Recommended Posts

Postado

Pessoal, estou com duas ofertas de golf 1.4 TSI Comfortline.

1. 2015 manual por 61k. 

2. 2014 DSG por 65k.

Qual devo levar, considerando essa diferença de preços e idade? Ambos com 30k rodados.

Postado

Bom dia, eu tenho um 2015 manual, peguei com 3.400 km e agora esta com quase 5.000 km, faz dois meses que peguei, gostei muito do manual, porém vai da tua preferência em fazer ou não fazer marchas, porém bastante gente reclama do câmbio DSG por questões de falhas e barulho tb, mas dai teria que ver as opiniões do pessoal que tem o DSG, que ele vale mais que o manual isso não tem nem o que ver, essa diferença de 4 mil reais ta dentro dessa margem, acredito que o DSG a diferença é até maior que esses 4 mil reais, mas como é um ano menos. Outro dado importante é a questão da versão, se um é alemão e o outro mexicano, questão da cor tb as vezes muda o valor... são  alguns parâmetros para vc analisar.... Mas vamos ver o que o pessoal mais experiente vai lhe falar... pq cada um tem uma necessidade, o importante é pegar o que vc quer, o que vc acha mais em conta para vc.... Abraço amigo.

Postado

Achei engraçado você perguntar isso aqui, afinal a escolha entre câmbio manual ou automático é algo muito pessoal e subjetivo.

Minha sugestão: esqueça o preço, que é parecido, e pegue o carro que te faz sentir melhor. Se você gosta de dirigir esportivamente e ter 100% do controle do carro a qqer momento, vá de manual. Se você prefere o conforto de dirigir sem ficar pisando no pedal de embreagem, vá de DSG. O que importa é dirigir com  prazer, o resto é detalhe.

Postado
2 horas atrás, du2x disse:

1. 2015 manual por 61k. 

2. 2014 DSG por 65k.

Qual devo levar, considerando essa diferença de preços e idade? Ambos com 30k rodados.

Boa tarde, eu tenho um golf highline mec 13/14, e minha esposa tem um 14/15 confortiline dsg, o nosso da família é o Confortiline DSG, o outro peguei devido uma oportunidade boa, e apesar de ser manual estou gostando muito, peguei com pouquíssima Km, e pretendo vende lo ele em breve, mais o manual tem uma pegada melhor para brincar com ele.

Postado

Nesse ponto concordo com o meu tocaio Adamo Marques, ficar trocando marcha em cidade grande é um pé no saco mesmo.... minha cidade é pequena, mas em horários de pico já congestiona a avenida principal, ai faz falta um automático, eu vou sempre por fora (BR) ai engata a 6º e vai embora.... mas quando trocar o meu golf la por 2018 pretendo ir para o cambio automático, porém estou monitorando o novo cruze 2017 que será motor 1.4 turbo, pelo que se lê vai ser economico igual o golf, ai com certeza qdo pegar esse cruze vou de automático... pq é uma facilidade não precisar ficar trocando marcha... abraço.

Postado
3 horas atrás, du2x disse:

1. 2015 manual por 61k. 

2. 2014 DSG por 65k.

Tenho o manual, câmbio impecável. Se você não pega muito trânsito, acho excelente opção. Ainda, O DSG tem apresentado problemas em algumas ocasiões. Se você vai pegar um carro com 30 mil km, em que não sabe como foi o uso do carro, com manual você teria mais tranquilidade. Ele não tem as complexidades do DSG.

Postado

Todos carros que tive eram manuais mas depois que fiz um teste drive no golf dsg foi amor a 1 vista, porém onde ando tem muito paralelepípedo então o dsg incomoda e muito com suas retenções de marcha e barulho típico, pego em torno de 1,5kms de paralelepípedo todo dia para chegar em casa depois disso só estrada!.Ai fico contente de novo!.Pensa em tudo q ja foi dito os dois estão na garantia?.Por ser usado pegaria o manual!.Se fosse zero pegaria DSG.

