Bateria - Fim da Vida Útil


Recommended Posts

2 horas atrás, RicW disse:

Galera, 

Adicionando informação a um assunto que já discutimos neste tópico: o sistema do Golf que regenera parte da energia na freagem, ajudando a economizar combustível. 

Hoje fui dar uma volta e gravei uns dados com OBD-II, e gostaria de compartilhar com vocês. Vejam este gráfico, que fiz com os dados gravados:

JsBkqYgr.png

Com ele, dá pra entender mais ou menos como funciona o sistema: a linha azul é a voltagem no regulador de tensão, a linha vermelha é a carga no motor e a linha verde a velocidade do carro. Dá para perceber algumas coisas.

No uso médio, com o motor girando, a tensão oscila em torno de aproximadamente 13.3V. Quando o start-stop desliga o motor (lá pelos 35 segundos), a tensão cai para cerca de 12.4V e, como eu estava com som, faróis e outros consumidores elétricos funcionando, ela foi caindo até cerca de 12V. Quando o motor religou, há uma queda momentânea de tensão, como era de se esperar, e ela volta a aumentar para a tensão nominal. Até aí, tudo normal. Todo carro com start-stop é mais ou menos assim. O interessante é o que vem em seguida.

Percebam que, nos instantes 0:01:03, 0:01:17 e 0:01:33 a carga do motor está bem baixa e a velocidade está diminuindo, o que significa que estou freando. Nessa hora, a tensão de carga aumenta para 14.7 Volts, que é bem superior à tensão de carregamento em carros convencionais, que normalmente oscila perto de 13.8V. Esta tensão faz com que a bateria do Golf carregue mais rapidamente quando se freia. Ou seja: o Golf aproveita mesmo parte da freagem para recarregar a bateria. Obviamente, não é algo tão eficiente ou significativo quanto em um carro híbrido ou elétrico, mas dá uma ajudinha.

Algumas questões interessantes: o comportamento do sistema de geração do Golf é bastante peculiar, e não é nada simples. Em um carro convencional, com o motor ligado, o regulador vai manter a tensão oscilando em torno de 13.8V o tempo todo. Isso garante que a bateria permaneça carregada. No caso do Golf, em uma situação urbana, como a que eu estava conduzindo, na qual se fica andando e parando o tempo todo, o sistema fica regulado em uma tensão mais baixa, cerca de 13.3V, o que resultaria em carga mais lenta. Quando se freia, ela aumenta bem mais, compensando essa carga mais lenta. E quando se está em rodovia? Nessa hora, como não ficamos acelerando e freando o tempo todo, ele é bem "convencional": o alternador fica gerando cerca de 14V:

PtViQWHB.png

A tabela abaixo, extraída deste site, mostra os benefícios e malefícios de carregar uma bateria com tensão maior ou menor:

NXQOdCX6.png

Como há 6 células em série na bateria, a coluna da esquerda é aplicável à carga convencional (aprox. 13.8V) e a da direita, à recarga regenerativa do Golf (cerca de 14.7V). Reparem que há complicações em carregar com tensão alta. Uma bateria convencional não foi feita para aguentar essas oscilações de tensão. Imagino que não seja só pelo start-stop que essas baterias são recomendadas ser EFB ou AGM, pois essas seriam mais adequadas para trabalhar nessas condições.

Por isso, mais que pelo start-stop, fico muito curioso em acompanhar como os confrades que trocaram as originais por baterias convencionais irão se sair ao longo do tempo.

Abraço!

Belíssimo trabalho @RicW

A julgar pelo seu prestimoso trabalho é correto afirmar que o sistema de frenagem do Golf, de fato, é regenerativo, portanto, sem recomendação para a utilização de baterias convencionais.

Aqui, por enquanto, parece que a bateria ainda está com a saúde estável. Outro dia, por exemplo, deixei o pisca-alertas ligado por cerca de 1h30min, e não sentido melodramas quanto à partida.

