Bateria - Fim da Vida Útil


Recommended Posts

Essas baterias da Exide talvez abram um precedente de processo contra a VW:

"Desde julho de 2013 é proibido fabricar e importar baterias no Brasil sem a certificação do Inmetro. A partir de dezembro de 2013, os fabricantes e importadores estão proibidos de fornecer baterias sem certificação à rede de distribuição e comércio. Na venda para o consumidor final, isso passa a valer a partir de 18 de junho de 2014″.

“Essa obrigatoriedade foi determinada pela Portaria Inmetro Nº 299, de 14 de junho de 2012, e vale tanto para o mercado de reposição quanto para as montadoras. A principal vantagem da certificação para o consumidor é a melhoria contínua da qualidade com o fim da informalidade deste mercado”.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é né, leis aqui existem aos montes e cada vez se criam mais. Mas me digam aí, são cumpridas? Nem precisam responder. Vide a bateria sua que entrou como base/troca, vão dar uma carga na danada e logo, logo vai ser posta à venda. Pois como vc bem teclou aí em cima, uma nova anterior 2013, não poderia estar por aí, que o diga uma desse ano e recondicioanda(apesar que bateria hj em dia não se recondiciona mais, todas são lacradas), mas me referi à carga que dão dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, sobrinho disse:

Pois é né, leis aqui existem aos montes e cada vez se criam mais. Mas me digam aí, são cumpridas? Nem precisam responder. Vide a bateria sua que entrou como base/troca, vão dar uma carga na danada e logo, logo vai ser posta à venda. Pois como vc bem teclou aí em cima, uma nova anterior 2013, não poderia estar por aí, que o diga uma desse ano e recondicioanda(apesar que bateria hj em dia não se recondiciona mais, todas são lacradas), mas me referi à carga que dão dela.

As vezes substituo baterias de no breaks de clientes, e sempre soube que elas eram seladas. No entanto o mercado ainda as compra depois de expirada a vida útil. No princípio pensei que fosse para retirar chumbo ou algum metal interno para a reciclagem. Tempos atrás eu descobri que, na verdade, elas podem serem recondicionadas. Baterias de nobreak (chumbo/ácido) e baterias SLI (Strating, Lightning, Ignition - Partida, iluminação e ignição) e mesmo baterias EFB (Enhanced Flooded Battery – Chumbo-ácido de alta performance) trabalham basicamente com mesmo princípio de reação química, e podem serem recuperadas. Inclusive, as EFB e SLI, ainda que divulgados pelo mercado de que são seladas (e livre de manutenção), algumas vezes (e muito raramente), precisam de manutenção donde se aplica a reposição de água (eletrólito) para recuperação de trabalho da mesma. O comum é a substituição da solução eletrolítica.

De qualquer forma, vasculhadas no Youtube comprova:

a)  https://www.youtube.com/watch?v=t_0jT31Xg-I

b.) https://www.youtube.com/watch?v=HHYqm7b2UYY

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, sobrinho disse:

Pois é né, leis aqui existem aos montes e cada vez se criam mais. Mas me digam aí, são cumpridas? Nem precisam responder. Vide a bateria sua que entrou como base/troca, vão dar uma carga na danada e logo, logo vai ser posta à venda. Pois como vc bem teclou aí em cima, uma nova anterior 2013, não poderia estar por aí, que o diga uma desse ano e recondicioanda(apesar que bateria hj em dia não se recondiciona mais, todas são lacradas), mas me referi à carga que dão dela.

A questão aí é que quem comprou o veículo após dezembro de 2013, e observou que o mesmo veio com a Exide sem o selo do inmetro está livre para abrir um processo (amparado indiscutivelmente pela lei) e exigir a reposição de uma bateria homologada. Deve ter sido por isso que a atendente bateu o pé dizendo que o concessionário me entregou o certificado de garantia da bateria. Se tivesse selo do inmetro deveria estar escondido embaixo dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Notivago disse:

Outra coisa: Como voces podem ver, salvo engano na minha bateria não consta qualquer informação acerca da tecnologia AGM, mas sim EFB (e são coisas bem diferentes). E também não consegui localizar informação relativa ao CCA.

