Vibração - 1.4 Nacional TSI Tiptronic


Recommended Posts

Estou notando no meu carro uma pequena vibração quando para o carro e o câmbio fica engatado no modo "D". Não é sempre que acontece, geralmente ocorre quando estou em uma pequena inclinação. A vibração não é muito intensa, mas vibra a ponto de ser notado. 

Quando movo a alavanca de "D" para "N" a vibração para na hora. Será que isso é normal por se tratar de câmbio automático? Não notei isso em outros carros automáticos que já dirigi.

Alguém já passou por algo parecido? Certamente se eu levar na concessionária vão dizer que é normal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, eduardoLL disse:

Estou notando no meu carro uma pequena vibração quando para o carro e o câmbio fica engatado no modo "D". Não é sempre que acontece, geralmente ocorre quando estou em uma pequena inclinação. A vibração não é muito intensa, mas vibra a ponto de ser notado. 

Quando movo a alavanca de "D" para "N" a vibração para na hora. Será que isso é normal por se tratar de câmbio automático? Não notei isso em outros carros automáticos que já dirigi.

Alguém já passou por algo parecido? Certamente se eu levar na concessionária vão dizer que é normal...

Notava isso no meu antigo Cerato, automático convencional. Descobri que o que fazia o carro vibrar era o ar-condicionado, bastava ligá-lo que aparecia uma pequena vibração ao parar o carro nos semáforos. Vibração com o ar desligado nunca aconteceu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, eduardoLL disse:

 

na gasolina

Com essa km e somente no trãnsito, tá bom de média sim. Pelo visto vc não pegou estrada ainda, deva que faça uns quatorze a quinze com essa km. Creio que depois de uns quinze mil km, possa chegar nuns dezesseis na estrada. O que achas, tá bom né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, sobrinho disse:

Com essa km e somente no trãnsito, tá bom de média sim. Pelo visto vc não pegou estrada ainda, deva que faça uns quatorze a quinze com essa km. Creio que depois de uns quinze mil km, possa chegar nuns dezesseis na estrada. O que achas, tá bom né?

os 1200 km iniciais foram em estrada, comprei o carro em Goiânia e trouxe para São Paulo no dia seguinte. O carro marcou 16,8km/l, porém o cálculo na bomba deu 14,6 km/l.

O trânsito que estou pegando esses dias está bem intenso mesmo, e como estou andando com o Waze, estou cortando as ruas do bairro. Então é sempre acelerando forte para cruzar a rua e freando logo em seguida. Eu já esperava esse consumo, só preciso dar um jeito de ignorar a vibração que acontece em alguns momentos.

Hoje deixei o carro na Nismo para aplicar a Ceramic Pro, no sábado pego e faço mais testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, eduardoLL disse:

os 1200 km iniciais foram em estrada, comprei o carro em Goiânia e trouxe para São Paulo no dia seguinte. O carro marcou 16,8km/l, porém o cálculo na bomba deu 14,6 km/l.

O trânsito que estou pegando esses dias está bem intenso mesmo, e como estou andando com o Waze, estou cortando as ruas do bairro. Então é sempre acelerando forte para cruzar a rua e freando logo em seguida. Eu já esperava esse consumo, só preciso dar um jeito de ignorar a vibração que acontece em alguns momentos.

Hoje deixei o carro na Nismo para aplicar a Ceramic Pro, no sábado pego e faço mais testes.

Nossa excelente consumo heim, parabéns!!!! Tomara que vc resolva essa questão da vibração na alavanca, e, parabéns pela aquisição do carro.....Felicidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, sobrinho disse:

Nossa excelente consumo heim, parabéns!!!! Tomara que vc resolva essa questão da vibração na alavanca, e, parabéns pela aquisição do carro.....Felicidades.

obrigado!! a vibração é no carro todo, quando eu desengato ela para.. se fosse só na alavanca está tranquilo rs.. abraço!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, eduardoLL disse:

Estou notando no meu carro uma pequena vibração quando para o carro e o câmbio fica engatado no modo "D". Não é sempre que acontece, geralmente ocorre quando estou em uma pequena inclinação. A vibração não é muito intensa, mas vibra a ponto de ser notado. 

Quando movo a alavanca de "D" para "N" a vibração para na hora. Será que isso é normal por se tratar de câmbio automático? Não notei isso em outros carros automáticos que já dirigi.

Alguém já passou por algo parecido? Certamente se eu levar na concessionária vão dizer que é normal...

Olá @eduardoLL, pode dar mais detalhes? A vibração ocorre com o carro parado no freio de mão ou pisando? Se for pisando, está pisando firme, ou apenas encostando?

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, RicW disse:

Olá @eduardoLL, pode dar mais detalhes? A vibração ocorre com o carro parado no freio de mão ou pisando? Se for pisando, está pisando firme, ou apenas encostando?

Velu!