Postado

Os dois são ótimos, as retenções existem, mas pra quem saiu de um i30 4 marchas, o DSG é superior mesmo retendo marchas em paralelepípedo ou em qualquer lugar. Agora, tu vai comprar um carro com 60 mil km, que pode ter sido usado por qualquer pessoa, digamos que seja uma que não cuidou nem um pouco, ficou segurando o carro com o motor em subidas e fazendo tudo que não se deve fazer num carro com embreagem. Então, deixe sempre uns 4 mil separados para a troca das embreagens, caso chegue a hora...

Postado

@du2x acho que como muitos já falaram aqui, a questão não é qual vale a pena e sim qual você quer/precisa.

O meu é DSG e o que posso te dizer é que apesar de realmente existir algumas unidades com problemas, acredito que essa parcela é baixa na relação de todos os Golfs vendidos e mesmo considerando a questão do famigerado barulho do câmbio em piso irregular e sua retenção, o comportamento da DSG nas demais situações beira a perfeição, superando todos as caixas que já dirigi de veículos nacionais e inclusive bem superior ao automático da Aisin de 6 marchas do Golf nacional e do Jetta.

Eu quando comprei, queria automático, pois moro em SP capital. Se você optar pelo automático, tente se certificar que se trata de um usado bem cuidado e seja feliz.

Eu nunca dirigi o MK7 manual, mas achava perfeito o acerto de câmbio do MK4,5 e nesse ponto, a VW sempre mandou bem, meu Polo era uma delicia para trocar as marchas, então imagino que esse acerto no MK7 seja ainda melhor.

Enfim, escolha o que atende melhor suas necessidades e vontades, depois disso, vc busca a melhor oportunidade de carro. Com a oferta de usados e a crise atual, sempre é fácil achar um bom negócio para quem está comprando. Boa Sorte!

Postado

Pessoal, algumas pessoas falaram aqui que não tem sentido a minha pergunta, mas na verdade ela tem muito sentido, pois valorizo qualquer diferencial de preços, taxa de depreciação e economia de consumo e sobre  chances de problemas mecânicos. Esse conjunto de fatores, somados a minha preferência em relação ao prazer de dirigir com marcha automática ou sem que irão determinar a compra que me deixará com a consciência tranquila.

E agradeço demais as muitas respostas enriquecedoras que encontrei aqui.

Andei nos dois carros, o manual e o DSG.  O cambio manual tem o encaixe perfeito. Mas o DSG é sensacional.

Tenho pesquisado bastante sobre o DSG, principalmente sobre os problemas apresentados. Muita gente reclamando de barulhos e retenções em terrenos hostis, e muitas outras dizendo que não há nada demais.  

Claro que isso é um problema relevante, mas, corrijam-me se eu estiver enganado: eu minimizaria este problema por utilizar normalmente o DSG em asfalto de boa qualidade e utilizaria o Tiptronic  manual em outras situações. 

Postado

Como dito acima não existe resposta pronta à sua pergunta. Assim sendo, vou lançar mais pulgas atrás da sua orelha:

1-o DSG deve ter maior liquidez na hora da revenda.

2-O manual, se for 15/15, tem mais tempo de garantia ainda pela frente.

Postado

Tenho o manual, e posso te dizer que a pegada é excelente. Os engates são macios, curtos e bem precisos. Simplesmente magnífica! Eu gosto de conversar com o motor e ter o controle absoluto do funcionamento dele, por isso optei pelo câmbio manual. Porém o trânsito do DF é descomplicado a todo momento, ou seja, 6ª marcha reina por aqui. Com pistas extensas e planas, e longas, o Golf não cansa de avisar que se deve andar em 6ª quase que a todo momento.  Mas vou te confessar uma coisa: a embreagem dele não é legal: varia de pesadinha para pesada. Enfrentar engarrafamentos com ela pode ser uma tortura para a sua perna esquerda.

