Aquecimento Golf 1.4 TSI Alemão 2014


Marcos FB

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Fala galera! 

Tenho um Golf Comfortline 1.4 TSI (modelo 2014 alemão) há quase 6 anos.

Ano passado precisei trocar a bomba d'água e paguei uma bica na css e agora pouco mais de um ano depois a temperatura do líquido de arreficimento bate os 130º 10 minututos após em andar com o carro, porém quando paro de acelarar volta para os 90º quase de imediato.

 

Alguém já teve problemas similares? Será que pelo fato de ser fabricado na Alemanha ele não suporta o calor brasilerio?

Sem contar tbm que tive que fazer a troca de pneus antes dos 40 mil km

 

Abraços, 

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Fala galera! 
Tenho um Golf Comfortline 1.4 TSI (modelo 2014 alemão) há quase 6 anos.
Ano passado precisei trocar a bomba d'água e paguei uma bica na css e agora pouco mais de um ano depois a temperatura do líquido de arreficimento bate os 130º 10 minututos após em andar com o carro, porém quando paro de acelarar volta para os 90º quase de imediato.
 
Alguém já teve problemas similares? Será que pelo fato de ser fabricado na Alemanha ele não suporta o calor brasilerio?
Sem contar tbm que tive que fazer a troca de pneus antes dos 40 mil km
 
Abraços, 
Aqui tem um topico com o problema quase que parecido com o seu:

https://www.golfmk7.com.br/index.php?/topic/3426-motor-%E2%80%9Cesquentando%E2%80%9D/

Mas vale levar num mecânico, pode ser coisa simples como o sensor de temperatura com defeito, ou um problema mais sério!

Abraços.

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Fala galera! 
Tenho um Golf Comfortline 1.4 TSI (modelo 2014 alemão) há quase 6 anos.
Ano passado precisei trocar a bomba d'água e paguei uma bica na css e agora pouco mais de um ano depois a temperatura do líquido de arreficimento bate os 130º 10 minututos após em andar com o carro, porém quando paro de acelarar volta para os 90º quase de imediato.
 
Alguém já teve problemas similares? Será que pelo fato de ser fabricado na Alemanha ele não suporta o calor brasilerio?
Sem contar tbm que tive que fazer a troca de pneus antes dos 40 mil km
 
Abraços, 
Parece que a sua bomba d'água principal foi pro saco. Em rotação mais elevada não consegue dar vazão. Difícil isso acontecer. Mas pode acontecer.

Esquece esse negócio de clima brasileiro.
Quando um carro é projetado ele é testado nos lugares mais quentes que existe. O Brasil é pinto perto desses lugares.

O carro quando é "tropicalizado" para ser comercializado no Brasil, se mexe em algumas coisas. Arrefecimento está fora dessas alterações.

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  • 4 months later...
Em 9/16/2020 at 9:41 PM, Jorge Jox disse:

Parece que a sua bomba d'água principal foi pro saco. Em rotação mais elevada não consegue dar vazão. Difícil isso acontecer. Mas pode acontecer.

Esquece esse negócio de clima brasileiro.
Quando um carro é projetado ele é testado nos lugares mais quentes que existe. O Brasil é pinto perto desses lugares.

O carro quando é "tropicalizado" para ser comercializado no Brasil, se mexe em algumas coisas. Arrefecimento está fora dessas alterações.

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Concordo. O verão europeu, embora curto, chega a ser muito mais quente que a maioria dos lugares do Brasil. Qualquer carro tem que funcionar em qualquer lugar em termos de arrefecimento. Uma coisa que pode ter acontecido é a correia da bomba ter ficado "careca". Em marcha lenta esse 1.4TSI, por ser hiper eficiente, gera muito pouco calor. O calor vem mesmo quando se exige do motor.  Veja o video abaixo onde a correia ficou totalmente lisa.

 

 

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Concordo. O verão europeu, embora curto, chega a ser muito mais quente que a maioria dos lugares do Brasil. Qualquer carro tem que funcionar em qualquer lugar em termos de arrefecimento. Uma coisa que pode ter acontecido é a correia da bomba ter ficado "careca". Em marcha lenta esse 1.4TSI, por ser hiper eficiente, gera muito pouco calor. O calor vem mesmo quando se exige do motor.  Veja o video abaixo onde a correia ficou totalmente lisa.
 
 
Assisti o vídeo. Essa bomba é aquela que promove a circulação da água no cabecote, correto? A principal circula pelo bloco e aquecedor do HVAC.
Essa bomba não tem um válvula termostática integrada nela? Eu não sei se tem. Se tiver, poderá ter um valor de ajuste de temperatura diferente do 1.4 TSI, não acha? Diz aí.

