Recommended Posts

Postado (editado)

Texto retirado do site: http://fernandoberti.jusbrasil.com.br/noticias/341512361/agora-e-lei-obrigatorio-o-uso-de-farol-baixo-durante-o-dia?utm_campaign=newsletter-daily_20160524_3420&utm_medium=email&utm_source=newsletter

Trafegar com os faróis baixos acesos durante o dia não é novidade para quem pega a estrada com frequência. Trata-se de medida de segurança e de bom senso. Visa garantir que os condutores da via se enxerguem, reciprocamente, com mais facilidade, reduzindo, assim, o risco de acidentes.

Tal comportamento era, até agora, facultativo.

Não mais...

Agora lei obrigatrio o uso de farol baixo durante o dia

Atento aos benefícios que a prática traz aos condutores, nosso legislador publicou no DOU de hoje (24/05/16) a Lei nº 13.290/16, que altera a redação dos artigos 40, inciso I, e 250, inciso I, alínea b, do Código de Trânsito Brasileiro.

Os termos são os seguintes:

Art. 40. O uso de luzes em veículo obedecerá às seguintes determinações: I - o condutor manterá acesos os faróis do veículo, utilizando luz baixa, durante a noite e durante o dia nos túneis providos de iluminação pública e nas rodovias;

Art. 250. Quando o veículo estiver em movimento: I - deixar de manter acesa a luz baixa: B) de dia, nos túneis providos de iluminação pública e nas rodovias;

A não observância do comando legal é infração de trânsito de gravidade média (4 pontos), sujeitando o condutor ao pagamento de multa (R$85,13).

A regra passa a valer daqui a 45 dias – prazo de vacatio legis estabelecido no art. 1º da LINDB.

O texto original da norma, em seu art. 2º, previa vigência imediata das alterações. Este artigo, porém, foi objeto de veto presidencial, sob o argumento de que “A norma possui amplo alcance, pois afeta os motoristas que circulam em rodovias nacionais e os órgãos de trânsito da Federação, e resulta na previsão de nova infração de trânsito, de gravidade média. Sempre que a norma possua grande repercussão, deverá ter sua vigência iniciada em prazo que permita sua divulgação e conhecimento. Assim sendo, é essencial a incidência de vacatio legis que permita a ampla divulgação da norma.

A novidade é para ser celebrada, pois prestigia a segurança dos usuários da malha viária. Se alguém ainda não tem o costume de trafegar com os faróis baixos acesos, fica minha dica: não espere a lei entrar em vigor para adotar a prática, adapte-se desde já! É para o seu bem e para o bem dos demais motoristas!

E no caso dos Golfs que tem as luzes de condução diurna famosa DRL? Pelo menos no artigo, não mostra nada.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atualização feita pelo site Flatout:

Atualização em 25/05 às 16:20: O Ministério das Cidades nos respondeu com a seguinte mensagem:

Cabe destacar, ainda, que embora a lei não seja totalmente clara neste sentido, o uso de faróis baixos ou de faróis de rodagem diurna (DRL) é suficiente para o cumprimento da lei e estão regulamentados pela Resolução CONTRAN nº 227/2007. Contudo, faróis de neblina, de milha, ou faroletes, não cumprem a função exigida pela lei”.

Link:

http://www.flatout.com.br/farol-baixo-agora-e-obrigatorio-durante-o-dia-em-rodovias-veja-todos-os-detalhes-da-nova-lei/

Editado por anghinoni1982
Postado
13 minutos atrás, anghinoni1982 disse:

E no caso dos Golfs que tem as luzes de condução diurna famosa DRL? Pelo menos no artigo, não mostra nada.

Pois é... Sem essa informação clara, vai ser multa fácil pra quem ficar só no DRL.

Postado

Pois é vi essa noticia ontem, porém acredito que nós que temos o golf  com as luzes de condução diurna estamos já na lei, pois essa luz não é justamente para isso??? notei que quando a gente liga o farol ele fica até mais fraco a luz que a da condução diurno, porém é no mesmo lugar a luz... a única coisa que muda é que ligando o farol ele liga a sinaleira atrás, que quando esta somente a luz de condução diurno esse farol traseiro esta desligado, só se os cara vão complicar com isso, mas pelo que se entende o que ser quer é a luz da frente ligada, e não a de tras, dai nesse caso a gente ta ok... não tem o que se esquentar, pq ta sempre ligado mesmo.... 

