Bateria - Fim da Vida Útil


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Em 14/06/2016 at 11:12 PM, cardeque disse:

Na boa essa história de que o alternador desacopla do motor quando se está acelerando, e volta a acoplar quando se está freando... é meio que uma viagem na maionese....

Alguém deve lembrar que os Opalas lá pelos anos 80 tinham uma "embreagem" elétrica que só acoplava o ventilador do radiador quando fosse necessário. Em velocidade maior o dispositivo permitia alguma economia de combustível. E nos nossos existe algo parecido em relação ao compressor do ar condicionado. 

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Em 14/06/2016 at 11:12 PM, cardeque disse:

Na boa essa história de que o alternador desacopla do motor quando se está acelerando, e volta a acoplar quando se está freando... é meio que uma viagem na maionese....

Alguém deve lembrar que os Opalas lá pelos anos 80 tinham uma "embreagem" elétrica  viscosa que só acoplava o ventilador do radiador quando fosse necessário. Em velocidade maior o dispositivo permitia alguma economia de combustível. E nos nossos existe algo parecido em relação ao compressor do ar condicionado. 

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Bueno, bueno.

E não é que a querida bateria me deixou na mão, durante esse final de semana... Indo para um casamento, parei em um semáforo (na faixa da esquerda), ativei o start stop e quando fui sair o carro simplesmente morreu. Apagou tudo... Nem o pisca alerta ligava. Por sorte, depois de uns vinte minutos causando uma confusão no transito a polícia apareceu e me ajudaram. Ah... o carro estava travado, pois quando ele apagou o cabeçudo aqui, colocou o cambio em P para tentar ligar de novo. Os policiais arrumaram um cabo e conseguimos ligar o carro. Fui escoltado até uma auto elétrica (parte legal do dia ruim) e a loja só tinha bateria de 50 Ah. O cara disse que não tinha problema, e eu não tinha escolha. Morri em 250 reais e estou com essa bateria.

Dúvidas:

1 - A bateria não dá sinal nenhum? Tem umas duas semanas que verifiquei o SOC e estava em 80%, no dia do ocorrido minha esposa usou o carro pela manhã e ele nem rateou.

2 - A bateria de 50 Ah dá conta? Acabei de comprar ela, não queria comprar uma de 70 Ah e perder essa.

3 - Se eu passei em um radar de velocidade, acima do limite e na contra mão, sendo escoltado pela polícia, posso recorrer? hahahaha

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38 minutos atrás, Marinho86 disse:

Bueno, bueno.

E não é que a querida bateria me deixou na mão, durante esse final de semana... Indo para um casamento, parei em um semáforo (na faixa da esquerda), ativei o start stop e quando fui sair o carro simplesmente morreu. Apagou tudo... Nem o pisca alerta ligava. Por sorte, depois de uns vinte minutos causando uma confusão no transito a polícia apareceu e me ajudaram. Ah... o carro estava travado, pois quando ele apagou o cabeçudo aqui, colocou o cambio em P para tentar ligar de novo. Os policiais arrumaram um cabo e conseguimos ligar o carro. Fui escoltado até uma auto elétrica (parte legal do dia ruim) e a loja só tinha bateria de 50 Ah. O cara disse que não tinha problema, e eu não tinha escolha. Morri em 250 reais e estou com essa bateria.

Dúvidas:

1 - A bateria não dá sinal nenhum? Tem umas duas semanas que verifiquei o SOC e estava em 80%, no dia do ocorrido minha esposa usou o carro pela manhã e ele nem rateou.

2 - A bateria de 50 Ah dá conta? Acabei de comprar ela, não queria comprar uma de 70 Ah e perder essa.

3 - Se eu passei em um radar de velocidade, acima do limite e na contra mão, sendo escoltado pela polícia, posso recorrer? hahahaha

50 papapá... 50 papapá... 50 papapá...

----

1 - No meu caso, a bateria esgotou apenas para o motor de partida. Ele não aceita uma amperagem menor que o mínimo determinado pela central.

2 - A bateria de 50Ah pode até dar conta mas não creio que ela não é ideal. No meu caso que não arquei com a bateria AMG ou EFB, fiquei atento apenas ao CCA da nova bateria. O CCA indica a corrente máxima que a bateria pode fornecer na partida, principal função do produto no veículo.  Quanto maior for o CCA, melhor será o desempenho da bateria. O CCA da bateria Moura que está atualmente no meu veículo é de 450A. A EFB original tem um CCA de 650A (30% maior!). Estou mantendo o Start-Stop desativado desde então.