Sonho meu: Golf, naturalmente com o câmbio VW, mas com a embreagem do Focus.

Edit: a embreagem do Golf tem um peso, no mínimo, escroto. 

Postado
25 minutos atrás, du2x disse:

Pessoal, algumas pessoas falaram aqui que não tem sentido a minha pergunta, mas na verdade ela tem muito sentido, pois valorizo qualquer diferencial de preços, taxa de depreciação e economia de consumo e sobre  chances de problemas mecânicos. Esse conjunto de fatores, somados a minha preferência em relação ao prazer de dirigir com marcha automática ou sem que irão determinar a compra que me deixará com a consciência tranquila.

E agradeço demais as muitas respostas enriquecedoras que encontrei aqui.

Andei nos dois carros, o manual e o DSG.  O cambio manual tem o encaixe perfeito. Mas o DSG é sensacional.

Tenho pesquisado bastante sobre o DSG, principalmente sobre os problemas apresentados. Muita gente reclamando de barulhos e retenções em terrenos hostis, e muitas outras dizendo que não há nada demais.  

Claro que isso é um problema relevante, mas, corrijam-me se eu estiver enganado: eu minimizaria este problema por utilizar normalmente o DSG em asfalto de boa qualidade e utilizaria o Tiptronic  manual em outras situações. 

Sobre o DSG, depois de um tempo com ele, vc pega a manha de aceleração em terrenos irregulares e isso já vai corrigir uns 70% da retenção... Os outros 30%, depois q conhecer o carro como eu disse, vc sabe que vai acontecer e corrige pressionando a borboleta, dessa forma ele não só vai passar a marcha como já voltará para o modo automático.

No meu carro a única retenção q incomoda é a de 1 para 2 marcha, aonde se não fizer nada, o giro sobe para 4000 rpm para ele fazer a troca. A de 2 para 3, ele segura no máximo até 3000 RPM (para vc ter base, em situação normal, ele troca com 2000 RPM)... Se estiver de 3 para cima, não existe retenção.

Abs

Postado

Em minha humilde opinião, iria sem dúvida no DSG. A retenção de marcha é uma característica do câmbio (não que seja agradável) mas dá para adaptar-se a isso fazendo as trocas manuais quando perceber a retenção. No TSi que eu tinha, elas ocorriam apenas de 1 para 2a marcha em pisos irregulares. Depois era só alegria. Quanto ao barulho que ele faz (também apenas em trechos ruins) basta fechar o vidro, ligar o ar e pronto. Caso opte pelo DSG como estou sugerindo, a garantia cobre qualquer problema no câmbio associado a mecatrônica, que já é fato conhecido da montadora. Alem disso, ainda pode contratar junto a Volks a estenção da garantia por mais 1, 2 ou 3 anos. Aí fica ssegado...

No meu GTI esse problema não ocorre pois o DSG é banhado a óleo.

Que seja muito feliz em sua escolha!

Postado
4 horas atrás, cardeque disse:

Tenho o manual, e posso te dizer que a pegada é excelente. Os engates são macios, curtos e bem precisos. Simplesmente magnífica! Eu gosto de conversar com o motor e ter o controle absoluto do funcionamento dele, por isso optei pelo câmbio manual. Porém o trânsito do DF é descomplicado a todo momento, ou seja, 6ª marcha reina por aqui. Com pistas extensas e planas, e longas, o Golf não cansa de avisar que se deve andar em 6ª quase que a todo momento.  Mas vou te confessar uma coisa: a embreagem dele não é legal: varia de pesadinha para pesada. Enfrentar engarrafamentos com ela pode ser uma tortura para a sua perna esquerda.

Sonho meu: Golf, naturalmente com o câmbio VW, mas com a embreagem do Focus.

Edit: a embreagem do Golf tem um peso, no mínimo, escroto. 

Bem lembrado pelo cardeque, a embreagem é pesada. Se você vem de carro automático pode incomodar bastante. Caso você esteja acostumado com os manuais, acho fácil e rápida a adaptação.