Postado
1 minuto atrás, Michael AR disse:

Pois é vi essa noticia ontem, porém acredito que nós que temos o golf  com as luzes de condução diurna estamos já na lei, pois essa luz não é justamente para isso??? notei que quando a gente liga o farol ele fica até mais fraco a luz que a da condução diurno, porém é no mesmo lugar a luz... a única coisa que muda é que ligando o farol ele liga a sinaleira atrás, que quando esta somente a luz de condução diurno esse farol traseiro esta desligado, só se os cara vão complicar com isso, mas pelo que se entende o que ser quer é a luz da frente ligada, e não a de tras, dai nesse caso a gente ta ok... não tem o que se esquentar, pq ta sempre ligado mesmo.... 

Tambem acho 

Postado

Um detalhe que acredito que não vai me afetar. Até porque mantenho o farol ligado desde sempre, visto que tenho que trafegar todo o santo dia pela BR020 (duplicada) para ida/vol ta para casa. Mas nossa legislação de trânsito, como sempre, dando passos na contra-mão da evolução tecnológica. O DRL deveria ser aceito para efeitos legais até porque já é uma solução adotada em países de primeiro mundo. 

Postado

Sim mas a luz do DRL não esta no mesmo lugar do farol baixo???? e até é bem mais forte que do farol, faz o teste, qdo se liga o farol baixo se nota que fica mais fraca, porém mais amarelada... então qual seria a moral deles multarem??? seria mesmo então por causa do farol de trás, seria a única lógica... mas ai tb é regressão mesmo como o colega ai de cima falou, pois a função do DRL é exatamente pra isso, para ser "visto" durante o dia... mas se tiver que estar com o farol traseiro ligado tb ai ferro tudo... mixaria....

Postado

Eu concordo com vocês. Não considerar o DRL é andar pra trás, mas isso é muito comum aqui no BR.

Se o policial rodoviário quiser multar, ele vai. Simplesmente alegando que o led não é o farol baixo. Pode entrar com recurso? Pode! Pode ganhar? Pode! Mas é um risco. Isso pensando só no DRL do Golf. Se pegar o Cruze, por exemplo. O DRL dele é no para-choque e não no farol.

Postado

Pois é.. mas o meu golf é o confortline, não é led, ele é no mesmo lugar do farol baixo, porém como retratei é uma luz mais forte, mais branca parece, e quando se liga o farol dai fica uma luz um poco mais fraca porem amarelada, mas é no mesmo lugar... na mesma posição, seria sacanagem multar, pois a DRL desse meu confotline é bem mais "visivel" que a luz do farol, mas concordo amigo, se eles quiserem multar vão multar mesmo, sem dó... deveriam ter colocado isso na lei, farol baixo ou carros com DRL, pois se essa é a função, qual a moral de ligar o farol em um carro que já vem de fabrica com essa opção, é muito arcaico mesmo... mas como vc mesmo retratou... BR

Postado

Concordo com o que o amigo disse aí do Cruze também com os carros da Peugeot em que os LED's ficam no para choques.

O problema é que se a Lei for pra um, terá que ser pra todos. Infelizmente nunca vi testes de visibilidade comparando as DRL com Luz Baixa.

Ano passado fui para EUA e aluguei um Cadillac SRX, ao ligar o carro, o farol baixo era automaticamente ligado, mesmo estando na posição Auto e durante o dia num sol de rachar. Como gosto de ler manuais, nos momentos de rei, lia o manual do carro e de acordo com ele farol baixo ligado sempre.

Eu só conseguia desligar ele se movesse o dial até a posição desligado. Mesmo movendo o dial para a posição lanterna o farol baixo ficava ligado.

Nessa mesma viagem, aluguei um Mustang dos novos, por 1 dia. Nesse só as DRL's ficavam ligados...

DiZ8h6Gj.jpg

Agora cá entre nós, quanto de vocês já viram Fit, HB20 e outros rodando a noite e tudo apagado? Aí você olha pra dentro do carro e vê aquele painel aceso e o dono pensando, ta ligado, tá ok! :lol:

Postado

A DRL não fica no mesmo lugar do farol baixo, fica na alta com menor intensidade.

Palhaçada não considerarem as DRL, logo vamos ter relato aqui de membros sendo multados.

Postado

eu particularmente acho que nossas DRL serviriam para tal proposito.

Porém no meu entendimento da lei precisaremos andar com o farol aceso sim ( farol não lanterna, para a lei nossos DRL são basicamente lanternas ).
Então seguindo o que a lei diz caso circulemos apenas com DRL acesos ( mesmo em LED ) estamos propensos à tomar multas...

