagem correta da bateria) para determinar a tensão correta e como será realizada a recarga através da "regeneração de energia". De uma forma ou de outra, a bateria SLI sofrerá as consequências desse processo. 

O @RicW realizou uma série de testes e conseguiu desvendar o funcionamento da tecnologia: https://www.golfmk7.com.br/index.php?/topic/1263-bateria-fim-da-vida-útil/&page=6&tab=comments#comment-33275

Minha bateria comum (CCA 440/ 60Ah) pode não ter sido tão afetada justamente porque o meu motor trabalha em rotações mais constantes ao tempo que desfruta de condições de trânsito mais favoráveis para o sistema eletrônico do Golf deduzir que deverá ser menos solícito à regeneração energética.

Por via das dúvidas, permaneço diariamente com recurso de start-stop manualmente desativado.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...
Em 3/23/2019 at 5:08 PM, iCardeX disse:

 

Desci para aferir o nível do óleo e postar a foto. Aproveitei a deixa para verificar com o Obdeleven as questões intrínsecas ao nível, temperatura, pressão do óleo etc e tal. Liguei o som com o motor desligado. 12 minutos depois o veículo apresentou a mensagem para que fosse desligada a central para não esgotar a bateria. Nem perdi tempo dando a partida. Peguei meu analisador que resultou em problemas com a amperagem. Não é assim que essa bateria funcionava! Simples fato: Liguei para a SOS bateria e solicitei uma nova, que chegou em 20 minutos. Prefiro pagar para não ter surpresas desagradáveis. E por não ser uma caríssima bateria EFB/AGM até que ficou numa média de vida útil aceitável.

 

Creio que 2 fatores devem ter contribuído para a degradação antecipada:

 

1 -

6da148d2b013b856e2b32ea892c9d4e9.jpg

 

2

60ffca2fc41cac2287035aa1498d3136.jpg

 

 

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Opa,

Cara isso é o OBD11 certo? Onde tu viu essas informações? Acho que a minha está indo pro pau também!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois então amigos, minha bateria original estava indo pro saco e não queria ficar na mão como li em alguns relatos. Tenho GTI 16/16 com 37 meses de uso e 23600km, uso start/stop regularmente.

Faziam duas ou três semanas que o start/stop não funcionava mais e mostrava a mensagem "alto consumo de energia". Verifiquei o SoC, mas no meu caso não serviu pra nada, pois mostrava "---%".

Pelo OBD11, a bateria com carro desligado ficava um pouco acima de 12V, algumas vezes 11.9V... Troquei no moura fácil por uma Moura MF72LD EFD 72Ah por R$ 639,00, assim que foi feita a troca já fiz a adaptação no Gateway (19).

Parâmetros alterados foram apenas de 69Ah pra 72Ah e o serial pra um monte de número 1. Saí com o carro, na primeira sinaleira já funcionou o start/stop!

Agora a parte engraçada, meu carro saiu da revisão segunda-feira desta semana (15/04/2019) e no momento que deixei pra revisão um dos items a serem verificados seria a bateria, eles não deveriam ter constatado que ela estava indo pro pau?!

A concessionária é a Guaibacar de Canoas-RS, além da bateria tive outros problemas... Não recomendo ninguém a deixar lá pra revisão...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

No meu Highline 13/14, hoje, depois de 5 anos e meio, a bateria original se entregou do nada. O carro estava parado desde domingo passado, travado. A bateria teve energia somente pra abrir o carro. Eu nem ia sair com ele, mas quando fui travar, ele não respondia. Daí sentei dentro, pisei no freio, e quando apertei o botão de partida, só ligou o painel e o motor de partida nem deu sinal. Acabei colocando uma Moura MF72LD. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/03/2019 at 5:08 PM, iCardeX disse:

 

Desci para aferir o nível do óleo e postar a foto. Aproveitei a deixa para verificar com o Obdeleven as questões intrínsecas ao nível, temperatura, pressão do óleo etc e tal. Liguei o som com o motor desligado. 12 minutos depois o veículo apresentou a mensagem para que fosse desligada a central para não esgotar a bateria. Nem perdi tempo dando a partida. Peguei meu analisador que resultou em problemas com a amperagem. Não é assim que essa bateria funcionava! Simples fato: Liguei para a SOS bateria e solicitei uma nova, que chegou em 20 minutos. Prefiro pagar para não ter surpresas desagradáveis. E por não ser uma caríssima bateria EFB/AGM até que ficou numa média de vida útil aceitável.

 

Creio que 2 fatores devem ter contribuído para a degradação antecipada:

 

1 -

6da148d2b013b856e2b32ea892c9d4e9.jpg

 

2

60ffca2fc41cac2287035aa1498d3136.jpg

 

 

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

iCardeX 

Que módulo é este que você está usando acessando pelo smartphone?! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/04/2019 at 12:36 PM, deboni disse:

Pois então amigos, minha bateria original estava indo pro saco e não queria ficar na mão como li em alguns relatos. Tenho GTI 16/16 com 37 meses de uso e 23600km, uso start/stop regularmente.

Faziam duas ou três semanas que o start/stop não funcionava mais e mostrava a mensagem "alto consumo de energia". Verifiquei o SoC, mas no meu caso não serviu pra nada, pois mostrava "---%".

Pelo OBD11, a bateria com carro desligado ficava um pouco acima de 12V, algumas vezes 11.9V... Troquei no moura fácil por uma Moura MF72LD EFD 72Ah por R$ 639,00, assim que foi feita a troca já fiz a adaptação no Gateway (19).

Parâmetros alterados foram apenas de 69Ah pra 72Ah e o serial pra um monte de número 1. Saí com o carro, na primeira sinaleira já funcionou o start/stop!

Agora a parte engraçada, meu carro saiu da revisão segunda-feira desta semana (15/04/2019) e no momento que deixei pra revisão um dos items a serem verificados seria a bateria, eles não deveriam ter constatado que ela estava indo pro pau?!

A concessionária é a Guaibacar de Canoas-RS, além da bateria tive outros problemas... Não recomendo ninguém a deixar lá pra revisão...

 

deboni, 

Você fez a adaptação da amperagem com o VCDS? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/04/2019 at 12:36 PM, deboni disse:

Pois então amigos, minha bateria original estava indo pro saco e não queria ficar na mão como li em alguns relatos. Tenho GTI 16/16 com 37 meses de uso e 23600km, uso start/stop regularmente.

Faziam duas ou três semanas que o start/stop não funcionava mais e mostrava a mensagem "alto consumo de energia". Verifiquei o SoC, mas no meu caso não serviu pra nada, pois mostrava "---%".

Pelo OBD11, a bateria com carro desligado ficava um pouco acima de 12V, algumas vezes 11.9V... Troquei no moura fácil por uma Moura MF72LD EFD 72Ah por R$ 639,00, assim que foi feita a troca já fiz a adaptação no Gateway (19).

Parâmetros alterados foram apenas de 69Ah pra 72Ah e o serial pra um monte de número 1. Saí com o carro, na primeira sinaleira já funcionou o start/stop!

Agora a parte engraçada, meu carro saiu da revisão segunda-feira desta semana (15/04/2019) e no momento que deixei pra revisão um dos items a serem verificados seria a bateria, eles não deveriam ter constatado que ela estava indo pro pau?!

A concessionária é a Guaibacar de Canoas-RS, além da bateria tive outros problemas... Não recomendo ninguém a deixar lá pra revisão...

 

Deboni, muito obrigado pelo seu relato! (e a todos aqui do Forum, li cada comentário feito neste tópico, excelentes contribuições!)

Como você fez para alterar os parâmetros nesse Gateway que você comentou? Eu também quero trocar para a MF72LD pelo Moura Fácil e entendi que você teve que fazer a mudança em outro lugar ou sozinho, correto? Consegue fazer um breve relato/tutorial para nós? Minha intenção é que o Start-Stop continuasse funcionando 100% após a troca...

Meu Highline Azul 15/15 Câmbio Manual com 56 mil km e ainda com a bateria original Exide começou há duas semanas a não funcionar mais o Start-Stop e acusa alta demanda de energia no painel. Como vou fazer uma viagem longa em breve, não quero correr o risco de ficar na mão, como aconteceu com vários colegas.

Até fiz um teste num mecânico que diz SOC 98%, voltagem 12.65, SOH 25% Medido 325A Valor 640A, mas como muitos disseram que pra esse tipo de bateria esses parâmetros não dizem muita coisa, pretendo ir pelo lado mais conservador e trocar.

PS: Apenas como contribuição aos comentários... Sempre utilizo o Start-Stop (exceto com ar ligado, dado que ainda assim ele às vezes desliga dependendo da temperatura externa) e mantenho som e luz baixa e de neblina sempre ligados (aqui o pessoal tem costume de cortar a frente então isso já me salvou de alguns problemas e despesas), então dentro daquela discussão de se vale a pena ou não e se aumenta o desgaste da bateria ou do motor de arranque, entendo que o sistema foi dimensionado para isto, até porque tenho vários conhecidos que tiveram Tiguan e Jetta Highline e tiveram que trocar a bateria entre 2 e 3 anos... Pelas minhas contas o sistema economiza de 5 a 10% de combustível, o que não é desprezível, obviamente dependendo muito do tipo da cidade e trajeto de cada um (aqui na minha cidade tem muitos semáforos de paradas longas, então na minha humilde opinião entendo valer a pena). E como o meu é câmbio manual ele só ativa quando é colocado no ponto morto. Sendo assim, quando vejo que a parada vai ser curta ou no anda e para do trânsito é só manter a marcha engatada que evito "desligamentos desnecessários" e a chatice do liga e desliga várias vezes seguidas...