3 - Para recorrer de qualquer eventual multa você precisará de um comprovante (ou prova) oficial que justificou o evento. 

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2 horas atrás, cardeque disse:

50 papapá... 50 papapá... 50 papapá...

----

1 - No meu caso, a bateria esgotou apenas para o motor de partida. Ele não aceita uma amperagem menor que o mínimo determinado pela central.

2 - A bateria de 50Ah pode até dar conta mas não creio que ela não é ideal. No meu caso que não arquei com a bateria AMG ou EFB, fiquei atento apenas ao CCA da nova bateria. O CCA indica a corrente máxima que a bateria pode fornecer na partida, principal função do produto no veículo.  Quanto maior for o CCA, melhor será o desempenho da bateria. O CCA da bateria Moura que está atualmente no meu veículo é de 450A. A EFB original tem um CCA de 650A (30% maior!). Estou mantendo o Start-Stop desativado desde então.

3 - Para recorrer de qualquer eventual multa você precisará de um comprovante (ou prova) oficial que justificou o evento. 

O CCA da que está no meu carro é de 330 A. Bem menos que a sua.

Para recorrer não terei comprovante nenhum. =\

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Sobre o CCA, pelo que andei lendo, não faz muita diferença aqui no Brasil onde não temos temperaturas muito baixas (congelantes).

Tem que tomar cuidado com os valores, pois existem duas normas:
- DIN: na casa dos 3xx
- SAE: na casa do 6xx~7xx

A bateria do meu GTI tem 360 DIN ~ 680 SAE.

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5 horas atrás, Marinho86 disse:

Bueno, bueno.

E não é que a querida bateria me deixou na mão, durante esse final de semana... Indo para um casamento, parei em um semáforo (na faixa da esquerda), ativei o start stop e quando fui sair o carro simplesmente morreu. Apagou tudo... Nem o pisca alerta ligava. Por sorte, depois de uns vinte minutos causando uma confusão no transito a polícia apareceu e me ajudaram. Ah... o carro estava travado, pois quando ele apagou o cabeçudo aqui, colocou o cambio em P para tentar ligar de novo. Os policiais arrumaram um cabo e conseguimos ligar o carro. Fui escoltado até uma auto elétrica (parte legal do dia ruim) e a loja só tinha bateria de 50 Ah. O cara disse que não tinha problema, e eu não tinha escolha. Morri em 250 reais e estou com essa bateria.

Dúvidas:

1 - A bateria não dá sinal nenhum? Tem umas duas semanas que verifiquei o SOC e estava em 80%, no dia do ocorrido minha esposa usou o carro pela manhã e ele nem rateou.

2 - A bateria de 50 Ah dá conta? Acabei de comprar ela, não queria comprar uma de 70 Ah e perder essa.

3 - Se eu passei em um radar de velocidade, acima do limite e na contra mão, sendo escoltado pela polícia, posso recorrer? hahahaha

Deu até medo de usar o start/stop agora... Pensei que nessa condição o carro desativaria o startstop automaticamente.

Uma vez eu fiquei dentro do carro com a ventilação ligada por muito tempo, e a bateria descarregou, mas o arranque pegou normal, depois disso o carro só liberou o start stop  depois de andar um bom tempo para recarregar a bateria...

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2 horas atrás, Ismael disse:

Deu até medo de usar o start/stop agora... Pensei que nessa condição o carro desativaria o startstop automaticamente.

Uma vez eu fiquei dentro do carro com a ventilação ligada por muito tempo, e a bateria descarregou, mas o arranque pegou normal, depois disso o carro só liberou o start stop  depois de andar um bom tempo para recarregar a bateria...

Pois é... O cara da auto elétrica disse que "a placa da bateria deu curto", não sei se isso procede. Meu pai questionou o gerente da oficina de uma CSS e ele informou que eu fui "premiado", pois nunca viu/soube disso acontecer.

Vai saber... :blink:

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Sobre o CCA, pelo que andei lendo, não faz muita diferença aqui no Brasil onde não temos temperaturas muito baixas (congelantes).

Tem que tomar cuidado com os valores, pois existem duas normas:

- DIN: na casa dos 3xx

- SAE: na casa do 6xx~7xx

A bateria do meu GTI tem 360 DIN ~ 680 SAE.

A norma SAE J537 determina que a corrente elétrica fornecida pela bateria durante 30 segundos, deve manter a tensão final maior ou igual a 7,2 Volts, à temperatura de -18º Celsius. Seria a condição mais severa e escrota que a bateria deveria suportar.