Porém na realidade o que eu penso é o seguinte. A lei deveria ter mais específica no seguinte sentido, o carro deveria apresentar alguma luz ( como a de circulação diurna DRL que emita "x" lumens, que eles avaliem que está de acordo para ser identificado por outro carro ). 
Pois a lei causará muitos transtornos no meu entendimento, pois encontro muitos carros nas ruas com faróis desregulados, que mesmo no farol baixo ofuscam a visão e atrapalham o motorista que transita no sentido contrário.

Resumo da ópera, mais uma vez algum deputado desocupado resolver mexer com algo sem ter o devido conhecimento, acho sim que essa lei tem sua importância, porém mais alguns estudos e especificações deveriam serem feitos à respeito.!

Postado
2 horas atrás, Michael AR disse:

Pois é.. mas o meu golf é o confortline, não é led, ele é no mesmo lugar do farol baixo, porém como retratei é uma luz mais forte, mais branca parece, e quando se liga o farol dai fica uma luz um poco mais fraca porem amarelada, mas é no mesmo lugar... na mesma posição, seria sacanagem multar, pois a DRL desse meu confotline é bem mais "visivel" que a luz do farol, mas concordo amigo, se eles quiserem multar vão multar mesmo, sem dó... deveriam ter colocado isso na lei, farol baixo ou carros com DRL, pois se essa é a função, qual a moral de ligar o farol em um carro que já vem de fabrica com essa opção, é muito arcaico mesmo... mas como vc mesmo retratou... BR

Não rapaz! O DRL compartilha a mesma lâmpada do farol alto. O que varia é intensidade da luz em decorrência da função de atuação de iluminação.

Postado
Em 25/05/2016 at 1:47 PM, Michael AR disse:

Em rodovias em BRs eu costumo andar com neblinas dianteira e faróis ligados, desde sempre. E se algum veículo entra na contra-mão eu aciono o farol alto com bastante antecedência. 

Agora a multa vai comer solta porque o DF é cortado e costurado por umas 50 rodovias, incluindo o Eixão (ERN).

Postado
18 minutos atrás, Michael AR disse:

E o acendimento diurno de faróis de lâmpadas led (dispositivo dos carros novos para ser usado durante o dia)?
Vale. Porém, a recomendação da Polícia Rodoviária Federal é que, mesmo quem tem led, use também o farol.

Agora que o bixo pega, vai depender da interpretação do Policial... :unsure:

Postado

tabela-drl.jpg

Estudos sobre a luz diurna

Na realidade, alguns países de fora já fabricam os carros com o chamado “Daytime Running Light”, ou seja, um dispositivo de iluminação diurna que liga automaticamente com o carro. Na Europa, por exemplo, a regulação prevê a obrigatoriedade do DRL desde 2011. Como muitas colisões de trânsito são resultado da falha do motorista em perceber outro veículo, o dispositivo foi instalado em todos os carros da GM nos Estados Unidos desde 1995. Em estudo feito pela multinacional, concluiu-se que os clientes evitaram mais de 25 mil colisões de veículos após a inclusão do DRL.

Mais informações no link:

http://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2015/09/entenda-lei-que-obrigara-o-uso-de-farol-baixo-durante-o-dia.html

Postado
18 minutos atrás, anghinoni1982 disse:

E o acendimento diurno de faróis de lâmpadas led (dispositivo dos carros novos para ser usado durante o dia)?
Vale. Porém, a recomendação da Polícia Rodoviária Federal é que, mesmo quem tem led, use também o farol.

Agora que o bixo pega, vai depender da interpretação do Policial... :unsure:

Eu acho que logo devem sair alguma resolução falando que o DRL, desde que original de fábrica, também vale.

As montadoras são feras em defenderem seus interesses...

Postado
1 hora atrás, cardeque disse:

Não rapaz! O DRL compartilha a mesma lâmpada do farol alto. O que varia é intensidade da luz em decorrência da função de atuação de iluminação.

não em todos os carros...
Alguns compartilham farol alto e farol baixo, outros possuem 3 lampadas independentes, cada caso um caso!

Postado
1 hora atrás, Luiz Guilherme Saldanha disse:

não em todos os carros...
Alguns compartilham farol alto e farol baixo, outros possuem 3 lampadas independentes, cada caso um caso!

Estamos falando de nossos carros (GOLF), os outros que se explodam hahahaha

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora