Comportamento Estranho ao Mudar de Marcha

Recommended Posts

E ae galera, blz?

Esses dias tava notando que ao trocar de marcha, a rotação do carro dá uma subida de leve e rápida, e ai a troca de marcha é feita. Meu Golf não fazia isso antes e agora sinto até uns "trancos suaves". Alguem já reparou se isso acontece nos seus respectivos Golfs DSG?

49AQTC64O_U

Sent from my iPhone using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é punta taco, punta taco é pra equalizar a rotação pra reduzir a marcha.

O meu golf sempre deu esse pulinho no RPM antes de trocar de marcha pra cima, inclusive o do test drive fazia a mesma coisa. Lembro pq achei estranho no começo, depois acostumei. Mas nunca senti tranco nenhum.

Link para o comentário

Comecei a notar isso no meu, mas foi depois que atualizaram o software do DSG.
Inclusive mudou a retenção, parece que troca de 1ª para 2ª uns 500RPM antes.
As trocas de marcha também ficaram menos suaves, dá para perceber um pequeno tranco em algumas situações.

Link para o comentário

O meu DSG apresenta 2 coisas que eu acho estranho:

1 - Em cruzamentos onde preciso ter uma resposta rápida acontece o seguinte. Piso no acelerador, ele sobe o giro mas o carro demora a responder e as vezes até sai cantando pneu quando finalmente ele reage, pois como ele não reagia eu ia pisando suavemente cada vez mais no acelerador. Solução: Quando chego numa situação como esta eu coloco no modo S do cambio, então parece que ele estica mais a primeira marcha e consigo agilidade.

2 - Ao arrancar devagar (muito trânsito), se o carro estiver em boa pavimentação, parece que ele arranca em segunda. Não sei dizer ao certo, mas eu não sinto a mudança de marcha de primeira para segunda, se na borboleta eu reduzo para primeira o RPM nem muda. Acho estranho e me passa a sensação de que deve dar uma queimada na embreagem. Realmente não sei. Quando o carro chega em 5km/h o painel indica que houve mudança de D1 para D2, mas não sinto qualquer mudança, sendo que o RPM também não muda. Se realmente acontece a troca como mostra no painel, acho que ele poderia segurar a primeira marcha até uns 10km/h, pq me dá sensação que há queima de embreagem (talvez seja só sensação, nunca senti cheiro nem nada).

PS. A retenção em pisos mal pavimentados acontece, mas eu só jogo o câmbio pra direita (modo manual) e deixo na marcha desejada. É melhor do que só mexer na borboleta pois logo em seguida o carro já reduz e retém novamente. Quanto a retenção não tenho o que reclamar.

O DSG de vocês acontece isto que citei nos pontos 1 e 2?

Link para o comentário

@Ismael está certo, punta taco é para redução mesmo, mas assim, você tem que ver estes trancos que vem dando.

Faz este teste: 

-Acelera com pouco mais de vontade e veja se ele da tranco

-Testa no S e veja se continua dando tranco 

Depois posta para nós os resultados.

Os trancos as vezes são causados pela forma que você esta dirigindo por exemplo, você reparou neste detalhe e agora esteja só ralando o pé no acelerador para desta forma analisar este comportamento e assim não está dando torque ou força suficiente para o carro fazer a troca correta sabe. 

Tinha um tempo que só ralava o pé afim de obter uma melhora de consumo porém é muito chata, carro arranca mal e as trocas ficavam meio sem saber o que queria, passei a acelerar com mais vontade e que mudança no comportamento, trocas melhores, mais suaves e respostas bem melhores.

Link para o comentário

1 - Em cruzamentos onde preciso ter uma resposta rápida acontece o seguinte. Piso no acelerador, ele sobe o giro mas o carro demora a responder e as vezes até sai cantando pneu quando finalmente ele reage, pois como ele não reagia eu ia pisando suavemente cada vez mais no acelerador. Solução: Quando chego numa situação como esta eu coloco no modo S do cambio, então parece que ele estica mais a primeira marcha e consigo agilidade.

2 - Ao arrancar devagar (muito trânsito), se o carro estiver em boa pavimentação, parece que ele arranca em segunda. Não sei dizer ao certo, mas eu não sinto a mudança de marcha de primeira para segunda, se na borboleta eu reduzo para primeira o RPM nem muda. Acho estranho e me passa a sensação de que deve dar uma queimada na embreagem. Realmente não sei. Quando o carro chega em 5km/h o painel indica que houve mudança de D1 para D2, mas não sinto qualquer mudança, sendo que o RPM também não muda. Se realmente acontece a troca como mostra no painel, acho que ele poderia segurar a primeira marcha até uns 10km/h, pq me dá sensação que há queima de embreagem (talvez seja só sensação, nunca senti cheiro nem nada).

