Recommended Posts

Não sei quantos acompanharam o meu caso, mas sofri um perrengue danado com a contratação de mals profissionais para realizarem uma tarefa corretiva pintura do meu carro. Eis o resumo e stress do caso:

Há cerca de 2 meses mais ou menos, um infeliz pintando externamente o prédio (cinza escuro) no qual moro, fez o favor de conseguir deixar pulverizar microgotas de tinta em meu veículo. As laterais haviam sido pouco afetadas, e foi possível realizar a limpeza com lavagem simples retirando mais de 95% dos resíduos de tinta. Apenas o capô e o teto é que possuíam maior área de pigmentação e que não tiveram jeito. O proprietário do prédio no qual moro contratou um profissional de pintura automotiva de uma grande concessionário aqui do DF, para realizar a limpeza e descontaminação, porém o estado do teto tornou necessário a prática do polimento. Polimento é uma prática que sempre abominei com todas as forças. O infeliz fez o serviço no teto, e no final mascarou o rastro de boina com cera de carnaúba. 2 dias depois eu consegui perceber aquela visão completa do inferno que são aqueles hologramas e seus reflexos terríveis. Para não alongar as discussões com o proprietário do prédio, decidi por conta própria procurar outro profissional para corrigir o serviço do primeiro. Até então, eu tinha um teto e parte do capô com hologramas. Esse segundo "profissional" decidiu que o veículo deveria ser inteiramente polido para que não houvesse diferença de cor no resultado final. Ele trabalhou por 4 horas na pintura, utilizando cera de polimento, boina convencional, boina de espuma, e uma boina lustrativa. Material todo da linha profissional da 3M. O resultado final pareceu muito satisfatório, porém o sol das 17h00 não me permitiu avaliar com convicção como ficou realmente o resultado do serviço. Acreditando que estava tudo certo, realizei o pagamento de R$ 250,00 que foi o acordado, e caí fora do local. Na segunda-feira (18/04/2016) e com o veículo sob o sol comecei a perceber a presença dos novos hologramas originados pelo serviço de polimento desse segundo profissional. Sangue nos olhos meus caros! Antes eu tinha um teto com hologramas, e o capô parcialmente com hologramas. Agora, e também, o lado direito, esquerdo, central, e o caralho a quatro da pintura do veículo quando exposto ao sol apresentava hologramas. Aquela altura eu já havia esgotado toda a minha paciência com essa picaretagem toda. Acompanhem:

2869fcda146d13cdbee19e7d0e2a3ff9.jpg

74ab985696eba38166bf35e8f80ebb4d.jpg

358d2612ef1c103f126250de71fa7887.jpg

 

 

 

510999de1c7514583798eb7602d00a11.jpg

 

313181cad3686d88dceb7c8c00ac9d87.jpg

 

 

 

1b3b346a342fb19717cfd6cafc8511bf.jpg

Depois de expô o meu caso por aqui, e depois de algumas trocas de ideias com vários membros deste fórum, me orientaram a procurar um profissional auto-denominado pelo título de Detailing. Depois de uma semana de pesquisas encontrei um casal aqui do DF que prestava esse tipo de serviço corretivo, além de trabalharem, também, com a ministração de cursos para polimento e limpeza automotiva de forma profissional com foco no detailing. Levei o veículo para análise, e de cara comecei a perceber que o grau de tratamento da conversa era completamente diferente aos anteriores. 

a) Tinham um prancha para anotações de detalhes do veículo.

b.) Sondaram de mim toda as informações referentes ao verniz do veículo, ou seja: colisão, repintura, quantidade outros polimentos, ambiente de exposição diária, etc. 

c) Apontaram alguns outros defeitos mínimo que eu quase não perceberia.

d) Realizaram por meio de um mensurador de verniz qual seria a camada, em mícrons, de fato, elegível para a realização de trabalho corretivo.

e) Explicaram como seria o realizado o reparo, o tempo necessária, e a probabilidade percentual para o resultado que eles pretendiam alcançar. 

Nenhuma super-estimação de resultado foi citada, apenas que se tratava de um caso um tanto quanto complicado (mas corrigível), e que, 3 dias seriam o mínimo de tempo para conseguirem alcançar um resultado favorável. Enfim, e acertados alguns valores e detalhes logísticos, fiquei um bom tempo procurando um local adequado (no raio de atendimento do casal) para que pudessem realizar o serviço com tranquilidade. Infelizmente, até então eu não havia encontrado.