Com base nos valores obtidos para CCA A regra de qualidade é bem simples. 2 baterias, por exemplo, de 60A, a que tiver o maior valor de CCA será de melhor qualidade. Por isso jamais encontraremos baterias de tecnologia AGM ou EFB (mesma amperagem!) com CCA igual ou inferior à bateria comum.

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@Marinho86, eu passei por uma situação parecida com meu a3 há alguns meses (acho que postei aqui), essas baterias dão pouca pista que vão morrer e quando morrem não têm suco nem para mais uma partida. A minha morreu e a porcaria do meu cabo de chupeta não conseguiu performance de um taxi que contratei (depois comprei um cabo de caminhão de 600A, ótima compra!), aí um cara de auto-elétrico da Av. Santo Amaro me socorreu e acabei levando uma bateria dele, que estava muito mais barata que as Moura (paguei mais ou menos o mesmo que você), chamada Nuclear. Não tem esse nome à toa, ela é meio uma bomba, e vem com a marca Cral no chassis. Foi um erro crasso. Tive algumas situações em que a bateria morreu, e não conseguia resolver no auto-elétrico pois ele conseguia recarregar a bicha, disse inclusive que eu teria que levar a bateria na Fábrica (acho que ne Fernão Dias) para examinarem. E no meu caso era uma bateria de 70 Ah (eles tentaram colocar uma de 50 sem eu perceber, antes).

Sabe quando acabou o tormento e começou a paz de espírito? Quando dei um write-off nesta bateria (e na experiência) e coloquei uma bateria de 1a linha (Moura), até a partida do motor é diferente. Não tem jeito, o (muito) barato sai caro, sempre. Mas agora posso parar, deixar o ventilador ligado, esquecer uma luz acesa, e não tenho problema, isto (quase) não tem preço.

Assim, se a bateria que você comprou, além de ter 50Ah, é de segunda linha, vejo duas fortes razões para vc comprar uma bateria nova. É o preço da paz de espírito.

 

 

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15 horas atrás, Truc disse:

Assim, se a bateria que você comprou, além de ter 50Ah, é de segunda linha, vejo duas fortes razões para vc comprar uma bateria nova. É o preço da paz de espírito

Isso é um fato. Comprei a única que o cara da auto elétrica tinha. E concordo com você, só terei paz quando colocar uma bateria melhor. Agora fico todo dia verificando o SOC antes de sair de casa e ao estacionar a noite. Muito chato isso.

Agora é "morrer" em mais uma graninha.

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Hoje aconteceu comigo. Lavei o carro a tarde em casa (sem ligar) e agora a noite quando fui ligar pra sair, nada. Nenhum aviso de que a bateria estava subindo no telhado, simplesmente nao liga mais. Esse mes tenho que levar o carro pra 5ª revisao, TSI 13/14, com 17.000 km e 30 meses de uso. 

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10 horas atrás, chrisarec disse:

Hoje aconteceu comigo. Lavei o carro a tarde em casa (sem ligar) e agora a noite quando fui ligar pra sair, nada. Nenhum aviso de que a bateria estava subindo no telhado, simplesmente nao liga mais. Esse mes tenho que levar o carro pra 5ª revisao, TSI 13/14, com 17.000 km e 30 meses de uso. 

Não faz o mínimo sentido essas baterias EFB morrerem tão cedo. Também não faz sentido entregar R$ 1.500,00 para o concessionário, e comprar uma bateria oficial com apenas 1 ano de garantia. Eu esperava muito mais dessas baterias EFB. 

 

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Há manuais que não mencionam a bateria entre os itens que estão fora da garantia, e parece que os manuais mais novos mencionam a bateria.

Se o seu manual não mencionar e o carro ainda está na garantia, sugiro ir na css e  fazer um escarcéu se necessário para conseguir trocar na garantia, ela é muito cara. Eles vão pedir para testar a bateria por dois dias, aproveite e faça a revisão neste período.

Good luck!

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9 horas atrás, cardeque disse:

Não faz o mínimo sentido essas baterias EFB morrerem tão cedo. Também não faz sentido entregar R$ 1.500,00 para o concessionário, e comprar uma bateria oficial com apenas 1 ano de garantia. Eu esperava muito mais dessas baterias EFB. 

 

Ela poderia dar um aviso que iria falhar, como aconteceu com vc....... 

E vou fazer como vc, vou de Moura comum.

7 horas atrás, Truc disse:

Há manuais que não mencionam a bateria entre os itens que estão fora da garantia, e parece que os manuais mais novos mencionam a bateria.