Obrigado pessoal,

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Aproveitando o tópico, gostaria da opinião de vcs sobre uma suspeita de que a bateria do meu carro esteja no fim da vida útil. O meu é o modelo 1.0 TSI, portanto sem start-stop nem meios de verificar a tensão ou mensagem de erro via multimídia.

Nos últimos 10 dias tenho percebido algumas anomalias eletro-eletrônicas no meu carro. Começou com uma aceleração um pouco acima ou abaixo do normal em ponto-morto: o normal é cravado nos 1000 rpm, e agora quase sempre fica no 1100 ou 900 rpm. Depois notei que no vidro do motorista, ao subir no 1 toque com o motor ligado e o carro em movimento, ele parava o curso e descia sozinho (Como se tivesse acionado o antiesmagamento de dedos), logo passou a ter o mesmo sintoma na janela do passageiro dianteiro. Hoje, um pouco mais frio, notei que o carro demorou demais pra pegar (mesmo com gasolina no tanque). O que era praticamente imediato agora leva 1 ou 2 segundos. Também notei, em vezes esporádicas, que a direção elétrica parece ficar mais pesada, seja parado ou efetuando alguma manobra pra estacionar (mais notadamente ao dar ré). E hoje notei que o ventilador do Ar condicionado aumenta e diminui a velocidade sozinho e sem estar na função Auto.

Fato é que o carro completou 2 anos de uso em Maio (mais ou menos o período que dura uma bateria).

A pergunta que fica é: tem a ver tudo isso que relatei com uma bateria em fim de vida?

 

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o tópico, gostaria da opinião de vcs sobre uma suspeita de que a bateria do meu carro esteja no fim da vida útil. O meu é o modelo 1.0 TSI, portanto sem start-stop nem meios de verificar a tensão ou mensagem de erro via multimídia.
Nos últimos 10 dias tenho percebido algumas anomalias eletro-eletrônicas no meu carro. Começou com uma aceleração um pouco acima ou abaixo do normal em ponto-morto: o normal é cravado nos 1000 rpm, e agora quase sempre fica no 1100 ou 900 rpm. Depois notei que no vidro do motorista, ao subir no 1 toque com o motor ligado e o carro em movimento, ele parava o curso e descia sozinho (Como se tivesse acionado o antiesmagamento de dedos), logo passou a ter o mesmo sintoma na janela do passageiro dianteiro. Hoje, um pouco mais frio, notei que o carro demorou demais pra pegar (mesmo com gasolina no tanque). O que era praticamente imediato agora leva 1 ou 2 segundos. Também notei, em vezes esporádicas, que a direção elétrica parece ficar mais pesada, seja parado ou efetuando alguma manobra pra estacionar (mais notadamente ao dar ré). E hoje notei que o ventilador do Ar condicionado aumenta e diminui a velocidade sozinho e sem estar na função Auto.
Fato é que o carro completou 2 anos de uso em Maio (mais ou menos o período que dura uma bateria).
A pergunta que fica é: tem a ver tudo isso que relatei com uma bateria em fim de vida?
 
Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
 
 
 
 
Rodrigo, pelo pouco que conheço sobre elétrica automotiva, o alternador manda mais ou menos 13v para a bateria.
Nao sei se no 1.0 tem aquele sistema que alivia o alternador nos momentos de pico.

Mas se o seu alternador não tiver com problema, esses sintomas a não ser o demorar para ligar de manhã, não seria pra acontecer.

Meu carro vai fazer 4 anos em dez e ainda está com a bateria original.
Agora nesse frio, ele esta normal, mas não sei até quando.

Eu primeiro levaria num auto eletrico. Eles tem um equipamento que testa a tensao no momento da partida, se der abaixo de 10v, ja esta no fim, a partir disso vc vai ter uma noção do q pode ser.

Mas como seu carro ainda esta na garantia, eu levava na CCS...

Boa sorte!

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha original durou apenas 20 meses. Com aproximadamente 29.000 deu   pt, fui na autorizada solicitar a troca em garantia. Maior protocolo: segundo o consultor tinha q deixar o carro lá, o prazo era de 15 dias úteis ( q tecnicamente é quase 1 mês). Fiquei puto, comprei uma bateria nem outra concessionária (R$ 800,00) até q chegou a da garantia p troca, agora em julho, 04 meses depois... fazem de tudo p vc desistir. Esse tratamento foi na concessionária DISCAR, em Aracaju/SE. Nunca mais passo por lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 months later...
Em 04/12/2016 at 11:44 PM, RicW disse:

Galera, 

Adicionando informação a um assunto que já discutimos neste tópico: o sistema do Golf que regenera parte da energia na freagem, ajudando a economizar combustível. 