Na terceira semana do mês de maio de 2016, eles me enviaram uma mensagem informando que um profissional havia acabado de concluir o curso de polimento detailing com eles, indicando-o seguramente para executar os serviços de correção para a pintura do meu veículo. De posse dos dados de contato desse novo Detailing, o Filipi, tratei de marcar um horário para termos uma longa conversa a respeito do serviço seria executado. Filipi me apresentou com conhecimento de causa todo o material que seria utilizado. Acertados valores, local (garagem aqui do prédio) e horários, entreguei o veículo para ele e deixei o pau quebrar para ver resultado final.

Até então este era inicialmente o estado da pintura do veículo:

4b4c4440f903851b5cdf500b60644005.jpg

 

80e8a16e20cccd4f3e1edb563dd613c8.jpg

 

59e629f1dd5aaa5d192fcd6cc6799a13.jpg

 

d9db959cfc89f4549c8f252030408868.jpg

 

2c95b1253f8fdb22d4cb153bf378b113.jpg

 

1aa061de8fb48276b909daa7d026a587.jpg

Filipi trabalho por 3 dias, entre 08h00 e 21h00, ou seja, algo em torno de  30 horas em cima da pintura. Fiquei impressionado com a quantidade de tempo necessário. Não sabia que isso poderia ser tão trabalhoso. Mas enfim, aqui está o resultado apresentado pelo detailing:

3dee1d9eca37adf53e51af3c1d53faa1.jpg

5aa04df7f06ebf2528a8c4e26e20987c.jpg

511749c0d4cd4905c19392a94538c282.jpg

Image1464703177.817934.jpg

ed85c5c5ac3fb8187764cade19b5a311.jpg

fc8c27f95032129ff03cefa68d7e3b56.jpg30f1e16e23a67b75dcb9f96608491d19.jpg

046dca691dc073158ca4bca139444ca6.jpg

14b4ce0c05864607271413bbb7c4c520.jpg

5e361aa084a7e4b38dadb27503553a4e.jpg

Detalhe: O rapaz limpou todas as partes cromadas, inclusive a parte negra do logo encardido da VW, removeu as manchas de água do vidro, etc. O valor total ficou em R$ 700,00, coisa que aliás e assistindo com os meus próprios olhos a trabalheira (mais de 30 horas de serviço) e a qualidade materiais empregados, considerei justo.

Adicionalmente acertei um valor de R$ 30,00 para que ele realize a lavagem e limpeza do veículo a cada 15 dias. Acho justo também.

 

  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De acordo com o betoutp. Polimento barato não existe, e se o profissional fechar o preço sem te perguntar várias coisas como modelo do carro (marcas diferentes possuem aplicação de vernizes diferentes, logo mais ou menos trabalhos de se polir), a cor, as condições em que o carro se encontra e mais (como foi feito com o polidor que fez o serviço correto), desconfie!!

Provavelmente o motivo pelo qual o camarada teve que ficar 3 dias fazendo o serviço, é porque precisou usar produtos com graus de polimento diferentes, gradativamente mais "finos" para dar o acabamento necessário. Seguramente as pessoas que cagaram na sua pintura poliram utilizando somente uma gradação e talvez tenham até deixado a pintura esquentar em excesso no processo.

Enfim, serviço bom é o que há! hahaha

Sinto pelo trampo que você teve que ter.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Spielwurfel disse:

De acordo com o betoutp. Polimento barato não existe, e se o profissional fechar o preço sem te perguntar várias coisas como modelo do carro (marcas diferentes possuem aplicação de vernizes diferentes, logo mais ou menos trabalhos de se polir), a cor, as condições em que o carro se encontra e mais (como foi feito com o polidor que fez o serviço correto), desconfie!!

Provavelmente o motivo pelo qual o camarada teve que ficar 3 dias fazendo o serviço, é porque precisou usar produtos com graus de polimento diferentes, gradativamente mais "finos" para dar o acabamento necessário. Seguramente as pessoas que cagaram na sua pintura poliram utilizando somente uma gradação e talvez tenham até deixado a pintura esquentar em excesso no processo.

Enfim, serviço bom é o que há! hahaha

Sinto pelo trampo que você teve que ter.

Algo que ele me contou é que o verniz do Golf é bem diferente do verniz de um veículo normal. Ele não soube explicar tecnicamente o detalhe desse verniz, mas a grosso modo disse que o verniz do veículo é bem "duro" e essa teria sido a minha sorte.

Segundo ele isso é um resultado final atingido de mais ou menos 92%, do que seria o ideal. Se o verniz não tivesse sido tão agredido anteriormente o resultado seria ainda melhor.

