Gasolina Comum vs Aditivada - Funcionamento


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Então @sobrinho não sei te dizer mas agente aqui trabalha com maquinário pesado (Escavadeira, retro, rolos compactadores, ect) e quando era muuuito leigo eu estava comprando diesel de um posto perto de uma obra e estava tendo muito problema com os filtros das maquinas, resultado de água no diesel e nessa fuçando dali fuçando dela encontrei fornecedores de diesel que pegam direto das distribuidoras e revendem. Nessa que conheci este cara que me disse isso e assim que comecei a compra diesel dos fornecedores o problema acabou, uma empresa dessas o seu estoque não dura mais do que 10 dias logo sempre tem diesel novo na área.

O que pode ter ocorrido no seu caso é a bomba te mandando mais álcool do que gasolina já que ficou muito tempo parado e se não me falha a memória o etanol é menos denso do que a gasolina.

É duro, esse monopólio sem vergonha custa caro para nós.

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10 horas atrás, Spielwurfel disse:

Tenho que concordar com o cardeque sobre o carblog...

Mas acho que a experiência com o Fit foi meio estranha. Já li de várias fontes bem conceituadas que em carros que não exigem gasolina de alta octanagem, a Podium não deve fazer diferença significativa no desempenho ou consumo.

Pois é... mas esse Fit é de 2007, e mono combustível. Atualmente está com 9 anos e 216.000km de vida. Coloquei a Podium a título de curiosidade mesmo. Não sei explicar mas o comportamento do motor havia modificado. Sei lá se é a quantidade de álcool ou o detergente que ela utiliza, mas que o motor respondeu diferente ao comando de aceleração isso te garanto. O Fit não tem 105cv com altitute de 1.150m aqui em Brasília. Teoricamente deveria ter uns 95cv.  Teoricamente porque com 216.000km alguns dos cavalos já se foram naturalmente. Posso estar enganado, mas a impressão que tive é de estar mais próximo dos teóricos "95cv" com a Podium. 

O Golf, pelo fato de ter o turbo, parece não sofrer com os esfeitos da altitude. Este eu garanto que deve ter os 140cv tanto faz se com gasolina Podium ou Gasolina aditivada. 

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5 minutos atrás, sobrinho disse:

Eitá Fit valente, vida longo à ele. Putz! Brasília é alta em relação ao nível do oceano, nunca havia dado conta.

Cardeque e o relatório dos cem mil, tá quase fechado?

Está em andamento, e talvez saia um pouco depois. Estou indo para Orlando semana que vem!

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Aí sim em cardeque! Aí é outro naipe é T.I. não é sorveteiro não!:lol::lol::lol:. Já fui várias vezes em Orlando, é o dono de um restaurante aqui na minha cidade.

Kkk

Tu não caiu, mas um dia cai!

Orlando é realmente um cliente meu que tem uma fazenda lá em Valparaiso. O Golf vai receber 500km só por causa de uma caixinha hermética que precisa ser substituída em torre.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

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22 horas atrás, tsi_higor disse:

Fala galera,

Semana passada por motivo de birra contra os preços de combustível praticado neste nosso país e uma diferença de R$0,20 por litro da aditivada resolvi enche o tanque com gasolina do tipo Comum, primeira vez que coloco somente Comum no tanque e o resultado me surpreendeu;

Foram rodados 810 km com o tanque, meu percurso é uns 11 - 13 km de Br e uns 9 -15 km de cidade contra uns 760 - 790 km que vinha obtendo com a Aditivada.

Ontem voltei a colocar a aditivada e o computador de bordo já esta marcando uma autonomia menor do que antes com a Comum e eis minha pergunta:

Por que será desta diferença de consumo? Será que por ter aditivo logo se tem menos combustível na mistura o que está resultando essa diferença?

Faz pra mais de dois anos que abasteço no mesmo posto.

Abraço

 

18 horas atrás, cardeque disse:

Comigo aconteceu algo mais bizarro ainda quando testei a Podium da Petrobrás, em 2 tanques seguidos. O comportamento de trânsito diário praticamente ficou inalterado, porém o consumo de combustível aumentou quase 5%. No primeiro tanque de podium dei umas beliscadas nervosas no acelerador, mas não senti quase nada que justificasse qualquer empolgação pelos quase R$ 4,50 o litro (na época). O Golf, mesmo a base de mijolina, possui uns "cavalos malditos" que prejudicam a nossa percepção de potência. Sei que a Gasolina Podium é muito superior, mas realmente ela não me empolgou. O segundo tanque andei de forma mais moderada possível para privilegiar o consumo, donde conclui que relativamente este era cerca de 5% maior. Em meu modo de condução automotiva (60km/h@80km/h@110km/h) e sempre em 6ª marcha, dificilmente eu conseguiria extrair uma melhor performance com as gasolinas Premium. Nunca mais quis experimentar.