Hoje fui dar uma volta e gravei uns dados com OBD-II, e gostaria de compartilhar com vocês. Vejam este gráfico, que fiz com os dados gravados:

JsBkqYgr.png

Com ele, dá pra entender mais ou menos como funciona o sistema: a linha azul é a voltagem no regulador de tensão, a linha vermelha é a carga no motor e a linha verde a velocidade do carro. Dá para perceber algumas coisas.

No uso médio, com o motor girando, a tensão oscila em torno de aproximadamente 13.3V. Quando o start-stop desliga o motor (lá pelos 35 segundos), a tensão cai para cerca de 12.4V e, como eu estava com som, faróis e outros consumidores elétricos funcionando, ela foi caindo até cerca de 12V. Quando o motor religou, há uma queda momentânea de tensão, como era de se esperar, e ela volta a aumentar para a tensão nominal. Até aí, tudo normal. Todo carro com start-stop é mais ou menos assim. O interessante é o que vem em seguida.

Percebam que, nos instantes 0:01:03, 0:01:17 e 0:01:33 a carga do motor está bem baixa e a velocidade está diminuindo, o que significa que estou freando. Nessa hora, a tensão de carga aumenta para 14.7 Volts, que é bem superior à tensão de carregamento em carros convencionais, que normalmente oscila perto de 13.8V. Esta tensão faz com que a bateria do Golf carregue mais rapidamente quando se freia. Ou seja: o Golf aproveita mesmo parte da freagem para recarregar a bateria. Obviamente, não é algo tão eficiente ou significativo quanto em um carro híbrido ou elétrico, mas dá uma ajudinha.

Algumas questões interessantes: o comportamento do sistema de geração do Golf é bastante peculiar, e não é nada simples. Em um carro convencional, com o motor ligado, o regulador vai manter a tensão oscilando em torno de 13.8V o tempo todo. Isso garante que a bateria permaneça carregada. No caso do Golf, em uma situação urbana, como a que eu estava conduzindo, na qual se fica andando e parando o tempo todo, o sistema fica regulado em uma tensão mais baixa, cerca de 13.3V, o que resultaria em carga mais lenta. Quando se freia, ela aumenta bem mais, compensando essa carga mais lenta. E quando se está em rodovia? Nessa hora, como não ficamos acelerando e freando o tempo todo, ele é bem "convencional": o alternador fica gerando cerca de 14V:

PtViQWHB.png

A tabela abaixo, extraída deste site, mostra os benefícios e malefícios de carregar uma bateria com tensão maior ou menor:

NXQOdCX6.png

Como há 6 células em série na bateria, a coluna da esquerda é aplicável à carga convencional (aprox. 13.8V) e a da direita, à recarga regenerativa do Golf (cerca de 14.7V). Reparem que há complicações em carregar com tensão alta. Uma bateria convencional não foi feita para aguentar essas oscilações de tensão. Imagino que não seja só pelo start-stop que essas baterias são recomendadas ser EFB ou AGM, pois essas seriam mais adequadas para trabalhar nessas condições.

Por isso, mais que pelo start-stop, fico muito curioso em acompanhar como os confrades que trocaram as originais por baterias convencionais irão se sair ao longo do tempo.

Abraço!

Troquei a bateria do meu GTI ontem... comprei uma Moura 72 ampères EFB... 2 anos de garantia... tudo ok... na hora de testar com multímetro nao passava de 12,8 e o técnico disse que o Golf não mede mesmo, até pq a bateria era tão nova que tinha 1 mês de fabricação e "o alternador não envia carga nessa situação de carga completa"

... na dúvida liguei na concessionária... fui informado que de fato não se mede em marcha lenta, que a carga aumenta na desaceleração... pelo seu teste é isso mesmo... Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troquei a bateria do meu GTI ontem... comprei uma Moura 72 ampères EFB... 2 anos de garantia... tudo ok... na hora de testar com multímetro nao passava de 12,8 e o técnico disse que o Golf não mede mesmo, até pq a bateria era tão nova que tinha 1 mês de fabricação e "o alternador não envia carga nessa situação de carga completa"

... na dúvida liguei na concessionária... fui informado que de fato não se mede em marcha lenta, que a carga aumenta na desaceleração... pelo seu teste é isso mesmo... Abraço!!

Pelo que entendi no excelente trabalho apresentado pelo [mention=2091]RicW[/mention], que ao frear o carro em determinados momentos, por não estar sendo acelerado, dependendo da rotação do motor há corte de combustível para o motor e imagino por este sistema da VW, também há corte de ignição e esta "economia" de energia proporcionado neste momento aplica uma maior tensão direcionada para a bateria.

Será que estou certo? [emoji848]

 

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...