Acrescentou que para utilizar cera de carnaúba melhor esperar cerca de  1 semana mais ou menos. Ele passou algum produto para proteger a pintura, a base de sei lá o que, e que dura uns 6 meses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, cardeque disse:

Algo que ele me contou é que o verniz do Golf é bem diferente do verniz de um veículo normal. Ele não soube explicar tecnicamente o detalhe desse verniz, mas a grosso modo disse que o verniz do veículo é bem "duro" e essa teria sido a minha sorte.

Segundo ele isso é um resultado final atingido de mais ou menos 92%, do que seria o ideal. Se o verniz não tivesse sido tão agredido anteriormente o resultado seria ainda melhor.

Acrescentou que para utilizar cera de carnaúba melhor esperar cerca de  1 semana mais ou menos. Ele passou algum produto para proteger a pintura, a base de sei lá o que, e que dura uns 6 meses.

Deve ser isso mesmo então. Sei que ao menos nos Estados Unidos, a camada de verniz dos GM's são igualmente duras, e precisa passar por um processo de refinamento muito mais trabalhoso na hora de polir. Mas pelo menos agora o carro tá 100%! \o/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felicidade de pobre dura tão pouco...

Tão pouco...

Esse nosso "povo" é excelente para reclamar dos governos, criticar a corrupção, e condenar os outros, mas no dia-adia cada um se revela nos pequenos gestos de desonestidade.

O cidadão que danifica o patrimônio alheio e sai de fininho, é tão bandido quanto qualquer político descarado.

A única coisa que restou de consolo é que eu não comprei aquela proteção de pintura de R$ 1.200,00.

719d516be29b06fee237eed4dbf02eec.jpg

fb4f784be64e80eee7b47829d78ad3b6.jpg

 

Alguém manobrando o veículo em ré, raspou gostoso a traseira do meu veículo. O para-choques deve ter sofrido alguma deformação nesse momento porque o verniz da parte plana trincou (os riscos são trincas no verniz), e formou-se um pequeno e perceptível desnível nele (calombo). Percebi também que um dos sensores de ré estava molenga (como se tivesse quebrado algum suporte que o trava) e meio afundado. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

.....Putas que os pariu cardeque, tô incredulo!!!

Bicho do céu tem uma cabeça de jegue empalhada e com formol escondida no console do seu carro.

Bicho do céu, dá um banho de sal grosso nesse Ninja Preto, leva na festa de São Cristovão, faz um tour pela Bahia de todos os santos, para Iemanjá e seus orixás, abençoarem esse auto.

Galera! Vamos todos aqui no clube fazer uma corrente de oração em prol ao Cardeque.

Oxalá nego véio, que azar do cróis.........O pai ió.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

2 horas atrás, sobrinho disse:

 

6 minutos atrás, sobrinho disse:

 

 

 

.....Putas que os pariu cardeque, tô incredulo!!!

 

Bicho do céu tem uma cabeça de jegue empalhada e com formol escondida no console do seu carro.

 

Bicho do céu, dá um banho de sal grosso nesse Ninja Preto, leva na festa de São Cristovão, faz um tour pela Bahia de todos os santos, para Iemanjá e seus orixás, abençoarem esse auto.

 

Galera! Vamos todos aqui no clube fazer uma corrente de oração em prol ao Cardeque.

 

Oxalá nego véio, que azar do cróis.........O pai ió.

 

 

 

:rolleyes::rolleyes::rolleyes:

 

Mas eu estou perto de descobrir a identidade do responsável. Eu cruzei todas as informações dos meus trajetos de hoje, e cheguei ao exato local donde essa colisão ocorreu. Analisando 1h00 de videos consegui decifrar. Foi um Renault Logan Prata, manobrando de ré. A porta dele raspou a traseira do meu carro, quando ela saia para a pista. 

 

Ele percebeu isso, e ainda perdeu uns 15 segundos, analisando a cagada que ele provocou. Depois caiu fora de fininho. Eu não estava lá, mas haviam câmeras de sistema de monitoramento do prédio. Cruzando os videos consegui identificar a exata portaria e o prédio de onde eles saíram. O porteiro do primeiro turno os viu sair (até os cumprimentou), e provavelmente deve tê-los visto entrar e anunciado em qual apartamento iriam.

 

Estou com os videos aqui no celular já.

 

Até onde sondei parece que não são moradores do prédio, apenas visitantes. Amanhã, vou pressionar o porteiro para descobrir quem é que eles foram visitar.

 

Minha sorte foi porque o porteiro (trabalhador igualmente eu) do prédio vizinho é quem dá a manutenção às câmeras dos 2 prédios.  O mais foda é que o meu carro virou um pontinho preto no vídeo já que o foco da câmera estava bem ruim, mas dá para inferir perfeitamente toda a dinâmica da colisão.