Já são 7 meses de uso e nenhum sinal de há algo errado com o funcionamento dela. Acredito que a bateria comum, na minha condição particular de uso, deve alcançar apenas 18 meses. Meu feeling de vida útil é baseado no ruído do motor de partida, apesar de ocorrer, convencionalmente, no mesmo tempo que a EFB.

Não costumo  pegar situação de trânsito urbano convencional ou engarrafamentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Em 05/12/2016 at 2:03 AM, iCardeX disse:

Belíssimo trabalho @RicW

A julgar pelo seu prestimoso trabalho é correto afirmar que o sistema de frenagem do Golf, de fato, é regenerativo, portanto, sem recomendação para a utilização de baterias convencionais.

Aqui, por enquanto, parece que a bateria ainda está com a saúde estável. Outro dia, por exemplo, deixei o pisca-alertas ligado por cerca de 1h30min, e não sentido melodramas quanto à partida.

Já são 7 meses de uso e nenhum sinal de há algo errado com o funcionamento dela. Acredito que a bateria comum, na minha condição particular de uso, deve alcançar apenas 18 meses. Meu feeling de vida útil é baseado no ruído do motor de partida, apesar de ocorrer, convencionalmente, no mesmo tempo que a EFB.

Não costumo  pegar situação de trânsito urbano convencional ou engarrafamentos.

Boa tarde. Minha bateria original tb acabou após 39 meses de uso.

Estou em dúvida: ir nas baterias AGM /EFB ou convencionais?

Estou pesquisando a bateria Heliar AGM AG70PD, que varia entre R$1050,00 e R$1300,00.

Tem vendedor de bateria que relata ter colocado nos Golfs com start-stop, Heliar convencional SuperFree HF75PD.

A bateria original OEM 5GM915105N custa entre R$ 1139,36 e R$ 1310,26 em SP, pelo site pecasonline.

Qual opinião de vcs?

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que perguntou aqui vai....

Nesses tempos de vacas magras(aliás, para mim esse tempo nunca passou, sempre permanece). Temos confrades aqui no clube que colocaram baterias convencionais a muitos e muitos meses. Tem gente aqui beirando quase um ano.

Dinheiro não dá em árvore!  Para que pagar quase 05X a mais em uma bateria, sendo que a "convencional" faz e realiza os mesmos trabalhos e de acumular energia.

O nosso clubista aqui o @iCardeX socou uma Moura no Ninja Preto dele com dois anos de garantia. O carro segue firme e forte.

Felicidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que minha bateria está morrendo...

Depois de exatos sete dias sem colocar o carro em funcionamento, percebi um barulho ao ligar, típico de motor de partida acionado com carga baixa.:unsure:

O ruim é que estou usando muito pouco o carro, e isso só agrava a situação.

O Golfeta está com 31 meses e rodou 28 700Km.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Lobin disse:

Acho que minha bateria está morrendo...

Depois de exatos sete dias sem colocar o carro em funcionamento, percebi um barulho ao ligar, típico de motor de partida acionado com carga baixa.:unsure:

O ruim é que estou usando muito pouco o carro, e isso só agrava a situação.

O Golfeta está com 31 meses e rodou 28 700Km.

Putz! Fala sério @Lobin, presentão de natal......A Benga do Papai Noel:lol::lol::lol:

Chame o Menino Prodígio......O @anghinoni1982 para fazer uma chupeta quando ela arriar de vez. O rapaz lá do A.B.C. manja muuuuuuito de paranauês de Bola Gato e Chupisco!!!

Abraçaço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, sobrinho disse:

Putz! Fala sério @Lobin, presentão de natal......A Benga do Papai Noel:lol::lol::lol:

Chame o Menino Prodígio......O @anghinoni1982 para fazer uma chupeta quando ela arriar de vez. O rapaz lá do A.B.C. manja muuuuuuito de paranauês de Bola Gato e Chupisco!!!

Abraçaço.