PS. A retenção em pisos mal pavimentados acontece, mas eu só jogo o câmbio pra direita (modo manual) e deixo na marcha desejada. É melhor do que só mexer na borboleta pois logo em seguida o carro já reduz e retém novamente. Quanto a retenção não tenho o que reclamar.

Olá, Anderson. Não se preocupe. Ambos os comportamentos são normais e já foram bastante debatidos aqui no fórum.

1) Essa demora é normal. Parece estar relacionada a 2 fatores: o turbo lag, que é mínimo (mas não é inexistente) e a calibração quase obsessiva do conjunto motor e cambio visando a economia de combustível. No começo, eu fazia como você e usava o modo S direto. Hoje, desenvolvi um macete: quando estou prestes a atravessar um cruzamento, eu "comunico a minha intenção" ao carro pressionando muito levemente o acelerador alguns segundos antes de atravessar de fato. Não precisa de muito: uns 2 ou 3 segundos entre 1000 e 1200 rpm bastam. No começo, parece complicado, mas com a prática você pega o "timing" certo pra estar com o motor cheio na hora certa. Com o tempo, fica natural, quase um ato reflexo, e a condução fica bem mais prazerosa. Outra coisa que pode ajudar um pouco é, caso você tenha o seletor de modos de condução, configurar o modo individual para o motor em "Sport" e voltar o câmbio pra D. Isso torna a resposta do acelerador um pouco mais direta.

2) Também já foi muito discutido aqui e não teve consenso. Na verdade, o carro sempre sai com a 1ª e a 2ª engrenadas simultaneamente. Aparentemente, o DSG escolhe entre ambas em função da inclinação e da demanda de torque. Se for no plano e de leve, vai pra 2ª. Em uma subida e pisando fundo, vai de 1ª. Não me preocuparia com queima de embreagens no uso normal. O único cuidado que eu tomo é de colocar no S antes de encacar uma rampa íngreme (como aquelas de estacionamento de shopping, por exemplo...), para garantir que ele não vai forçar a barra passando pra segunda no meio da ladeira.

Abraço!

Enviado de meu GT-N5100 usando Tapatalk

Link para o comentário

Ric

18 horas atrás, RicW disse:

Olá, Anderson. Não se preocupe. Ambos os comportamentos são normais e já foram bastante debatidos aqui no fórum.

1) Essa demora é normal. Parece estar relacionada a 2 fatores: o turbo lag, que é mínimo (mas não é inexistente) e a calibração quase obsessiva do conjunto motor e cambio visando a economia de combustível. No começo, eu fazia como você e usava o modo S direto. Hoje, desenvolvi um macete: quando estou prestes a atravessar um cruzamento, eu "comunico a minha intenção" ao carro pressionando muito levemente o acelerador alguns segundos antes de atravessar de fato. Não precisa de muito: uns 2 ou 3 segundos entre 1000 e 1200 rpm bastam. No começo, parece complicado, mas com a prática você pega o "timing" certo pra estar com o motor cheio na hora certa. Com o tempo, fica natural, quase um ato reflexo, e a condução fica bem mais prazerosa. Outra coisa que pode ajudar um pouco é, caso você tenha o seletor de modos de condução, configurar o modo individual para o motor em "Sport" e voltar o câmbio pra D. Isso torna a resposta do acelerador um pouco mais direta.

2) Também já foi muito discutido aqui e não teve consenso. Na verdade, o carro sempre sai com a 1ª e a 2ª engrenadas simultaneamente. Aparentemente, o DSG escolhe entre ambas em função da inclinação e da demanda de torque. Se for no plano e de leve, vai pra 2ª. Em uma subida e pisando fundo, vai de 1ª. Não me preocuparia com queima de embreagens no uso normal. O único cuidado que eu tomo é de colocar no S antes de encacar uma rampa íngreme (como aquelas de estacionamento de shopping, por exemplo...), para garantir que ele não vai forçar a barra passando pra segunda no meio da ladeira.

Abraço!

Enviado de meu GT-N5100 usando Tapatalk

Vlw pela resposta, fico mais tranquilo ;)

Link para o comentário

• 11 months later...

Na verdade hoje troquei o filtro de ar do meu golf e fui dar uma acelerada... mas deixei no D mesmo... então eu pisava forte as vezes em baixa velocidade.... dava umas boas esticadas.... dava umas cantadas de pneu e tudo mais hahaha.... quando cheguei em casa notei um leve cheiro de embreagem queimada.... nada muito forte.... mas senti.... será que é normal?

Link para o comentário

1 hora atrás, rip disse:

Na verdade hoje troquei o filtro de ar do meu golf e fui dar uma acelerada... mas deixei no D mesmo... então eu pisava forte as vezes em baixa velocidade.... dava umas boas esticadas.... dava umas cantadas de pneu e tudo mais hahaha.... quando cheguei em casa notei um leve cheiro de embreagem queimada.... nada muito forte.... mas senti.... será que é normal?

