Gasolina Comum vs Aditivada - Funcionamento


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Ismael, o que parece aumento de octanagem (induzido no frasco pelo termo "mais potência") seria na verdade redução de perda de potência, causada por sujeira - transcrevo o que diz o site da Koube: "Problemas como dificuldade na partida, falhas na aceleração, perda de potência, aumento no consumo de combustível e excesso de gases poluentes causados por sujeira são eliminados imediatamente." (comentário para o Perfect Clean, por ironia não há nenhuma menção ao Direct Clean no site da Koube; pelo menos não achei). O site inclusive preconiza uso corretivo do produto par a limpeza de motores mais sujos - um frasco para 10L de combustível. Assim, se vc usa a cada 7.500km, espero que pelo menos esteja diluindo o produto em pouca gasolina no tanque para valer algo.

Vi o preço do Direct Clean no ML, é R$40 + R$10 de frete para S. Paulo. A recomendação no site é de um frasco de 500ml a cada dois tanques, o que o torna caro na minha concepção.

Assim, noves fora zero, a sua estratégia de usar este produto a cada 7.500km tem o mesmo efeito que a minha de usar Podium no dia a dia: jogar dinheiro fora em troca de conforto psicológico (a minha estratégia era muito mais danosa, pois eu perdia dinheiro a cada vez que enchia de Podium no posto enquanto você só perde a cada 7.500km ;)).

Já disse isso em vários posts e volto a dizer, com a minha experiência passada em mktg e com o passar dos anos, cada vez mais eu me blindo destas mensagens milagrosas e economizo dinheiro não gastando nestes placebos ou amuletos religiosos (é o que muitos são, além de muletas psicológicas). Tenho procurado oficinas confiáveis ao invés da CSS, troquei a Podium pela Grid para o dia a dia e só não troquei pela comum por medo aqui anunciado), troco óleo na Voli, apenas garantindo que tenha a especificação correta e seja sintético - se é Halvoline, Penthosin ou Castrol, tô nem aí. B)

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Colegas, não estou dizendo que o aditivo comentado acima aumenta de fato a octanagem, porque não sei se aumenta ou não... mas o que eu quero dizer é que, se há um aumento, não deve ser exatamente de "octanagem", mas sim um aumento da resistência à detonação espontânea, ou "batida de pino" como muitos dizem. É que nem no etanol, que não tem mais octanagem do que a gasolina, pois não é derivado de petróleo, mas o que tem é uma maior resistência à detonação espontânea, e por isso aguenta taxas de compressão mais altas.

Portanto o aditivo pode sim ter alguma propriedade que proporcione essa resistência maior... eu disse pode, pois não sei se tem...

Abraços

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7 minutos atrás, CaUtz disse:

Portanto o aditivo pode sim ter alguma propriedade que proporcione essa resistência maior... eu disse pode, pois não sei se tem...

Exato!

Que para os Golf"s mono combustível esse "acessório" não teria finalidade alguma, pois nunca li relatos de Golf grilar.

Aliás uma dúvida aos que entendem do assunto.....

Carros com "INJERÇÃO" direta mono comb. bate pino?

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2 minutos atrás, sobrinho disse:

Exato!

Que para os Golf"s mono combustível esse "acessório" não teria finalidade alguma, pois nunca li relatos de Golf grilar.

Aliás uma dúvida aos que entendem do assunto.....

Carros com "INJERÇÃO" direta mono comb. bate pino?

Creio que sim, pois a batida de pino ocorre na ignição involuntária do combustível durante a fase de compressão, e isso não muda nos "injerção" direta.

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22 minutos atrás, CaUtz disse:

Portanto o aditivo pode sim ter alguma propriedade que proporcione essa resistência maior... eu disse pode, pois não sei se tem...

Mas acho que pra isso acontecer, o aditivo precisaria estar sempre presente no combustível, ou seja, precisaria estar sempre sendo adicionado no tanque no ato do abastecimento.

Só achismo...

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Pessoal, octanagem é: propriedade de a gasolina resistir à compressão sem entrar em autoignição

Perfeito! Octanagem é um índice equivalente. A gasolina é uma combinação de octanos, heptanos e outros hidrocarbonetos. Uma gasolina com octanagem 95 teria capacidade de resistir à auto ignição (ou detonação, ou popularmente "batida de pino") equivalente à de uma gasolina com 95% de octanos. Mas essa capacidade equivalente pode ser obtida adicionando outros hidrocarbonetos, alcoóis, etc, além dos octanos, e é exatamente isso que as gasolinas Premium, Podium e etc fazem.

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Exato!