Papai Noel sacana, tô fora!!!! :lol::lol::lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz! Fala sério @Lobin, presentão de natal......A Benga do Papai Noeldefault_laugh.pngdefault_laugh.pngdefault_laugh.png
Chame o Menino Prodígio......O @anghinoni1982 para fazer uma chupeta quando ela arriar de vez. O rapaz lá do A.B.C. manja muuuuuuito de paranauês de Bola Gato e Chupisco!!!
Abraçaço.

a972d37827e531c51dc9446008ac567d.jpg

Enviado de meu SM-N920G usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, Lobin disse:

Acho que minha bateria está morrendo...

Depois de exatos sete dias sem colocar o carro em funcionamento, percebi um barulho ao ligar, típico de motor de partida acionado com carga baixa.:unsure:

O ruim é que estou usando muito pouco o carro, e isso só agrava a situação.

O Golfeta está com 31 meses e rodou 28 700Km.

Se vc for com o rosto liso, do tipo New Kids On The Block, os melas graxas da ccs não vão te respeitar. Agora, se vc for com o rosto fechado nos pelos, estilo Bud Spencer, aí eles tremem na base e vão te respeitar e irão lhe cobrir em garantia essa acumuladora de energia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, sobrinho disse:

Se vc for com o rosto liso, do tipo New Kids On The Block, os melas graxas da ccs não vão te respeitar. Agora, se vc for com o rosto fechado nos pelos, estilo Bud Spencer, aí eles tremem na base e vão te respeitar e irão lhe cobrir em garantia essa acumuladora de energia.

Muito boa!!!! 

budspencer_22t9_zpsnmhzkdpu.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, sobrinho disse:

Se vc for com o rosto liso, do tipo New Kids On The Block, os melas graxas da ccs não vão te respeitar. Agora, se vc for com o rosto fechado nos pelos, estilo Bud Spencer, aí eles tremem na base e vão te respeitar e irão lhe cobrir em garantia essa acumuladora de energia.

Deixar a barba crescer e, acompanhado de "Lucille", perguntar se a garantia vai cobrir a minha bateria...

la-et-st-walking-dead-showrunner-talks-n

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...
@iCardex,

Quando trocaram a sua bateria, fizeram algum tipo de programação pelo VAS?

Abraço!

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

A troca foi feita na rua mesmo. Nao foi realizada programação alguma. Mandei desconectar os 2 polos da bateria, e na tranquilidade substituírem a bateria sem preocupações.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Sobrinho disse:

Como é que funciona esse furico aí, quer dizer o quê?

Verde significa que está retendo carga, ou seja, está com a função de bateria.

Amarelo significa que ela está degradando ou trabalhando no limite. Leia-se sobrecarregada.

Se ficar preto significa que está descarregada ou acabou a vida útil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

@iCardeX, e você notou alguma diferença no start-stop, ou em alguma outra característica?


A troca foi feita na rua mesmo. Nao foi realizada programação alguma. Mandei desconectar os 2 polos da bateria, e na tranquilidade substituírem a bateria sem preocupações.
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk



Enviado de meu SM-P601 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@iCardeX, e você notou alguma diferença no start-stop, ou em alguma outra característica?






Enviado de meu SM-P601 usando Tapatalk



Desde da instalação da nova bateria, tenho evitado, ao máximo, utilizar o start-stop. Primeiro porque essa bateria não foi projetada para suportar as exigências do sistema start-stop. Segundo que o trânsito no DF é bastante satisfatório. Vez em outra eu me esqueço de desativar o start-stop, mad è taro No mais ela tem suprido perfeitamente todas as necessidades do meu veículo. Não tenho o que reclamar.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A bateria original do meu golf (1.4 tsi) fui pro beleléu.

Como eu estava em outra cidade e já acompanhando os relatos dos colegas do fórum, acabei comprando uma bosch de 70 amperes (R$ 470,00 reais) e desativo o start-stop quando me recordo. Por enquanto sem problemas (isso foi há 20 dias). Durante a troca, foi ligada uma bateria auxiliar no veículo para evitar qualquer transtorno.

Hoje, ao trazer o carro pra ccs (quinta revisão), conversei com o pessoal a respeito do problema da bateria original.

Vou deixá-la na ccs e na próxima semana, deixarei o carro aqui para eles fazerem uns testes (segundo a ccs, o carro ficará entre 2-7 dias com eles). E averiguarem se cabe ou não a garantia cobrir uma nova bateria.