Tempos depois experimentei a Podium no Fit (CVT) e notei que o motor ficou nitidamente mais esperto. As respostas do acelerador ficaram notavelmente perceptíveis. Se eu tiver que viajar no Fit com certeza vou abastecer com Podium!

Galera, eu chutaria que ambos os casos podem ser causados por diferenças na quantidade de etanol no combustível. As fraudes mais comuns são:

- Adicionar mais etanol do que aquilo que a lei permite (o que piora diretamente o km/l calculado pelo CB) 

- Fraudar o fluxômetro da bomba (o que é uma das causas da diferença que muitas vezes vemos entre o consumo calculado pela bomba e o do CB).

Lembremos que a ANP está há algum tempo sem fiscalizar os postos por falta de dinheiro. O posto, geralmente, adultera os tanques individualmente. Isso quer dizer que é possível que, no caso do @tsi_higor, o tanque de aditivada estivesse com 40% de etanol, o que explicaria essa diferença de 5% no consumo. Detalhe: em carros flex, o único prejuízo causado por essa adulteração é no consumo, e essas diferenças da ordem de 5% passam despercebidas da maioria das pessoas, ou são facilmente atribuíveis a fatores como o trânsito ou o estilo de conduzir (aqui em casa, por exemplo, quando a Dona Patroa tá naqueles dias, o consumo do carro aumenta uns 15%). No entanto, o @Truc tem razão. Um tanque não é amostragem adequada para concluir nada.

No caso das gasolinas premium, fódium, etc, que por norma tem, no máximo, 25% de etanol, os donos de postos evitariam essa adulteração, pois normalmente são carros caros, de proprietários endinheirados e com bons advogados, e esta alteração poderia trazer problemas a estes carros. Neste caso, os picaretas preferem adulterar o fluxômetro. No meu caso, por exemplo, o posto em que abasteço tem uma única bomba de premium e duas de comum/aditivada. Quando abasteço com premium, a diferença entre o CB e a bomba chega a 1 km/l. Quando abasteço com aditivada, dependendo da bomba, a diferença varia entre 0,3 e 0,5 km/l.

Tenho familia morando em Foz do Iguaçu - PR, que faz fronteira com a Argentina e o Paraguai. Na faculdade eu tinha um Corsa 1.0 e, na época, a nossa mijolina tinha uns 22% de etanol. Quando ia pra lá de carro, aproveitava pra atravessar a ponte com a Argentina e abastecer o carro com "Super sin plomo", que é uma gasolina 91 RON sem etanol (e sem chumbo) que eles vendem por lá. O carro mudava radicalmente: o motor ficava mais suave e mais esperto. Até o som do escapamento mudava, e ainda dava uns 10% de diferença no consumo. A explicação é simples: na teoria, o a gasolina com etanol permitiria mais potência do que a gasolina pura, mas isso só seria perceptível se a taxa de compressão fosse aumentada. Nos carros "flex" os fabricantes fizeram isso. Nos mono-combustível, no entanto, não há alterações na taxa de compressão em relação aos motores vendidos mundo afora, apenas adaptações mais simples. Por isso, nossos mono-combustíveis rodando com E27 ou mesmo E22 estariam fora do ponto ótimo de projeto. Isso poderia explicar o que o @cardeque relatou. Talvez o Fit monocombustível estivesse costumeiramente bebendo 35% ou mais de etanol e, naquele dia, bebeu só 25%.

Abraço!

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35 minutos atrás, Laurence disse:

Segundo notícias do jornal "Bom Dia  São Paulo" da Globo, agora pela manhã, foi fechado pela 12ª vez um posto que vendia "gasolina" com só 83% de alcool...

https://globoplay.globo.com/v/5144408/

 

Passo em frente desse posto todo dia, tanto na ida quanto na volta do trabalho.