Se o seu manual não mencionar e o carro ainda está na garantia, sugiro ir na css e  fazer um escarcéu se necessário para conseguir trocar na garantia, ela é muito cara. Eles vão pedir para testar a bateria por dois dias, aproveite e faça a revisão neste período.

Good luck!

O meu manual e de maio/13, nao menciona a bateria como item excluido da garantia, mas ja tive um problema com a css e nem vou tentar fazer com que eles troquem na garantia. Vou comprar uma bateria sem ser EFB/AGM e semana que vem levo pra fazer a 5ª revisao.

Editado por chrisarec
corrigi a edicao do manual do carro
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Fala turma!

A título de informação, meu irmão tem um Jetta TSI 2014 que teve a bateria substituída em garantia pela ccs  semana passada sem nenhuma objeção. A única coisa chata pela qual ele teve que passar foi aguardar um prazo entre 48 e 72 horas (com o carro "internado") para que seja feito um laudo a respeito da bateria. Segundo o chefe da oficina da ccs isso é imprescindível para que a VW autorize a troca. 

Abraço!

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  • 1 month later...
  • 3 months later...

Galera, 

Adicionando informação a um assunto que já discutimos neste tópico: o sistema do Golf que regenera parte da energia na freagem, ajudando a economizar combustível. 

Hoje fui dar uma volta e gravei uns dados com OBD-II, e gostaria de compartilhar com vocês. Vejam este gráfico, que fiz com os dados gravados:

JsBkqYgr.png

Com ele, dá pra entender mais ou menos como funciona o sistema: a linha azul é a voltagem no regulador de tensão, a linha vermelha é a carga no motor e a linha verde a velocidade do carro. Dá para perceber algumas coisas.

No uso médio, com o motor girando, a tensão oscila em torno de aproximadamente 13.3V. Quando o start-stop desliga o motor (lá pelos 35 segundos), a tensão cai para cerca de 12.4V e, como eu estava com som, faróis e outros consumidores elétricos funcionando, ela foi caindo até cerca de 12V. Quando o motor religou, há uma queda momentânea de tensão, como era de se esperar, e ela volta a aumentar para a tensão nominal. Até aí, tudo normal. Todo carro com start-stop é mais ou menos assim. O interessante é o que vem em seguida.

Percebam que, nos instantes 0:01:03, 0:01:17 e 0:01:33 a carga do motor está bem baixa e a velocidade está diminuindo, o que significa que estou freando. Nessa hora, a tensão de carga aumenta para 14.7 Volts, que é bem superior à tensão de carregamento em carros convencionais, que normalmente oscila perto de 13.8V. Esta tensão faz com que a bateria do Golf carregue mais rapidamente quando se freia. Ou seja: o Golf aproveita mesmo parte da freagem para recarregar a bateria. Obviamente, não é algo tão eficiente ou significativo quanto em um carro híbrido ou elétrico, mas dá uma ajudinha.

Algumas questões interessantes: o comportamento do sistema de geração do Golf é bastante peculiar, e não é nada simples. Em um carro convencional, com o motor ligado, o regulador vai manter a tensão oscilando em torno de 13.8V o tempo todo. Isso garante que a bateria permaneça carregada. No caso do Golf, em uma situação urbana, como a que eu estava conduzindo, na qual se fica andando e parando o tempo todo, o sistema fica regulado em uma tensão mais baixa, cerca de 13.3V, o que resultaria em carga mais lenta. Quando se freia, ela aumenta bem mais, compensando essa carga mais lenta. E quando se está em rodovia? Nessa hora, como não ficamos acelerando e freando o tempo todo, ele é bem "convencional": o alternador fica gerando cerca de 14V:

PtViQWHB.png

A tabela abaixo, extraída deste site, mostra os benefícios e malefícios de carregar uma bateria com tensão maior ou menor:

NXQOdCX6.png

Como há 6 células em série na bateria, a coluna da esquerda é aplicável à carga convencional (aprox. 13.8V) e a da direita, à recarga regenerativa do Golf (cerca de 14.7V). Reparem que há complicações em carregar com tensão alta. Uma bateria convencional não foi feita para aguentar essas oscilações de tensão. Imagino que não seja só pelo start-stop que essas baterias são recomendadas ser EFB ou AGM, pois essas seriam mais adequadas para trabalhar nessas condições.

Por isso, mais que pelo start-stop, fico muito curioso em acompanhar como os confrades que trocaram as originais por baterias convencionais irão se sair ao longo do tempo.

Abraço!

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