Que para os Golf"s mono combustível esse "acessório" não teria finalidade alguma, pois nunca li relatos de Golf grilar.

Aliás uma dúvida aos que entendem do assunto.....

Carros com "INJERÇÃO" direta mono comb. bate pino?

Bate sim, Sobrinho. A detonação ocorre porque a temperatura e pressão na câmara de combustão atingem valores acima dos que o combustível suporta, e este entra em combustão espontânea, antes da centelha, e por isso descontrolada e "na hora errada". Isso é influenciado principalmente pela qualidade do combustível, pela taxa de compressão e pela carga, mas não tem correlação com a forma como o combustível é inserido na câmara de combustão.

Abraço!

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45 minutos atrás, RicW disse:

Bate sim, Sobrinho. A detonação ocorre porque a temperatura e pressão na câmara de combustão atingem valores acima dos que o combustível suporta, e este entra em combustão espontânea, antes da centelha, e por isso descontrolada e "na hora errada". Isso é influenciado principalmente pela qualidade do combustível, pela taxa de compressão e pela carga, mas não tem correlação com a forma como o combustível é inserido na câmara de combustão.

Abraço!

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Abusando da sua sapiência RicW, vou lhe fazer mais uma pe.rgunta.

Porque às vezes(principalmente na primeira partida), o cano de descarga solta um cheiro diferente, é o catalisador, acumulo de gases?

Meu bambino de oito anos esses dias me indagou. Papai o nosso carro tá soltando um cheiro ruim!!!!

E eu muito do "esperto", para resumo disse; É o catalisador!:rolleyes::rolleyes::rolleyes:

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5 horas atrás, Truc disse:

Ismael, o que parece aumento de octanagem (induzido no frasco pelo termo "mais potência") seria na verdade redução de perda de potência, causada por sujeira - transcrevo o que diz o site da Koube: "Problemas como dificuldade na partida, falhas na aceleração, perda de potência, aumento no consumo de combustível e excesso de gases poluentes causados por sujeira são eliminados imediatamente." (comentário para o Perfect Clean, por ironia não há nenhuma menção ao Direct Clean no site da Koube; pelo menos não achei). O site inclusive preconiza uso corretivo do produto par a limpeza de motores mais sujos - um frasco para 10L de combustível. Assim, se vc usa a cada 7.500km, espero que pelo menos esteja diluindo o produto em pouca gasolina no tanque para valer algo.

Vi o preço do Direct Clean no ML, é R$40 + R$10 de frete para S. Paulo. A recomendação no site é de um frasco de 500ml a cada dois tanques, o que o torna caro na minha concepção.

Assim, noves fora zero, a sua estratégia de usar este produto a cada 7.500km tem o mesmo efeito que a minha de usar Podium no dia a dia: jogar dinheiro fora em troca de conforto psicológico (a minha estratégia era muito mais danosa, pois eu perdia dinheiro a cada vez que enchia de Podium no posto enquanto você só perde a cada 7.500km ;)).

Já disse isso em vários posts e volto a dizer, com a minha experiência passada em mktg e com o passar dos anos, cada vez mais eu me blindo destas mensagens milagrosas e economizo dinheiro não gastando nestes placebos ou amuletos religiosos (é o que muitos são, além de muletas psicológicas). Tenho procurado oficinas confiáveis ao invés da CSS, troquei a Podium pela Grid para o dia a dia e só não troquei pela comum por medo aqui anunciado), troco óleo na Voli, apenas garantindo que tenha a especificação correta e seja sintético - se é Halvoline, Penthosin ou Castrol, tô nem aí. B)

Eu uso a cada 5k km de forma preventiva, uso espaçado assim pq rodo num circuito não urbano onde meu carro fica ligado por horas sem desligar e pq faço isso desde 0km, ou seja, não dei tempo para que ocorresse a carbonização do motor. Duas latas para 10l de combustível é APENAS para uso corretivo.

EU NÃO acho que ele aumenta a octanagem porque ele "aumenta a potência" e sim porque ele diminui ou zera a pre-ignição, e issoé a KOUBE que diz, pode entrar na página do facebook deles que tá cheio de vídeos mostrando os produtos e explicando o que eles fazem. E esse "aumento de potência" seria após realizar a limpeza do motor, creio eu, e não porque o produto aumentou a octanagem da gasolina.

Mas se pegarmos motores flex modernos a taxa de compressão é tão alta que a central tem que adiantar o avanço de ignição para não acontecer a detonação da gasolina, no caso desses motores eu acredito em um ganho de potência sim, pois com o aumento da octanagem a central atrasaria o avanço de ignição, o que resultaria num ganho de potência e consumo.