Na Cupece, Vicente Rao, tem varios postos "sem marca". Nesse não tinha, mas no outro sem marca perto da Washigton Luiz, o alcool era 20% mais barato que os outros. Sabe qual era a solução pra chamar os motoristas? Frentistas loiras de bumbum empinado com calça colada.

De vez em quando vejo lotado esse posto...

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  • 2 weeks later...
  • 1 month later...

@Gaúcho você falou que tinha percebido uma melhora em um de seus carros com essa nova gasolina aditivada da ipiranga, correto? Pois bem, resolvi fazer o teste já que aditivada da Shell do posto que vinha abastecendo eu reparei que o carro além de  estar com um consumo um pouco mais alto comecei a senti perdas de potencia o que acabei voltando para a comum.

Olhe, aparentemente gostei do resultado, motor trabalhando bem suave e o desenvolvimento do motor trabalhando bem, espero tem estas melhoras de consumo que você relatou também.

Por ser um novo produto pode ser que de fato exista uma fórmula mais eficiente na mistura e trazer benefícios ao motor, resta saber se vão manter essa qualidade  pois o marketing nos postos está grande.

 

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Sempre uso a gasolina premium da ipiranga (R$ 4,74), resolvi por essa DT clean (R$ 3,89) afinal dá quase 10 litros a mais por tanque.

É muita economia, porém observei 2 coisas, primeira que o carro treme mais quando está frio, bem mais.

E a outra é no desempenho, com a premium eu afundava o pé em 2a no manual e o carro saia embestado patinando. Com a DTclean não patina fácil, parece que o motor perdeu torque.

Quanto ao consumo deve ficar na mesma.

Pra finalizar, como estou rodando pouco com o carro optei por continuar na premium, seria uma economia burra usar essa aditivada.

O motor foi desenvolvido para gasolina com 91 octanas, vou respeitar o projeto dos engenheiros.:D:D:D

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Em 14/06/2016 at 7:31 AM, KingMan disse:

Olá a todos.

 

Já observei que ao abastecer com aditivada, acontece pequenos engasgos (bem sutis), principalmente ao parar o carro, em um sinaleiro, por exemplo. Acontece também pequenos engasgos nas trocas de marchas, como se a embreagem estivesse dando pequenas patinações. É algo sutil, mas perceptível. O mesmo não ocorre quando abasteço com gasolina comum (não aditivada). Já observei em diversos postos de diferentes bandeiras. Alguém mais já percebeu algo parecido? Qual a gasolina correta a ser utilizada, comum não aditivada, ou comum aditivada?

Osp! !!

Vi que seu post não é recente. Mas vou te passar a minha experiência.

Sempre usei gasolina aditivada nos meus carros e desde o primeiro com injeção multipoint, um Astra 1.8 2000, pra cá, foram vários carros, rodando de 12.000 a até 77.000km com cada um deles e nunca precisei fazer limpeza de bicos injetores e nenhum carro nunca deu alguma engasgada.

Acho que essa gasolina que vc colocou é batizada. E não é com água benta. Kkkkk 

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King, não é a primeira vez que vejo aqui pessoas reclamando de engasgamento com aditivada, lembro de ter visto até um tópico de ter tido problema com motor e a css disse que o era problema do proprietário pois o combustível era ruim.

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33 minutos atrás, Rods disse:

King, não é a primeira vez que vejo aqui pessoas reclamando de engasgamento com aditivada, lembro de ter visto até um tópico de ter tido problema com motor e a css disse que o era problema do proprietário pois o combustível era ruim.

Cara, como relatei acima, nunca tive problemas com gasolina aditivada. 

Se vc trocou de gasolina ou posto, não vejo outro problema: gasolina adulterada 

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2 horas atrás, Jorge Jox disse:

Cara, como relatei acima, nunca tive problemas com gasolina aditivada. 

Se vc trocou de gasolina ou posto, não vejo outro problema: gasolina adulterada 

2...

Sempre coloquei shell aditivada no mesmo posto.

Pode ver aqui na minha assinatura abaixo.

14 abastecimentos, tudo na aditivada e sem problemas de engasgo ou qualquer tipo de problema!

Abraços!

 

1 hora atrás, willyaugusto disse:

Só uso aditivada e sempre usei aditivada nos últimos dois carros, que também não eram flex. Nunca tive problemas

Alias, nem considero a comum como opção.

Galera fala mal da aditivada e coloca a premium/podium que também é aditivada..

 

acerto.jpg

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