 

 

59cbb272734c93ab22c0b4aeda95a285.jpg

ee28b216ed762edf535c9b8f89e58b38.jpg

563aa1273f84e63623309347671be4f9.jpg

 

Ele manobrou de ré, até o final realizando uma curva fechada a esquerda, e atingiu o meu para-choques. Meu veículo é último ponto preto que se vê lá ao fundo....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Barbosa51 disse:

Caraio, que merda heim. Eu pensei quase a mesma coisa que o sobrinho! Deve ter uma caveira de burro enroscada embaixo do protetor do cárter!

O DF tem uma frota de 1,5 milhão de veículos. Nem precisa ser tão azarado assim. Enquanto eu procurava algum veículo que estivesse estacionado por ali, e com a marca negra do meu para-choques prensada nas portas, reparei que quase todos tinham algum tipo de amassados ou raspões nos para-choques e portas decorrentes de manobras mal sucedidas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, o máximo que aconteceu com o meu foi uma chuva de fezes de pássaros e morcegos nas imediações do meu trabalho. Estacionei de manhã, e quando fui pegar a noite meu queixo caiu. Tinha mais de 100 carimbadas, da placa dianteira à placa traseira. Fiquei até com vergonha de andar com o carro, e andei de vidros fechados!! Na manhã seguinte passei vergonha de novo até chegar no trabalho e levar no lava-rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa outra aqui, o carro estava limpinho... Inclusive o Pneu.

Quando voltei encontrei isso...

e118cb9d0739388af494d823259f6de7.jpg

Detalhe: era um parachoques 0km e uma coluna C 0km. Não tinha nem 2 semanas de reparo da colisão...

Nunca encontrei o infeliz. Só sei que devia ter sido um SUV pelo resquício de barro que ele deixou no meu pneu.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cardeque,

Lembra em uns tópicos atrás que vc comentou, que a funilaria quando consertou essa coluna c, fez um trabalho 100%, e que vc levou em vários lugares e ninguém notava que ali havia sido mexido?

....Pergunta,

O profissional que fez esse trabalho de detalhe por último e ficou 100%, notou que ali(coluna c) havia sido mexido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente no dia a dia rola muito fdp ralando carro alheio, e quase sempre fogem. Concordo que o que mais tem por aí é pilantra que não assume as cagadas.

Aqui eu evito sair de golf na região, cada vez que vou a ouro preto aparecem mais ralados de putos que não sabem passar pelas ruas estreitas. Tudo bem que tem ruas que foram feitas para passar de cavalo e não carro, um dia posto fotos, é bem surreal,.parece um caminho de ratos. Aliás,.lembra bem ruas de favelas.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, sobrinho disse:

Cardeque,

Lembra em uns tópicos atrás que vc comentou, que a funilaria quando consertou essa coluna c, fez um trabalho 100%, e que vc levou em vários lugares e ninguém notava que ali havia sido mexido?

....Pergunta,

O profissional que fez esse trabalho de detalhe por último e ficou 100%, notou que ali(coluna c) havia sido mexido?

Rapaz, ninguém consegue perceber. Incrível mesmo. Eu tive que que mostrar aonde foram os cortes da peças, porque até com densímetro de verniz perdurava incertezas apesar de ficar claro que o verniz tinha uma camada diferente naquela peça. Tipo dá para saber que ali foi pintado (com densímetro, é claro) mas não dá para imaginar que a peça foi cortada e soldada. O cara que fez o reparo da coluna C é um pica das galáxias da solda.

Cara para esse serviço ficar 100% eu fiz o inferno na concessionária. Perdi a paciência com eles porque estavam fazendo corpo-mole e inventando desculpas esfarrapadas. Meu estopim é curto quando tenta me passar para trás. Descasquei um monte para todo mundo lá. :D Tanto é que eles só puderam pintar o veículo depois que eu vistoriei todo o processo de soldagem para autorizá-los. A briga com o concessionário foi desgastantem, durou quase 2 meses, e atingiu o limite que a paciência consegue comportar. Fiz visitinha surpresa e tudo mais. Arrumei uma briga ferrenha com o Gerente da Concessionária e o Gerente de Reparos de Funilaria. Acho que fizeram o serviço 100% porque eles não querem me ver nem pintado de outro por lá...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, sighup disse:

Infelizmente no dia a dia rola muito fdp ralando carro alheio, e quase sempre fogem. Concordo que o que mais tem por aí é pilantra que não assume as cagadas.