Não seria freio ou pneu não? Pois a embreagem fica banhada a óleo...

Link para o comentário

Comigo esse cheiro de embreagem queimada só apareceu quando ele começou a fazer aquele barulho de pombo... O barulho e o cheiro eram consequência de um super aquecimento na embreagem e condenaram elas.

Outras vezes, antes e depois da troca das embreagens, já dei umas aceleradas fortes e não senti cheiro algum... Talvez não tão fortes como a que vc deu, ou não tantas vezes seguidas

Link para o comentário

• 1 month later...

Bom galera vou contar um pouco o q aconteceu comigo, tenho um golf 14/15 alemão highline com garantia acabando em setembro,

o meu golf fazia o mesmo baralho da embreagem patinando assim como mostra o vídeo no youtube, em abril resolvi pesquisar na internet encontrei o fórum do golfmk7, foi ai percebi que eu tinha que levar meu carro na concessionária, logo eles identificaram o problema e a fábrica mandou trocar a embreagem, três dias de serviço, acredito até que a volkswagem deveria fazer um recall nos golfs pq existe muitos casos, mas não deve fazer porque é um custo elevado, acredito que passe dos 5 mil reais cada troca. Mas com a troca da embreagem eles também fizeram atualização do soft do cambio onde eu perdi a função Roda Livre no modo ECO e pesquisando na internet também encontrei um fórum aqui do golfmk7 falando sobre esse assunto, ou seja, arrumei um problema e encontrei outro e quando comecei a rodar com ele percebi o carro de forma estranha nas trocas de marchas do que era antes da troca do novo soft do cambio, existe relatos aqui também sobre essa mesma sensação do carro.

Bom voltei na concessionária baseado nos videos e fórum porque tem muito mecânico que nem sabe do que se trata, para voltar a função Roda Livre no modo ECO, e não sei por qual motivo eles só conseguem fazer isso com golf alemão, fui 3 vezes lá para conseguirem colocar o modo novamente, eles abriram um atendimento na fábrica em São Paulou que abriu um atendimento na Alemanha que enviou um soft diretamente para atualizar meu carro e voltar a função, acredito que esse soft deve ser diferente do que veio nele quando comprei e deve ter trocas de marchas diferentes que eu vá sentir e terei que me adaptar.

Estou relatando isso pois o fórum me ajudou e espero que continue ajudando mais pessoas, corram atrás  dos direitos de vcs.

Vídeo ruido embreagem patinando:

Fórum do golfmk7 sobre embreagem:

Fórum do golfmk7 sobre perda da função RODA LIVRE modo ECO:

Video da função RODA LIVRE modo ECO:

Fórum comportamento estranho atualização cambio:

Link para o comentário

Estive fuçando nas opções do VCDS 15.7.1 e notei que tem uma função que mostra a temperatura das embreagens.

Próximo a esta função, tem muitas outras que mostram o afastamento delas, etc, etc, e acho que (se entendi), até permite algusn tipos de ajuste, já que abre uma caixa para colocar valores.

Dá inclusive para escolher 12 destas funções para mostrar em um gráfico de tempo real (tem de todo tipo de sensor, acho que mais de 100 naquele menu).

Se alguém quisesse, poderia deixar um notebook/tablet com Windows monitorando enquanto roda com o carro.

Link para o comentário

Tem uma função que se chama "Fast Adaptation" no VCDS, e estão dizendo nos fóruns gringos que é muito bom realizar, alguns com resultados significativos e outros pequenos, porém todos que realizaram tiveram algum ganho. Ele realiza toda a calibração do câmbio, eu não tenho o cabo então não tenho como realizar. Mais estou a procura de alguém na minha região para realizar.

Link para o comentário

• 4 months later...

Galera, queria saber se alguem ja passou ou esta passando por isso. Tenho um golf 13/14 alemão e meu carro ao reduzir para segunda marcha ele esta dando um tranco e isso acontece mesmo com o controle de tração desligado. 

Tambem acontece quando vou sair de alguma lombada, ele parece engasgar ao acelerar. Troquei as velas alguns meses atras pensando que iria melhorar mas ainda continua dando esse tranco ao reduzir e ao acelerar em segunda marcha. 

Alguem sabe como revolver? 

Link para o comentário

Em 11/17/2017 at 3:23 PM, edgarschueroff disse:

Galera, queria saber se alguem ja passou ou esta passando por isso. Tenho um golf 13/14 alemão e meu carro ao reduzir para segunda marcha ele esta dando um tranco e isso acontece mesmo com o controle de tração desligado. 