O que me dizem?

d60985fd17a323f1f19dd58ed78c449c.jpg

Enviado de meu SM-P601 usando Tapatalk

Ou seja, agora está claro que bateria do Golf é de tecnologia EFB, com cca de 640. A  tecnologia AGM é melhor (mais durável e resistente) mas não equipa nem mesmo os modelos importados da Alemanha.

No entanto, no reclameaqui também está cheio de reclamações de proprietários de Golfs referentes ao término de vida útil da bateria. Ou seja, essas Exides não inspiram lá muita confiança não. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, cardeque disse:

Ou seja, agora está claro que bateria do Golf é de tecnologia EFB, com cca de 640. A  tecnologia AGM é melhor (mais durável e resistente) mas não equipa nem mesmo os modelos importados da Alemanha.

No entanto, no reclameaqui também está cheio de reclamações de proprietários de Golfs referentes ao término de vida útil da bateria. Ou seja, essas Exides não inspiram lá muita confiança não. 

Temos que levar em conto aquilo que vc salientou em outro post, a renovação a cada três meses do estoque das baterias(o que vc há de concordar comigo, que os camaradas não se atentam a isso não). Mas cedo ou mais tarde essas danadas vão abri o bico, isso é fato!!!! Não é muito bom ficarmos pensando(quando vai dar pau). Agora essa sua citação de que as Exides não inspiram muita confiança devido os reclames. Em contra partida quem está colocando a Moura(não que ela seja ruim, mas digamos inferior a que estava), tá dando um tiro de escopeta no pé. Mas como bem o Ismael frisou; só o tempo dirá. Eu possa estar sendo muito otimista, mas essa aí que vc colocou no seu carro, de acordo com a sua demanda, e star stop em off, vá durar dois anos. Bem, essas são minhas projeções e espero não "quebrar a pica em três gomos".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem o 0800 da VW (na verdade, 011 4347-4444) me retornou a ligação querendo "entender" qual era a minha dúvida pois não estava clara no protocolo. Eu disse que eu queria saber qual era a garantia da bateria e pedia uma cópia do termo de garantia da mesma. A atendente se limitou a dizer, e acreditem em mim, que eu deveria levar o carro para um concessionário para a análise da bateria e que o termo de garantia eu deveria cobrar deles (do concessionário) porque a VW não fornece cópia de documentos pelo seu canal de suporte. Dando a entender que se o veículo não está em análise pelo concessionário não há o que se questionar de informações. E, passados 35 segundos de lero-lero, ela perguntou se eu podia dar o caso como encerrado. Ainda assim questionei como ficaria a garantia sabido que a bateria era de origem espanhola e que sequer esse componente (por obrigatoriedade da lei) apresentava o selo do INMETRO. Ouvi da atendente que todas as baterias comercializados nos veículos produzidos no Brasil possuíam o selo do inmetro. Tooooooooooooooooodas elas...  Rebati dizendo que o meu veículo era importado, e, inclusive, a bateria de fabricação espanhola. A atendente se desconsertou, e mesmo assim persistiu que essa informação era válida para qualquer veículo da Volkswagen. Continuei questionando aonde eu conseguiria verificar a presença desse selo do INMETRO, e ela  retrucou dizendo que eu deveria levar o veículo em  um concessionário autorizado para eles me orientarem e sanarem qualquer outra dúvida pertinente à bateria. Eu perguntei se ela gostaria de receber uma cópia da ligação telefônica anterior (meu celular grava automaticamente todas elas) para análise pois algumas informações do primeiro contato se contradiziam as dela, por exemplo, a questão do tempo de garantia da bateria que foi informada de 1 ano. Ela recusou, e acelerou dizendo se a VW poderia dar o caso do contato como encerrado. Lamentei a perda do meu precioso tempo ao atender aquela inútil ligação, e me limitei a desligar o telefone. Foram-se 03min43seg de pura perda de tempo, e está tudo gravado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa estranha aconteceu depois que eu troquei a bateria. A impressão que tenho é que a direção ficou uns 25% mais leve. Eu não sei se a bateria nova influenciou nisso, mas ficou de tal forma leve, a ponto de eu conseguir virar o volante com o dedo mindinho como ele parado. A impressão que eu tenho é que eu ganhei mais ângulo para girar o volante, a força do motor elétrico está mais atuante, sei lá. Fiz vários testes, e não cheguei a conclusão alguma. Levei ao concessionário para rodarem o scanner e verificar se estava tudo correto com os parâmetros de direção e eles também nada acharam. Aliás, disse que a minha direção está absoluta e perfeitamente normal. Segundo o mecânico a medida que a bateria vai se esvairindo a própria central do veículo se encarrega de exigir uma maior intervenção do usuário, por exemplo, no caso de direção-elétrica (divisão de forças) de forma a preservar a maior carga de energia. No entanto, observei que a direção progressiva está normal, o alinhamento da direção normal. A única coisa que eu achei inusitada foi o fato da direção ficar muito leve (parece hidráulica) em manobras de baixíssima velocidade como a garagem.

