Aviso de cinto de segurança não funciona mais. Alguma ligação com airbag?

Recommended Posts

Salve a todos.

Tenho tido problemas com as autorizadas da Volks (quem talvez não tenha?), que estão até me desanimando do carro, apesar de muito bom. Esses problemas tem me gerado desconfiança com as autorizadas (duas na minha cidade de Maringá/PR).

Meu carro apresentou alguns problemas no sensor de chuva, e acusava alguns erros no painel de "interferência de luz de circulação". Levei 2 vezes pra eles resolverem isso, na primeira falaram que não tinha defeito nenhum nas duas coisas. Disseram q a tal interferência era alguma "Luz meio solta", mas eu desconfiei, pois o sensor crepuscular tinha um funcionamento estranhou ou as vezes falhava o "coming and leave home". Depois de persistirem os problemas, levei de novo e assumiram que tinha um problema, mas alegaram que tinham arrumado os dois. Depois de um tempo, novamente voltaram os erros (o sensor na verdade nunca parou de dar problema, enquanto as mensagens de interferência sumiram alguns dias).

Sofri uma batida que necessitou trocar o airbag de cortina (se é que foi trocado, não tem como eu saber). Depois de 2 meses, passou a aparecer um "erro de air bag" e, simultaneamente, o carro parou de emitir aviso quando o motorista não coloca o cinto. Levei lá pra verem, pedi pra ver tudo que eles já tinham deixado pendente (sensor de chuva, a tal interferencia na luz de circulação) e o air bag. Nessa oportunidade, acharam um problema de vazamento na bomba d'agua (fiquem espertos, pois é um problema de fábrica nos Golfs alemães). Eles disseram que arrumaram todos os outros problemas (sensor, air bag, luz de circulação) pela garantia, e que a fabrica se recusou a cobrir o problema da bomba d'agua na garantia., de modo que vou ter que entrar com ação judicial.

Porém, passaram alguns dias, e os problemas que eles alegaram ter arrumado DE NOVO (sensor, luz) voltaram a aparecer. Reparei, ainda, que, embora o erro no air bag tenha sumido do painel, o carro continua não emitindo aviso de falta de cinto de segurança. Aí a questão. Eu estou com o pé atrás com eles, pois acredito que eles não estão arrumando nada que alegam, e apenas apagando erros no painel, q vcs sabem que é possível.. por isso alguns problemas voltam. Será que não arrumaram o air bag também? Não tenho onde levar o carro em autorizada pra descobrir, a não ser que eu viaje pra outra cidade (já que as duas daqui me deram problemas), e isso está impossível.

Enfim, a minha dúvida é: o air bag tem alguma ligação com o cinto de segurança? Sei que parece nada a ver, mas como os erros apareceram EXATAMENTE no mesmo momento (erro air bag e o aviso do cinto parou de funcionar no mesmo instante), me deu a impressão de ter alguma ligação. E, no manual, você observa alguma ligação entre os dois na questão de erros, porque um erro que aparece no painel central quanto ao air bag, o manual diz que pode ser defeito no air bag ou no pré tensionador do cinto. E, como se sabe, a eficácia do air bag só se observa quando a pessoa está com cinto, do que acredito que alguns carros não liguem o air bag sem o cinto.

Fora que tudo isso é muito estranho: porque a fábrica arrumaria algumas coisas na garantia (inclusive caras tbm, como o air bag), e não outras (bomba d'agua).? Acho que nada foi arrumado.

Acham que estou sendo enganado, e, ao invés de terem arrumado, estão apenas apagando erros no painel? Preciso ter uma ideia pra talvez colocar no processo... e até se for o caso fazer um BO por estelionato ou algum outro crime.
Me dêem sugestoes ae galera

vlww

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem sim.

Quando é acionado o Airbag, os cintos travam para segurar os passageiros e são tensionados.

Nesse caso, alem da troca dos airbags (Bolsa e Central), deve ser realizada a troca dos cintos também.

Provavelmente o seu carro teve o airbag estourado e não foi trocado os cintos. 

Abraços

Thiago

Link para o comentário

Digo isso porque vi no fórum internacional do Golf... vou colar um comentário traduzido:
Oi pessoal, 
Um "erro: Airbag" mensagem apareceu no meu traço. 
Digitalizado com VCDS e tentou limpar o código de falha várias vezes. 
Mas a mensagem ainda aparece toda vez que eu ligar o carro. 
Qualquer um sabe do que se trata? 
------------------------------ 
Endereço 15: Airbags etiquetas (J234): 5Q0-959-655.clb 
Parte n SW: 5Q0 959 655 D HW: 5Q0 959 655 D 
------------------------------ 
1 Falha Encontrada: 
9438993 - Igniter para cinto de segurança tensor; Lado do passageiro 
B1007 11 [137] - Curto ao chão 
MIL ON - Confirmado - Testado Desde Memory Clear 
Freeze Frame: 
Estado de irregularidade: 00000001 
Falha Prioridade: 2 
Frequência de falhas: 1 
Quilometragem: 10744 km 
Data: 2015/10/08 
Time: 20:17:27 
------------------------------------------- 
https://vimeo.com/141949795 
https://vimeo.com/141950008

Link para o comentário

3 horas atrás, Francisco Pitol disse:

amigo, sou de Maringá também , foi na Somaco ou Servopa ?

Essa última foi na Servopa, mas já tive problemas com a Somaco também. Ou seja, não há nenhuma confiável em Maringá.

Só pra registrar, acho que realmente fui enganado pela Servopa. Tem um vídeo relatando desse problema na bomba d'agua no Youtube, e o proprietario relata que isso aconteceu com umas 6 pessoas também, que cobriram pela garantia, e o pior, que trocaram somente o corpo da bomba d'agua. No meu caso cobraram a peça inteira e outros componentes! O total fica em quase R$ 2.500,00... tentaram me passar pra trás! Vou ir na delegacia também.

Fora isso, agora estou quase confirmando a questão do cinto, acho que realmente só há problema no tensor do cinto e eles alegaram que "arrumaram o problema no air bag", quando não arrumaram nada (até porque o problema não era lá), e apenas resetaram o aviso no computador de bordo.

Estamos sendo enganados!

Link para o comentário