Aqui eu evito sair de golf na região, cada vez que vou a ouro preto aparecem mais ralados de putos que não sabem passar pelas ruas estreitas. Tudo bem que tem ruas que foram feitas para passar de cavalo e não carro, um dia posto fotos, é bem surreal,.parece um caminho de ratos. Aliás,.lembra bem ruas de favelas.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Rapaz... Deve custar uns R$ 400,00/R$ 500,00 (acredito)  repintar esse para-choques do Golf. Mas como deu um calombo ali, pela torção, não sei se fica legal o acabamento. Vou orçar amanhã, e vê de qualé.  

Te confesso que a  vontade que eu tenho é encontrar esse Logan estacionado e rasgar a pintura dele de fora a fora, com o rastelo de aço. O proprietário deveria sentir o gostinho de perceber que o seu patrimônio foi dilapidado por terceiro, e que saiu de fininho também. 

  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, cardeque disse:

 

 

:rolleyes::rolleyes::rolleyes:

 

Mas eu estou perto de descobrir a identidade do responsável. Eu cruzei todas as informações dos meus trajetos de hoje, e cheguei ao exato local donde essa colisão ocorreu. Analisando 1h00 de videos consegui decifrar. Foi um Renault Logan Prata, manobrando de ré. A porta dele raspou a traseira do meu carro, quando ela saia para a pista. 

 

Ele percebeu isso, e ainda perdeu uns 15 segundos, analisando a cagada que ele provocou. Depois caiu fora de fininho. Eu não estava lá, mas haviam câmeras de sistema de monitoramento do prédio. Cruzando os videos consegui identificar a exata portaria e o prédio de onde eles saíram. O porteiro do primeiro turno os viu sair (até os cumprimentou), e provavelmente deve tê-los visto entrar e anunciado em qual apartamento iriam.

 

Estou com os videos aqui no celular já.

 

Até onde sondei parece que não são moradores do prédio, apenas visitantes. Amanhã, vou pressionar o porteiro para descobrir quem é que eles foram visitar.

 

Minha sorte foi porque o porteiro (trabalhador igualmente eu) do prédio vizinho é quem dá a manutenção às câmeras dos 2 prédios.  O mais foda é que o meu carro virou um pontinho preto no vídeo já que o foco da câmera estava bem ruim, mas dá para inferir perfeitamente toda a dinâmica da colisão.

 

 

59cbb272734c93ab22c0b4aeda95a285.jpg

ee28b216ed762edf535c9b8f89e58b38.jpg

563aa1273f84e63623309347671be4f9.jpg

 

Ele manobrou de ré, até o final realizando uma curva fechada a esquerda, e atingiu o meu para-choques. Meu veículo é último ponto preto que se vê lá ao fundo....

Pelas IBAGENS é um casal de anciãos Patropi e Vóvó Mafalda. Leva a galera do INSS é da o flagrante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, sighup disse:

Por isso mesmo sem achar bonito eu tenho um engate no golf...

Num caso assim ele ganharia um belo rasgo na lateral e um prejuízo bem maior.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Também fiquei pensado no se.... se eu tivesse o engate... se... Enfim, vai que o engate causasse outro tipo de dano a ponto de entortar algo mais sério da parte inferior do veículo? O vetor e o módulo de força que ele deveria confrontar seria de âmbito lateral, no meu caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, sobrinho disse:

O Patropi tá todo cheio de garbo e elegância abrindo a porta para a Vóvó Mafalda. Não creio que vc tenha coragem de tascar uma nesga da pensão dos véios.

Antes eu achava que era um casal de idosos. Analisando as imagens o que pude inferir é que, ao que tudo indica, trata-se de Mãe e Filho. Ou avó e neto.  Ele não deveria ter saído de ré. O certo seria ele ter seguido para frente, realizado a curva em um imenso balão, voltado de frente com o carro, e então ter saído do estacionamento da quadra. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também fiquei pensado no se.... se eu tivesse o engate... se... Enfim, vai que o engate causasse outro tipo de dano a ponto de entortar algo mais sério da parte inferior do veículo? O vetor e o módulo de força que ele deveria confrontar seria de âmbito lateral, no meu caso.

Você está correto,@cardeque. Um reboque instalado inadequadamente pode transformar uma colisão traseira leve em um dano estrutural sério.

Eu desencanei. Vou acumulando pequenos danos e, quando começo a ficar envergonhado, eu faço os reparos "em batch".

Abraço!

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ganhei o engate quando comprei o carro, então se der qualquer problema, levo na CSS e mando eles se virarem.

Sinceramente nem queria instalar, mas como não tinha outro brinde para pedir, instalei.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...