Tambem acontece quando vou sair de alguma lombada, ele parece engasgar ao acelerar. Troquei as velas alguns meses atras pensando que iria melhorar mas ainda continua dando esse tranco ao reduzir e ao acelerar em segunda marcha. 

Alguem sabe como revolver? 

Em relação ao tranco, depende de como ele é, porém as vezes pode ser simplesmente um punta taco mal executado por parte do carro. Ou pode ser que o punta taco simlesmente não é realizado, somente a redução da marcha. As duas situações acontecem comigo, de maneira aleatória, na minha visão. Infelizmente sempre que vou na CSS, esse problema não ocorre.

Em relação a engasgar ao sair da lombada, acontece comigo também... Outra coisa que nunca acontece quando levo o carro na CSS =(

Link para o comentário

Em 04/06/2016 at 10:10 AM, Desbravador disse:

cara vi meu golf no primeiro item, cara se vier uma moto no gás a gente passa apurado em....sem contar que as vezes ele troca de 1 a 2 ou 2 a 3 com o giro muito alto, ai da uma agonia pq ele nao muda, parece minha vixinha que anda a cidade inteira em primeira com o celltinha dela!!

Link para o comentário

10 horas atrás, NARIGA44 disse:

cara vi meu golf no primeiro item, cara se vier uma moto no gás a gente passa apurado em....sem contar que as vezes ele troca de 1 a 2 ou 2 a 3 com o giro muito alto, ai da uma agonia pq ele nao muda, parece minha vixinha que anda a cidade inteira em primeira com o celltinha dela!!

E aí amigo, blza?

Cara, pra resolver isto aí dos cruzamentos joga pro modo s. Sempre que eu identificava uma situação onde precisaria de menos lag no acelerador eu fazia isto e o carro ia tranquilo. Sobre as retenções, se o seu for Mexicano, tenta pedir pra sua css atualizar o software do motor para a versão 9199, aí suas retenções vão desaparecer quase que por completo.

Parabéns pelo veículo! 

Abrassss

Link para o comentário

Em 22/11/2017 at 9:44 AM, Desbravador disse:

E aí amigo, blza?

Cara, pra resolver isto aí dos cruzamentos joga pro modo s. Sempre que eu identificava uma situação onde precisaria de menos lag no acelerador eu fazia isto e o carro ia tranquilo. Sobre as retenções, se o seu for Mexicano, tenta pedir pra sua css atualizar o software do motor para a versão 9199, aí suas retenções vão desaparecer quase que por completo.

Parabéns pelo veículo! 

Abrassss

O meu eh alemão, já passou Scanner 2 vezes. ai vem o diagnostico.. características normais! hehehehehe 

Link para o comentário

• 1 year later...

GOLF GTI MK7

Pessoal, desculpa resgatar o assunto um pouco antigo, mas me identifiquei com algumas coisas do tópico, coloquei uma gasolina BEM duvidosa (30 REAIS) pois estrava no meio do nada e só tinha essa opção e logo cheguei em casa, no dia seguinte fui andar e senti um comportamento MUITO estranho nas trocas de marcha e em umas arrancadas nem aquele barulho "truuu" (que parece assoprando muito ar) do turbo tava fazendo nas puxadas, logo deduzi que se tratava da gasolina ruim porém completei com aditivada BR para dar uma "limpada" mas ainda continua um pouco "fraco o carro".

Gostaria de saber em quais rotações +- os GTI de vcs trocam de marcha pois no D à uns 50km/h está jogando pra 5/6 já e se eu piso fundo ele cai pra segunda joga lá em cima o giro pra ai acelerar e só troca em uns 8000 giros (comportamento do S), e no S tbm (o que me fez achar estranho) não está normal.

Será que se resetar as config do cambio DSG ajudaria? ou se trata da gasolina?

vlww

Link para o comentário

• 1 year later...
Em 11/21/2017 at 1:39 PM, Spielwurfel disse:

Em relação ao tranco, depende de como ele é, porém as vezes pode ser simplesmente um punta taco mal executado por parte do carro. Ou pode ser que o punta taco simlesmente não é realizado, somente a redução da marcha. As duas situações acontecem comigo, de maneira aleatória, na minha visão. Infelizmente sempre que vou na CSS, esse problema não ocorre.

Em relação a engasgar ao sair da lombada, acontece comigo também... Outra coisa que nunca acontece quando levo o carro na CSS =(

Resgatando!! O mesmo está acontecendo com meu GTI 2016. Troquei o óleo do DSG6 semana passada e nao lembro de fazer isso antes... mas enfim... ele da um tanquinho muito leve em algumas reduções de 3 para 2... engasga ao sair em segunda... já notei o mesmo ao acelerarem terceira... ia trocar as velas... sera que é normal isso? Ou tem o que fazer?

Link para o comentário