 

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Ismael, sem querer polemizar, mas usar um produto que se exaure em um ou dois tanques a cada 5k km de forma preventiva para mim equivale a uma mulher dizer que faz um check-up preventivo da mama a cada dez anos.

Preventivo para mim é algo rotineiro, cíclico, como um tanque de gasolina, 1.000km ou um ano calendário (como são revisões, check-ups, etc.). Após 5.000km de gasolina comum, entendo que o seu motor deve ter uma sujeira que merece ser tratada de forma corretiva, e não preventiva, com o produto pouco diluído para fazer uma limpeza mais forte como eles recomendam. Usar o produto após 5.000 km pouco diluído na gasolina e chamar isso de ação preventiva me parece o pior dos dois mundos, nem vai prevenir nem vai corrigir. Sei lá.

Quanto ao bate-pino, não vi ninguém mencionar aqui que os modernos motores, com seus sensores e suas centrais eletrônicas, conseguem identificar e corrigir em tempo real muitos problemas como ignição fora do tempo. Eu, barbeiro como sou B), não lembro de um carro meu ter batido pino nos últimos 15 anos. Já um chevette com carburador que tive no passado, era só pisar mais fundo no acelerador que a sinfonia de pinos começava...

 

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23 minutos atrás, Truc disse:

Ismael, sem querer polemizar, mas usar um produto que se exaure em um ou dois tanques a cada 5k km de forma preventiva para mim equivale a uma mulher dizer que faz um check-up preventivo da mama a cada dez anos.

Preventivo para mim é algo rotineiro, cíclico, como um tanque de gasolina, 1.000km ou um ano calendário (como são revisões, check-ups, etc.). Após 5.000km de gasolina comum, entendo que o seu motor deve ter uma sujeira que merece ser tratada de forma corretiva, e não preventiva, com o produto pouco diluído para fazer uma limpeza mais forte como eles recomendam. Usar o produto após 5.000 km pouco diluído na gasolina e chamar isso de ação preventiva me parece o pior dos dois mundos, nem vai prevenir nem vai corrigir. Sei lá.

Quanto ao bate-pino, não vi ninguém mencionar aqui que os modernos motores, com seus sensores e suas centrais eletrônicas, conseguem identificar e corrigir em tempo real muitos problemas como ignição fora do tempo. Eu, barbeiro como sou B), não lembro de um carro meu ter batido pino nos últimos 15 anos. Já um chevette com carburador que tive no passado, era só pisar mais fundo no acelerador que a sinfonia de pinos começava...

 

Pois é, eu acho que é suficiente, o meu mecânico já falou que quer usar a máquininha dele para fazer uma"vídeos cópia" (acho que é esse o nome) no meu motor, para ver se o aditivo está sendo eficaz, não fizemos no vídeo postado aqui no fórum pq no dia eu estava sem tempo, mas na próxima vamos fazer, ou quem sabe deixamos para a de 50 ou 60 mil para dar tempo de acumular mais carbonização, daí vamos ver quem está certo e quem está errado, e se eu estiver errado, faço questão de te pagar um chopp. Enfim, se estiver acumulando carvao, basta eu usar aditivo mais frequentemente, e pelos carros que aparecem lá, eu SEI que usar gasolina comum + direct clean,M ESMO desse jeito tão espacado quanto eu uso é mais eficiente que usar grid SEMPRE.

Motores merdenos flex, que já estão um pouco carbonizados, detonam muito facilmente, depois que aumentaram o acool da gasolina para 27% isso diminuiu, mas continua acontecendo.

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  • 2 weeks later...

Fala galera,

Semana passada por motivo de birra contra os preços de combustível praticado neste nosso país e uma diferença de R$0,20 por litro da aditivada resolvi enche o tanque com gasolina do tipo Comum, primeira vez que coloco somente Comum no tanque e o resultado me surpreendeu;

Foram rodados 810 km com o tanque, meu percurso é uns 11 - 13 km de Br e uns 9 -15 km de cidade contra uns 760 - 790 km que vinha obtendo com a Aditivada.

Ontem voltei a colocar a aditivada e o computador de bordo já esta marcando uma autonomia menor do que antes com a Comum e eis minha pergunta:

Por que será desta diferença de consumo? Será que por ter aditivo logo se tem menos combustível na mistura o que está resultando essa diferença?

Faz pra mais de dois anos que abasteço no mesmo posto.