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Sim, essa é a bomba d'agua principal com as 2 valvulas termostáticas (bloco e cabeçote) integradas na carcaça (não sei se tem valores de ajuste de temperatura diferente entre motores). Essa é a bomba mecânica que faz a circulação principal da água no cabeçote, bloco e radiador. Ela é acionada por uma correia que, por sua vez, está conectada a um dos comandos de valvulas.

Existe, ainda, uma outra bomba d'agua auxiliar, bem pequena, elétrica, que serve para outras funções tais como, por exemplo, resfriar o turbo-compressor quando voce desliga o carro. Dá para ver essa bomba ali logo atrás do radiador (pelo menos no Jetta 1.4).  Quando voce chega com o motor bem quente da rua e o desliga dá para ouvir ela funcionando por um breve periodo (poucos minutos). Nao é sempre que a do meu liga ao desligar o motor. Acho que depende das várias condições.

O circuito de refrigeração desses motores é bem complexo. É difícil até para seguir o fluxo no diagrama. Mas, em linhas gerais, é isso.

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Sim, essa é a bomba d'agua principal com as 2 valvulas termostáticas (bloco e cabeçote) integradas na carcaça (não sei se tem valores de ajuste de temperatura diferente entre motores). Essa é a bomba mecânica que faz a circulação principal da água no cabeçote, bloco e radiador. Ela é acionada por uma correia que, por sua vez, está conectada a um dos comandos de valvulas.
Existe, ainda, uma outra bomba d'agua auxiliar, bem pequena, elétrica, que serve para outras funções tais como, por exemplo, resfriar o turbo-compressor quando voce desliga o carro. Dá para ver essa bomba ali logo atrás do radiador (pelo menos no Jetta 1.4).  Quando voce chega com o motor bem quente da rua e o desliga dá para ouvir ela funcionando por um breve periodo (poucos minutos). Nao é sempre que a do meu liga ao desligar o motor. Acho que depende das várias condições.
O circuito de refrigeração desses motores é bem complexo. É difícil até para seguir o fluxo no diagrama. Mas, em linhas gerais, é isso.
Dei uma conferida agora e pelos sites: "O Mecânico" e "Oficina Brasil", as temperaturas são as mesmas para os EA211 de 3 e 4 cilindros TSI:
A termostática do cabeçote abre a 87°C e o líquido é direcionado para o bloco.
A termostática do bloco abre a 105°C e o líquido é direcionado ao radiador.

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Em 16/02/2021 at 9:12 PM, Jorge Jox disse:

Dei uma conferida agora e pelos sites: "O Mecânico" e "Oficina Brasil", as temperaturas são as mesmas para os EA211 de 3 e 4 cilindros TSI:
A termostática do cabeçote abre a 87°C e o líquido é direcionado para o bloco.
A termostática do bloco abre a 105°C e o líquido é direcionado ao radiador.

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Segue um esquema do sistema de refrigeração dos motores EA211.

Pelo que entendi do esquema a válvula que abre primeiro (87ºC) abre o retorno do radiador (antes disso a circulação do líquido fica apenas entre a bomba e o cabeçote) e a outra válvula (105ºC) abre o retorno do bloco.

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5 minutos atrás, Fernando Bardamu disse:

Segue um esquema do sistema de refrigeração dos motores EA211.

Pelo que entendi do esquema a válvula que abre primeiro (87ºC) abre o retorno do radiador (antes disso a circulação do líquido fica apenas entre a bomba e o cabeçote) e a outra válvula (105ºC) abre o retorno do bloco.

 

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Segue um esquema do sistema de refrigeração dos motores EA211.
Pelo que entendi do esquema a válvula que abre primeiro (87ºC) abre o retorno do radiador (antes disso a circulação do líquido fica apenas entre a bomba e o cabeçote) e a outra válvula (105ºC) abre o retorno do bloco.
Sim a água vem do radiador para o cabeçote, depois que ele atinge 87°C. Mas a água que sai do cabeçote vai para o bloco, que trabalha mais quente. Depois dela atingir os 105°C ela vai para o radiador. E assim o ciclo se mantém.

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Sim a água vem do radiador para o cabeçote, depois que ele atinge 87°C. Mas a água que sai do cabeçote vai para o bloco, que trabalha mais quente. Depois dela atingir os 105°C ela vai para o radiador. E assim o ciclo se mantém.

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@Fernando Bardamu , você tem razão!
Fiz uma nova verificação no esquema.
Me ative a informação da matéria, que de acordo com o esquema, está errada.
Tanto o bloco, quanto o cabeçote, recebem a água direto do radiador e retornam direto para ele.
Infelizmente o esquema não demonstra a bomba circulando a água pelo cabeçote e bloco. Parece que ela está estática em ambos os circuitos e só circulam para o radiador.

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