Nota A: Estou há 4 meses praticando 1 hora em academia.. pode ser efeito da carga de exercícios também.

Nota B: A única vez (nesses 30 meses) que eu tinha percebido um exagero de leveza na direção, foi depois de participar de 1 hora de kart (tenso demais) com os amigos no autódromo. Mas um dos amigos me avisou do efeito da situação: o volante do kart não tinha assistência alguma.

Em tempo: é interessante chegar aos 94.000km, com camber nulo.

Image1462891359.708746.thumb.jpg.cbf3edd

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, não tem muito a ver com o tópico mas preciso desabafar / alertá-los....

Recentemente trocaram minha bateria AGF por uma Moura comum. Essa pilantragem foi feita ou em algum estacionamento ou então na CSS. 
Infelizmente não consigo ser exato de quando isso aconteceu por conta disso não consigo saber exatamente onde foi trocada a bateria. 

Sou um cara chato que sempre olha o estepe, porém nunca pensei em olhar a bateria. Infelizmente demorei a perceber pois a Moura só começou recentemente a dar problema para desligar e religar o carro ( funcionar o start / stop ). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, anghinoni1982 disse:

Vou dar uma de @sobrinho aqui:

 

Efeito bomba meu cumpadi... :lol:

Não, não! Nem..... Estou com 34 anos, e preso demais a minha saúde. Gasto no máximo R$ 5,00 (com benegripe) por ano, e isso somente se a minha namorada ficar gripada. Eu estava com quase 85Kg, e agora estou com cerca de 82KG. Ou seja, a minha carga de exercícios é apenas para contribuir com uma vida mais saudável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Luiz Guilherme Saldanha disse:

Galera, não tem muito a ver com o tópico mas preciso desabafar / alertá-los....

Recentemente trocaram minha bateria AGF por uma Moura comum. Essa pilantragem foi feita ou em algum estacionamento ou então na CSS. 
Infelizmente não consigo ser exato de quando isso aconteceu por conta disso não consigo saber exatamente onde foi trocada a bateria. 

Sou um cara chato que sempre olha o estepe, porém nunca pensei em olhar a bateria. Infelizmente demorei a perceber pois a Moura só começou recentemente a dar problema para desligar e religar o carro ( funcionar o start / stop ). 

Em estacionamento não pode ter sido. Que lógica existe em trocar a bateria de outro veículo, sendo que isso por si só já seria furto? Esse veículo você comprou zero KM ou era usado? 

No entanto, é possível que a bateria tenha sido furtada em algum lava-jato pois alguns bandidos (nem todo funcionário é tão confiável assim) acreditam que ela seria melhor para alimentar os sistemas de som. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei o carro na VW era um Best Drive, peguei com 2900 km. 


Não sei qual a lógica ou onde foi, mas tenho certeza que pouco depois da revisão de outubro do ano passado a bateria ainda era AGF ( marca desconhecida ) porém AGF, sexta quando fui conferir era uma Moura convencional...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Luiz Guilherme Saldanha disse:

Comprei o carro na VW era um Best Drive, peguei com 2900 km.


Não sei qual a lógica ou onde foi, mas tenho certeza que pouco depois da revisão de outubro do ano passado a bateria ainda era AGF ( marca desconhecida ) porém AGF, sexta quando fui conferir era uma Moura convencional...

Veja o "histórico" de ocorrências pelo cabo VCDS, deve ter ficado registrado lá alguma ocorrência de carga zero da bateria.

Aí é ver a data/horário e tentar lembrar onde estava o carro neste dia/horário.

E se vc tiver a Nota Fiscal da Revisão, Estacionamento ou Lava Rápido; dá para provar que a bateria foi trocada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei o carro na VW era um Best Drive, peguei com 2900 km. 