Abraço

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3 horas atrás, tsi_higor disse:

Fala galera,

Semana passada por motivo de birra contra os preços de combustível praticado neste nosso país e uma diferença de R$0,20 por litro da aditivada resolvi enche o tanque com gasolina do tipo Comum, primeira vez que coloco somente Comum no tanque e o resultado me surpreendeu;

Foram rodados 810 km com o tanque, meu percurso é uns 11 - 13 km de Br e uns 9 -15 km de cidade contra uns 760 - 790 km que vinha obtendo com a Aditivada.

Ontem voltei a colocar a aditivada e o computador de bordo já esta marcando uma autonomia menor do que antes com a Comum e eis minha pergunta:

Por que será desta diferença de consumo? Será que por ter aditivo logo se tem menos combustível na mistura o que está resultando essa diferença?

Faz pra mais de dois anos que abasteço no mesmo posto.

Abraço

Que estranho... A quantidade de aditivo no combustível, percentualmente é mínima, não deveria fazer essa diferença. Ao menos quando eu coloco aditivada, não consigo notar nenhuma diferença significativa no consumo. Será que a aditivada que você coloca pode estar meio batizada??

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24 minutos atrás, Spielwurfel disse:

Que estranho... A quantidade de aditivo no combustível, percentualmente é mínima, não deveria fazer essa diferença. Ao menos quando eu coloco aditivada, não consigo notar nenhuma diferença significativa no consumo. Será que a aditivada que você coloca pode estar meio batizada??

Comigo aconteceu algo mais bizarro ainda quando testei a Podium da Petrobrás, em 2 tanques seguidos. O comportamento de trânsito diário praticamente ficou inalterado, porém o consumo de combustível aumentou quase 5%. No primeiro tanque de podium dei umas beliscadas nervosas no acelerador, mas não senti quase nada que justificasse qualquer empolgação pelos quase R$ 4,50 o litro (na época). O Golf, mesmo a base de mijolina, possui uns "cavalos malditos" que prejudicam a nossa percepção de potência. Sei que a Gasolina Podium é muito superior, mas realmente ela não me empolgou. O segundo tanque andei de forma mais moderada possível para privilegiar o consumo, donde conclui que relativamente este era cerca de 5% maior. Em meu modo de condução automotiva (60km/h@80km/h@110km/h) e sempre em 6ª marcha, dificilmente eu conseguiria extrair uma melhor performance com as gasolinas Premium. Nunca mais quis experimentar.

Tempos depois experimentei a Podium no Fit (CVT) e notei que o motor ficou nitidamente mais esperto. As respostas do acelerador ficaram notavelmente perceptíveis. Se eu tiver que viajar no Fit com certeza vou abastecer com Podium!

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@tsi_higor Eu reputaria seus resultados como estatisticamente inconclusivos, posto que: a) você só testou um ciclo comum/aditivada; e b) a variação ficou abaixo dos 4%, um caminhão de fatores poderia induzir a tal variação. E a teoria não ajuda, pois ambas têm a mesma octanagem (87 IAD), deveriam ter o mesmo consumo.

Em outras palavras, pra mim esta diferença de consumo vem do aleatório (palavra muito na moda hj em dia).

Saudações.

 

 

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1 hora atrás, cardeque disse:

Comigo aconteceu algo mais bizarro ainda quando testei a Podium da Petrobrás, em 2 tanques seguidos. O comportamento de trânsito diário praticamente ficou inalterado, porém o consumo de combustível aumentou quase 5%. No primeiro tanque de podium dei umas beliscadas nervosas no acelerador, mas não senti quase nada que justificasse qualquer empolgação pelos quase R$ 4,50 o litro (na época). O Golf, mesmo a base de mijolina, possui uns "cavalos malditos" que prejudicam a nossa percepção de potência. Sei que a Gasolina Podium é muito superior, mas realmente ela não me empolgou. O segundo tanque andei de forma mais moderada possível para privilegiar o consumo, donde conclui que relativamente este era cerca de 5% maior. Em meu modo de condução automotiva (60km/h@80km/h@110km/h) e sempre em 6ª marcha, dificilmente eu conseguiria extrair uma melhor performance com as gasolinas Premium. Nunca mais quis experimentar.

Tempos depois experimentei a Podium no Fit (CVT) e notei que o motor ficou nitidamente mais esperto. As respostas do acelerador ficaram notavelmente perceptíveis. Se eu tiver que viajar no Fit com certeza vou abastecer com Podium!