Carro parado pisando forte, start stop desligado. Num primeiro momento achava q era por eu estar pisando leve para não habilitar o start stop, aí resolvi desligar e pisar forte, e o comportamento continuou. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carro parado pisando forte, start stop desligado. Num primeiro momento achava q era por eu estar pisando leve para não habilitar o start stop, aí resolvi desligar e pisar forte, e o comportamento continuou. 

Notou se há alguma diferença de rpm com o carro parado em N ou D?

Sent from my XT1097 using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com um tip tsi nacional tb. Hj fecha 6 dias de uso 250km. Minha cidade é montanhosa, cheia de subidas e decidas. Faço trajetos de 2km pra ir ao trabalho / almoçar / casa. Ele esta fazendo 11.7km/l pisando bem de leve, brincando com o thinking blue. Andando de boa faz 9.5. Gasol Podium BR (primeiro tanque) no próximo vou de aditivada e testar.

Estou impressionado, pois venho de um Cruze q fazia 7 km/l.

Quanto ao post. Zero vibrações em D.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/05/2016 at 8:39 PM, eduardoLL disse:

Estou notando no meu carro uma pequena vibração quando para o carro e o câmbio fica engatado no modo "D". Não é sempre que acontece, geralmente ocorre quando estou em uma pequena inclinação. A vibração não é muito intensa, mas vibra a ponto de ser notado. 

Quando movo a alavanca de "D" para "N" a vibração para na hora. Será que isso é normal por se tratar de câmbio automático? Não notei isso em outros carros automáticos que já dirigi.

Alguém já passou por algo parecido? Certamente se eu levar na concessionária vão dizer que é normal...

eduardoLL, vc está dizendo, "Certamente se eu levar na concessionária vão dizer que é normal..."

Cara, não transforme a sua suposição numa verdade...

Vá à css, relate e mostre o seu problema a um consultor ou ao gerente da oficina. Caso tenha uma resposta negativa, peça para que junto a vc, pegue qualquer outro Golf que tenha lá e faça a mesma experiência, para tirar a "prova dos 9" e sanar a sua dúvida.

Carros com conversor de torque (Tiptronic, por exemplo), quando em marcha engatada há transferência de torque continuamente, independente se estão parados ou não. Quando parado com o pé no freio as vezes ocorre uma ligeira mudança de comportamento no motor, mas nada que incomode. É o carro sendo ligeiramente acelerado para compensar a rotação de marcha lenta.

Faça valer o seu direito. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado @Jorge Jox

Vou sim reportar isso na concessionária, embora agora eu esteja convencido que tenha ligação com o start stop após realizar mais testes rs.

Estou com dois probleminhas que me farão levar o carro na concessionária essa semana:

  1. Limpador de parabrisa tá pior que o de um uno com 15 anos de uso largado no sol. Só trepida, dá até medo de ligar. Melhor levar o quanto antes para não falarem que é item de desgaste natural.
  2. O esguicho no brake light do limpador traseiro está vazando, o vidro fica todo melecado. Alguém teve problema semelhante?

aí aproveitarei que deixarei o carro lá para falar dessa trepidação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, eduardoLL disse:

Obrigado @Jorge Jox

Vou sim reportar isso na concessionária, embora agora eu esteja convencido que tenha ligação com o start stop após realizar mais testes rs.

Estou com dois probleminhas que me farão levar o carro na concessionária essa semana:

  1. Limpador de parabrisa tá pior que o de um uno com 15 anos de uso largado no sol. Só trepida, dá até medo de ligar. Melhor levar o quanto antes para não falarem que é item de desgaste natural.
  2. O esguicho no brake light do limpador traseiro está vazando, o vidro fica todo melecado. Alguém teve problema semelhante?

aí aproveitarei que deixarei o carro lá para falar dessa trepidação.

Boa sorte!

São problemas aparentemente simples.

Insista no que vc achar correto. Vc pagou muito dinheiro. É o seu direito e ninguém pode tirar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To com um TSI Tiptronic Flex.

Percebi uma certa alteração na vibração em marcha lenta. Mas, na minha opinião é bem sutil. 

Já reparou que o carro tem um sistema p/ não descer quando vc para numa rampa?

Acredito que essa vibração venha disso. Dependendo da rampa, quando parado, ele acelera p/ que a força se equilibre e o carro não desça. 

Mas acho que pisando no freio deveria desabilitar esse sistema, né? Ou não?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ale1972sp disse:

To com um TSI Tiptronic Flex.

Percebi uma certa alteração na vibração em marcha lenta. Mas, na minha opinião é bem sutil. 

Já reparou que o carro tem um sistema p/ não descer quando vc para numa rampa?

Acredito que essa vibração venha disso. Dependendo da rampa, quando parado, ele acelera p/ que a força se equilibre e o carro não desça. 

Mas acho que pisando no freio deveria desabilitar esse sistema, né? Ou não?

 

 

Ele não acelera pra não descer, ele acelera pro motor não morrer. Quando ele tem tendência descer de ré o conversor faz torque no sentido contrário e aí  o sistema tenta compensar a marcha lenta.