O fato de eu deixar a bateria antes, me economizará 1 dia sem o veículo (segundo eles, pra dar uma carga lenta na bateria). E me informaram que o que demora não são os testes deles em si, mas o retorno da volkswagen após eles informarem os resultados dos testes.

Vou arriscar. Se não der em nada, fico com a bateria que comprei. Se der "bom", vendo ela um pouco mais barato do que comprei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 months later...

Um rápido feedback, já que a bateria Moura findou a garantia de 18 meses em 12/05/2017. A bateria original foi substituída em 05/05/2016. De lá para cá, a Moura trabalhou por 602 dias, e completou os seus 2 anos e 2 meses de vida hoje 28/12/217. Uso o veículo todos os dias. O Display analógico da bateria, de referência para degradação, continua com o status "verde", ou seja, ela teoricamente está sadia e operacional. O uso do start-stop tenho evitado com a máxima frequência possível. Não foi percebida nenhuma anomalia no funcionamento regular do veículo. Vez em quando, em situação de estacionamento irregular, deixo o pisca-alertas ligado por até 1h30min. A bateria ainda não deu sinais de mal funcionamento. Na época custou R$ 330,00. Na minha opinião, ela já se pagou.

 


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

A original durou 16 meses, a Heliar 75 amperes durou 21 meses, sempre acabam sem avisar, troquei ainda na garantia. DICA: ande sempre com um cabo para fazer a chupeta no porta malas.

A explicação do técnico da Heliar é que o carro puxa muita energia, e carrega rápido, por isso os ciclos de carga e descarga reduzem a vida útil da bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não quero causar desconforto e nem atrito com os amigos, mas como engenheiro penso que se o carro foi projetado para ter uma bateria que trabalhe com o sistema start stop ligado ou condição de recarga diferente das convencionais, ela deve ser substituída por outra igual e não por uma convencional. 

Sei que em tempos de crise o valor pesa muito, mas adoto a seguinte linha com meus veículos: Se não tenho condições de mante-lo, melhor eu vender do que fazer adaptações. 

Mas não me levem a mal, foi apenas uma opinião sincera !! (risos). 

Mas já não existem baterias que suportem o sistema de start stop dos fabricantes nacionais, sem precisar compra-la na concessionária? 

O meu está com 2 anos e 3 meses e tudo funcionando perfeitamente com a bateria original e pelos relatos, em breve terei a "ingrata" surpresa com o valor à pagar por uma nova !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não quero causar desconforto e nem atrito com os amigos, mas como engenheiro penso que se o carro foi projetado para ter uma bateria que trabalhe com o sistema start stop ligado ou condição de recarga diferente das convencionais, ela deve ser substituída por outra igual e não por uma convencional. 
Sei que em tempos de crise o valor pesa muito, mas adoto a seguinte linha com meus veículos: Se não tenho condições de mante-lo, melhor eu vender do que fazer adaptações. 
Mas não me levem a mal, foi apenas uma opinião sincera !! (risos). 
Mas já não existem baterias que suportem o sistema de start stop dos fabricantes nacionais, sem precisar compra-la na concessionária? 
O meu está com 2 anos e 3 meses e tudo funcionando perfeitamente com a bateria original e pelos relatos, em breve terei a "ingrata" surpresa com o valor à pagar por uma nova !!



Eu, que optei por substituir por uma bateria não oficial, (leia-se: não EFB) estou ciente da implicações. Evito utilizar o star-stop. Ligo o veículo, em média, entre 7 a 10 vezes ao dia. Nao observei absolutamente nada de anormal no funcionamento. O alternador do Golf recarrega a bateria de uma forma diferente, mas nada que seja absurdamente comprometedor à vida útil de uma bateria comum. Ao menos eu testei a bateria comum por quase 3 anos ou 65.000km, e certamente vou continuar com a bateria comum. Para efeitos de parâmetro de escolha o que me interessa é o valor de CCA.


Enviado do meu iPhone 8 usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...