 

http://www.car.blog.br/2013/10/jetta-tsi-bravo-t-jet-e-fluence.html

 

De acordo com o teste da Car.Blog.Br, a gasolina Pódium melhora o desempenho e melhora o consumo:

 

Jetta TSI x Fiat Bravo T-Jet x Fluence GT x Peugeot 408 THP

Jetta TSI x Fiat Bravo T-Jet x Fluence GT x Peugeot 408 THP

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3 minutos atrás, Bereba disse:

 

http://www.car.blog.br/2013/10/jetta-tsi-bravo-t-jet-e-fluence.html

 

De acordo com o teste da Car.Blog.Br, a gasolina Pódium melhora o desempenho e melhora o consumo:

 

Jetta TSI x Fiat Bravo T-Jet x Fluence GT x Peugeot 408 THP

Jetta TSI x Fiat Bravo T-Jet x Fluence GT x Peugeot 408 THP

Bereba, vai me desculpar mas levando em consideração dados divulgados pela carblog (carlixo para os entendidos) infelizmente o descrédito é total. Quando se trata de VW eles são absolutamente parciais e completamente tendenciosos. Eles idolatram a VW descaradamente. Eu não acredito em quase nada do que eles divulgam ou escrevem por lá.

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Poise, pode ter diversas variações mas sei lá é estranho isso. Talvez pelo fato do posto vender menos gasolina aditivada do que a Comum pode ser que esteja tendo mais água no reservatório do posto. Já ouvi um especialista dizer (nesse caso era diesel) que em altas temperaturas se cria uma espécie de suor no tanque dos reservatórios e acaba gerando água junto com a mistura, a recomendação que ele fez é de sempre procura postos que tenha um alto numero de veículos circulando assim o combustível fica mais "fresco" para o consumo.

Concordo com o @cardeque este car blog é uma piada muito ruim e @Bereba eu assisti em um programa na discoveryturbo feito na europa com Golf GTI Mk6 das alterações destes combustíveis e a variação foi mínima sendo que os valores chegam na casa de 0, alguma coisa e ganho de performance é de uns míseros 3-5 hp que não são notáveis ao motorista.  

Gasolina podium é voltada para motores de alta performance que tem uma taxa de compressão muito alta caso contrário o único beneficio que esta trazendo é para o meio ambiente já que polui menos e um bônus paras as campanhas políticas deste país. 

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Poise, pode ter diversas variações mas sei lá é estranho isso. Talvez pelo fato do posto vender menos gasolina aditivada do que a Comum pode ser que esteja tendo mais água no reservatório do posto. Já ouvi um especialista dizer (nesse caso era diesel) que em altas temperaturas se cria uma espécie de suor no tanque dos reservatórios e acaba gerando água junto com a mistura, a recomendação que ele fez é de sempre procura postos que tenha um alto numero de veículos circulando assim o combustível fica mais "fresco" para o consumo.

Concordo com o @cardeque este car blog é uma piada muito ruim e @Bereba eu assisti em um programa na discoveryturbo feito na europa com Golf GTI Mk6 das alterações destes combustíveis e a variação foi mínima sendo que os valores chegam na casa de 0, alguma coisa e ganho de performance é de uns míseros 3-5 hp que não são notáveis ao motorista.  

Gasolina podium é voltada para motores de alta performance que tem uma taxa de compressão muito alta caso contrário o único beneficio que esta trazendo é para o meio ambiente já que polui menos e um bônus paras as campanhas políticas deste país. 

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10 minutos atrás, tsi_higor disse:

pode ser que esteja tendo mais água no reservatório do posto.

Fala tsi_higor!

Interessante esse relato seu do tanque do posto "suar". Será que isso acontece também nos tanques dos carros? Explico...

Por esses dias meu ZORRO ficou hibernando por 17 dias na "Caverna do Dragão", estava com 1/4 de tanque dá única e exclusiva mijolina comum(só essa que ele ingere). Peguei ele, coloquei os cem contos de réis de praxe no mesmo posto e peguei o chão preto. Notei que até o danado pedir reserva ele sorveu, ou melhor comeu com farinha médias de 12.5/12.7km/l. Eu fiquei até encafifado com essa média. Depois abasteci novamente(cenzão de costume) e continuei no pixe, aí tudo se normalizou nas minhas médias 13.3/13.5/13.7/km/l.. Não saberia dizer se esses 10% de diferença foi devido esse(se é que existe) ou outros fatores.

 

Felicidades.

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1 hora atrás, Spielwurfel disse:

Tenho que concordar com o cardeque sobre o carblog...

Mas acho que a experiência com o Fit foi meio estranha. Já li de várias fontes bem conceituadas que em carros que não exigem gasolina de alta octanagem, a Podium não deve fazer diferença significativa no desempenho ou consumo.

Pois é... A própria Petrobras informa isso no site.

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