O assistente de partida em rampa só opera no freio. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, ale1972sp disse:

To com um TSI Tiptronic Flex.

Percebi uma certa alteração na vibração em marcha lenta. Mas, na minha opinião é bem sutil. 

Já reparou que o carro tem um sistema p/ não descer quando vc para numa rampa?

Acredito que essa vibração venha disso. Dependendo da rampa, quando parado, ele acelera p/ que a força se equilibre e o carro não desça. 

Mas acho que pisando no freio deveria desabilitar esse sistema, né? Ou não?

 

 

faz sentido.. tanto é que só percebo a vibração quando estou em uma inclinação leve.. Parece que para pequenas inclinações o assistente em rampa não ativa e fica essa vibração. Quando o sistema ativa, a vibração parece parar.

Mas, de fato, é bem sutil (porém perceptivel)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EduardoLL, automáticos modernos (de uns 20 anos para cá) passam o câmbio para o "N" quando você pára e pisa no freio, mesmo que a alavanca esteja em "D". A indicação no painel não muda. Por isso, se estiver parado com o pé no freio (e bem pisado, não só encostando), seja na subida ou no plano, não deveria haver vibração nenhuma. Agora, se você deixar em D e puxar o freio de mão, ou se não pisar no freio com vontade, pode ocorrer vibração sim, pois a 1ª estaria engrenada e o conversor de torque dissipando potência.

Teoria da conspiração agora: outra possibilidade que não devemos ignorar é a de alguma ressonância, que pode ser facilmente evitada durante a fase de projeto pela escolha adequada de alguns componentes, mas lembremos que esse Golf 1.4 Tiptronic é uma jabuticaba, então não sabemos o quanto a engenharia da VW quis investir, o que aumentaria os custos.

Abraço

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, RicW disse:

EduardoLL, automáticos modernos (de uns 20 anos para cá) passam o câmbio para o "N" quando você pára e pisa no freio, mesmo que a alavanca esteja em "D". A indicação no painel não muda. Por isso, se estiver parado com o pé no freio (e bem pisado, não só encostando), seja na subida ou no plano, não deveria haver vibração nenhuma. Agora, se você deixar em D e puxar o freio de mão, ou se não pisar no freio com vontade, pode ocorrer vibração sim, pois a 1ª estaria engrenada e o conversor de torque dissipando potência.

Teoria da conspiração agora: outra possibilidade que não devemos ignorar é a de alguma ressonância, que pode ser facilmente evitada durante a fase de projeto pela escolha adequada de alguns componentes, mas lembremos que esse Golf 1.4 Tiptronic é uma jabuticaba, então não sabemos o quanto a engenharia da VW quis investir, o que aumentaria os custos.

Abraço

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

RicW, peço desculpa, mas não creio nessa afirmação de que carros automáticos de uns 20 anos pra cá vão para ponto morto quando parado com o pé no freio, mesmo estando em D.

Talvez possa ocorrer com alguns. ..

Já li um relato de um cara que possuía um Focus, que marcava o consumo em l/h quando parado. 

Quando ele deixava o carro em D com o pé no freio o consumo informado no painel era maior do que quando deixava em N.

Por via das dúvidas, em paradas mais longas eu deixaria N.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Jorge Jox disse:

RicW, peço desculpa, mas não creio nessa afirmação de que carros automáticos de uns 20 anos pra cá vão para ponto morto quando parado com o pé no freio, mesmo estando em D.

Talvez possa ocorrer com alguns. ..

Já li um relato de um cara que possuía um Focus, que marcava o consumo em l/h quando parado. 

Quando ele deixava o carro em D com o pé no freio o consumo informado no painel era maior do que quando deixava em N.

Por via das dúvidas, em paradas mais longas eu deixaria N.

@Jorge Jox, não sou dono da verdade aqui, o que sei é que meu carro anterior (um Cruze) certamente fazia isso. Me pareceu algo bem simples de implementar, não requerendo grande esforço de engenharia.

Na época, havia um debate acalorado nos fóruns nacionais e estrangeiros sobre se era necessário colocar o câmbio em D em paradas longas e esta funcionalidade foi mencionada diversas vezes, por donos dos mais diversos carros. Não havia consenso, mas desconheço fabricante que aconselhe a colocar o carro em N nas paradas, independente do tempo de duração.

Uma forma de comprovar essa passagem para N no Cruze era a seguinte:

- Pare o carro em uma rampa íngreme morro-acima, pisando o freio "com vontade"

- Mantenha o carro em D e aguarde uns 5 segundos nesta condição 

- Comece a soltar o freio lentamente. Observe.

Se ele não se mover em momento algum, é porque o câmbio permaneceu sempre acoplado. Se em algum momento o carro mover para trás, é porque o conversor de torque está desacoplado e a gravidade está te puxando.

Não sei se no Golf esse teste é possível, pois no DSG ao menos o hill hold segura o carro no freio, e não há como desabilitar isso, o que impossibilita o teste pois o carro nunca vai para trás.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...