Não sei qual a lógica ou onde foi, mas tenho certeza que pouco depois da revisão de outubro do ano passado a bateria ainda era AGF ( marca desconhecida ) porém AGF, sexta quando fui conferir era uma Moura convencional...

A dica que eu te dou é levar o veículo ao concessionário autorizado para conferir o status de erro registrado pela central. Se os polos foram desconectados o Golf gera uma sequência grande de falhas assim que a ignição é ligada. A não ser que esse procedimento tenha sido feito com o veículo ligado ou apagado posteriormente. De qualquer forma, se os logs foram registrados (e não apagaram) vc pode ter conhecimento da quilometragem exata do evento. Não avise ao concessionário dessa sua suspeita de furto da bateria. Dê uma de João-sem-braco e apenas observe os Logs para depois tomar alguma conclusão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/05/2016 at 9:57 AM, RicW disse:

Está na etiqueta: CCA 640A na SAE e 320A na norma DIN.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

A que está no meu Golf é (ETIQUETA)... 5 GM 915 105

                                                                       (BEM 000 915 105 EC)

                                                                        12v 69Ah 360 A DIN

                                                                        680 A EN/SAE/GS

                                                                         EFB  VARTA TECNOLOGY                         MADE IN GERMANY

                                                                                

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, anghinoni1982 disse:

Mas isso é pra aplicar em boi...

Pois é, mas aqui não é considerado o estado do boi....Uns tempos aqui a piazada andou aplicando IVOMEC mesmo, deu um maior tropel. Já tinha neguim deformado, cheio de calombos, caroços. Fora a pica que não subia nem com duas CIALES no peito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, sobrinho disse:

Pois é, mas aqui não é considerado o estado do boi....Uns tempos aqui a piazada andou aplicando IVOMEC mesmo, deu um maior tropel. Já tinha neguim deformado, cheio de calombos, caroços. Fora a pica que não subia nem com duas CIALES no peito.

Se não sobe mais, leva chifre...se tem chifre é touro..... então o IVOMEC serve pra esses tapados........

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/05/2016 at 0:40 PM, cardeque disse:

Eu estava com quase 85Kg,

Nuooooooosa! Tu tava bem "RULIÇO". Bom, 34 anos, 85Kg(quase seis arrobas), só falta dizer que tem 1.67 de altura. Vc tá em forma, em forma de barril de chopp.:lol::lol::lol:. Quando tiver na academia, vc tem que se concentrar nos exercícios. Caso fique de  botuca nas minas, o trem não rende não!!! Aquelas calças legue deixa a "testa da bezerra"  à mostra por demais, tem umas que dão para notar até os "gominhos de mexericas" carnudos e protuberantes. Desconcentra qualquer ser humano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/05/2016 at 0:38 PM, Luiz Guilherme Saldanha disse:

Galera, não tem muito a ver com o tópico mas preciso desabafar / alertá-los....

Recentemente trocaram minha bateria AGF por uma Moura comum. Essa pilantragem foi feita ou em algum estacionamento ou então na CSS. 
Infelizmente não consigo ser exato de quando isso aconteceu por conta disso não consigo saber exatamente onde foi trocada a bateria. 

Sou um cara chato que sempre olha o estepe, porém nunca pensei em olhar a bateria. Infelizmente demorei a perceber pois a Moura só começou recentemente a dar problema para desligar e religar o carro ( funcionar o start / stop ). 

O malaco que  fez essa pilantragem contigo, sabia dos procedimentos relatados pelo "gordim da saveiro" cardeque. Que é necessário esterçamento do "guidão" para a direita e depois para a esquerda, os dois lados até final de curso para sumirem as mensagens de falhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, sobrinho disse:

Nuooooooosa! Tu tava bem "RULIÇO". Bom, 34 anos, 85Kg(quase seis arrobas), só falta dizer que tem 1.67 de altura. Vc tá em forma, em forma de barril de chopp.:lol::lol::lol:. Quando tiver na academia, vc tem que se concentrar nos exercícios. Caso fique de  botuca nas minas, o trem não rende não!!! Aquelas calças legue deixa a "testa da bezerra"  à mostra por demais, tem umas que dão para notar até os "gominhos de mexericas" carnudos e protuberantes. Desconcentra qualquer ser humano.

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...