Passei anos pegando marginal Tietê parada com meu falecido Tiida 1.8 MT (treinando leg press unilateral) , com 80 mil km, a embreagem era ainda mais pesada que a do Golf. Por isso, quando busquei meu carro na concessionária achei o peso da embreagem "confortavel".

Sendo imparcial, não deixe de comprar o DSG por causa dos ruídos ou da retenção, e nem deixe de comprar o MT por causa de embreagem pesada. São detalhes que embora você precise estar ciente, não tiram o brilho dos carros.

Postado
1 minuto atrás, Brunomri disse:

Bem lembrado pelo cardeque, a embreagem é pesada. Se você vem de carro automático pode incomodar bastante. Caso você esteja acostumado com os manuais, acho fácil e rápida a adaptação.

Passei anos pegando marginal Tietê parada com meu falecido Tiida 1.8 MT (treinando leg press unilateral) , com 80 mil km, a embreagem era ainda mais pesada que a do Golf. Por isso, quando busquei meu carro na concessionária achei o peso da embreagem "confortavel".

Sendo imparcial, não deixe de comprar o DSG por causa dos ruídos ou da retenção, e nem deixe de comprar o MT por causa de embreagem pesada. São detalhes que embora você precise estar ciente, não tiram o brilho dos carros.

Será que tem como regular a pressão do pedal da embreagem? Lembro que quando fiz o test-drive no Jetta, lá para 2011, achei incrível a leveza da embreagem. Sensacional mesmo. Não entendi qual é a da VW com essa embreagem pesada para o Golf...

Há cerca de 2 meses viajei para Florianópolis e aluguei um novo Ka. A embreagem dele é tão excelente quanto a do Focus. Rodei uns 350km, explorando a ilha por 2 dias. Fui obrigado a realizar alguns controles de embreagem "cabulosos" e não fiquei fatigado em momento algum.

Postado
19 minutos atrás, cardeque disse:

Será que tem como regular a pressão do pedal da embreagem? Lembro que quando fiz o test-drive no Jetta, lá para 2011, achei incrível a leveza da embreagem. Sensacional mesmo. Não entendi qual é a da VW com essa embreagem pesada para o Golf...

Há cerca de 2 meses viajei para Florianópolis e aluguei um novo Ka. A embreagem dele é tão excelente quanto a do Focus. Rodei uns 350km, explorando a ilha por 2 dias. Fui obrigado a realizar alguns controles de embreagem "cabulosos" e não fiquei fatigado em momento algum.

Não faço ideia se é possível mexer nessa regulagem...

Quando eu entrei no Golf pela primeira vez, no showroom da concessionária, foi em 2013. Coincidentemente era um carro idêntico ao que eu comprei no ano seguinte, e quando entrei no carro e fiz umas trocas de marcha, a embreagem era mais pesada que eu imaginava.

Na mesma época tinha feito test drive no DS3 e esse tem a embreagem bem leve e curso pequeno.

Postado
17 horas atrás, cardeque disse:

Há cerca de 2 meses viajei para Florianópolis

Pôxa cardeque que decepção! Se liga aí, dá próxima vez que vc tirar umas férias lá pras bandas de Floripa não vai de "passarim" não. Vá com seu Ninja Preto , aí vc vai dá um pulinho no estado vizinho, mas precisamente na cidade de Canoas(Diego Velocímetros), para fazer aquela revisão GABARITO. Se agende aí, seu vacilão.;)

Postado

@cardeque, bom dia! Normalmente não é possível. A força para debrear é definida pela relação entre as molas da embreagem (o famoso "chapéu chinês"), as áreas dos cilindros e os braços de alavanca até o pedal. Nós carros antigos, a contaminação dos conduítes do cabo da embreagem podia piorar as coisas, mas hoje em dia os sistemas são hidráulicos, então nem isso pega mais.

Abraço!

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora